Caça de quinta geração KAAN da Turquia realiza segundo voo de teste
O caça furtivo de quinta geração da Turquia, KAAN, completou seu segundo teste de voo hoje.
KAAN alcançou 10.000 pés de altitude em 14 minutos durante seu segundo voo, atingindo uma velocidade de 230 nós. O caça realizou seu voo inaugural em 21 de fevereiro de 2024.
A aeronave de quinta geração foi desenvolvida pela Turkish Aerospace Industries (TAI) com o objetivo de substituir a frota de F-16 turca. Seu projeto começou em 2016 e a aeronave foi apresentada em maio de 2023.
Vinte e nove caças serão produzidos até 2028 (20 KAAN serão entregues à Força Aérea Turca).
O KAAN tem 21 m de comprimento, 14 m de envergadura, 6 m de altura e 60 m2 de área alar. O peso máximo decolagem será de 27.250 kg (60.000 libras).
O avião é propulsado por motores 2 × F110-GE-129E, com 29.000 libras de empuxo com pós combustão. O avião poderá voar a Mach 2, com raio de ação de 1.100 km ou 600 milhas náuticas.
Parece um F-22 “magro”
Falta um pouco de harmonia no lay-out. Mas os turcos tem o seu caça. Parabéns!
O Kaan voa com um motor turbofan General Electric F110 fabricado nos EUA. Antecipando que os complicados laços EUA-Turquia poderiam levar Washington a bloquear a venda dos F110, a Turquia tem vindo a desenvolver o seu próprio motor, o TF10000 que é uma versão avançada do TF6000 e desenvolve 2.721 kg (6.000 lb) de empuxo.
6.000 libras de empuxo? Pouco pra um caça moderno.
É isso mesmo, os cacas modernos não se destacam pela sua potência e velocidade máxima , mas sim pela sua autonomia, manobrabilidade, tecnologias e principalmente pela invisibilidade pelos radares inimigos , os aviões potêntes, tem maiores dificuldades em neutralizar sua assinatura radar.
6 mil libras é pouquíssimo para um caça desse tamanho, mesmo que sejam 2 motores. O Kaan tem tamanho muito semelhante ao F-22, que também possui 2 motores, cada um com 26 mil libras de empuxo seco.
Tem certeza que é só isso de potência? É o mesmo que uma J-85GE21, que equipa o F-5E/F.
esse potencia é do TF6000, eles precisam de um motor com pelo menos 18.000 libras de empuxo sem pos combustor, e que gere energia suficiente para futuras atualições de radar e etc
Obrigado Carlos, e o TF 10.000 em desenvolvimento com 10.000 libras de empuxo, a pretensão dos turcos é desenvolver o produto com empuxo suficiente empurrar o KAAN.
Santa essse bicho tem um pedaço do nosso DNA rsrsrsr
Entendi, os dados se referem ao motorTF6000. Para um caça desse porte, tem que ser bem potente. Desenvolver um motor assim, não é nada fácil. Demanda muito tempo, dinheiro, tecnologia e persistência, pois os erros durante o processo, acontecem.
Turquia é parte da OTAN, estao fora do F35 por conta do S400, mas tem auxiliado a Ucrania com drones e devem adquirir o F16 Viper. A turbina do KAAN é a mesma do F15 e nada de super moderno como a do F35. Dificilmente os EUA barrariam a venda da turbina.
Com o turco os americanos anda com cuidado, pisando em ovos, jogam um truco entre russos e americanos rsrsrs
eles estão recebendo ajuda da RR a vários anos para desenvolver uma turbina de ponta, ao mesmo tempo que a RR está atrevessando os limites atuais para fazer uma turbina para o Tempest
👍 geopolítica turca é um quebra cabeça em que as peças podem mudar e eles sabem bem valorizar cada uma rsrs
É o que fazemos de forma light atualmente, criei eu.
O Kaan é bimotor… A grosso modo, podemos dizer que, por enquanto, o Kaan voa com dois motores de F-16. Tá bom pra começar, mas os turcos sabem que precisam desenvolver seu próprio motor, ou os EUA decidirão quem pode comprar o Kaan… É uma aeronave de 5G, os US não vendem pra qualquer um nem os próprios 5G que fabricam, imagina de outros países… Outra questão é que, sim, os turcos querem uma motorização mais potente, mas lembrem-se, são duas GE F110, que geram juntas 266KN com pós-combustores ligados.
Devaneio político de um populista. Nunca atingirão nível de nacionalização adequado e será só mais um instrumento de controle deles nas mão dos EUA.
Então seria melhor a Turquia desistir de tentar ter alguma nacionalização e comprar logo de país estrangeiro…
inteligentasso isso ai em
Ele deve ser daqueles que prefere rodar de Fusca… Do que de Tesla Model X…
Apenas pra dizer que nao depende de ninguem ! heheh
Sem um projeto de industrialização sério e eficaz vai ter sorte se conseguir fabricar um fusca em vez de um tesla. Do jeito que está agora esse Kaan será no máximo um fusca, e isso se os países do ocidente permitirem.
Logico que não. Agora eles tem o know-how. Com relação aos motores se EEUU “bloquearem”, podem comprar das Russia, China, e engenharia revesa.
Os gringos vão bloquear quando acharem necessário e a Rússia e a China vão vender somente as turbinas prontas se algum dia chegarem a vender (mas qual é a lógica de adotar turbinas de qualidade e capacidade inferior aos do ocidente?). Engenharia reversa???? O que estão esperando para começar? É tão fácil fazer isso …..
Devem tentar sim. Mas o resultado é previsível.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
80%???? tem a fonte disso?
Cachaça FONTE Nova. Depois de uns goles vc acredita em qualquer coisa…kkk
É um avião grande! Maior que o F-22 e o Su-57!
Levo mais fé no Kaaaaaaan do que no Su-57 e infinitamente mais nele do que no Su-75.
Afinal de contas, ele matou Spock 😛
Kkkkkkk…
Kaan leva vantagens de ter acesso à tecnologias de alguns países da OTAN, Su-57, por outro lado é totalmente construído na Rússia, não podendo ser embargado ou boicotado, servindo como instrumento de chantagens norte-americanas, mesmo não podendo ter as mesmas tecnologias dos concorrentes.
Os russos usam diversas pecas ocidentais tbem… Principalmente de tecnologia.
O proprio governo declarou que so deve conseguir fabricar chips de 28 nanometros (O ocidente ja fabrica de 3 nm e estao prestes a lancar chips quanticos)… Em 2027 !
Pelo menos vai servir para alguns microondas e algumas calculadoras sob tecnologia propria !
Mas o ¨nao¨ a avioes russos pela Turquia, e o ¨sim¨ a Islandia e Suecia na OTAN, deixaram bem claro em que lado estao.
E o teu país, fabrica chips de quantos nanometros???
Sinceramente ? Acho que nunca iremos fabricar nada !
Somos um povo que nos preocupamos mais com ¨bolsas¨ do que com crescimento economico !
Daqui àpouco abrem um programa de compras de chips com um belo “TOT” pra “aprender a fazer” mas que nunca aprendem…
Os equipamentos do Cietec (doados pela Motorola) permitiriam descer ate 350 nm. Mas até hoje fabricamos em 600 nm
Aí é só importar da China…
Como de costume, gosto de destacar que os equipamentos militares modernos utilizam os famosos “chips de geladeira”.
Evidentemente… Equipamentos militares de alta tecnologia, que estao empregando ate IA… Nao !
Mas a maioria, realmente sim !
“A ira de Kan!!!”
Boa !!!
Kkkkkkkk
Sinto informar mas a Rússia é uma das grandes potência na contrução de aviões militares, inclusive fábrica suas próprias turbinas tecnologia que a Turquia não vai possuir tão sedo.
Sinto informar mas isso não garante sucesso, que aliás qualquer sucesso é herdado da URSS, que por sua vez teve seu programa de motores à jato obtendo seu primeiro sucesso após a entrega de um Rolls Royce Nene inglês para eles.
Mas total mérito dos Soviéticos de terem obtido sucesso no constante desenvolvimento desses motores. Algo que outros países deveriam emular, inclusive o Brasil. Seria muito bom termos independência nessa área, mas não deve acontecer tão cedo, até por questões mercadológicas.
“Levo mais fé no Kaaaaaaan do que no Su-57 e infinitamente mais nele do que no Su-75.”
Quanto a isso, concordo totalmente….hehehe
Claro, a Turquia tem muita experiência né. Fabrica aeronaves de combate modernas há décadas. Já exportou caças para mais de 50 países. Produzem seus próprios motores a jato há décadas. Já os russos são amadores que chegaram ontem e querem fabricar um caça de 5a geração sem nenhuma experiência anterior.
Querer é uma coisa. Fazer é que eles não estão conseguindo. Nem essa tranqueira do Su-57 conseguiram terminar,e ainda tem pessoas que insistem que o brasil perdeu uma oportunidade com essa geringonça…
O SU-57 já está em produção seriada, entrou em serviço em 2022. No final do ano passado os russos divulgaram que a entrega de caças Su-57 havia dobrado em 2023 e seria ainda maior em 2024. Estimam que os russos tenham recebido cerca de 12 unidades de série até o final do ano passado. Os russos já divulgaram que o Su-57 foi usado em combate na Ucrânia, em ataques a alvos terrestres, em missões SEAD/DEAD destruindo sistemas antiaéreos e em combates aéreos. Então já tem mais experiência de combate que os F-22 que só destruíram um balão chinês até agora.… Read more »
“já tem mais experiência de combate que os F-22 que só destruíram um balão chinês até agora.”
https://www.aereo.jor.br/2016/08/21/su-24-sirios-interceptados-por-f-22-raptor/
https://www.aereo.jor.br/2014/09/30/f-22-mais-informacoes-e-fotos-de-missoes-contra-o-ei/
https://www.aereo.jor.br/2014/09/24/nota-da-usaf-confirma-uso-do-f-22-em-operacao-contra-alvos-do-ei-na-siria/
Gostei quando o piloto de ensaio disse que o Gabigol tem que jogar com o Pedro….
Entrevista em turco sem legenda é dureza…
Numa comparaçao da para afirmar que esse caça é melhor do que o sul- coreano KF -21 Boramae ?
A Coreia do Sul ja tem todos os componentes do KF prontos, incluindo AESA, IRIST… a Turquia ainda tem muito pra desenvolver.
Estão desenvolvendo a turbina do caça também. São duas empresas que estão fazendo isso: a Hanhwa e a Doosan. A primeira monta turbinas a décadas para os gringos e hoje fabrica e desenvolve componentes de turbina para as maiores fabricantes como a R&R, GE, Pratt … e a segunda já está comercializando turbina a gás para usina geradores de energia. Estão numa corrida para ver quem desenvolve primeiro.
Sim, se o produto final atender aos requisitos propostos. Contudo Boramae está em um estágio de desenvolvimento bem mais avançado do que o Kaan e, se não houver nenhum problema, atingirá o estágio operacional bem antes.
Os Turcos foram os primeiros parceiros da Coreia do Sul no projeto do KF-21, mas pularam fora.. Hj eu acredito q o KF-21 esta em um estagio muito mais avancado de desenvolvimento, pois os coreanos foram mais pe no chao e comecaram com um caca 4,5 para substituiro quanto antes os caças mais antigos
21m de comprimento. Caramba! É do tamanho de um F-105 Thunderchief.
Esse “nariz” arrebitado é muito feio, claro que isso não diz muito sobre as qualidades do avião, mas que parece desengonçado parece.
Enquanto isso, aqui em Putênfia…
Por obsequio … quantos países tem um projeto de avião com tecnologia Stealth ? … ultimamente …. é uma tecnologia que muitos já tem .. como se pode verificar . . E quantos países tem uma tecnologia que detecta esses aviões de 5 ° geração stealth ? . . Lembrando que .. se pode dizer …basicamente … toda a espinha dorsal da maioria força aéreas da OTAN europeia … é/será composta pelo F-35 … um stealth. . Fico imaginando … se o F-35 for detectado …as ações da Lockheed Martin…vai ao “espaço”… com certeza… isso sem falar do ânimo dos… Read more »
Stealth nao significa que o caça nao possa ser detectado, mas numa distância muito menor em relação a um caça nao stealth que pode ser detectado há uma distancia maior o que da tempo de responder ativando seus caças de defesa ou defesa terra – ar. Os russos tem baterias de S400 na Siria e talvez tenham adquirido conhecimento sobre RCS do F35, mas ate onde se sabe o F35 israelense tem sobrevoado o espaço aereo de varios paises do oriente medio sem ser detectado, alias o ataque contra radares de defesa do Ira partiu de f35 do espaco iraquiano… Read more »
Eu tenho um projeto aqui. Comprei da Italeri,escala 1/72.
Besteira, era melhor ter comprado o JAS 39
Esse caça só vende pra países que não querem gastar muito dinheiro. Países sérios escolhem rafale,f35,eurofighter,f15 etc. Antes de vim me criticar é só ver, o gripen não vende basta ver as disputas que muitas das vezes o gripen nem participa, e quando participa não ganha, é sempre f35 ou rafale que vence. Claro que tem muito pressão política envolvida mais isso é ruim para o Brasil que comprou o caça que não vai ter uma grande cadeia logística. O gripen anteriores estão sendo trocados por f35 onde daqui uns anos só vai ter gripen a Suécia e o Brasil… Read more »
Engenheiro de obra pronta. Elencou Rafale como caça de “país sério”, mas à época de escolha do Gripen tbm não tinha nenhuma venda. Inclusive, o Gripen foi vendido antes dele. Eurofighter é aquele que o custo da hora voo surpreendeu até os alemães, com sua enorme economia, e os austríacos com muita grana pra gastar. Hora voo bem mais cara inclusive que o Rafale, que já é bem caro de operar. Quanto às vendas do Gripen, é isso aí mesmo. Infelizmente, mercado de caças é altamente nichado e o fator político/econômico é determinante. Já não bastasse toda a força de… Read more »
Turcos tem influência em todos os países turquicos, Paquistão, Cazaquistão, Turcomenistão, Azerbaijão etc, acho que a indústria de defesa turca conta com isso
Pois é. Eles possuem essa vantagem, apesar da dificuldade de não conseguirem ter o preço competitivo chinês ou russo. A Suécia tinha algumas grandes e únicas chances. Primeiro um daqueles que já operam o Gripen C/D. Desses, ao que parece, apenas as Filipinas ainda podem ir de Gripen. Quem sabe a Hungria, caso o F35 lhes seja negado, o que acho improvável. As outras grandes oportunidades eram Canadá, Austrália e Finlândia. Mas o loby americano foi superior em todos pelo F35. Resta o programa indiano. Chance boa para os suecos é que a indústria russa está comprometida com a guerra,… Read more »
errata: Citei Filipinas no lugar da Tailândia.
Mas, ao que parece, o Gripen está na disputa com o F16 nas Filipinas, que não opera o gripen C/D.
Filipinas ia comprar o Viper mas a compra nao foi pra frente por falta de recursos. O mais provável é que F35 americanos sejam estacionados na Filipinas (600 milhas de Taiwan) e o país receba uma dezena para a sua FA. Assim, Coreia do Sul, Japao, Filipinas, Australia, Singapura vao completar circulo de F35 ao redor da China.
Acho que faz pouco sentido comprar Gripens se o principal aliado militar proteger o espaço aereo filipino com caças de 5a geracao, nao tem muita logica.
Filipinas vai acabar indo de F35, a cooperação com Japao e EUA ta cada vez mais forte.
Acho que com o Tejas Mk2 nao faz muito sentido a India ter o Gripen E. Basicamente a mesma turbina numa plataforma nao stealth que conta com AESA e custa metade do preço.
Existe a possibilidade dos americanos passarem 12-16 F35 pros Filipinos, fora basear F35 americanos por lá visto a proximidade com Taiwan. Com F35 americanos protegendo o espaço aereo filipino, nao tem muita logica comprar caças de 4a geraçao… seria dinheiro jogado fora. Philippine F-35s? Alongside the growing F-35 presence throughout the Pacific, the massively stepped-up cooperation between the US and Philippines could be among the most decisive elements in any China-deterrence cooperation. The Philippines has recently expanded its Enhanced Defense Cooperation Agreement (EDCA) with the United States and, as discussed by Warrior Editorial Fellow Johnny Franks, added four new locations… Read more »
Quando o Brasil escolheu o gripen não há dúvidas que era a melhor opção.agora em 2024 com as pouquíssimas unidades que temos e olhando o mercado onde surgiu caças interessantes como kf-21,kaan entre outros, você acha que hoje ele consegue competir com esses novos caças que estão surgindo? Quais são as futuras vendas de gripen?quais mercados?a Saab consegue ter escala de produção suficiente pra atender os pedidos? No atual momento acho eu que tem caças muito mais interessantes que o gripen no mercado, além de outras empresas terem escalas maiores por terem um produto pronto e mais testado do que… Read more »
“olhando o mercado onde surgiu caças interessantes como kf-21,kaan entre outros” O que possuem de tão mais interessante que o Gripen? Lembrando que o caça turco é mais projeto ainda do que era o Gripen E/F em 2014, que ao menos se baseava em uma plataforma em operação há décadas. “? Quais são as futuras vendas de gripen?quais mercados?” E quais são as futuras do caça sul coreano ou turco? Ter ou não ter tido vendas envolve um mundo de coisas além de “o país não ser sério”. Aliás, o Brasil não teria sido sério se tivesse escolhido um caça… Read more »
A Índia tem o tejas e pretende seguir no projeto. Também tem o projeto amca do seu” possível” caça de 5 geração. Se for comprar outro caça o rafale por já ser operado deve ser o favorito, além do f16 que tem uma versão específica para a Índia e como sabemos França e Estados Unidos tem mais a oferecer a Índia do que a Suécia em outros aspectos além da defesa. Na verdade o gripen tem um mercado bem limitado e provavelmente não venderá tantas unidades caso ganhe mais alguma concorrência.
F-22, é você?
Uma parceria entre Turquia e Brasil seria muito bem vindo, até mais s do que o fracasso denominado Gripen.
É de conhecimento geral a participação da brasileira Akaer no antecessor do Kaan, o Hurjet, e muito provavelmente teve uma ponta de participação no Kaan.
O Brasil ganharia muito mais (em se falando de conhecimentos técnicos), com a Turquia, do que ganhou com a Suécia!
Se o seu critério para “fracasso do Gripen” for vendas e amanhã a FAB fechasse um contrato para adquirir o caça turco, daqui 10 anos você estará fazendo o mesmo comentário sobre ele, chamando-o de fracassado, por não conseguir vendas em um mercado em que fatores políticos e econômicos são preponderantes e com um concorrente peso pesado chamado F35.
Gripen é um fracasso como avião de combate, vendas, tecnologia etc
Todos sabem disso, só não querem admitir.
“Todos sabem disso, só não querem admitir” Não, quem sabe disso é só pessoas que nunca chegaram nem perto de um teco teco e se julgam aptos a dizer que um caça não presta. E o pior não é nem ter chegado perto de um teco teco, o pior é não ter sequer a capacidade de analisar, minimamente, as informações disponíveis, ao ponto de dizer que seria um fracasso tecnológico ou enquanto avião de combate. Essas “mentes iluminadas” poderiam iluminar a todos e elencar em que, exatamente, o Gripen está atrás, tecnologicamente, dos caças de 4,5 geração disponíveis no mercado,… Read more »
Felipe, porta a gente abre, gado a gente corta e faz churrasco. A gente não conversa com nenhum dos dois. Esse aí não abre e não serve para comer, então… melhor nem tentar heheheheh
Ou pessoas com um mínimo de bom senso…
Os EUA não quiseram vender o F-35 e a Turquia desenvolveu seu próprio caça de quinta geração, parabéns a Turquia.
O que me impressiona mais nesse caso é, ate bem pouco tempo, a falta de tradição dos Turcos no desenvolvimento de aeronaves….
Pra mim isso é um caça G4+ com caracteristicas furtivas.
Que nação fantástica, sem comentários. No mais, parece bem mais avançado do que o famigerado pak fa. A fuselagem pelo menos não tem aqueles espaços enormes no ponto onde as partes se encontram e ele também é mais quadradão, o que diminui ainda mais o RCS. Em contrapartida, li em algum lugar (provavelmente aqui rs) que exije computadores mais avançados pra se manter no ar visto que as correções de voo precisam ser feitas o tempo todo, já que a tendência dessa forma é cair msm.
Sei não,mas o tal PAK-FA deve ser um MiG-21 disfarçado.