O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Base Aérea de Natal (BANT), iniciou, no dia 29/04, a Conferência Intermediária de Planejamento (MPC) do Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX), um dos maiores e mais importantes exercícios operacionais conjuntos do mundo, que ocorre periodicamente e visa fortalecer a interoperabilidade entre as forças aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos de operações aéreas.

O objetivo da reunião foi introduzir as informações essenciais sobre o treinamento. O Comandante da Base Aérea de Natal (BANT) e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, durante a cerimônia de abertura, que contou com a participação de representantes do Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia e Estados Unidos, falou da importância dos representantes dos países participantes. “A presença de vocês é muito importante para nós e este exercício será benéfico para todos. O time brasileiro está preparado e disponível para fornecer todo o suporte necessário”, afirmou o Brigadeiro do Ar Rezende.

Para o Coordenador do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, o planejamento é extremamente importante, haja a vista a complexidade das ações e a diversidade dos atores envolvidos no processo. “Quando se fala em um Exercício desta magnitude, há que se pensar em temas amplos como a reestruturação de instalações de apoio à operação, tais como hangares, pista de pouso, locais de planejamento e apoio ao homem. Há que se pensar ainda em fatores táticos: como o processo de validação dos empregos simulados e o processo de planificação das missões em um cenário de missões aéreas compostas. Mas há também que se preocupar com tudo que envolve a operação de aeronaves estrangeiras com suas limitações, características, necessidades e doutrinas operacionais”, disse.

“Em suma, a variedade de ações que devem ser levadas em consideração durante toda a preparação, demanda a esta estrutura de planejamento uma coordenação eficaz e objetiva entre os diversos atores envolvidos do Comando da Aeronáutica”, completou o Coordenador do Exercício.

A CRUZEX 2024 está programada para ocorrer no mês de novembro na Base Aérea de Natal, reunindo mais de 10 países. Espera-se a participação de aproximadamente 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras, com um total previsto entre 1.200 a 1.300 horas voadas.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Seriam necessários 40 milhões de reais para a recuperação das pistas e pátios. Informação de 2 anos atrás, pelo ex Diretor da DIRINFRA. Não sei se o serviço foi realizado.

Matheus R

Os problemas causados a alguns F-16 por detritos na pista em 2018 foi culpa da FAB?

Matheus

Se não foi feito a recuperação acredito que não seria possível haver exercício. A BANT deveria ter uma put# estrutura de primeiro mundo para a FAB realizar exercícios.

Rinaldo Nery

Se não é de primeiro mundo, está tentando ser. Em 2008 (minha última CRUZEX) já era muito boa. Não foi fácil apoiar 2400 militares naquele ano.

Matheus Lucas

A comara está encarregada da obra de execução da recuperação e recapeamento completo da pista 16L 24R que é a pista principal da base por sinal ja concluída recuperação das pistas de táxi e dos hangaretes entre outras obras .

Rinaldo Nery

Muito bom. Terem fechado aeroporto civil jogou todos os custos nas costas da FAB, que antes tinham o aporte da INFRAZERO.

Last edited 6 meses atrás by Rinaldo Nery
Franz A. Neeracher

Pista 16L/34R.

Ozawa

Um pouco da história da BAAN, o centro social e militar potiguar na década de 40, pode ser lido em “Parnamirim Field – O último pouso”.

Parnamirim Field foi uma base aérea americana na II Guerra Mundial (a maior fora dos EEUU, segundo muitos registros) que hoje é parte da BAAN. Do general americano Charles Gerardt¹; “Vale a pena lembrar que a Base Aérea de Natal teve mais importância na vitória desta guerra do que qualquer outro lugar”

¹ Comandante do 116º Regimento de Infantaria das Divisões que desembarcaram na praia de Omaha em 06/06/1944.

comment image

Rinaldo Nery

Foi muito utilizada pelos Esquadrões de Patrulha da US Navy, operando Catalina e B-24. Há um bom livro sobre isso: Galloping Ghosts of the Brazilian Coast. Escrito por um dos marinheiros desses Esquadrões.

Santamariense

BAAN é Anápolis. Natal é BANT.

Willber Rodrigues

Todos nós sabemos quem será a “rainha do baile” dessa CRUZEX, né?

Rinaldo Nery

Diga pra nós. F-39?

Last edited 6 meses atrás by Rinaldo Nery
Willber Rodrigues

Com certeza.

Rinaldo Nery

Grato

Ivo

Será que terá algum dia de Portões abertos na BANT? Ou será que haverão visitas agendadas? Gostaria de ver as aeronaves.

Caso negativo, é possivel ver de algum local próximo a BANT as decolagens das aeronaves?

Rinaldo Nery

Deverá haver portões abertos. Prepara a paciência pras filas.

Santamariense

Aeronaves participantes da Cruzex 2024:

Argentina
3 A-4AR
1
C-130H
3
IA-63 Pampa III

Chile
6 F-16

1 KC-135E

Colômbia
4 Kfir

1 767 MMTT

Paraguai
2 T-27 Tucano

1 C-212 Aviocar

Peru
4 Mirage 2000P

1 C-27J

1 C-130

Portugal
1 KC-390

Uruguai
1 KC-130H

Estados Unidos
4 F-16C 

1 KC-135R

1 C-130J
 
Brasil:
– FAB:
A-1 AMX, F-5EM/FM Tiger II, F-39 Gripen, A-29 Super Tucano, KC-390 Millennium, C105 Amazonas, C-99, R-99, E-99, C-95 Bandeirante, C-97 Brasilia, C-98 Caravan, H-36 Caracal e H-60 Blackhawk.

– MB:
4 AF-1B/C