A Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) realizou um voo de despedida de sua aeronave F-4E Phantom. O venerável F-4E esteve em serviço entre 1969 e 2024. A formação foi escoltada pelo KF-21 Boramae, o caça autóctone da Coreia do Sul.

O F-4E Phantom II é um dos mais icônicos caças a jato da história da aviação militar, destacando-se por seu papel significativo durante a Guerra Fria e por seu uso contínuo por várias forças aéreas ao redor do mundo por décadas. Desenvolvido pela McDonnell Aircraft (mais tarde McDonnell Douglas e agora parte da Boeing), o F-4 Phantom II foi originalmente concebido para a Marinha dos Estados Unidos na década de 1950, mas sua versatilidade e capacidades excepcionais o levaram a ser adotado também pela Força Aérea e por muitos outros países.

O F-4E, uma das variantes mais avançadas e produzidas do Phantom II, foi introduzido em 1968. Esta versão incorporou várias melhorias significativas em relação às suas antecessoras, incluindo, mais notavelmente, um canhão interno M61 Vulcan de 20 mm. Antes do F-4E, os Phantoms dependiam principalmente de mísseis para combate ar-ar, o que, em algumas circunstâncias de combate, provou ser uma limitação. A adição do canhão Vulcan ampliou as capacidades do caça, permitindo-lhe realizar missões de interdição aérea mais efetivamente e engajar alvos em curto alcance.

Além disso, o F-4E apresentava melhorias aerodinâmicas, incluindo extensões de bordo de ataque nas asas, que melhoravam a manobrabilidade. Ele estava equipado com motores mais potentes, o que lhe conferia uma velocidade máxima superior a Mach 2.2, e um sistema de radar avançado que permitia ao F-4E operar em qualquer condição meteorológica e durante a noite.

Operacionalmente, o F-4E teve um papel destacado em numerosos conflitos. Durante a Guerra do Vietnã, ele foi fundamental para as operações de ataque ao solo e combate ar-ar dos Estados Unidos, onde sua robustez, capacidade de carga de armamento e velocidade o tornaram uma ferramenta valiosa contra os MiGs inimigos e alvos terrestres. O Phantom II também foi usado extensivamente por Israel em várias de suas guerras, onde desempenhou um papel crucial na obtenção de superioridade aérea e na realização de ataques preventivos contra as forças adversárias.

Após o fim da Guerra Fria, o F-4E continuou em serviço em muitas forças aéreas, demonstrando sua durabilidade e relevância contínua em um cenário de aviação que mudava rapidamente. O F-4E foi finalmente retirado de muitos destes serviços ativos no início do século XXI, mas ainda é usado no Irã, Grécia e Turquia.

FONTE: Korea Defense Blog

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