O voo marcante contou com a participação do Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), Esquadrão Pampa, atingiu, na manhã desta segunda-feira (18/03), um feito excepcional na Aviação Militar: 100 mil horas de voo em aeronaves F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB). Este marco é uma evidência do compromisso e da dedicação do efetivo do Esquadrão Pampa a serviço do Brasil.

O Esquadrão Pampa é uma Unidade de Caça que contribui com a manutenção da soberania do Espaço Aéreo brasileiro. Localizado na Base Aérea de Canoas (BACO), no estado do Rio Grande do Sul, o Esquadrão operou diversas aeronaves de caça ao longo de sua história, incluindo o atual F-5M, uma versão modernizada do caça F-5 Tiger II.

O voo histórico ocorreu com cinco aeronaves e contou com a presença do Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

No exato momento em que se completaram, em voo, as 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa, o Comandante do 1º/14º GAV, Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães, comunicou via rádio. “Neste momento, o Esquadrão Pampa atinge a notável marca de 100 mil horas voadas em aeronaves F-5. Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de todos, pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é. E que venham muitas mais horas voadas pelo 1º/14º GAV. À Caça! Pampa!”, declarou.

Após o pouso, os pilotos foram recebidos pelo Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues; pelo efetivo do Esquadrão Pampa; por familiares; pela Banda de Música da BACO e por admiradores da aviação.

Durante a recepção, o Major-Brigadeiro do Ar Dang expressou sua alegria. “Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Tenente-Coronel Aviador Navarro por ter me concedido a oportunidade ímpar de, após vinte cinco anos do meu último voo de F-5, retornar ao cockpit deste caça fantástico. Isto me trouxe uma oxigenação e um rejuvenescimento que, para mim, não tem preço. Ainda mais considerando essa situação especial, um feito histórico para o 1°/14° Grupo de Aviação, quando atingiu a marca expressiva de 100 mil horas de F-5, que deve ser dedicada a todos os integrantes desta Unidade Aérea, de ontem e de hoje, Oficiais, Graduados e Praças, os quais contribuíram para a consecução deste momento”, destacou.

Dando continuidade à programação comemorativa, o monumento das 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa foi inaugurado pelos Comandantes do V COMAR, da BACO e do 1º/14º GAV, marcando o momento na história da FAB.

Saiba mais

O F-5 tem uma trajetória rica no Esquadrão Pampa, desde sua chegada em 1976, demonstrando sua versatilidade e confiabilidade. Assim, tornou-se uma peça fundamental do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Com a modernização do projeto, o F-5M possui aviônicos, sistemas aero embarcados e armamentos que o capacitam a operar em cenários complexos.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Willber Rodrigues

Primeiramente, parabéns.

Segundo, qual a média de voo de F-5 que os outros países que tambem operam F-5 tem?

Camargoer.

Olá W. Pelo que lembro, os F5 da FAB estou com uma médias rem torno de 6 mil horas de vôo por aeronave. Fazendo um conta de padaria. 100 mil horas seria o equivalente a voar cerca de 16~18 aeronaves durantes todo o ciclo de vida. Considerando 200 horas de voo por ano, seria o equivalente a 500 ciclos de aeronaves por ano. Considerando que esquadrão tenha operado 15 aeronaves por ano, seriam 33 anos para operando o F5. Creio que o Pampa opera F5 ha mais tempo. Acho que dá para supor que esta maca de 100 mil horas… Read more »

Guacamole

Espero que quando os Gripens dominem o inventário da Força Aérea, esses aviões ainda sejam utilizados tanto para instrução quanto para ser agressor contra os Gripens.
Os EUA ainda o utilizam por ser muito manobravel e barato de manter. Tanto é que há alguns anos atrás, eles estavam recomprando F-5s de outras nações para esse fim.

Alexandre Galante

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Last edited 8 meses atrás by Alexandre Galante
Bueno

Desta tabela de 2022 , pelo que eu acompanho, tenho uma tabela que faço anotações , foram desativadas as células com as matriculas : FAB4873, FAB4845, FAB4806 , FAB4849. caso consigam algum dado complementar , pelo apanhado que faço, temos 26 F-5 operacionais 1 4858 Mananutenção parque 01/10/2023 2 4841 Mananutenção parque 01/10/2023 3 4812 4 4861 pronto para voo 01/10/2023 5 4875 visto na Tinia 2023 08/01/24 em Anapolis 6 4876 7 4877 Retorno voo 2023 – Canoas – RS – 05/11/23 8 4848 Retorno voo 2023 – Canoas – RS – 05/11/23 9 4847 visto na Tinia 2023  Canoas – RS… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Santamariense

Bueno, para colaborar com tua compilação: * No voo de comemoração das 100 mil horas, participaram o F-5FM 4810 e os F-5EM 4825, 4860, 4861 e 4877. * Excluí o 4806, pois ele já foi destinado para alienação e incluí o 4846, o 4864 e o 4867, vistos na Tinia 2023. *Organizei tua lista por número de matrícula e com algumas correções. Espero que não se importe. F-5FM: 1. 4807 – Pampa – visto na Tinia 2023 2. 4808 – Manutenção Parque 01/10/2023 3. 4810 – Pampa – voo comemorativo 100 mil horas 4. 4812 – 1° GAVCA F-5EM: 5.… Read more »

Bueno

TOP!!
Valeu!! Obrigado!!
Fiquei feliz d++

O 4856 esta no PAMPA SP? Estava previsto ser enviado ao MUSAL este ano

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Santamariense

Opa, de nada! Colaborando, um ajudando o outro, todos aprendemos.
O 4856 eu não sei onde está, mas estava operando ultimamente no Grupo de Caça. Acredito que já esteja em processo de desativação no PAM/SP. Esse precisa ser cuidado com todo o carinho, por todo seu peso histórico. O 4820 também deveria ser preservado no MUSAL ou na BASC, visto que foi o primeiro F-5E da FAB.

Bueno

Santamariense ,

Não vi comentários sobre os caças armados na Foto de abertura , 2 aeronaves armadas !! O Pessoal sempre reclama que os caças só aparecem desarmados.

Interessante que as 2 aeronaves armadas não participaram do voo, na filmagem da Reportagem consegui visualizar 8 caças nos hangares

https://www.youtube.com/watch?v=jHx_FJzsRiQ&ab_channel=RecordRS

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Santamariense

Pois é! Quando não estão armadas, reclamam. Quando aparecem armadas, ninguém fala nada.
Sim, as duas aeronaves armadas não participaram do voo. Haviam também ao menos outras 3 nos hangaretes, incluindo o 4834 e o 4844, além dos 5 que voaram. Dentro do Fichet haviam pelo menos outros 3 F-5 em manutenção. Dois deles não da para ver as matrículas, devido à qualidade da imagem, mas o outro é o 4862, que não havíamos colocado na lista, e assim, o número passa de 28 para 29.

Bueno

Santamariense , Especulações de entusiasta! rsrs   Se você estiver falando da foto do Sgt Mueller Marin usada por diversos canais deviso as 100 mil hoeas, que mostra 4 caças F5 em manutenção dentro Fichet, a foto é de 2022 , nela pode ser visto o 4825 em manutenção.     Os Numero estão próximos das que estão ativas e desativadas desta lista da FAB de MAR2022 .   Com 28 + e as possíveis  3 em manutenção no PAMPA temos 31 aeronaves em carga.   Teoricamente tem 31 ativas em carga / 12 Desativadas ,das 43 aeronaves da lista… Read more »

Bueno

Ops! Não foi o 4856 , o FAB4856 esta preservado no PAMPA -SP

em 2018 ocorreu incidente com 4807 FM e teve um sinistrado em 2018 no rio com outro FM , 2023 Incidente com Com 4824 FE

Bueno

do do RIO Em 2018 o acidente foi com 4811 também um F-5FM..
tenho que me atualizar KKK

Abraço!!

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Bueno

Considerando 100 Horas /Ano por aeronaves e um total 8 mil horas/ciclo de vida por aeronaves. Desta tabela de MAR 2022 Tinha teoricamente 43 Caças F-5 5 Aeronaves Com 4500 Horas voadas sendo 3 mil Horas restantes 12 Aeronaves Com 5400 Horas voadas sendo 1600 Horas restantes 12 Aeronaves Com 6600 Horas voadas sendo 1500 Horas restantes 14 Aeronaves Com 6600 Horas voadas sendo 900 Horas restantes Total 43 Aeronaves em Mar 2022   Subtrair ai 200 horas das h restantes MAR 2024 , e retirar 11 células aproximadamente que deram baixa , restam 32 células , sendo que 26… Read more »

Bueno

ops corrigindo, ultima linha, copiei e colei e não verifiquei. 14 Aeronaves entre 7000h ou mais Horas voadas sendo 900 Horas restantes, Dado interessante de algumas células que estão na marca da 7000 mil horas e em plena operacionalidade. 4860 – 7527h em MAR 2022, visto na Tinia 2023 – em Anápolis – 20/12/23 4861 – 7764h em MAR2022,pronto para voo 01/10/2023 visto no PAMA SP 4863 – 7700h em MAR 2022, visto na na Tinia 2023   4875 – 6882h em MAR 2022, visto na Tinia 2023 e visto em Anapolis 08/01/24 4877 – 6611h em MAR 2022 , visto em Canoas – 05/11/23 Temos uns 5… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Alexandre Galante

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Last edited 8 meses atrás by Alexandre Galante
Bueno

Maravilha!
Acho que passará de 2029 estas prováveis 14 aeronaves que estarão em operação.

Tem 17 aeronaves que estão abaixo de 6 mil horas voadas,

5 Aeronaves Com 4700 Horas voadas sendo 2800 mil Horas restantes
12 Aeronaves Com 5600 Horas voadas sendo 1400 Horas restantes

Se considerarmos as 100 horas/Ano temos no mínimo uns 14 anos de sobrevida para os F-5, é claro que não é só idade/horas disponíveis que conta.

Fernando "Nunão" De Martini

A questão principal não é apenas atingir a quantidade de horas remanescentes de cada célula, e sim a disposição de realizar as devidas manutenções mais longas e caras ao atingirem 600 e 1200 horas, desde que dentro do limite estabelecido para cada célula (o qual também pode ser estendido dependendo do caso).

Havendo necessidade (por exemplo, mais atrasos de entregas de Gripen confrontados a decisão por esticar mais tempo o emprego do F-5) e recursos, isso é feito. Se não, prosseguem a desativação conforme a célula chegar ao limite de horas para inspeção e reparos nível parque.

Bueno

Sim, verdade. Aprendi com vc Mestre Nunão!
Temos vários exemplos…

Jefferson Henrique

Eu sou a favor, de manter uma quantidade viável de F-5EM em algum esquadrão atuando como agressor. Acredito que o custeio seria pífio. Mas se não for o caso, eu me pergunto se a FAB já não foi sondada para a venda de alguns se não todos os seus exemplares, visto que são células modernizadas.

Willber Rodrigues

Os F-5M dão ainda muito caldo por aqui.
Sou a favor de enviar apenas o 1° e 2° F-5 pro museu ( lembrando que os 2 primeiros F-5 do mundo são nossos ) e manter o resto voando por mais 15 anos.

Bueno

15 anos acho difícil devido a motores/ peças de reposição /fadiga estrutural .

Conforme descrito no Plano de Desativação dos caças F-5 traçado pela FAB , deve manter em voo 20 aeronaves ate 2028 14 até 2029 , mas acredito que esta possível 14 em voo passara de 2029.

https://www.aereo.jor.br/2023/04/30/o-plano-de-desativacao-dos-cacas-northrop-f-5-da-forca-aerea-brasileira/

A Suíça aposentará seus F-5 , pode ser que consigam algumas peça para manter estes 14 ate 2032 a 2024

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Underground

Não vejo a coisa com os mesmos olhos que tantos. Se por um lado é louvável que mantenham a frota, mostra tão somente a obsolescência dos meios, cinquenta anos de uso.
É como se tivéssemos chegado no ano de 2020 operando Gloster Meteor.
Alguém dirá: os EUA mantém B52….
Os EUA mantém B52, mas mantém B1, B2 e agira terão B21. O mesmo vale oara o resto da Frota.

Bueno

OFF TOPIC mas falando de Operacionalidade da FAB.

Um KC390 FAB2857 parece que esta indo para a Antártida…
Será sua estreia operando lá, apos a baixa completa dos C130 ?

https://www.radarbox.com/multi/BRS61

e um KC390 FAB2858 nos EUA , perfil de voo que o que parece ser voo de demonstração.

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2858#345dd2ee

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Underground

O KC390 que está nos EUA opera em área de testes. Normalmente o local é alguado para essas missões. Tem todo tipo de teste por lá, desde missões do exército como da força aérea americana. Uns dois anos atrás um kc390 esteve por lá para validação de lançamentos de pallets.

Bueno

Bacana…

E este C130 da FAC Veio conhecer os novíssimos KC390 do esquadrão Gordo ?

https://www.flightradar24.com/FAC1005/346d2b8f

BK117

Caro Bueno, nós emprestamos a eles recentemente um sistema MAFFS-1, que foi instalado num C130 da FAC no Rio. Talvez tenha vindo para devolver.

Last edited 8 meses atrás by BK117
Bueno

Verdade, bem lembrado!!

Underground
Bueno

KC390 FAB2857  Ja retornado , não foi desta vez a estreia na Antártida…

Fernando Vieira

Antártica agora de avião só no fim do ano. Chegou o Equinócio de outono e eles não vão querer fazer o primeiro voo de um avião para o continente no inverno austral.

Bueno

Bacana, valeu pela Informação

Marcos

Não voaram tanto. Em comparação o GDA comemorou 65 mil horas de mirage III em 2004.

Santamariense

Pelo que você colocou, o período de tempo dos Mirage III foi de 32 anos (de 1972 a 2004):

65.000 / 32 = 2.031 horas/ano

Já o período de operação do F-5 no Pampa é de 48 anos (de 1976 até agora):

100.000 / 48 = 2.083 horas/ano

Além disso, tem que levar em consideração que entre final de 1990 e início de 1992, o Pampa voou com somente 4 a 5 aeronaves, das 26 ex-aggressors, visto que as restantes estavam passando por troca de longarinas no PAMA/SP.

Last edited 8 meses atrás by Santamariense
Marcos

Esses mirages do Catar não tem probe de revo?

Rinaldo Nery

Parabéns ao Pampa! É uma marca de respeito! Dang é Jambock. Fui veterano dele na AFA. A la chasse!

Maurício.

Mirage 2000. 😍

Maurício.

Na minha opinião, o melhor esquadrão de caça da FAB, e não é porque eu sou gaúcho não! Rsrsrs.

Renato

Agora fiquei boiando.. Porque logo o Mirage 2000 (excelente avião sem duvidas, mas já datado, projeto da década de 70) e não o Gripen E/F mais moderno e eficiente?

Rodrigo maçolla

100 mil “Já te atendo, Tchê!” Saudações e meus Parabéns !

Overandout

Passando finais de semana na beira da lagoa dos patos tive a oportunidade de presenciar algumas vezes o Pampa performando diversas manobras durante treinamentos, inclusive “””contra””” o Mirage. Certamente alimentou meu sonho de ser piloto durante a infancia, parabens Pampa!

Dagor Dagorath

Se minha memória não falha, a Indonésia pensou em adquirir esses Mirage 2000 do Qatar, mas desistiram porque estavam custando quase o preço de um avião novo.

Fernando "Nunão" De Martini

Cerca de 800 milhões de dólares por 12 aviões, ou aproximadamente 67 milhões por unidade.

Marcelo Tatsch

Vai querer dar uma Jaca para os pilotos de F-5? Olha que o melhor lugar de uma Jaca é fotografada na mira de um Tiger!!!

Last edited 8 meses atrás by Marcelo Tatsch
Maurício.

O Mica teoricamente tem um alcance maior que o Derby, fora o melhor radar do Mirage, o Mirage só vai chegar perto do F-5 se assim o piloto do Mirage querer…

Fernando Vieira

Será que os pilotos franceses queriam que os F-5 da FAB chegassem perto deles quando foram todos “abatidos” por uma manobra dos brasileiros que escondeu o F-5 do radar deles?

Fernando "Nunão" De Martini

Ainda que isso não mude o argumento ou raciocínio, a manobra mencionada foi feita pelos jaguares do 1ºGDA, voando Mirage III num exercício contra os caças Mirage 2000 franceses.

Marcelo Tatsch

Me lembro até hoje na época que chegou o lote agressor do Pampa. Eu morava em Santa Maria e ia às vezes ao aeroporto local em Camobi. Na época que chegavam os Bandecos e Brasílias da Rio Sul, geralmente no meio da tarde apareciam aqueles F-5 com aquelas pinturas maravilhosas ex-agressor. Pousavam, ficavam um tempo e retornavam para Canoas. Eram bons tempos, tempos dos xavantes, dos sapões e dos regentes camuflados. Dos F-5 do Pampa, dos F-5 de Santa Cruz que às vezes viam em grupo fazer missões em Saicã. Dos Búfalos que raramente apareciam, dos Hércules e Avros que… Read more »

Santamariense

Lembro muito dessa época, também. Lembro também das visitas dos Mirage III, que as vezes ficavam uma ou duas semanas operando por aqui. Normalmente vinham 4 aeronaves. Lembro bem de 1982, quando da guerra no Atlântico Sul, quando os Mirage vieram de forma mais rotineira que o normal. Bons tempos, quando a aviação de combate da FAB voava muito!!

Marcelo Tatsch

Se voava muito mesmo. Era xavante decolando e pousando o dia inteiro. Na época que os pilofs eram pelo lado do bairro Camobi. Com a chegada dos A-1 começaram a fazer pilof virando para a localidade de Pains.

Last edited 8 meses atrás by Marcelo Tatsch
Santamariense

Exatamente!

rommelqe

Prezado Marcelo: Voce deve conhecer o Adalberto, certo? De vez em quando, nas decadas de 70 e 80, ia a Canoas (na CoEmSa) e tinha o prazer de ver os F5. Maravilha tchê!