Objetivo do retrofit foi elevar a aeronave para a configuração FOC – Full Operational Capability

No dia 8 de maio de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) informou, em nota, que a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) concluiu com sucesso o recebimento do retrofit da aeronave FAB 2855, projeto KC-390.

Este procedimento abrange a elevação da versão da aeronave FAB 2855, da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de atingir a configuração FOC – Full Operational Capability (capacidade operacional completa)

Importância para o Brasil

O projeto KC-390, originado em 2009, é de responsabilidade do Ministério da Defesa (MD), sob a coordenação do Comando da Aeronáutica (COMAER). Trata-se de um projeto de alta relevância para o fortalecimento da Indústria Aeroespacial Brasileira, com a criação e manutenção de empregos de alto nível, potencial de exportação de um produto de alto valor agregado e incorporação de tecnologias inovadoras ao parque industrial nacional.

O retrofit da aeronave permitirá à FAB continuar executando suas missões com maior eficiência e segurança, contribuindo para a soberania do país.

KC-390 FAB 2855 DCTA

A aeronave foi recebida em um momento muito oportuno, tendo em vista a necessidade de emprego, entre outras missões, no transporte de material para apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O papel do GAC-PAC

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) é responsável pela coordenação dos projetos de aquisição, desenvolvimento e modernização de aeronaves de combate, bem como de sistemas relacionados, incluindo o projeto KC-390.

A comissão executa o acompanhamento e o controle das etapas contratuais junto à Embraer S/A, por meio do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), o que possibilita a verificação in loco de cada componente instalado na aeronave, bem como permite interações com a empresa, tornando o processo mais transparente e eficiente.

Acerca do processo de recebimento dessa etapa, o Chefe do GAC-PAC, Coronel Aviador Fábio Pires Vieira afirma que: “A assinatura do Termo de Recebimento não é uma mera formalidade do processo, tendo em vista que é um ateste da conformidade de todos os itens contratuais previstos, uma vez esgotadas as diligências da comissão de recebimento, para entregar à FAB um vetor seguro e que atenda aos requisitos preestabelecidos.”

FONTES / FOTOS: DCTA, por ACS e GAC-PAC / Embraer Defesa & Segurança – José Carlos

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