Irã lança ataque com drones e mísseis contra Israel
Drones devem chegar ao país durante a noite, confirmou um oficial israelense
TEL AVIV — Irã lançou uma onda de dezenas de drones em direção a Israel, configurando um confronto militar direto entre as duas nações e aumentando os riscos de uma guerra regional mais ampla.
O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã disse que o ataque também envolveu mísseis disparados do Irã. O lançamento em massa pareceu ser um esforço para sobrecarregar as defesas antiaéreas de Israel.
Esperava-se que os drones levassem horas para alcançar o espaço aéreo israelense, disse o porta-voz militar de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, no sábado à noite.
As forças israelenses provavelmente tentarão interceptá-los antes que cheguem. O militar americano também ajudaria Israel a se defender contra os drones, disse um oficial dos EUA, que se recusou a fornecer detalhes.
“Estamos rastreando a ameaça através do espaço aéreo, é uma ameaça que levará algumas horas para chegar ao território israelense”, disse Hagari. O militar de Israel está “em alta alerta e monitorando constantemente a situação operacional.”
Mais cedo, no sábado, o presidente Biden voltou às pressas para a Casa Branca para se reunir com sua equipe de segurança nacional, enquanto os oficiais dos EUA se preparavam para um possível ataque militar iraniano.
Exatamente como e quando o Irã poderia retaliar, após um ataque na Síria no qual afirma que Israel matou um de seus principais generais, fica a critério de Teerã. Mas alguns oficiais dos EUA expressaram preocupação sobre um ataque em fases envolvendo drones e mísseis balísticos que poderiam começar sob a cobertura da escuridão.
A Casa Branca disse que Biden estava encurtando uma viagem de fim de semana para Rehoboth Beach, Del., e se reuniria com sua equipe de segurança nacional em Washington “sobre eventos no Oriente Médio.” Um oficial dos EUA disse que o assunto era o Irã.
O retorno de Biden a Washington ocorreu enquanto o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, discutia “ameaças regionais urgentes” com seu homólogo israelense, segundo uma declaração de um porta-voz do Departamento de Defesa.
“O secretário Austin deixou claro que Israel poderia contar com o total apoio dos EUA para defender Israel contra quaisquer ataques do Irã e seus proxies regionais”, disse a declaração, referindo-se à discussão entre Austin e o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant.
O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, também consultou seu homólogo israelense no sábado.
“Durante a ligação, reiterei o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a segurança de Israel”, escreveu Sullivan no X sobre sua conversa de sábado de manhã com o assessor de segurança nacional israelense, Tzachi Hanegbi.
Um alto oficial iraniano, por sua vez, resistiu à pressão interna sobre o exército do país para atacar rapidamente e com força contra Israel, sugerindo que Teerã está tentando equilibrar essas demandas contra os avisos dos EUA enquanto decide como retaliar o ataque que ocorreu na Síria no início deste mês.
O Irã prometeu responder na mesma medida ao que diz ter sido um ataque aéreo israelense a um prédio do consulado iraniano em Damasco em 1º de abril, que matou sete membros da Guarda Revolucionária, incluindo o general. Os EUA disseram que dariam seu total apoio a Israel se o Irã o atacasse.
FONTE: The Wall Street Journal
Autoridades dos EUA acham que haverá de 400 a 500 drones e mísseis lançados
Um alto funcionário dos EUA disse à ABC News que agora eles acham que haverá entre 400 e 500 drones e mísseis lançados contra Israel a partir do Iraque, da Síria, do sul do Líbano e dos Houthis, mas que a maior parte será lançada do Irã.
Os drones são do mesmo tipo usado na Ucrânia.
Fizeram o que Israel e os Americanos queriam. Agora Vamos aguardar o desfecho do Ataque do Irã e o Contra Ataque de Israel.
E o contra contra ataque do Irã, o contra contra contra ataque de Israel…e por aí vai
A partir de hoje o sonho da Bomba Nuclear do Irã acabou
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Risada é argumento de profissional da noite
AVISO DOS EDITORES A TODOS: MANTENHAM O RESPEITO, SEM PROVOCAÇÕES INÚTEIS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ou se tornou mais próximo de virar realidade.
Quem disse que o Irã não tem a bomba? Existe esta possibilidade.
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM
Pelo contrário… agora que o Irã ganha know hall geopolítico local frente a uma Israel reconhecidmente genocida internacionalmente e…. agora a Bomba Sai sob uma justificativa real de deterrência!
Já estão ocorrendo explosões no Irã…
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Pelo contrário. Vídeo de 2 mísseis Iranianos atingindo Israel (Negev)…cadê os Patriot? Fo te ocidental:
https://iran.liveuamap.com/en/2024/14-april-an-iranian-missile-struck-an-area-in-the-negev#google_vignette
_____
COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
mais não foi uma agressão foi um constatação … AVISO DOS EDITORES: NÃO INSISTA E NÃO TESTE A NOSSA PACIÊNCIA. SE AINDA NÃO LEU AS REGRAS DO BLOG, APROVEITE MAIS ESTA OPORTUNIDADE. CONFORME SUA CONDUTA JÁ BEM CONHECIDA E MONITORADA, PODE SER SUA ÚLTIMA CHANCE. 1 – O conteúdo dos comentários é de responsabilidade de seus autores, não do site; 2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores; 3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos; 4 – Não escreva em maiúsculas, o que… Read more »
Foi apenas para “ingles” ver… os drones são lentos, levaram horas para chegar a Israel. Apenas uma ação de retaliação ao ataque de Israel a embaixada do Irã. Não vai ser agora o conflito, mais está chegando perto.
A resposta virá e de maneira arrasadora.
Óbvio que Israel não poderá apanhar e recuar . Até as carpas ornamentais da praça de alimentação do shopping sabem disso.
Mas porque os aiatolas escalaram e pagaram pra ver me intriga.
Ainda não sabemos o tamanho do ataque. E algo que leva horas para atingir o objetivo, dando muito tempo de resposta, não me parece algo feito para atingir o máximo de destruição. Parece mais uma resposta pensada para desescalar. Opinião minha e sem saber de todos os detalhes, o que é importante para pensarmos no que pode acontecer.
Olha, tendo a concordar em gênero, número e grau. Quando vi que o ataque foi anunciado muito antes de atingir os alvos, parecia algo do tipo “olha Israel, estamos mandando uns negocinhos aí, se prepara para interceptar”. Isso sem falar dos rumores que já vinham acontecendo. Agora tudo depende de como Israel vai responder, afinal, uma coisa é o que você quer, outra é o que teu inimigo irá entender.
Ai teremos a retaliação da retaliação. O ideal seria os EUA forçarem Israel a recuar, mas o governo americano atual é tão fraco que os israelenses irão dar de ombros.
Fraco em qual sentido? Não se impor contra Israel? Nenhum presidente jamais fez isso e não vão fazer, nem teu herói Trump, os interesses financeiros são muito altos com os judeus.
ps: comentario anti-semita
Apenas judeus são semitas? Que tal anti-sionista? Ficou melhor para você?
Depende, anos atrás os EUA mataram o general iraniano, o Irã retaliou atirando mísseis na base americana, como não houve muitos danos os EUA deixaram por isso mesmo para que a coisa não escalasse, reconheceram que o Irã precisava atacar para dar uma resposta interna. É provável que o mesmo aconteça dessa vez, se o Iron Dome conseguir interceptar a maioria dos projéteis e não houver muitos danos, Israel vai falar que o ataque fracassou, o Irã internamente vai falar que atingiu seu objetivo e os dois lados acabam “ganhando”. Não acho que seja de interesse de Israel abrir outra… Read more »
Ué??? Quem teve a sua embaixada demolida foi o Irã. E agora são eles que “estão escalando a guerra”?
E as pessoas de outras nacionalidades que estavam na embaixada e foram chacinadas por esse ataque covarde e insano?
israel trucida e agora está no “lado do bem”?
Uma lógica estranha…
Imaginava que um ataque como esse seria simultânea a uma saraivada de mísseis dos aliados para saturar as defesas, houthis, hezbollah e outros.
Provavelmente, por isso, que já se veem explosões no Líbano, Mar da Arábia e Mar Vermelho, além de no Irã.
Kkkkkkkkkkkkkk quem viu isso alem de vc?
Os drones são mais lentos, imagino que quando esses 400 500 drones estiverem chegando serão disparados os mísseis e foguetes para chegarem juntos.
Já tem misses passando pelo Iraque. Imagens da cnn
____
COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Eita…
Agora realmente vai dar m…
Só tem cachorro louco dos dois lados.
Ou muito me engano ou a pressão de militares mais radicais levou o governo a autorizar esse passo arriscado.
Não me parecem muito convictos, pelos pronunciamentos.
Mas ainda assim haverá consequências para o país.
Maravilha! O mundo vai ficar mais seguro quando o governo iraniano cair.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Uma guerra no OM é péssima para o mundo, incluindo para nós. Se o conflito escalar para uma guerra mesmo, o preço do petróleo subirá e MUITO
O governo iraniano é o principal financiador de grupos terroristas pelo mundo. Além do fato de serem bárbaros, intolerantes e espancarem até a morte meninas pelos motivos mais torpes. A humanidade vai ficar melhor sem eles. Principalmente o próprio povo iraniano que vive refém desde a revolução de 1979.
E no que o que vc escreveu acima é diferente nos USA??
Só se for o seu mundo.
Sério que você defende um governo que apoia terroristas e mata meninas por espancamento só por usar a roupa errada? Talvez você seja parte do problema, cara..
Serio que vc defende um governo que comete genocidio contra um povo desarmado??
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
VOCÊ JÁ FOI AVISADO VÁRIAS VEZES MAS CONTINUA A PROVOCAR.
DEPOIS NÃO RECLAME SE FOR BLOQUEADO.
E ainda mais seguro quando Israel pagar pelo que fez e está fazendo, e o Bibi cair.
A oportunidade que EUA e Israel esperavam para atacar instalações atômicas do Irã.
Não é uma torcida, mas o Irã deveria ter sido um pouco mais esperto e segurado a onda um pouco mais até avançar em seu programa nuclear.
Será que eles não possuem?
Aguém com conhecimento na área poderia dizer se caso essa guerra escalar e envolver outros países assim como recursos e a atenção dos USA, poderia essa ser uma oportunidade para a China invadir Taiwan?
Quem diz que a China quer “invadir” Taiwan?
Lembro bem que em 2020, a imprensa militante falava que com Trump fora, o mundo viveria em paz, hoje temos guerra na Europa, grande hostilidades vinda da Coreia do Norte e estamos a beira de uma guerra em larga escala no Oriente Médio.
Para quem acha que os EUA não são o xerife do mundo, está ai a realidade, todos esses conflitos são consequência direta de um governo fraco e ineficiente na Casa Branca, agora só falta a China para completar a festa, provavelmente não deixarão passar a oportunidade.
Não realidade, são consequências de anos de total falta de decência nas políticas externas dos EUA!
Exatamente. Décadas…
Concordo. Biden é um velho senil. Cai da escada de avião.
Em comparação com um trambiqueiro como Trump os EUA tão no lucro.
Bom mas a presença de Trump teve qual impacto sobre a segurança do mundo a não ser deixar os ditadores a vontade?
E por isso o biden teve que teve intervir em várias frentes, lógico que com muita boa dose de interesse financeiro por trás.
Mas o fez e o Trump, eleito vai tirar o time de campo deixando os bombinhas livres de novo. Vamos parar com a militância, por que já tá encobrindo a inteligência.
Nativo, o problema é que tanto o Trump, inepto do jeito que é, e Biden, senil do jeito que é, são ambos absolutamente incapazes de segurar o rojão deixado pelo legado da Administração Obama, que simplesmente bagunçou tudo e basicamente deixou o Mundo nessa bagunça em que estamos hoje. O pior Presidente dos EUA desde que decidiram que para garantir sua segurança teriam que prestar atenção no que acontece no resto do Mundo.
O “inépto” manteve o mundo em relativa paz, fez todo mundo respeitar os EUA como líder global novamente e fez a economia decolar.
Isso porque é “inépto”, imagina se não fosse.
O inepto fez a antipatia global pelos EUA aumentar bastante, como se já não bastasse o que já havia antes. Ele antagonizou muito mais países, pôs em cheque algumas alianças e poderia ter resultados desastrosos mais para a frente. Mas, felizmente a maioria dos países sabe que é uma questão de um governante. Basta esperar a tempestade passar para voltar à lidar com os EUA de forma mais produtiva. É importante você perceber que não importa exatamente o que se fala, mas sim como se fala. Trump não apenas não conseguiu passar uma imagem de respeito, mas sim de fraqueza… Read more »
Por gentileza, QUEM retirou tropas do Afeganistão, abandonando aliados?
Quando Trump se comportou como xerife do mundo com sua postura altamente isolacionista? Lembra quem mandou retirar as tropas do Afeganistão e deixar o país às moscas para o Taliban dominar? Lembra quem quis fazer acordo com o baixinho atômico? Quem diz que vai interromper os recursos para a Ucrânia? Que vai sair da Otan?
Sequer acompanha o teor dos discursos de Trump, ou apenas se informa por correntes de zap?
Eu sei que a paixão política cega, mas o nível que agridem a realidade por causa dela é inacreditável.
O que estamos assistindo em várias partes do mundo, é resultado direto do isolacionismo promovido por Trump, que é impulsionado por todos os inimigos americanos, que enxergam vantagens na quebra do ordenamento mundial.
.
Trump abriu a porteira do caos global, ao questionar a posição dos EUA como “xerife do mundo”. Só isso, rsrsrsrs…
Quando Trump estava no poder Putin não ousou atacar a Ucrânia, Kim Jon Un parou com as ameaças(inclusive houve até um encontro diplomático, único presidente a fazer isso em muitas décadas) e terroristas não atacaram Israel.
O caos começou depois que o Biden assumiu, nenhuma desonestidade intelectual vai mudar isso. A realidade fala por si só.
________
EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Acabaram com o governo, com a ordem relativa, na Líbia e o caos tomou conta – resultado: a onda de imigrantes africanos para a Europa transbordou todos os limites. Destruíram o Iraque – resultado: deram as condições, aliás, criaram o ovo da serpente amadora ISIS e, claro, o caos na região. Agora a bola da vez é o Irã. Chega a ser deprimente ver pessoas com idade adulta aplaudindo isso tudo, pessoas delirantes que não veem que a realidade é bem distante dos filmes de Hollywood, que a realidade bruta é bem pior do q a mídia mainstream passa nas… Read more »
Sendo a teocracia iraniana o maior patrocinador do terrorismo no Oriente Médio a repulsa dos colegas a tão odioso regime é justificável
____
COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Israel estava esperando por isso para destruir o programa nuclear do Irã.
Basicamente é uma declaração de guerra, ficaram com raiva e perderam o controle porque seus terroristas do hamas foram praticamente dizimados.
Você vive numa bolha? Não faz um mês que Israel atacou uma embaixada iraniana, e ainda por cima em território sírio.
Em tese, isso é demais até mesmo para os padrões mais liberais em relação a causas de conflitos naquela região.
Se tem uma coisa que a teocracia iraniana não pode se queixar é do ataque à sua embaixada pois atacaram a embaixada israelense em Buenos Aires em 1992 e anos antes invadiu a embaixada dos Estados Unidos em Teerã
Ademais o morto era um general de uma organização terrorista e estava ali para planejar ataques a Israel sendo portanto um alvo legítimo.
Parece que o Irã já liberou uma declaração no Twitter dizendo que exerceu o direito de autodefesa e que, de acordo com eles o assunto está encerrado. Isso antes de qualquer impacto. Me parece um aviso em neon bem claro que estão desescalando. O Irã sempre vai querer guerrear através dos proxies.
Menos mal…
Os iranianos levaram tempo pra responder ao ataque a embaixada. Imagino que no fim houve pressão da ala mais radical mas também um calculo dos
iranianos se nao seria a hora de responder e ir pra uma guerra. E o governo iraniano provavelmente conversou com Moscou sobre a possibilidade de uma guerra aberta no Oriente Medio. Entao esse ataque iraniano foi calculado sabendo que a resposta americana e israelense seria dura.
Temo que nessa altura vai ser guerra total no Oriente Medio e a Russa não vai ficar de fora. Primeiros estágios de WW3.
quem das mais… petróleo, barril a $250 … ultima oportunidade …vai a $300 depois..rs
Árabes e Russos devem estar comemorando.
Os Drones, UAVs, já são protagonistas no campo de batalha nas guerras modernas. Não pode-se mais fugir dessa situação.
Só não acredite em tudo que lê na “mídia”. A realidade do ataque e suas consequências sempre serão diferentes do publicado. Em nenhum outro médio de comunicação existem os tais mísseis hipersônicos…..
Ok, agora apareceram por todo lugar. Só que algum universo foram todos abatidos, e em outros aparecem vídeos deles explodindo alguma coisa…. Enfim, hoje em dia e isso mesmo e vc acredita no que bem quiser.
____
COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
“Horas para chegar”… acho que esses drones estão sendo guiados por aqueles hyper caças Iranianos mostrados alguns anos atras…
E eu pensei que o pessoal da barbuda ia iria ficar só no bla bla bla.
Agora será que terá que efeito sobre a estrutura de Israel? Como será o revide? Agora sim ficou interessante.
Não foi a mídia israelense que divulgou isso e sim a mídia iraniana. E outra: 99% dos mísseis e drones disparados foi interceptada.
E ao contrário de Israel, que ataca “generais” pertencentes a uma organização terrorista (IRCG) a teocracia iraniana alveja crianças beduínas de 10 anos. E a imagem de mísseis e drones sendo interceptados com a Mesquita de Al Aqsa em primeiro plano certamente repercutirá muito mal no mundo muçulmano.
É desejo mútuo. Está tudo na doutrina e na profecias. Eles querem ter uma guerra definitiva, forçar profecias, destruir a mesquita de Jerusalém, sacrificar o bezerro vermelho, contruir o templo de salomão, “forçar a mão divina”. E se não der pra ganhar vão usar a “solução sansão” de auto destruição mútua.
Irã fez Israel se lembrar que vive num mundo bem grande.