O Gripen na Red Flag
Enquanto os F-5EM da FAB atuaram na defesa aérea, os Gripen da Força Aérea Sueca cumpriram missões de ataque na Red Flag. Na foto, o jato aparece equipado com bombas guiadas a laser GBU-12 e um pod designador Recce Lite.
Enquanto os F-5EM da FAB atuaram na defesa aérea, os Gripen da Força Aérea Sueca cumpriram missões de ataque na Red Flag. Na foto, o jato aparece equipado com bombas guiadas a laser GBU-12 e um pod designador Recce Lite.
Por causa de uma certa arrogância dos suecos, em não levar sobressalentes em numero adequado, o nível de disponibilidade dos Gripen foi péssimo. Muito, mas muito abaixo dos F5M da FAB, que fez o dever de casa direitinho e obteve um índice excelente.
As condições em Nellis são extremamente agressivas para aeronaves high tech e quando dava pau na aeronave, não tinha sobressalente para repor.
Ou seja, o avião é bom, mas o operador pisou no tomate feio.
O fator humano ainda continua sendo o grande diferencial da FAB. Essa aeronave de caça é ideal para o Brasil. Monomotor, bom radar, faz pouso e decolagem em rodovias garantindo a dispersão, é o mais rentável a longo prazo dos finalistas ao FX 2 e tem do governo sueco uma “garantia” de parceria em projeto futuro de caça de quinta geração. Tem na autonomia o seu calcanhar de aquiles mas, nada que não se resolva com aviões reabastecedores, coisa que a Embraer pode muito bem suprir. A África do Sul ainda é digamos “novata” nesse tipo de aeronave, e o… Read more »
“The Gripen fleet flew 95% of its planned sorties during the Red Flag Nellis exercise, says detachment head Lt Col Lars Helmrich. “The Swedish air force has a proven, expeditionary capability,” he says.”
95% !!
http://www.flightglobal.com/articles/2008/10/07/316841/nato-exercises-test-gripen-credentials.html
Caro Virtual XI,o Gripen ofertado ao Brasil é a versão NG, onde teve um re-projeto com alteração no posicionamento do trem principal onde se obteve um acrescimo de 40% em volume de combustivel fazendo que o mesmo passe a ter um alcance igual ou superior aos outros ofertados, esta informação que o alcance é o seu calcanhar de aquiles é noticia antiga e não mais verdadeira, sendo um dos unicos problemas destes caças é a impossibilidade de transferencia de tecnologias de uma grande parte de seus componentes pois os mesmos são de outros paises, como exemplo o seu radar aesa(Thales… Read more »
Eu acho que o pessoal tem que ler primeiro antes de falar isso ou aquilo de um caça. Muito boa explicação C.Queiroz e Mythbuster.
Para esclarcer, esse Gripen que participou do Red Flag não é o NG, que é um dos finalistas do F-X2?
O NG ainda é um protótipo!
Só para esclarecer até o SU-35 BM pousa em estradas alias pousa até em pista re rali.
O Gripen é uma excelente plataforma porem para países de dimensões menores para um país de dimensões continentais como o nosso o melhor vetor seria o SU-35 BM como o mesmo não esta nesta fase por motivos políticos Fico com o F-18 tem uma plataforma confiável, boa eletrônica e um alcance médio e nenhum dos três vão transferir tecnologia de ponta que precisamos então fico com o F-18 mesmo.
Obrigado pela informação, welington.
Sds.
Sds. André ele é um otimo vetor mas para nosso país seria melhor um caça com maior alcanse, devido as poucas unidades que vamos posuir.
Um bom dia a todos.
Mesmo com a capacidade maior de combustível da versão NG, o que lhe proporcionaria um maior alcance? De fato, nosso país é continental, não pode ser comparada à Suécia, mas, ainda assim, com essa melhora de autonomia ele não estaria no páreo, em igualdade de condições com o Super Hornet e o Rafale, ao menos nesse quesito?
As maiores críticas que ouço com relação a esse avião tem a ver com fato dele só possuir um motor.
Sds.
Sim ele está no pareo poem ele é monomotor e isso num combate tambem pesa.
Porem
Srs. não entendi, tem afirmações para todos os gostos !
afinal o Gripen foi bem ou mau no RED-FLAG 2008 – Nellis?
alguem pode me dar uma informação segura?
obrigado
Kaleu
MAU MAU
Segundo infos de pilotos e mecanicos da FAB, foi o que relatei anteriormente.
Se saiu uma materia dizendo 95% de disponibilidade, ótimo, mas não foi isso o que aconteceu. Os relatos foram de que o pessoal da USAF estava era puto com a INDISPOINIBILIDADE do Gripen por culpa dos suecos e não do avião.
Acreditem em quem quiserem! rsrsrsrsrsrsrs
Eu prefiro as minhas fontes. Eu as conheço, já estas do link postado ……….!
rsrsrsrsrsrsrsrsr
Mais um ponto para a FAB, que estava lá observando tudo, até como esta aeronave se saia em uma situação de estresse. Disponibilidade é tudo que se espera de uma aeronave seja ela operada por suecos ou sul africanos ou iranianos. Ainda acho que o Gripen é a última das trâs opções para FX2. Se for adquirir uma aeronave que seja da fonte não um F414G da Volvo Aero fabricado sob licença da GE. Eu ainda acho que a FAB deveria negociar F15E usados e modernizá-los. Aprenderia mais e mais rápido.
O Brasil até poderia manter o projeto de modernização dos “F-5M”, mas poderiamos vender os “Mirage F-2000” e comprar logo os “Saab Gripen NG” ou os “Dassault Rafale”, pois precisamos de caças de alta tecnologia também. Agora comprar os “Boing F-18” será que não iria ser uma fria? Pois sabemos que estes aviões são um pouco mais velhos, um pouco mais lentos que os “Gripen NG” e os “Rafale”, mas ainda porém, e se os Americanos não transferirem tecnologia para nós, além de não venderem também armamentos para estes aviões? Acho portanto que realmente não é bom para o Brasil… Read more »
Amigo Thiago, obrigado pela resposta complexa e eloquente…. disse mau porém quiz dizer “mal”
Abraço
kaleu
Amigo Edmar, o Gripen NG tem muitos componentes dos EUA, concordo que tem alta tecno., porém não foi testado e qdo tem a oportunidade de “dar um show” para o mundo o que fazem os Suecos? atingem a mais alta indisponibilidade já vista no RED-FLAG, na presença da FAB, cara, praticamente pediram para serem eliminados da concorrência, ao contrário SH foram testados em combate real e pulverizaram MIGs 21 e SUs 27, é projeto totalmente novo, mais alta tecno, cara te pergunto pra que nos arriscarmos com Gripen´s e Rafale´s, não faz sentido.
Abraço
Kaleu
Monomotor por monomotor a FAB teria optado pelo F16 Block 60, não pelo Gripen. O avião suéco é a terceira opção da FAB.
Senhores,
Porque não, dada a complexidade da escolha não dividir o pacote.
A SAAB pretende contruir uma fabrica no Brasil com intuito de exportar seus aviões à partir do Brasil tendo como alvo principal a America do Sul que pode ser muito mais interessante para paises menores. Fechariamos outro contrato com a Dassult que permitiria produzir aviões maiores com tecnologia francesa com maior diversidade de armamentos e longo alcance. Caberia a FAB decidir quantas unidades de cada fabricante comprar.
Sds
Por causa de uma certa arrogância dos suecos, em não levar sobressalentes em numero adequado, o nível de disponibilidade dos Gripen foi péssimo. Muito, mas muito abaixo dos F5M da FAB, que fez o dever de casa direitinho e obteve um índice excelente.
As condições em Nellis são extremamente agressivas para aeronaves high tech e quando dava pau na aeronave, não tinha sobressalente para repor.
Ou seja, o avião é bom, mas o operador pisou no tomate feio.
O fator humano ainda continua sendo o grande diferencial da FAB. Essa aeronave de caça é ideal para o Brasil. Monomotor, bom radar, faz pouso e decolagem em rodovias garantindo a dispersão, é o mais rentável a longo prazo dos finalistas ao FX 2 e tem do governo sueco uma “garantia” de parceria em projeto futuro de caça de quinta geração. Tem na autonomia o seu calcanhar de aquiles mas, nada que não se resolva com aviões reabastecedores, coisa que a Embraer pode muito bem suprir. A África do Sul ainda é digamos “novata” nesse tipo de aeronave, e o… Read more »
“The Gripen fleet flew 95% of its planned sorties during the Red Flag Nellis exercise, says detachment head Lt Col Lars Helmrich. “The Swedish air force has a proven, expeditionary capability,” he says.”
95% !!
http://www.flightglobal.com/articles/2008/10/07/316841/nato-exercises-test-gripen-credentials.html
Caro Virtual XI,o Gripen ofertado ao Brasil é a versão NG, onde teve um re-projeto com alteração no posicionamento do trem principal onde se obteve um acrescimo de 40% em volume de combustivel fazendo que o mesmo passe a ter um alcance igual ou superior aos outros ofertados, esta informação que o alcance é o seu calcanhar de aquiles é noticia antiga e não mais verdadeira, sendo um dos unicos problemas destes caças é a impossibilidade de transferencia de tecnologias de uma grande parte de seus componentes pois os mesmos são de outros paises, como exemplo o seu radar aesa(Thales… Read more »
Eu acho que o pessoal tem que ler primeiro antes de falar isso ou aquilo de um caça. Muito boa explicação C.Queiroz e Mythbuster.
Para esclarcer, esse Gripen que participou do Red Flag não é o NG, que é um dos finalistas do F-X2?
O NG ainda é um protótipo!
Só para esclarecer até o SU-35 BM pousa em estradas alias pousa até em pista re rali.
O Gripen é uma excelente plataforma porem para países de dimensões menores para um país de dimensões continentais como o nosso o melhor vetor seria o SU-35 BM como o mesmo não esta nesta fase por motivos políticos Fico com o F-18 tem uma plataforma confiável, boa eletrônica e um alcance médio e nenhum dos três vão transferir tecnologia de ponta que precisamos então fico com o F-18 mesmo.
Obrigado pela informação, welington.
Sds.
Sds. André ele é um otimo vetor mas para nosso país seria melhor um caça com maior alcanse, devido as poucas unidades que vamos posuir.
Um bom dia a todos.
Mesmo com a capacidade maior de combustível da versão NG, o que lhe proporcionaria um maior alcance? De fato, nosso país é continental, não pode ser comparada à Suécia, mas, ainda assim, com essa melhora de autonomia ele não estaria no páreo, em igualdade de condições com o Super Hornet e o Rafale, ao menos nesse quesito?
As maiores críticas que ouço com relação a esse avião tem a ver com fato dele só possuir um motor.
Sds.
Sim ele está no pareo poem ele é monomotor e isso num combate tambem pesa.
Porem
Srs. não entendi, tem afirmações para todos os gostos !
afinal o Gripen foi bem ou mau no RED-FLAG 2008 – Nellis?
alguem pode me dar uma informação segura?
obrigado
Kaleu
MAU MAU
Segundo infos de pilotos e mecanicos da FAB, foi o que relatei anteriormente.
Se saiu uma materia dizendo 95% de disponibilidade, ótimo, mas não foi isso o que aconteceu. Os relatos foram de que o pessoal da USAF estava era puto com a INDISPOINIBILIDADE do Gripen por culpa dos suecos e não do avião.
Acreditem em quem quiserem! rsrsrsrsrsrsrs
Eu prefiro as minhas fontes. Eu as conheço, já estas do link postado ……….!
rsrsrsrsrsrsrsrsr
Mais um ponto para a FAB, que estava lá observando tudo, até como esta aeronave se saia em uma situação de estresse. Disponibilidade é tudo que se espera de uma aeronave seja ela operada por suecos ou sul africanos ou iranianos. Ainda acho que o Gripen é a última das trâs opções para FX2. Se for adquirir uma aeronave que seja da fonte não um F414G da Volvo Aero fabricado sob licença da GE. Eu ainda acho que a FAB deveria negociar F15E usados e modernizá-los. Aprenderia mais e mais rápido.
O Brasil até poderia manter o projeto de modernização dos “F-5M”, mas poderiamos vender os “Mirage F-2000” e comprar logo os “Saab Gripen NG” ou os “Dassault Rafale”, pois precisamos de caças de alta tecnologia também. Agora comprar os “Boing F-18” será que não iria ser uma fria? Pois sabemos que estes aviões são um pouco mais velhos, um pouco mais lentos que os “Gripen NG” e os “Rafale”, mas ainda porém, e se os Americanos não transferirem tecnologia para nós, além de não venderem também armamentos para estes aviões? Acho portanto que realmente não é bom para o Brasil… Read more »
Amigo Thiago, obrigado pela resposta complexa e eloquente…. disse mau porém quiz dizer “mal”
Abraço
kaleu
Amigo Edmar, o Gripen NG tem muitos componentes dos EUA, concordo que tem alta tecno., porém não foi testado e qdo tem a oportunidade de “dar um show” para o mundo o que fazem os Suecos? atingem a mais alta indisponibilidade já vista no RED-FLAG, na presença da FAB, cara, praticamente pediram para serem eliminados da concorrência, ao contrário SH foram testados em combate real e pulverizaram MIGs 21 e SUs 27, é projeto totalmente novo, mais alta tecno, cara te pergunto pra que nos arriscarmos com Gripen´s e Rafale´s, não faz sentido.
Abraço
Kaleu
Monomotor por monomotor a FAB teria optado pelo F16 Block 60, não pelo Gripen. O avião suéco é a terceira opção da FAB.
Senhores,
Porque não, dada a complexidade da escolha não dividir o pacote.
A SAAB pretende contruir uma fabrica no Brasil com intuito de exportar seus aviões à partir do Brasil tendo como alvo principal a America do Sul que pode ser muito mais interessante para paises menores. Fechariamos outro contrato com a Dassult que permitiria produzir aviões maiores com tecnologia francesa com maior diversidade de armamentos e longo alcance. Caberia a FAB decidir quantas unidades de cada fabricante comprar.
Sds