ESPECIAL: Usando engenharia reversa, Irã lança versões atualizadas dos caças F-14 Tomcat e F-20 Tigershark

86

F-14NG e F-20NG da IRIAF - Arte: Antonis (rOEN911) Karidis - neoras753@gmail.com

O sonho de milhões de fanáticos de aviação será atendido. O Irã somou sua criatividade para contornar embargos e colocou em produção, em segredo, dois clássicos inesquecíveis: uma versão do Northrop F-20 Tigershark ao lado de uma versão ultra-atualizada do Grumman F-14 Tomcat. O Azarakhsh 1000 e o Manul 2000 entraram em fabricação e complementarão a frota de Sukhoi Su-30 e Su-35 adquiridos junto à United Aircraft Company, da Rússia

Por Aleksandr Antonov e Piotr Gogol

Teerã, 1º de abril de 2024. Estamos dentro de uma montanha na mais secreta unidade da Iran Aircraft Manufacturing Industrial Company (IAMI/HESA). Para chegar lá, assinamos ainda na capital Teerã um termo de confidencialidade que nos impede de citar o nome e o local da instalação para onde fomos levados. A engenheira Fairuza Farahani, encarregada dos dois programas, comentou:

— Infelizmente, temos muita gente que nos classifica como inimigos interessada nas nossas fábricas.

Em seguida, falou dos dois programas:

— Externamente, os dois caças são extremamente parecidos com seus parentes norte-americanos, mas a semelhança para por aí. Operamos os F-5E/F Tiger II e os F-14 Tomcat há mais de 40 anos. É tempo suficiente para avaliar os pontos fortes e fracos dos dois projetos. Em primeiro lugar, incorporamos uma grande quantidade de material composto, principalmente fibra de carbono, o que resultou em uma enorme economia de peso, e adicionamos controles eletrônicos para ampliar a capacidade de manobra dos dois caças, que agora contam com Fly by Wire (FBW) e Flight Control System (FCS). Também aumentamos a proporção da estrutura em titânio. A resistência das células ultrapassa 9G e pode atingir 12G.

O projeto que demandou mais esforço da equipe comandada por Fairuza foi o Azarakhsh 1000. De acordo com a engenheira, o projeto partiu da ideia de juntar um motor russo Klimov RD-93 à célula do F-5E.

— Sem falsa modéstia, somos, junto com os brasileiros, os maiores conhecedores da estrutura do F-5E, graças ao trabalho na versão HESA Saeqeh e a modernização Kowsar. Sabíamos do grande desempenho do Northrop F-20 Tigershark, equipado com o motor General Electric F404, e tivemos acesso ao projeto do avião via Inteligência. A turbina russa, desde o início, parecia ser a escolha mais adequada, apesar de ser um pouco maior e mais potente. Aliás, eu nunca entendi porque os engenheiros da FAB e da EMBRAER não partiram para uma solução semelhante com motores ocidentais.

Comparada à F404, a RD93 é 20 quilos mais pesada, tem 30 centímetros a mais de comprimento e 20 centímetros a mais de diâmetro. Em compensação, gera, praticamente, 1 mil quilos a mais de empuxo (9.300 kpf contra 8.030 kpf em pós-combustão).

— Tivemos de ampliar um pouco a parte dianteira da célula (cerca de 20 centímetros) para restabelecer o centro de gravidade, mas a maior contribuição para a estabilidade veio do FBW, desenvolvido com apoio da RAC-MiG — contou Faharani. — Adotamos um canhão de 23 mm de projeto russo que colocamos no ventre do caça em uma instalação que também serve como pilone, a exemplo do que era usado na versão JA-37 do Viggen.

O radar escolhido para o Azarakhsh 1000 é o Nanjing Research Institute of Electronics Technology (NRIET) KLJ 7A, o mesmo selecionado pelo Paquistão para o CAC/PAC JF-17 Block III, um AESA capaz de identificar 40 alvos a 180 km. O piloto está equipado com um Helmet Mounted Display e o cockpit possui dois displays. A HESA nacionalizará a aviônica. O avião está integrado a mísseis R-73, R-77 e uma ampla gama de armas guiadas para ataque terrestre, inclusive um Hellfire nacionalizado.

F-20NG e F-14NG da IRIAF – Arte: Antonis (rOEN911) Karidis – neoras753@gmail.com

Tomcat NG

Ao lado do Azarakhsh 1000, o Manul 2000 se impunha pelo tamanho. Na fábrica, um Grumman F-14A Tomcat passava por uma atualização, o que permitiu comparar o avião original com a nova versão desenvolvida pelo Irã. O acabamento em fibra de carbono e outros compostos deixou a superfície da fuselagem e das asas mais lisa, o que deve favorecer o fluxo aerodinâmico. Em lugar dos anêmicos e problemáticos motores Pratt & Whitney TF-30, o novo caça dispõe de dois Saturn AL-41F que são mais leves (1.604 contra 1.808 quilos), mais potentes (14.500 contra 11.900 quilos de empuxo) e menores (4,94 contra 6,14 metros de comprimento).

— Com o excesso de potência, precisamos converter parte da célula, que era em alumínio e aço, para titânio — contou Fairuza. — A mudança de motores, o uso de compostos e a nova estrutura resultou em uma economia de quase 1.000 quilos no peso da aeronave. A velocidade saltou de 2.4 para 2.7 mach e obtivemos ganhos expressivos em capacidade de subida e raio de curva. Em combate com o F-14 Tomcat, o Manul 2000 se sobressaiu em todas as arenas de combate.

Como citamos acima, outro aperfeiçoamento importante foi a substituição dos sistemas de controle tradicionais para um novo FCS e FBW totalmente digital projetado pela RAC-MiG. A resistência das células ultrapassa 9G e pode atingir 12G.

— Tom Cruise deveria conhecer o Manul 2000 — brincou Faharani. — Com o nosso avião ele talvez tivesse alguma chance contra um Sukhoi 57.

Radar AESA

Os iranianos deram um sopro de vida ao radar AN/APG-71. Uma antena AESA móvel, com um ângulo de varredura de 250°, e componentes digitais ampliaram o alcance do sistema para 250 km. O novo equipamento batizado de CIRO e é capaz de orientar mísseis Fakour 90 (cópia do Phoenix), R-37 e R-74 (russos). A tripulação agora dispõe de HMD e um painel com dois displays. Para completar o pacote, um IRST com 50 km de alcance.

O Fakour incorpora 40 anos de avanços tecnológicos. A eletrônica é atual e a antena de guiagem ativa emprega um radar AESA.

— É uma excelente alternativa aos modelos ocidentais, chineses e russos — contou Fairuza. — Ele é compatível com todos os sistemas de lançamento e o processo de integração é bastante amigável.

Fairuza

Engenheira Fairuza Farahani

A engenheira encarregada dos dois programas mais secretos da Força Aérea Iraniana se formou em Ciências Aeronáuticas pelo Instituto de Aviação de Moscou. Tem 45 anos e especialização em nível de mestrado e doutorado no Instituto Central de Aerohidrodinâmica (TsAGI) da Rússia. Ela é zoroastriana. Apesar de jovem, foi convidada para representar seu grupo religioso na Assembleia Consultiva Islâmica nas eleições de 1º de abril de 2022. A Constituição da República Islâmica exige que os povos do livro — cristãos, judeus e zoroastrianos — participem dos trabalhos legislativos.

— Declinei da oferta — contou Fairuza — minha paixão são os aviões e não a política.

Como última provocação, ela disse que Manul é uma espécie de gato selvagem que dificilmente pode ser domesticado.

— Tomcat é qualquer gato doméstico, vive nas ruas ou em casa. O Manul é indomável e representa o espírito persa. Temos mais de 4 mil anos de civilização e uma história rica. Pretendemos exportar o Azarakhsh 1000 e já temos clientes em perspectiva. No momento, dispomos de um grupo de caça equipado com ele e um esquadrão de Manul 2000. Pretendemos também dar um novo sopro de vida aos F-14. Vamos equipá-los com o CIRO, nova aviônica e o IRST. No futuro, vamos nacionalizar os motores RD93 e o AL-41. Prezamos nossa independência.

NOTA DOS EDITORES: para você que chegou ao final do texto, trata-se de uma tradicional brincadeira que fazemos todos os anos, notícia de 1º de abril, dia da mentira.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Coimbra

….3…2…1 para alguém comentar.. E o Brasil…bla bla bla kkkk 1° de abril é muito bom… No Poder Naval: Projeto secreto da Marinha do Brasil de um novo porta aviões sai do papel…

karl Bonfim

Esse é um dos melhores dia do fake news desse site, só o Xandão não ler essa notícia, aí vai ficar perfeito!
Kkkkkkkkkkkkk!

Last edited 7 meses atrás by karl Bonfim
Rodolfo

Off topic: Brasil assina carta de intenção de compra de 12 F35A Block 4 (com radar APG81, nao o 85 restrito aos EUA). Custo via FMS será 2,5 bi dolares, incluso manutenção e quantidade ainda nao especificada de AIM9/120. Entrega a partir de 2029.

Santamariense

Tá no mesmo nível das notícias da Trilogia neste q⁰ de abril…hehehehe

Luiz Guilherme

Temos que parabenizar a criatividade dos editores de até colocar nome em russo dos jornalistas.

RRN

Faltou assunto na redação. kkkk

Harpia

Solução genial, resultado impressionante!
O caminho escolhido pelo Irã foi o mais lógico e objetivo para uma nação isolada por sanções. Desenvolver do zero seria um sumidouro de dinheiro sem resultados garantidos.

Saldanha da Gama

1o. de abril

Moriah

Esse negócio de 1 de abril tá ficando sério kkkkk

Tallguiese

Acreditou né? Pior que a leitura prende a gente kkkkkk

Santamariense

1⁰ de abril…PA mantendo a tradição….😆

eufrazio

kkk. 1° de Abril!!!!

Rodrigo Maçolla

Putz 1º de Abril de Novo!! caras essa foi a melhor 🙂 Especialmente pela engenheira encarregada dos programas

Mcruel

Rapaaazz… eu acreditei até ler os comentários! Parabéns aos editores!

Heinz

Essa foto da engenheira foi pesado, peguei a referência! rs. Seria cômico se não fosse trágico.

GFC_RJ

Demais, demais!

Afonso Bebiano

Primeiro de abril!!!!!

Afonso Bebiano

Faltou apenas uma palavrinha sobre o desenvolvimento do Qaher-313, mas entendo que, nesse caso, o sigilo se impõe.

Tomcat

Hahaha! Boa! 😁

francisco

Como e que esses caras podem competir ou enfrentar os norte-americanos? copiando modelos ultrapassados.

Talisson

Kkkkk

Camargoer.

O governo brasileiro, em uma ação ousada e provocativa, assinou a compra de 36 caças F16 da Dinamarca, deixando o seu país vizinho, a Argentina, com as expectativas frustradas de renovar a sua frota.

Indagado sobre a decisão brasileira, o porta-voz do Planalto afirmou que “os aviões estão disponíveis para serem alugados pela Argentina ou qualquer outro país que tenha interesse”.

O presidente argentino parabenizou o Brasil, afirmando que o gesto brasileiro foi inspirado pelo seu programa narcocapitalista.

André Sávio Craveiro Bueno

Realmente, li algo sobre isso na Defense News, demos um olá nos argies. Dando corda… Rsss…

Camargoer.

Seria engraçado.. se não fosse um desastre.. riso

André Sávio Craveiro Bueno

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camargoer.

Mudando de assunto… eu acho que o Museu da TAM só vai sair na pŕoxima gestão. O Airton, atual prefeito de São Carlos, está muito doente e quem tocado a prefeitura é o secretário, que tem dado sinais que concorrer. Acho que ele não vai dar contar de campanha e tocar as coisas na prefeitura. Se não resolveu até agora, é improvável que consiga resolver nos próximos seis meses. Eu imagino que qualquer um que ganhe a eleição, vai consegur resolver esse problema, até porque tudo indica que o Newtão também vai sair candidato. Imagino que, caso ele ganhe, o… Read more »

Last edited 7 meses atrás by Camargoer.
Orivaldo

Essa eu quase cai. Visto o Histórico de Maquetes do Irã

Burgos

Aos editores;
Estão de Parabéns pelo “Criaçonismo”
1º de abril 🤣

Tomcat4,5

Assim se começam os trabalhos do Primeiro de Abril 😁🤪😜

Victor

olha, dos 3 artigos de primeiro de abril dos 3 sites, esse seria o mais provável de acontecer.

Rodolfo

O do site Naval corre risco de se tornar realidade.

Santamariense

Deus nos livre!!

Nilo

É como o segundo autor do artigo o Sr. Piotr, é puro “Gogo”l. Rsrsrsr

Neto

Primeiro de abril sensacional!

Paulo A. Ferreira

” Nada se cria , tudo se copia ”

E ainda dá para aperfeiçoar !

Fernando Vieira

Se ela não fosse criada por IA eu gostaria de conhecer a engenheira iraniana. Quem sabe oferecer a ela um asilo político aqui no Brasil onde ela poderá usar o Hijab se ela quiser.

Diego Lima

O pior 1⁰ de abril

Jhonatan

Estes foram os 5 minutos mais bem gasto do meu dia, a reunião que vou ter agora as 10h30 (falta 5 minutos) vai ser mais leve por causa desta matéria.

Gostei da parte “…Aliás, eu nunca entendi porque os engenheiros da FAB e da EMBRAER não partiram para uma solução semelhante com motores ocidentais”.

Se não fosse 1º de Abril, seria uma noticia e tanto.

André Sávio Craveiro Bueno

Compensou pela foto da “engenheira”.

Maurício.

F-20, “o sonho de consumo” de um dos editores da trilogia, ele sempre aparece em alguma matéria, de uma maneira ou de outra.😂

Victor

Queria que não fosse notícia de primeiro de abril essa… Já pensou que legal?

Max Wolf

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Denis

Ah, tá! Kkkk. E eu achando estranho: entrada em base secreta (puxa, o Irã querendo mostrar que não é do mal?), mulher em altos cargos (o Irã me surpreendeu agora!). Até aí eu engoli; sei lá, eles devem ter algum objetivo em mente, fazendo isso. Mas, que diálogos estranhos dessa cientista, parece que foram inventados. Espaço para outras religiões? Não, não pode ser. Rosto descoberto, e em pose de revista?! Essa matéria é fake, só pode; os editores comeram brocha. Vou olhar o que o pessoal diz nos comentários.

Não lembrei que era 1º de abril.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Mais primeiro de abril?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Uma engenheira zoroastriana visitando os aiatolás…. kkkkkkkkk

Talisson

Ainda bem que a matéria não foi sobre um segundo lote de Gripen. Aí já me daria uma tristeza kkkkk.
No Poder Naval colocaram o porta aviões e logo já saquei. Se viessem com algo sobre as FCT ficaria mais pesado

Andrigo

Pra matéria ter ficado perfeita, só faltou ter colocado a foto da Mia Khalifa como a engenheira!

Last edited 7 meses atrás by Andrigo
Jorge Cardoso

Apenas para corrigir um detalhe “bobo”:

April First News – Notícias do dia 1º de abril
April Fool’s Day News – Notícias do dia da mentira

Curiosidade:

Diz a lenda que o nome “dia dos tolos” vem quando da troca do calendário juliano para o gregoriano e a recusa de alguns em comemorar o ano novo em seu “novo dia” e continuaram a fazer no antigo, junto a Páscoa, e viraram os “bobos de abril”.

Tomcat

1⁰ de abril e F-20, a dupla perfeita!!!!!! Hehehehe.

Nilton L Junior

Excelente notícia rsrsrsrsrs

EDSON

Gostei mesmo foi da beleza da engenheira, masssss…..ditos 45 aninhos com rostinho de 18, enfim, até na beleza desta gata tem algo nebuloso

Eduardo Angelo Pasin

Kkkkk esse foi bem completo

Elintoor-_

Bem que o Brasil poderia fazer uma parceria com o Irã…
Nesse primeiro de Abril, rs

Last edited 7 meses atrás by Elintoor-_
Rick

Esse pimeiro de abril estava na cara no exato momento em que colocaram o nome da engenheira. Muito bom, muito bom mesmo.

Last edited 7 meses atrás by Rick
Emmanuel

Um cavaleiro não cai no mesmo golpe duas vezes.
Seya de Pégasus.

Regis

Sei que é 1 de abril mas, se o que aquele cara falou sobre os engenheiros da FAB e Embraer jamais terem desenvolvido um caça com os conhecimentos adquiridos em operação e manutenção por tantos anos for verdade, foi um tapa na nossa cara.

Rodrigo LD

Com toda a certeza haveriam interessados…e seriam também avaliados por uma comitiva argentina, caso já não tivessem comprado os F-16 dinamarqueses.

RRN

Para quem não conhece nada de aviação parece que o Irã redescobriu a roda.
São aviões totalmente obsoletos e claramente canibalizados que serviram de base para esses modelos.
São bons? Jamais. Porém para quem não tem nada qualquer coisa serve.

Santamariense

Caes…tu não leu os outros comentários???

Santamariense

Cara**

Caerthal

Sensacional. Parabéns!

Vendéen

Excelente peixe magnífico!!! lol

Na França houve isto, mas menos engraçado na minha opinião:
“CANADÁ ADERE AO PROGRAMA SCAF.”
Le Canada rejoint le programme SCAF.

“A MARINHA NACIONAL LANÇARÁ SEU PORTA-AVIÕES DE PROJEÇÃO ÁRTICA.”
La Marine Nationale va lancer son Porte-Aéronefs de Projection Arctique.

“ICAO VOTA O FIM DOS AVIÕES SANITÁRIOS A BORDO DE ALISLE ÚNICO.”
L’OACI vote la fin des sanitaires à bord des avions de lignes monocouloirs.

J-20

1º de abril bem feito kkkk
Mas não seria tão esquisito um Tomcat com motor de Sukhoi

Carlos

melhor post de primeiro de abril foi o harrier vindo pra MB… rs

Comte. Nogueira

1º de abril?