O C-390 Millennium da Força Aérea Brasileira participou do Exercício Operacional Storm Flag, na Louisiana, fortalecendo a parceria entre a USAF e a FAB e aprimorando táticas, técnicas e procedimentos para o uso da aviação de transporte em ambientes de conflito.
Bom dia. Legal. E uma encomenda do C390 pelos EEUU seria fenomenal, não em termos industriais ou tecnológicos, mas em termos de propaganda. Improvável, mas quem sabe…
Penso o contrário em relação ao light tanker… A EMBRAER está se desdobrando muito para que eles adquiram o KC390. As movimentações estão intensas e, além disso, com a possibilidade de construção local e com o apoio da L3, eu particularmente vejo potencial do KC390 entrar com força por lá. Bom, o tempo dirá. De qualquer forma, possuem meu total apoio.
O problema nao é o aviao mas se a USAF realmente necessita desse tipo de aeronave. A ideia seria que operaria de ilhas no pacifico onde avioes maiores tivessem restrições, mas esse trabalho tem tudo pra acabar com plataformas autonomas. Quando os planos do Next Generation Tanker forem liberados, saberemos mais. Thus, the service has initiated an analysis of alternatives to determine Next-Generation Air-Refueling System, or NGAS, program requirements, he said. Like Next-Generation Air Dominance, which is expected to be a suite of manned and unmanned aircraft, NGAS will likely involve a mix of craft rather than one single airframe,… Read more »
E hoje o maior aviao de transporte do USARMY usado nas forças especiais é o C27J que vai passar por atualização na Italia. O KC390 seria um belo upgrade.
Necessitar é óbvio que necessita ou não estariam com um programa para obter aviões tanques. Penso que lá, hoje, existe uma vertente que ainda quer os equipamentos mais tecnológicos possíveis pois ainda acredita que os conflitos são vencidos na superioridade qualitativa e uma outra. Do outro lado estão os que observaram os conflitos mais recentes, os orçamentos dos programas mais recentes e viram que ao mesmo tempo em que os equipamentos são cada vez mais caros, também é verdade que a quantidade de equipamentos é muito importante, logo, as duas coisas não casam. Se esse segundo grupo prevalecer, soluções já… Read more »
https://www.flightglobal.com/fixed-wing/value-and-versatility-embraer-pitches-kc-390-to-the-usa/155028.article In the USA, Embraer is marketing the KC-390 for special operations, aerial refuelling and cargo transport mission sets across all services of the US military. The head of acquisitions for US Special Operations Command in May indicated the USA’s elite troops are currently focused on developing a new high-speed vertical lift aircraft and modifying a C-130 for maritime operations, rather than acquiring a new tactical tanker. The USAF is in the midst of a significant pivot in its aerial refuelling strategy, accelerating development of a next-generation stealth tanker while considering an additional KC-46 buy from Boeing against a new… Read more »
Olá, pra quem não sabe, o nosso tão estimado KC, que todos só elogiam, já começou mal!!!
Muitos sabem e não divulgam, mas já existem aeronave aqui no Brasil, que, aos moldes do C 130, está sendo sucateada para que outras operem!!!!
Core atrás da informação!!!
BraZil
Visitante
6 meses atrás
E um adendo: com os EEUU temos inter operacionalidade real, ao contrário daquelas sessões de fotos com os Franceses e o CFN, na restinga…em que momento tropas nossas foram à “França continental” treinar com eles?
E irão Rodolfo. Seremos convidados em algum momento. Até porque, todas as potências usam esses exercícios, como forma de avaliar as expertises de potenciais adversários, também. No caso de aliados de primeira hora,como no caso de membros da OTAN, eles treinam realmente interoperacionalidade, mas no nosso caso, vamos mais aprender do que “operar junto”. É uma boa oportunidade claro, mas não nos iludamos, os operadores de radares e sistemas da USAF estarão registrando tudo a respeito de nossos caças, cada mínimo detalhe. Fazemos o mesmo na CRUZEX, dentro de nossas limitadas capacidades, claro. Mas torço para nos chamarem, ainda lembro… Read more »
Matheus
Visitante
6 meses atrás
Avião fantástico! Millenium sempre surpreendendo em exercícios. 🇧🇷
Mauricio Arrifano
Visitante
6 meses atrás
OS EUA estão de olho no KC-390… contrato chegando!!!!
Espero que sim. Claro que há mercado para ele, principalmente com o orçamento do US ARMY. Exércitos menos ricos, priorizariam os meios maiores, que já possuem, mas os EEUU tem condições sim de adquirir um transportador menor, moderno, mais econômico e com certeza teriam lacunas operacionais a preencher com eles.
O FAB2859 deve estar hibernando em GPX. FAB2855 depois de muito tempo apareceu novamento voou dia 29/04 e em 03/05 no interior de SP. FAB2853 e FAB2856 a meses não aparecem nos sites que informam voos. Alguém tem notícias deles?
O fab-2859 deve ser entregue ainda este ano o fab-2855 reapareceu está semana do sumiço de quase um ano o fab-2856 tá na embraer e provavelmente só volta a voar no ano que vem a julgar pela demora do fab-2855 para concluir a atualização FOC já o fab-2853 está na base aerea do galeão sem pelo menos um de seus motores.
Muito grato pela resposta. A demora na atualização FOC é normal? Quase um ano para uma atualização me pareceu um tempo bem longo para a FAB não dispor da(s) aeronave(s).
CR Sertao
Visitante
6 meses atrás
Tenho certeza que bateu uma inveja nos Americanos… Esse avião é top. Vai vender bem.
Lucas Emanuel
Visitante
6 meses atrás
Esse quadro/bandeira da última foto, tem algum significado?
Bom dia Lucas. Com certeza tem. Não sei o significado exato destes, pois a imagem é ruim ao magnificar-se, mas em operações entre forças de diferentes países, se trocam banner, flâmulas e troféus, que vão enfeitar as estantes dos gabinetes dos comandantes das unidades (e ás vezes de suas casa)…
Bom dia. Legal. E uma encomenda do C390 pelos EEUU seria fenomenal, não em termos industriais ou tecnológicos, mas em termos de propaganda. Improvável, mas quem sabe…
Acho que existe a chance do USSOCOM adquirir. Nao aposto muito no light tanker.
Penso o contrário em relação ao light tanker… A EMBRAER está se desdobrando muito para que eles adquiram o KC390. As movimentações estão intensas e, além disso, com a possibilidade de construção local e com o apoio da L3, eu particularmente vejo potencial do KC390 entrar com força por lá. Bom, o tempo dirá. De qualquer forma, possuem meu total apoio.
O problema nao é o aviao mas se a USAF realmente necessita desse tipo de aeronave. A ideia seria que operaria de ilhas no pacifico onde avioes maiores tivessem restrições, mas esse trabalho tem tudo pra acabar com plataformas autonomas. Quando os planos do Next Generation Tanker forem liberados, saberemos mais. Thus, the service has initiated an analysis of alternatives to determine Next-Generation Air-Refueling System, or NGAS, program requirements, he said. Like Next-Generation Air Dominance, which is expected to be a suite of manned and unmanned aircraft, NGAS will likely involve a mix of craft rather than one single airframe,… Read more »
E hoje o maior aviao de transporte do USARMY usado nas forças especiais é o C27J que vai passar por atualização na Italia. O KC390 seria um belo upgrade.
https://theaviationist.com/2024/02/07/lets-have-a-look-at-the-rarely-seen-c-27js-of-the-u-s-army-special-operations-command/
Que aliás esteve por aqui na semana passada. C-146A.
Necessitar é óbvio que necessita ou não estariam com um programa para obter aviões tanques. Penso que lá, hoje, existe uma vertente que ainda quer os equipamentos mais tecnológicos possíveis pois ainda acredita que os conflitos são vencidos na superioridade qualitativa e uma outra. Do outro lado estão os que observaram os conflitos mais recentes, os orçamentos dos programas mais recentes e viram que ao mesmo tempo em que os equipamentos são cada vez mais caros, também é verdade que a quantidade de equipamentos é muito importante, logo, as duas coisas não casam. Se esse segundo grupo prevalecer, soluções já… Read more »
https://www.flightglobal.com/fixed-wing/value-and-versatility-embraer-pitches-kc-390-to-the-usa/155028.article In the USA, Embraer is marketing the KC-390 for special operations, aerial refuelling and cargo transport mission sets across all services of the US military. The head of acquisitions for US Special Operations Command in May indicated the USA’s elite troops are currently focused on developing a new high-speed vertical lift aircraft and modifying a C-130 for maritime operations, rather than acquiring a new tactical tanker. The USAF is in the midst of a significant pivot in its aerial refuelling strategy, accelerating development of a next-generation stealth tanker while considering an additional KC-46 buy from Boeing against a new… Read more »
Olá, pra quem não sabe, o nosso tão estimado KC, que todos só elogiam, já começou mal!!!
Muitos sabem e não divulgam, mas já existem aeronave aqui no Brasil, que, aos moldes do C 130, está sendo sucateada para que outras operem!!!!
Core atrás da informação!!!
E um adendo: com os EEUU temos inter operacionalidade real, ao contrário daquelas sessões de fotos com os Franceses e o CFN, na restinga…em que momento tropas nossas foram à “França continental” treinar com eles?
Ia ser massa ver os Gripens da FAB e o KC390 participando de uma Red Flag.
E irão Rodolfo. Seremos convidados em algum momento. Até porque, todas as potências usam esses exercícios, como forma de avaliar as expertises de potenciais adversários, também. No caso de aliados de primeira hora,como no caso de membros da OTAN, eles treinam realmente interoperacionalidade, mas no nosso caso, vamos mais aprender do que “operar junto”. É uma boa oportunidade claro, mas não nos iludamos, os operadores de radares e sistemas da USAF estarão registrando tudo a respeito de nossos caças, cada mínimo detalhe. Fazemos o mesmo na CRUZEX, dentro de nossas limitadas capacidades, claro. Mas torço para nos chamarem, ainda lembro… Read more »
Avião fantástico! Millenium sempre surpreendendo em exercícios. 🇧🇷
OS EUA estão de olho no KC-390… contrato chegando!!!!
Espero que sim. Claro que há mercado para ele, principalmente com o orçamento do US ARMY. Exércitos menos ricos, priorizariam os meios maiores, que já possuem, mas os EEUU tem condições sim de adquirir um transportador menor, moderno, mais econômico e com certeza teriam lacunas operacionais a preencher com eles.
Amém.
Boa tarde. Alguém tem informações sobre a entrega da sétima aeronave a FAB ?
O FAB2859 deve estar hibernando em GPX. FAB2855 depois de muito tempo apareceu novamento voou dia 29/04 e em 03/05 no interior de SP. FAB2853 e FAB2856 a meses não aparecem nos sites que informam voos. Alguém tem notícias deles?
O fab-2859 deve ser entregue ainda este ano o fab-2855 reapareceu está semana do sumiço de quase um ano o fab-2856 tá na embraer e provavelmente só volta a voar no ano que vem a julgar pela demora do fab-2855 para concluir a atualização FOC já o fab-2853 está na base aerea do galeão sem pelo menos um de seus motores.
Muito grato pela resposta. A demora na atualização FOC é normal? Quase um ano para uma atualização me pareceu um tempo bem longo para a FAB não dispor da(s) aeronave(s).
Tenho certeza que bateu uma inveja nos Americanos… Esse avião é top. Vai vender bem.
Esse quadro/bandeira da última foto, tem algum significado?
Bom dia Lucas. Com certeza tem. Não sei o significado exato destes, pois a imagem é ruim ao magnificar-se, mas em operações entre forças de diferentes países, se trocam banner, flâmulas e troféus, que vão enfeitar as estantes dos gabinetes dos comandantes das unidades (e ás vezes de suas casa)…