De Canoas ao interior: C-95 Bandeirante e C-97 Brasília na Operação Taquari 2

38

Esquadrão Pégaso atua em ponte aérea do bem no RS – As tripulações realizam diariamente missões de transporte aéreo logístico até cidades do interior gaúcho

Sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) – Esquadrão Pégaso, da Força Aérea Brasileira (FAB), tem atuado em uma verdadeira ponte aérea ligando a região metropolitana e cidades do interior para o recebimento de donativos e insumos hospitalares.

Operando aeronaves C-95 Bandeirante e C-97 Brasília, as tripulações realizam diariamente missões de transporte aéreo logístico até cidades da serra gaúcha, como Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul*, além de Santa Maria, na região central, e Pelotas, na região sul do estado. Somente pelo 5º ETA, são transportadas uma média de cinco toneladas de mantimentos por dia.

“Realizamos a entrega de doações, como cestas básicas e água potável, mas também itens importantes para a área da saúde, como bolsas de sangue, insumos para tratamentos de doenças crônicas, vacinas e equipamentos especiais para equipes de resgate”, conta o Tenente Aviador Gabriel dos Santos Vernec, um dos pilotos do Esquadrão.

Uma vez que cada região possui demandas específicas, a aeronave não retorna vazia para Canoas. A Universidade de Caxias do Sul (UCS), por exemplo, tem realizado o trabalho de arrecadação, organização e preparo de lanches rápidos, como pães e frutas, para que sejam distribuídos aos desabrigados na região metropolitana da capital gaúcha. Ao todo, em uma semana foram transportados no trecho Caxias do Sul-Canoas mais de 42 mil lanches e 2,5 toneladas de frutas, além de leite, fórmula infantil e biscoitos.

Durante os voos, também acontece o transporte de profissionais de saúde, voluntários e militares que estão atuando nos diversos pontos atingidos. Em média, são transportados 20 passageiros por dia.

As tripulações de voo revezam-se a cada etapa para que o apoio logístico ocorra de maneira eficiente e no menor tempo possível. Além das coordenações logísticas, o 5º ETA mantém uma equipe de operações aéreas funcionando em tempo integral no planejamento desses voos regionais. Essa equipe atua por meio das demandas do Comando Conjunto da Operação Taquari 2 e busca atender às necessidades de cada ponto do Estado.

FONTE / FOTOS: FAB

*Provável erro de edição de texto da nota divulgada pela FAB, pois Santa Cruz do Sul fica na região central do RS.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments