Esquadrão dos Marines encontra resíduos metálicos no combustível do F-35 e ferramenta de plástico na asa
Segundo matéria do Defense News, resíduos metálicos no combustível, peças montadas incorretamente e uma espátula de plástico encontrada na dobra da asa foram alguns dos problemas descobertos em cinco novos caças F-35C Joint Strike Fighters entregues ao Marine Fighter Attack Squadron 311 (VMFA-311), baseado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais Miramar em San Diego, em 2023. Estes problemas levaram a mais de 700 horas de trabalho para serem corrigidos e resultaram no desperdício de mais de 169.000 libras de combustível, conforme um memorando de 7 de janeiro.
O memorando, aprovado pelo Coronel William Mitchell, comandante do Grupo Aéreo de Fuzileiros 11, e escrito pelo Tenente-Coronel Michael Fisher, comandante do VMFA-311, destacou um padrão contínuo de discrepâncias na entrega das aeronaves e falhas prematuras de componentes. Fisher expressou preocupação com o impacto desses problemas na prontidão operacional do esquadrão e na manutenção da proficiência e consistência no nível operacional.
Os F-35C, que custam US$94,4 milhões cada e são projetados para operações em porta-aviões com asas dobráveis, foram recebidos diretamente da fábrica da Lockheed Martin. Todos os cinco jatos apresentaram combustível contaminado com Krytox, uma graxa lubrificante de alta temperatura, e três desses jatos também tinham resíduos metálicos no combustível. Isso exigiu múltiplas operações de desabastecimento e reabastecimento, com jatos afetados por resíduos metálicos necessitando de um ciclo extra de desabastecimento.
Outros problemas incluíram a montagem incorreta de selos e segmentos que precisavam ser removidos e reorganizados. Falhas de múltiplas partes nos jatos, como controladores do sistema de gestão de energia e unidades eletrônicas, também foram relatadas, forçando o esquadrão a remover e substituir essas partes.
Problemas adicionais relatados incluíram a falha do conjunto de freio da roda principal esquerda de um jato, a falha do display panorâmico do cockpit de outro caça e um vazamento no sistema de oxigênio de reserva de outro jato. Todos esses componentes precisaram ser removidos e substituídos, aumentando as horas de manutenção necessárias e o custo operacional.
A Lockheed Martin, em resposta ao memorando, afirmou estar trabalhando em estreita colaboração com o Corpo de Fuzileiros Navais, o Escritório Conjunto de Programas F-35 e a Agência de Gerenciamento de Contratos de Defesa para abordar as preocupações levantadas. A empresa se orgulha da qualidade das aeronaves entregues e monitora de perto a confiabilidade das peças do F-35, trabalhando para corrigir as peças que falham prematuramente.
O Escritório Conjunto de Programas F-35 não comentou especificamente sobre o memorando ou os problemas com os F-35s do VMFA-311, mas afirmou que toma medidas para corrigir problemas com novos jatos entregues às unidades. A resposta a problemas relatados segue um processo padrão que inclui avaliação e ações corretivas para questões de qualidade relatadas.
O Corpo de Fuzileiros Navais e a 3ª Ala Aérea de Fuzileiros Navais recusaram-se a comentar sobre o memorando, citando razões de segurança operacional. Fisher sugeriu que uma linha de comunicação direta entre o Escritório Conjunto de Programas F-35 e a Lockheed Martin para as unidades que aceitam novos F-35s seria benéfica, garantindo uma resposta rápida a qualquer problema relatado.
Finalmente, Dan Grazier, ex-analista do grupo de vigilância Project on Government Oversight, expressou preocupação com o padrão de problemas encontrados e a repetição de falhas, indicando que os problemas representam um desperdício de dinheiro dos contribuintes e esforço dos fuzileiros. Grazier enfatizou que problemas como esses, em um programa tão longo e caro como o F-35, deveriam ter sido res olvidos há muito tempo, e a persistência dessas questões sugere falhas sistêmicas no processo de controle de qualidade da produção.
Um verdadeiro Fiat Marea com asas!
Estão abrindo o capo agora
Pois é…quando está na estrada roda bem pacas…inovador….mas quando da garagem pro trabalho com quebra molas e transito no caminho….problemas…
Ola Carvalho. A comparação é inapropriada.
Os problemas mais graves do F35 estão relacionados com a Loockheed.
O avião é bom… o problema parece ser a concessionária.
É muito apropriada sim, vc só visita concessionária se o carro da defeito….vc só aciona garantia se peça quebra…ou vícios de defeito…
No caso do brasileiro, com certeza… Que nem le manual ou faz as revisões… Heheh
Ora Carvalho…. é apenas uma ironia…. riso
Os requisitos do projeto são bons mas a execução, qualidade e confiabilidade do produto é sofrível. O problema não é a “concessionária” mas sim a “montadora”. Produto bom não precisa de concessionária a todo momento.
Ja sao quase 1000 voando…
Mas problemas de controle de qualidade de uma fábrica de “aviões”, eu chamaria de imperdoáveis.
Sempre falo isso, mas não canso de repetir: o excesso de democracia e fácil acesso a temas sensíveis têm ajudado a minar a imagem das Forças Armadas dos Estados Unidos. Vocês conseguem imaginar falhas assim, que ocorrem mesmo, sendo divulgadas por Rússia e China?
A solução é uma ditadura. Esplêndido!
Então… para quem já teve experiência com ditaduras sabe o mal que elas causam
Acho que ele não disse isso. Ele só disse que na democracias se divulga tudo ée nos regimes totalitários não se tem notícia de problema algum. Não porque eles não existam, mas sim porque não divulgam.
Excesso de democracia é uma frase muito… sei lá, nem consigo definir tamanho absurdo
Democracia plena não existe nem nos EUA. Em vez de investigarem os crimes dos soldados norte americanos no Iraque foram prender o denunciante Assange. Vamos prender a liberdade de expressão.
Segundo a freedonhouse, as melhores democracias hoje no mundo são os países escandinavos. Os EUA, que foram sem dúvida a primeira democracia moderna, apresentam disfuncionalidades que precisam ser resolvidas. O mais óbvio deles é o modelo de eleição presidencial indireto, por meio de um colégio eleitoral. Se isso parecia razoável para 13 ex-colônias no fim do Século XVIII, quando a população era de 3 milhões de pessoas, quando os carteiros andavam de cavalo, e apenas os homens brancos e ricos votavam, pensar que é um modelo adequado para um país no início do Sec. XXI, com mais de 300 milhões… Read more »
O problema não é o sistema, que funcionou por muito tempo, mas sim justamente o fato da maioria desse pessoal ter “amplo direito a voto”.
Então… sem o amplo direito ao voto, perde-se o sentido de democracia.
Democracia parcial é estado de exceção.
a democracia moderna possui quatro pilares. 1) estado de direito, 2) soberania popular (eleições livres nas quais todos tẽm direito ao voto e cada voto vale o mesmo), 3) direitos humanos e 4) meio ambiente.
o amplo direito ao voto é parte substancial do sistema democrático.
Se apenas alguns podem votar há uma restrição óbvia ao sentido democracia…
O maior problema do Colégio Eleitoral dos EUA é justamente que os votos não valem a mesma coisa.
Exato. O modelo de colégio eleitoral adotado nos EUA não garante a escolha da maioria.
Camargoer, essa a ideia de sufrágio universal é uma deturpação, o conceito de democracia não surgiu com esse objetivo.
Não faz sentido algum o voto bem fundamentado de um cidadão formado que tem a bagagem de conhecimento necessário para valorar diversos aspectos da economia, sociedade e política valer o mesmo de alguém que tem só a 4° série que não sabe nem o que é taxa de juros ou Mercosul.
O erro da premissa é achar que uma opinião é igual a outra.
Quem defende voto censitário está a um passo de defender colonialismo e escravidão, tudo na base de que quem é desprovido disso ou daquilo não pode autogovernar-se ou participar das decisões do país. Mesmo as vertentes mais conservadoras da teoria da democracia repudiam esse tipo de coisa. O elitismo, quando não é superado teoricamente, é atropelado pelo povo por meio da violência revolucionária.
AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO BLOG E VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Se uma pessoa não sabe nada sobre um assunto então a opinião dela sobre ele não vale nada, simples assim. Escolha da maioria não significa escolha certa. Se um cidadão não consegue definir nem mesmo conceitos básicos de economia, então ele não tem condições de decidir qual é a melhor política econômica para o país ou estado. Se ele não conhece o básico de geopolítica, não tem condições de decidir quem irá comandar a política externa. Os requisitos mínimos para o voto deveria ser: 35 anos, bons antecedentes, emprego fixo e curso superior. AVISO DOS EDITORES: LEIAM AS REGRAS DO… Read more »
Bons antecedentes já tem que ter, salvo engano. E de qualquer maneira olha só que legal. Com essa política você estaria condenando o Brasil à viver sempre à esquerda, à julgar pelo fato de que os partidos políticos de esquerda historicamente recrutam seus membros ainda na faculdade. E fazem isso com maestria. Ao mesmo tempo, você vai fazer com que o voto fique concentrado nos grandes centros urbanos. Isso em um país que não é muito interligado. As pessoas geralmente não viajam para outros estados, a menos que estejam indo passar uns dias em algum ponto turístico. Não sabemos a… Read more »
Mas é uma premissa de uma sociedade e nação igualar a todos como forma de unificar uma nação. Do contrário, as partes não têm e não precisariam ter compromisso com a unicidade nacional e lhes seria facultado a separação nacional e geográfica do país.
Este é o fundamento que por óbvio tem o seu preço necessário.
Não se pode segregar o direito à igualdade de decisão
Se você colacar para votar só quem tem curso superior, só 4% vão votar, com pós graduação 1%, mestrado 0,11% e com doutourado apenas o.o2%
AVISO DOS EDITORES: VOCÊS CONTINUAM FUGINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA
A democracia moderna, a qual é bastante diferente dos conceitos de democracia da Grécia antiga, é um processo. É um enorme erro supor que qualquer sociedade democrática tem um modelo pronto. O único regime perfeito é uma ditadura. Quem discordar disso, vai preso, torturado ou assassinado. Ainda que o Estado de Direito tenha sido inventado há milhares de anos, como por exemplo o Código de Hamurabi ou o Direito Romana, a maior parte das sociedades adotou um modelo absolutista ou baseado em costumes. A ideia que todos nascem iguais e que a lei é igual para todos é recente. Contudo,… Read more »
Funcionou por muito tempo, esse é o problema, é algo antigo e antiquado para o século XXI. O século XVIII, XIX e XX são bem diferentes do século atual, embora esse modelo de colégio eleitoral já fosse bem datado já no século passado.
Se fosse algum país oriental em decadência seguindo a risca um modelo político de quase 250 anos todos diriam que é esse o problema.
É preciso respeitar a vontade do constituinte original para que se preserve o que funciona, não se deve alterar as leis casuisticamente sob o argumento de que “os tempos mudaram”, esse é o primeiro passo rumo ao declínio.
O Colégio Eleitoral é bom porque dá poder aos estados, esse sempre foi o principal pilar do federalismo americano e uma das razões que fizeram a América prosperar. Abandonar isso significaria caminhar em direção a um governo centralizado, igual as fracassadas repúblicas do continente, como o Brasil.
Nisso concordamos.
Sim, já vi muitos especialistas em geopolítica colocarem o modelo de colégio eleitoral como um dos motivos para o declínio na democracia americana, seguir a risca uma constituição de 1776 no século XXI é loucura, algo tão calcificado que pode ser comparado com a URSS.
E nos EUA você não pode tomar sua cervejinha na rua , a polícia te persegue😆
Segundo os autores de “Como salvar a democracia”, os problemas de uma democracia são resolvidos, veja só, com mais democracia.
É excesso de democracia ou falta de profissionalismo e responsabilidade ?
Falta de democracia.
Cada parafuso fora do lugar precisa ser noticiado e deve ser criticado. Tiram dinheiro das pessoas para financiar essas coisas, então, como consumidores (mesmo que indiretamente) dos produtos e serviços estatais, tudo deve ser cobrado sem dó.
Rússia e China escondem as coisas erradas que acontecem lá, não é tão perfeito quanto fazem parecer ser.
“Rússia e China escondem as coisas erradas que acontecem lá, não é tão perfeito quanto fazem parecer ser.”
As vezes o silêncio é a melhor coisa a se fazer. Os ocidentais falam muito principalmente agora na guerra da Ucrânia/Rússia.
Não é a melhor coisa não, sempre é melhor falar mais, mais informação. Por isso achei errado o “ocidente” derrubar meios de comunicação Russos quando a guerra começou.
A Rússia e a China não possui aeronaves iguais a estas para apresentar falhas. Isso tem cheiro de espiões infiltrados nas linhas de montagem da Lockheed Martin.
Um operário americano não sabotaria as forças armadas.
Acredito que não seja sabotagem amigo, e sim falta de qualidade da mão de obra.
Hilário … o sabotador comuna para prejudicar o poderio americano foi instruído a jogar graxa no tanque de combustível e enfiar espátula nos vãos das asas …😆😏
Tu vê notícias disso na fabricação por exemplo, do F-16, também da Lockheed?
“Isso tem cheiro de espiões infiltrados nas linhas de montagem da Lockheed Martin.”
Por mais hollywoodiano que isso possa parecer, não acho impossível.
“Excesso de democracia” é piada isso aí né?
Não tem graça… então não é piada.
Os problemas do F35 nada tem a ver com democracia…. tem a ver com a Lockheed.
Vocẽ consegue imaginar falha assim na Suécia, Dinamarca ou Finlândia, consideradas as melhores democracias hoje?
Qual a relação entre falhas no processo de fabricação/entrega com liberdade de expressão?
Creio que nenhuma…. a não ser que o funcionário que encontre um problema na linha de montagem esteja proibido de avisar o seu chefe sob ameaça de ser despedido.
O que causa isso é o excesso de informação. E excesso de informação é uma das formas da ignorância. Você tem razão ao dizer que o regime democrático que confunde transparência com ausência de filtros informativos causa esses problemas. É possivel ser democrático, mas não escancarar todo tipo de informação apenas para dizer que tem preocupação com o que pensa o eleitorado. Para 99,9% dos cidadãos, não tem importância nenhuma o detalhe de manutenção de uma aeronave, salvo se isso causa, no conjunto, um rombo orçamentário, sendo que o orçamento é pré-aprovado por um parlamento. As djtaduras escondem a informação… Read more »
______
______
COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE AO SITE.
O USUÁRIO FOI BLOQUEADO.
REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
O problema é a corrupção que existe nos dois modelos de governo. Só que enquanto nas ditaduras a corrupção é encabeçada pelos entes estatais e governamentais, nas democracias ela é dirigida por grandes coorporações. O resultado é o mesmo; a população pagando os custos e sofrendo as consequencias.
Que democracia é esta nos EUA, com dois partidos, candidatos definidos pela oligarquia e voto do povo não tem vez?
Caraca que coisa insana, nós estamos falando do programa militar mais caro da história da humanidade e provavelmente a máquina mais avançada já feita, aí de repente vc lê: resíduos de metais misturados com o combustível, chave na asa, Senhor, kkkkk que doidera. Detalhe: pra arrumar gastaram um monte de combustível e horas e horas de uma porrada de trabalhadores.
Ritmo louco de produção de uma aeronave que é tida como a mais complexa do mundo e ainda tem seus problemas a serem corrigidos + possivelmente baixa qualificação de alguns funcionários pode dar facilmente nisso e em até problemas maiores.
Acho normal, dadas as características do programa.
Eu também estou tendo essa cisma, a qualidade média de funcionários está piorando com o tempo. Parece que cada vez mais acontecem erros mais grotescos e bobos.
O importante é lacrar, agenda W0ke e outras bobagens afins.. Já vi cada foto de uns cabelos azuis por lá..
A máquina mais avançada já feita é fabricada na Holanda pra fabricação de chips de última geração. Sem essa máquina o F-35 não existiria.
Nem de longe é a máquina mais avançada já feita, o F-35 tem cerca de 50k componentes, só a título de comparação, o ônibus espacial tinha mais de 2M e o Saturn V mais de 3.
Não acho que o número de componentes seja um bom parâmetro para avaliar o “avanço” de uma máquina. O Saturno V tinha mais de 3 milhões de componentes, mas a Apollo tinha o poder de computação menor que uma calculadora científica que você compra por 50 Reais no Infocentro. Ou, por mais respeitável que seja o Saturno V e a Apollo, você vai dizer que eles são mais avançados que um Falcon 9 e uma Dragon? Antigamente tudo era feito de forma analógica, os computadores analógicos de tiro possuíam centenas de componentes. Tem uma matéria aqui excelente sobre o funcionamento… Read more »
Sim, mas a comparação continua sendo pertinente, hoje uma calculadora tem mais poder de processamento que um ônibus espacial do mesmo modo que daqui a 50 anos, os celulares ou seja lá o que os substitua serão mais poderosos do que o F-35. Hoje em dia, com computadores capazes de fazer centenas de milhões de cálculos em uma fração de segundo, é relativamente muito mais simples de se construir uma máquina voadora. Agora imagine fazer isso em uma época em que não existia computadores nesse nível, fazer 2M peças funcionarem em conjunto e sem falhas, sem o auxílio de um… Read more »
Não confunda complexidade com ‘ser avançado.’
Com certeza. Sem computadores o F-117, o B-2 e o próprio F-35 seriam impossíveis de existirem pois eles são aeronaves instáveis e sem um computador e seus milhares de cálculos e correções por segundo, um piloto humano teria que fazer isso e com isso ele não ia conseguir fazer outra coisa como navegar a aeronave.
Minha máquina de escrever mecânica tem mais peças e componentes do que meu celular. Ela é mais avançada?
Para ter esses defeitos, certeza que esses caças foram feitos na Rússia.
Ou o mito da superioridade e infalibilidade dos EUA não passa disso mesmo, um mito.
Essas são as sucatas de bilhões de dólares dos americanos, que na prática vive caindo e com problemas.
O F-35 teve menos acidentes em toda a história do programa do que o F-16 teve em 1990 apenas. Dizer que é uma aeronave que vive caindo é prova de um desconhecimento profundo sobre o tema.
Você percebe que o programa falhou quando tem que comparar com uma tecnologia dos anos 70 pra ser validado.
Mas sim, o Bomba-35 não cai tanto, a maioria dos problemas dele começam antes de sair do chão mesmo (isso se não estiver caindo raio).
Os americanos preocupados em economizar cada centavos na produção sem se importar com a qualidade, dá nisso.
Não é só LM, é Boeing, Airbus, entre outros.
Os problemas se alastram, e a maioria dos problemas decorre de descaso.
É um caça só para o primeiro dia de um conflito. No resto do conflito vai ser o F-16, F-15 e Super Hornet que irão fazer o serviço pesado e sujo!!
O caça com tecnologia sensível que não pode cair em território hostil, senão o inimigo mete a mão!!!
Quem que coloca combustível contaminado num caça? Bizarro isso ter passado pelo controle de qualidade, o estrago poderia ter sido enorme.
Pois é! E isso não tem a ver com a aeronave. Isso é erro humano. E se tem notícias assim com F-15, F-16, F-18, etc?
No livro de ficção científica…para muitos uma Bíblia do assunto …Fundação de Isaac Asimov… em certa parte ele retrata o declínio do império galático, pela “desfuncionalidade” de coisas pequenas.., como as falhas de construção e manutenção se tornando algo normal e corriqueiro , valores morais e materiais cada vez mais “diminuídos”…. a sociedade se torna simbiótica com o “errado” e a permissibilidade do mesmo em todos os campos. Alvin Toffler(visionário americano) no seu livro A Terceira Onda … é preciso , “o meio social determina o estágio de evolução de uma sociedade”… Pelo que ele escreveu a gente só adiciona…… Read more »
O controle de qualidade americano não é mais o mesmo…
Tá soltando pecinha
O F-35 é uma verdadeira novela, mistura lobby, tecnologia de ponta, o pavor da nova “corrida armamentista”, uma vendida ideia de padronização na OTAN e nas forças armadas americanas… Se não fosse tantos detalhes, poderíamos até classificá-lo como uma bomba, porém, considerando a quantidade de vendas e os investimentos sem fim, parece que ele está destinado a ser um sucesso “custe o que custar” kkk.
Vendo tudo isso eu penso que só pode haver algo de errado ma conduta das pessoas que trabalham nesse projeto. O aviao tem problemas? Muitos! Mas, esquecer ferramentas, contaminar combustível, etc, isso não é culpa do projeto. Isso é culpa de quem trabalha na montagem.
Ainda podem ser usados como drones kamikazes, está na moda…
Esquecer ferramentas dentro da aeronave, contaminar combustível, etc, tem a ver com a aeronave ou com os trabalhadores?
Isso se chama sabotagem. Isso foi e é feito propositalmente, deliberadamente.
Então tem que avisar os americanos que não precisa mais abrir uma investigação, o caso já foi resolvido..
Saiu uma matéria no Bulgarian Military dizendo que a produção do F-35 irá diminuir em cerca de 50% no cronograma de 2024 porque estão tendo problemas gravíssimos na integrações de softwares corrigidos, isso significa também que o J-20 da China passará a ser o caça de quinta geração mais produzido e entregue no mundo.
Foi nadinha. Esperou o contato e caiu…mais uma vez
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Se eu não soubesse que o caça é da Lockheed, eu diria que era outra mancada com o selo de qualidade Boeing..
Esse abacaxi voador continua azedo e deve permanecer assim por muito tempo… E pensar que a produção do F-22 foi encerrada precocemente por problemas financeiros.
Foi encerrada pq o governo preferiu alocar recursos pro F35 e nao via mais necessidade de um caça de superioridade aerea para conter os russos… foi pra isso que o F22 foi projetado durante o programa ATF que escolheu o sucessor do F15. A decisão de cortar o F22 ocorreu no governo Bush nos anos 2000 e tomada pelo famoso secretário de defesa Rumsfeld que foi um dos arquitectos da desastrosa guerra no Iraque. Se a linha de produção tivesse continuado aberta, o caça estaria passando por upgrades e desenvolver o NGAD provavelmente nao seria necessário.
Off topic, mas ainda sobre EEUU e indústria aeronáutica, faleceu o segundo ex funcionário da Boeing, que havia feito denúncias sobre acobertamento de graves defeitos na empresa. mas claro, é apenas coincidência…
Não sabia que os Fuzileiros Navais operavam a versão C.
Ué lá também tem falha na qualidade em uma produção de armas de guerra?
tá difícil para todo mundo.
🤣🤣🤣 Putz jurava que estavam falando do F35
E do nada começou a falarem de democracia e comunismo
Povo —— EDITADO ——
A quantidade de problemas que esse avião apresenta desde o início dos testes é absurda.
Porém quem investiu nele não está pra brincadeira. Inclusive a Alemanha recentemente anunciou que vai ser a nova cliente da máquina.
Parece uma dissuasão ao contrário. Pedindo que os inimigos ataquem… Seria muito perigoso “encontrar” algum desses no teatro de operações rival. Porque o adversário só sentiria a explosão e o RWR disparando loucamente com um AMRAAM disparado dentro da NEZ.