Poder Aéreo visita o Museu da Força Aérea Sueca – Flygvapenmuseum
Por Alexandre Galante*
Na viagem para a Press Trip da Saab tivemos a oportunidade de visitar mais uma vez o Flygvapenmuseum – Museu da Força Aérea Sueca, a primeira visita foi em 2010.
Localizado em Linköping, na Suécia, o Flygvapenmuseum, ou Museu da Força Aérea Sueca, é um destino imperdível para entusiastas da aviação e história militar. Este museu oferece uma visão fascinante da evolução da aviação militar sueca, exibindo uma vasta coleção de aeronaves históricas, equipamentos e exposições interativas que narram a trajetória da Força Aérea Sueca desde seus primórdios até os dias atuais.
Inaugurado em 1984, o Flygvapenmuseum foi fundado com o objetivo de preservar e divulgar a rica história da aviação militar da Suécia, educando o público sobre os desenvolvimentos tecnológicos que moldaram a defesa aérea do país.
O Flygvapenmuseum abriga uma impressionante coleção de aeronaves, incluindo caças, bombardeiros, aeronaves de transporte e helicópteros. Entre os destaques estão o icônico Saab J29 Tunnan, o majestoso Saab 37 Viggen e o moderno Saab JAS 39 Gripen. Cada aeronave é meticulosamente preservada e apresentada com detalhes históricos e técnicos, proporcionando aos visitantes uma compreensão profunda de seu papel na história da aviação sueca.
Além das aeronaves, o museu exibe uma ampla gama de equipamentos de aviação, incluindo motores, sistemas de armamento, trajes de voo e instrumentos de navegação. As exposições são organizadas de maneira cronológica e temática, permitindo que os visitantes acompanhem a evolução das tecnologias de aviação ao longo das décadas.
O Caso DC-3
Uma das exposições mais emocionantes e significativas do museu é a história do DC-3 sueco usado para inteligência de sinais que foi abatido em 1952 durante a Guerra Fria. A aeronave desapareceu enquanto realizava uma missão sobre o Mar Báltico e seu destino permaneceu um mistério por décadas. Em 2003, os destroços foram finalmente encontrados e recuperados. O museu apresenta uma exposição detalhada sobre o incidente, incluindo partes do DC-3 recuperado e informações sobre a missão e suas implicações políticas.
O Flygvapenmuseum é um tributo vivo à história e à inovação da aviação militar sueca. Com sua rica coleção de aeronaves, exposições interativas e compromisso com a educação, o museu oferece uma experiência envolvente e educativa para todos os visitantes. É um destino essencial para qualquer pessoa interessada na aviação e na história.
* O editor viajou à Suécia a convite da Saab.
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Um belo presente nesta manhã de domingo. Obrigado por compartilhar essa bonita experiência.
Em algum lugar, não recordo agora donde, li que o Draken é considerado até hoje o único interceptador a enquadrar na mira o SR71. Faziam isso para “treinar” as tripulações na volta de missão dos SR71 no espaço aéreo polar sueco. Repetidas vezes….
Foi o Viggen.
Amigo, a informação que eu tenho é que em algumas ocasiões a Força Aérea sueca chegou a divulgar que os SR-71 chegaram a ficar ao alcance dos mísseis dos seus Viggen. Era muito comum na época da Guerra Fria, os Blackbirds que decolavam de Mildenhall, com destino a península de Kola passarem muito próximo (ou dentro) do espaço aéreo sueco. E embora a Suécia só recentemente se filiou a OTAN, claro, sempre soubemos de que lado eles estão.
Sensacional!! Lindo de mais.
Demais…correto! Realmente!
Que inveja.
Draken é lenda.
País minusculo com esse e outros produtos de alto valor agregado, não tem muito o que falar.
Para o padrão da Europa, a Suécia está bem longe de ser minúscula.
É o quinto maior país europeu e o terceiro maior da Europa Ocidental (atrás apenas de França e Espanha e maior que a Alemanha).
Comparando com o Brasil, seria pouca coisa menor que a Bahia e praticamente igual à soma de São Paulo com Paraná. Em formato, seria semelhante à soma de Piauí com Ceará, porém maior.
O que a Suécia tem de “minúscula” é a população: pouco mais de 10 milhões de pessoas (menos que a cidade de São Paulo).
Olá Nunão.
Também é interessante lembrar que Estocolmo tem cerca de 1 milhão de habitantes. Claro que não se compara á Tokyo, CIdade do México, Nova Iorque ou São Paulo, mas 1 milhão é muito grande em qualquer lugar… e tem as cidades em torno de Estocolmo que formam um complexo urbano.
Em compensação, o norte da Suécia é frio… o tempo todo.
Uma coisa interessante é lembrar que a Suécia tem reservas minerais abundantes também.
E é uma democracia exemplar, ainda que existam movimentos de extrema-direita bem organizados.
Saab Draken … lindo belo avião!
Em Gothenburgh eles tem uma base subterrânea que é museu também. Já visitei.
Sim, é o Aeromuseum, e tive o prazer de visitar.
Também estive lá, muito interessante. Gostei mais do que o de Linkoping/Malmen.
A insígnia/cocar da Força Áerea Sueca (as três coroas) são das mais lindas que considero da aviação militar mundial. A nossa e a de Israel também acho sensacionais.
Conheci ambos museus. Quando fui em Linköping (na casa de um piloto de helicópteros do exercito, filho de um amigo meu) o Gripen ainda não estava exposto, mas estava recem operando.
Realmente um maravilhoso museu, demonstrando quanto a tecnologia sueca é avançada, diga-se de passagem , também na aviação.
Desculpe o meu desconhecimento…, Mais o que seria isso ? Um UFO estacionado ?
Ahhh, e mês passado (Jun) tive o prazer de visitar este admirável país escandinavo, e fui no Aeromuseum em Gotemburgo, onde pude entrar em um Draken e um Viggen de verdade, com todo o painel e controles intactos. E diga-se, pelo menos na área do museu, fica em uma caverna escavada em rocha, a prova de qq ataque. Acho incrível como um país tão pequeno (embora avançado) consegue tal proeza em defesa e especialmente em aviação.