RAMSTEIN, Alemanha – Pela primeira vez como Aliados da OTAN, jatos de combate F-35 dinamarqueses e JAS 39 Gripen suecos realizaram exercícios de treinamento de combate aéreo no espaço aéreo dinamarquês e ao redor dele, nos dias 11 e 13 de março.

Utilizar as capacidades um do outro não só proporciona um grande valor de treinamento para nosso pessoal, mas também é uma prova visível da ambição de ser capaz de operar efetivamente juntos.

As missões de treinamento destacaram a estreita cooperação militar entre as forças aéreas dinamarquesa e sueca e também demonstraram esforços para integrar e interagir diferentes gerações de caças nos países nórdicos. Os exercícios foram principalmente conduzidos em áreas de treinamento separadas sobre as águas do Kattegat. Eles consistiram em manobras de caça um-a-um e voos coordenados de F-35 dinamarqueses da Ala de Caças de Skrydstrup e dois JAS 39 Gripen da ‘Blekinge Flygflottilj’ em Ronneby, perto de Karlskrona, no sul da Suécia.

A cooperação é baseada em um interesse mútuo das duas nações através do estreito Øresund em fazer uso da experiência e competências para fortalecer o poder de guerra aérea combinado. “Sendo vizinhos e aliados próximos, utilizar as capacidades um do outro não só proporciona um grande valor de treinamento para pilotos e pessoal, mas também é uma prova visível da ambição de ser capaz de operar efetivamente juntos”, diz o Major General da Força Aérea Jan Dam. Os exercícios de treinamento envolvendo o JAS 39 produzido pela Suécia e o F-35 produzido pelos Estados Unidos sublinham a necessidade de garantir que as frotas de aeronaves de combate existentes e novas possam cooperar e interagir no campo de batalha moderno.

“O Gripen e o F-35 pertencem a duas gerações diferentes de aeronaves de combate e, portanto, têm características diferentes para poder contribuir no campo de batalha. Como uma aeronave de combate de 5ª geração, o F-35 tem uma capacidade especial de coletar e processar grandes quantidades de dados, que posteriormente pode compartilhar com outros aliados e atores”, explica o Tenente-Coronel Casper Børge Nielsen, chefe do Departamento de Voo de Combate do Comando Aéreo.

Ele continuou dizendo que a integração entre o F-35 e o Gripen aumenta as capacidades operacionais combinadas, porque o F-35 é capaz de gerar e compartilhar uma imagem situacional sem precedentes, da qual o Gripen também pode se beneficiar. Inversamente, o Gripen representa uma aeronave de caça avançada que traz poder de fogo adicional à luta. Isso beneficiará tanto as aeronaves de caça de quinta quanto de quarta geração e, em uma perspectiva mais ampla, dará às forças terrestres e navais a oportunidade de operar de forma mais livre e eficiente.

“Realizar esse tipo de voo de exercício com outro tipo de aeronave proporciona desafios e experiências diferentes do que quando normalmente praticado contra nossas próprias unidades”, disse o Tenente-Coronel Erik Almquist, Comandante do Esquadrão de Caça 172 da Força Aérea Sueca. “A cooperação com os pilotos dinamarqueses foi muito fácil e descomplicada. O maior desafio foi se deveríamos falar inglês ou dinamarquês/sueco ao telefone durante o briefing e debriefing”, disse ele, acrescentando que no ar, as comunicações via rádio são, claro, feitas em inglês. “Os exercícios desta semana foram o começo de uma cooperação aumentada onde a proximidade com as divisões em Skrydstrup e a simplicidade da cooperação fornecem boas condições para desenvolvermos e fortalecermos nossa capacidade de lutar juntos como uma ‘Força Aérea Nórdica'”, ele concluiu.

“Encontramos nossos colegas suecos no espaço aéreo dinamarquês para voar Manobras Básicas de Combate (BFM), também conhecidas como treinamento de combate aéreo 1 contra 1″, diz TRI, um dos pilotos de F-35 dinamarqueses da Ala de Caças de Skrydstrup no Sul da Jutlândia. Ele acrescentou que isso cria requisitos e desafios diferentes quando treinando contra um adversário desconhecido. “Na maioria das vezes, voamos BFM contra nossos próprios pilotos de F-35. O Gripen e os pilotos suecos voam de maneira diferente, então uma partida 1 contra 1 contra eles é um desafio profissional. Conseguimos testar elementos de nossas próprias táticas que normalmente não fazemos. É incrível! E claro, é ótimo encontrar os suecos na Dinamarca”, TRI concluiu.

No outono de 2023, a Dinamarca recebeu os primeiros quatro aviões de combate F-35 em solo dinamarquês, enquanto seis aeronaves ainda estão localizadas nos EUA para voos de treinamento. No total, a Dinamarca investiu em 27 aeronaves de combate F-35, das quais as 17 restantes estão planejadas para ser entregues nos próximos anos.

FONTE: NATO/OTAN

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Marcelo M

Sejamos francos. A única vantagem do Gripen deve estar na disponibilidade e no custo de operação.

Heinz

O radar do Gripen também é excelente, e sua guerra eletrônica.

Matheus R

Os radares dos novos Eurofighters espanhóis são bem superiores ao Raven do Gripen. A Saab deveria correr atrás disso.

Carlos Campos

já entrou em serviço o novo radar?

Rodolfo

Tem 2 AESA em desenvolvimento pro Eurofighter. O Britanico é feito pela Leonardo e é uma evolução do radar do Gripen E, que também é produzido pela Leonardo. O que vai equipar os alemaes e espanhois é uma evolução do AESA que equipa os Europhighters do Catar.
A versao britanica com certeza sera superior ao RAVEN, com suite de guerra eletronica mais avançada.

Renato

E supostamente a maior independência de operação (para a Suécia).

Last edited 8 meses atrás by Renato
Alecs

Concordo com relação ao Gripen C/D MS20. Já a versão E não fica devendo em nada, exceto furtividade da célula.

737-800RJ

Vantagem em relação aos outros caças de sua geração ou aos da quinta?

Porque se for em relação à geração 4++, é o que possui o menor RCS. E isso é uma vantagem ENORME no combate BVR.

DSC

“Porque se for em relação à geração 4++, é o que possui o menor RCS.” Fonte(s)? 🙂 Com base em todos os dados e informações até hoje revelados e disponíveis ao público, o caça 4++ com menor RCS deverá ser o KF-21. O KF-21 tem design, forma e silhueta extremamente semelhantes às do F-22 (que como todos sabemos é um caça com RCS muito baixo; mais baixo que -40 dBSM/0.0001 m² nos seus ângulos mais furtivos contra a banda X). Mas comparando apenas caças operacionais, o caça de caça 4++ com a distinção de ter o menor RCS deverá ser… Read more »

Last edited 8 meses atrás by DSC
Henrique

existe vantagem melhor que essa?

ou vc acha que existe orçamento pra ficar fazendo missões do dia a dia com caça que custa mais de 40.000,00 dólares a hora?

Underground

Mas e se o custo dos futuros caças for de US$ 40 k a hora de voo?
O custo de hora de voo de um P47 era menor que o do Meteor, que era menor que do F-5.

Henrique

ai vc vai ter que começar a passar a faca em alguma coisa do orçamento pra baixar custo (corta estado e redirecionar pra FA)

ou vc vai mandar o projeto pra lixeira e vai ter que arrumar outra coisa pra voar no lugar e achar algum mix que consiga entregar algum custo/beneficio

Maurício.

“A única vantagem do Gripen deve estar na disponibilidade e no custo de operação.”

O Gripen também pode operar com chuva e raios…rsrsrs.

DSC

O F-35 também.

Pet

A maioria dos sensores do Gripen NG são de 5° Geração, apresentam a mesma consciência situacional, além de possuir o melhor Data Link do mundo, a diferença é a capacidade (stealth) do F-35. 👍

DSC

É verdade que o Gripen E/F tem sensores no estado da arte, e algum do hardware desses sensores é ligeiramente mais moderno que os equivalentes no F-35 Block 3F (devido ao facto do Gripen E/F ter sido desenvolvido um pouco mais recentemente). Mas essa crença que muitos tem de que o RCS furtivo do F-35 é a única diferença e vantagem deste sobre o Gripen E/F é falsa, está errada. O Gripen E/F não tem a Closed Loop Fusion do F-35, não tem um HMD como o do F-35, mas sim um mais simples, equivalente ao JHMCS II, não tem… Read more »

Last edited 8 meses atrás by DSC
Afonso

O que você considera desempenho de voo? A fama do F-35 (diferente do F-22) é de não ser um caça manobrável e ágil (não estou questionando seu desempenho em combate, dado que é eficaz para BVR).

Em contrapartida, o Gripen foi desenvolvido para combate no leste europeu, feito para ser eficiente contra aeronaves de origem soviéticas, conhecidas pela alta manobrabilidade. Creio que ele possua um desempenho de voo bem superior em relação ao F-35 (que de fato é superior em outros quesitos, como mencionado por ti).

Jadson S. Cabral

Não adianta. Os caras relembre acham que o Gripen possui a mesma capacidade do jato mais caro e mais moderno no mundo. É muita falta de noção.
Sim, entre os 4++ o Gripen está entre os melhores, não faz feio e é com certeza o melhor que podíamos adquirir. Mas daí a dizer que a única diferença para o F-35 é não ser stealth… é desconhecer as duas aeronaves. Só o capacete do F-35 é de uma complexidade absurda e custa 400 mil dólares

Jadson S. Cabral

Menos tbm. Não é assim. O F-35 tem 5 câmeras infravermelhas espalhadas pela aeronave que projetam uma imagem diretamente no olho do piloto fazendo com que ele enxergue através da aeronave, com um capacete que custa 400 mil dólares. É o capacete mais caro e avançado do mundo. Isso para não falar no sentir térmico multifacetado que ele possui logo abaixo do “nariz” que está um nível acima do IRST que possuímos, e em uma série de capacidades e tecnologias que a aeronave possui e não sabemos. Sobre melhor data link do mundo… o F-35 tbm tem.

Groosp

Isso são boas características.

Akauã

belas fotos!

Alecs

Excelentes fotos! Acredito que, em algum momento, a Suécia comprará caças F-35. Ao contrário do que muitos pensam não será para aposentar os Gripens E. Estes devem operar junto ao F-35 até a Suécia desenvolver seu caça de 6ª geração, que pode ser sozinha ou com outros parceiros e F-35 será um tampão até desenvolverem seu próprio. Não serão muitos, uns 30, 35 como a Alemanha, pois os suecos nunca vão abrir mão de sua indústria militar independente.

Bueno

Acredito mais que eles desenvolverão um 5ºG com algum outro pais , capacidade tecnológica eles tem , mais que Coreia do Sul e Turquia , se o Brasil tive disposição Politica poderia participar de um eventual 5ºG SAAB

Rodolfo

Pode ser que agora como membro da OTAN, a Suécia decida que seja mais em conta comprar o F35 daqui uma década e a SAAB se concentrar no programa de aeronave autônoma tipo loyal wingman.

comment image

Carlos Campos

Eles poderiam comprar F35 só com o motor e ir recheando com o que quiserem, sistema EW SAAB, radar SAAB, sensor SAAB e etc

Bueno

sim, penso isto também, porem eles tem uma excelente oportunidade de produzir um 5ºG com custo competitivo para atender forças aérea como Brasil ,India , América Latina etc, oportunidade de um salto tecnológico na sua industria aeronáutica , ou ve acabar o seu parque tecnológico ate o fim da vida útil do Gripen.

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Bueno

Fazer igual Israel? Comprar a carcaça e motor e rechear com suas tecnologias, sim , mas acho que o custo seria muito alto , por ter um F35 Personalizado sem comunalidade com os demais F35

.

Rodolfo

Improvável que qualquer outro país fosse autorizado a fazer essas modificações. Mesmo Israel não teve acesso ao software da aeronave e teve que usar um “app” especial que roda em cima do software do F35 (a IAF descreve similar a um app no iphone), suas armas e sensores domesticos na verdade estão integradas a esse app e nao diretamente no software do F35.

Alecs

Pode ser, mas acho que eles devem pular para a 6ª geração.

Jadson S. Cabral

Eles não tem tecnologia para desenvolver um 5 geração… vai pular para a 6??? Você sabe dizer quais seriam as características de um caça de 6 geração? Porque ninguém as definiu ainda.

Vinicius Soares

Suécia não tem mais capacidade tecnológica que a Coreia do Sul. Acho que vc não acompanha a economia mundial e a sua cadeia produtiva.

Bueno

Você esta falando de economia ou domínio tecnológico, Know-how completo para a fabricação de caça?

Sugiro você saborear a leitura desta maravilhosa trilogia publicada aqui, Do J 21R ao JAS 39, os caças a jato da Saab

https://www.aereo.jor.br/2022/12/19/do-j-21r-ao-jas-39-os-cacas-a-jato-da-saab-primeira-parte/

https://www.aereo.jor.br/2023/01/02/do-j-21r-ao-jas-39-os-cacas-a-jato-da-saab-j-35-draken/

https://www.aereo.jor.br/2023/01/07/do-j-21r-ao-jas-39-gripen-os-cacas-a-jato-da-saab-j-37-viggen/

Last edited 8 meses atrás by Bueno
Rodolfo

A Coreia do Sul contou com transferência de tecnologia pro Boramae como contrapartida a aquisição do F35. A Lockheed repassou 14 tecnologias e como se ve pelo desenho da aeronave parece um filho do F22 e F35. A grande vantagem da Coreia do Sul é a independência de semicondutores do exterior. Mas a Suécia é bem avançada no setor de tecnologia, mesmo que dependam de chips produzidos na Ásia.

Jadson S. Cabral

Nem a Suécia e nem a Coreia do Sul possuem conhecimento para desenvolver tecnologia stealth

Alecs

Há um comentário meu retido sem razão, pois é pertinente à matéria. Não imagino porque ficou retido. Algum editor pode me explicar, por gentileza?

RESPOSTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO RETIDO INDEVIDAMENTE PELO FILTRO ELETRÔNICO JÁ FOI LIBERADO.

Monarquista

Está acontecendo com todo mundo. Deve ser mais culpa do ser culpa do servidor que dos editores

Alecs

Sim, acredito que algum termo que usei.

Alecs

Obrigado!

TJLopes

No dogfight o Gripen humilha o F-35, no resto, bem, não se pode ganhar sempre.

Carlos Campos

se for o F35A aí não tenho certeza, os dois fazem ótimas curvas

DSC

Se comparar um Gripen C/E limpo sem penduricalhos nenhuns e com apenas 50% de combustível interno contra, por exemplo, um F-35A cheio de combustível e com 2 AIM-120D, 2 AIM-9X e 2 GBU-31 logo depois de decolar para uma surtida, aí sim, o Gripen C/E não só humilha, como est*pra o F-35 em todos os regimes de voo, menos o de baixa velocidade e elevado AoA. Mas é só em situações/comparações sem sentido, injustas e irrealistas desse tipo assim que o Gripen C/E (e qualquer outro caça 4++) vai humilhar o F-35 no dogfight. Sejamos agora um pouco mais realistas… Read more »

Last edited 8 meses atrás by DSC
Rodolfo

Nao sei se isso é verdade, o capacete do F35 está em outro nível e conta com realidade aumentada. O piloto pode literalmente mirar e disparar um missil olhando através da fuselagem do F35. E nao existe caça que consiga ganhar da manobrabilidade de um missil ar-ar como o AIM9X BIII.

Santamariense

Essa capacidade de “ver” através da fuselagem existe, e faz parte do sistema que engloba sensores e câmeras dispostos ao redor da fuselagem e integrados ao capacete HMDS Gen III, fabricado pela Collins Aerospace.

Rodolfo

Sim, isso é pelo capacete da Collins que custa 400 mil dolares cada. O do Gripen E nacional tem tecnologia da Elbit mas nao esta no mesmo nivel. O unico que tem capacidade similar é o Striker II da BAE que vai ser usado no CGAP de 6a geração.

Jadson S. Cabral

Se uma aeronave se aproximar o suficiente de um F-35 para um dogfight deu tudo errado, meu amigo. Aí para que serve ser stealth e tem tanto sensor integrado a aeronave, com radar que consideram ser o melhor da atualidade…
A ideia do F-35 é abater o inimigo antes mesmo que ele consiga o travar no alvo. Essa pelo menos é a ideia. Se não for bem assim, não vale a pena gastar tanto numa aeronave tão sofisticada cujas únicas justificativas são exatamente essas

Lewandowski

A limpeza e fluidez do F-35 frente ao Gripen é espetacular. Na segunda foto da matería – vista inferior – é mais notório. Que evolução. A engenharia norte americana é diferenciada.

Carlos Campos

pra mim só mostra o desenho furtivo, cheio de apendices para evitar ao máximo angulos retos e esconder dos radares a baia de armass

Jadson S. Cabral

Que é exatamente o que o amigo disse

Abimael

Colocar Gripen numa foto com um F35 é sacanagem. É uma diferença gritante, já no visual.
Parece aquele filme “The final countdown” de 1980, os F14 contra os Zero japoneses rsrsrs

Lyw

Um detalhe, os Gripen que aparecem na foto me parecem ser o modelo “C”. Ou seja, não eram os Gripen mais modernos em combate.

Fernando "Nunão" De Martini

Não parecem.
São.
A Força Aérea Sueca só tem Gripen C/D em serviço nos esquadrões operacionais. Só é previsto para o ano que vem o início da operação de Gripen E na ala F7.

Jorgemateus77

Dinamarqueses invejando os suecos por causa da custo-operacionalidade…. vergonha para Copenhague

Last edited 8 meses atrás by Jorgemateus77
Bispo

Vamos supor … Russia X OTAN

Russos detectam um grande agrupamento de aeronaves.

Se explodissem N ogivas nuclear táticas há X mil metros de altura(uma espécie de bateria antiaérea anabolizada)…detonaria os aviões(não necessariamente destruir , mais torná-los inoperantes) ??

Rodolfo

Aeronaves de combate modernas tem resistência a pulso eletromagnético (assim como raios – faraday cage).

Rodolfo

An EMP would probably have minimal to no impact on a commercial aircraft; if an F-22 was impacted in the slightest I’d be shocked. There are 2 simple reasons for this. Aircraft are more or less lightning proof. The same thing that protects them from lightning negates the impact of an EMP. Essentially, aircraft function as faraday cages; this means all EM charges are carried around the aircraft on the outside of its metal skin. The inside of the aircraft remains unaffected because of the EM properties of a faraday cage. The parts of the surface that aren’t metal have… Read more »

Rodolfo

O ATLAS -I era um local de testes da USAF justamente para testar resistência das suas aeronaves a pulso eletromagnético (fechou com o fim da guerra fria e foi substituido por simulacoes por computador).

https://en.wikipedia.org/wiki/ATLAS-I

Henrique

incrível como a única coisa que existe no arsenal russo é arma nuclear kkkkk

Rússia seria o cara que tomaria uma facada no treinamento la do Starship Troopers


e ainda seria ineficaz ja que como foi explicado n outro comentário que o avião tem proteção contra os efeitos da explosão nuclear kkkk

Bispo

Sei … até ontem tanques de guerra, independente da nacionalidade eram “the boss”.

Face a Rússia a ter as “nucle” … se eu tenho uma .45 e você vem com um bando armados com ripas …rs … usarei as ripas para marcar os túmulos ..rs

Last edited 8 meses atrás by Bispo
Santamariense

Acontece que entre o bando com as ripas, tem ao menos 3 deles que também tem uma .45 …

Henrique

implicando que tua .45 ta carregada, vc sabe usar, fez a manutenção dela, comprou munição correta pra arma…

o que não parece ser o caso aqui ja que vc ameaça todo mundo com sua .45 todo dia, mas ninguém nunca ouviu um único disparo dela ou um simples tiro seco

parece que alguém vai levar umas ripas

—-
Sei … até ontem tanques de guerra, independente da nacionalidade eram “the boss”.

pois é ne.. quem ta na vanguarda, dica não é a Rússia

Monarquista

Ah, que fotos maravilhosas! Obrigado aos editores por nos presentear com novos wallpapers pro meu dekstop!

E, apesar de tudo, sou apaixonado por eurocanards (menos o Eurofighter, feio que dó).

Rafales e Gripens são colírios para os olhos.

Last edited 8 meses atrás by Monarquista
Alecs

Concordo contigo. Apesar de ser eurocanard como o Rafale e o Gripen as entradas de ar do Eurofighter deixam ele bem feioso.

KKce

Coisa linda esses dois.

Reip

O segredo pra OTAN vencer essa guerra é desenvolver caças dragões que corram na terra, voem no ar e mergulhem na água usando a camuflagem e a invisibilidade militar. Que usem mísseis subatmicos, só assim a Rússia e china serão freiadas e destruídas de vez. Isso que a otan deve buscar.

Santamariense

???

Emmanuel

A FAB num amanhã não tão distante…
Ops..acordei.

Henrique

a parte do Gripen ja é realidade… falta os outros 35 plot twist no “House of Cards Br” ai pro Lightning kkkkk

Emmanuel

kkkkkkkkkkkkkk
House of Cards BR faria muito mais sucesso. Os gringos iriam ver, de verdade, o que é jogo de poder.

Se a FAB tivesse 60 Gripen e 20 F-35, para mim, já seria suficiente.

Fábio

Um fusca do lado de uma Ferrari.

carvalho2008

problema da ferrari…como na guerra é que que tem quebra mola….

Rodrigo LD

Quem produz seu próprio caça, a Suécia com o Gripen, não precisa comprar F-35 de prateleira dos americanos. Simples assim.