FOTOS: Força Aérea da República da Coreia homenageia seus F-4E Phantom II
A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) prestou homenagem aos seus caças F-4E Phantom restantes na Base Aérea de Suwon, em 8 de março de 2024.
Em março de 2024, restam apenas 10 F-4E Phantoms, tendo sido em sua maioria substituídos por F-35A. As aeronaves restantes estão programadas para serem totalmente aposentadas em junho de 2024.
A cerimônia foi acompanhada por 25 aeronaves compostas por F-15K, KF-16, F-16, FA-50, F-5 e F-35A.
A certa altura, a ROKAF operou cerca de 220 variantes do F-4 Phantom. Os caças guardam o céu da Coreia do Sul há 55 anos.
FONTE: @Korea_Defense, no X
Beleza, espero que o adido militar na Coréia do Sul já esteja acertando com a ROKAF a doação de uma dessas belezinhas para o MUSAL.
Sonho de uma noite de verão, eu sei, mas seria bem legal.
Leandro, não acho difícil realizar esse sonho, basta procurar o consulado geral da Korea e fazer uma proposta… Quem não chora não mama.
Quem dera fosse fácil. Teria que coordenar isso com a FAB (MUSAL) e com os Sul-Coreanos. E alguém teria que pagar o custo da preparação da aeronave e, finalmente, do envio até o MUSAL.
Muito além da minha lábia hehehehe
Uma bela idéia hein ! De acordo.
O fim de uma era, ainda vai ter algum F-4 em operação em algum país? Um caça que teve um erro de concepção que foi corrigido graças a Guerra do Vietnã, acharam que não seria necessário canhão interno e que os mísseis seriam o suficiente, mas a realidade da Guerra do Vietnã mostrou que ainda era necessário os canhões e resolveram emergencialmente com um pod de canhão e as versões posteriores já vieram equipadas com canhão. Mas o F-4 mesmo sem canhão no começo tinha abatia mais caças do que era abatido, foi um grande caça com um bom escore… Read more »
Além da Coréia do Sul, operam o F-4 a Grécia Turquia e Irã.
A biografia do Gen Robin Olds, “Fighter Pilot”, conta bem a história do avião. Sugiro a leitura.
É importante lembrar que os pods SUU-16 e SUU-23 que os F-4C/D usavam, podiam ser instalados nos F-4B/J da USN/USMC, porém só as unidades baseadas em terra do USMC usavam esses pods, geralmente para apoio aéreo aproximado, porque esses pods não resistiam muito bem à pousos em Porta-Aviões.
Mas sim, muitos F-4C/D conseguiram vitórias usando esses pods. Infelizmente não haviam muitos, então geralmente apenas as aeronaves líderes de elemento que os portava.
O avanço nos mísseis AA dos Phantoms e – principalmente – o desenvolvimento de novas táticas e treinamentos para tripulações e equipes de solo foram as principais responsáveis pela melhora do desempenho na guerra do Vietnã. O papel do canhão nessa história é extremamente superestimado. Inclusive, vale salientar que os F-4 da USN (que nunca receberam um canhão interno) tinham uma relação entre abates/perdas melhor do que os da USAF (que adotou o canhão interno no F-4E).
E todas essas tripulações de F-4 que abateram MiGs no Vietnã ainda desejariam ter um canhão. Não foi superestimado não, era necessário mesmo. As tripulações da USAF é que realmente eram mal treinadas.
Posso estar enganado, mas os israelenses desde o começo pediram a colocação de canhão nos seus F-4!
Os pilotos navais estavam passando pelo recém criado programa Top Gun que melhorou muito o treinamento e refletiu na quantidade de abates maior.
É uma bela aeronave, não? Quase 60 anos se passaram, mas suas linhas ainda chamam a atenção.
O vovô fica bonito demais nessa cor!
Argentina ?
No hay Plata 😅
Se bobear, a Coreia do Sul tem mais F-4E operacionais que a Rússia Su-57 kkkkkk
Mais que a fab tem de Gripens,certza!
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Boa noite Senhores camaradas do Aereo.
Aos poucos o “Fantasma” está indo recolher-se aos grande ícones da aviação de combate.
Bravo Zulu!
Sgt Moreno
Erro de texto. Possivelmente mais de 220 aparelhos de diversas versões, seria o correto. Mas deu pra entender, quem conhece de avião e o McD Phanton II.
Sgt Moreno
Analisando o texto a Coreia do Sul, tem uma gama enorme de caças, pense numa baita logística que eles tem.
“Os caças guardam o céu da Coreia do Sul há 55 anos.”
Há se fosse no Brasil.
Tem diferença. O F4 sempre foi bem superior ao F5, fora a frota enorme de vetores modernos que eles tem.
Se o Brasil tivesse 220 F-5 que fossem e tbm outras aeronaves como F-16, F-15 estaríamos muito bem até
O F4, de frente, me lembra alguma nave de combate de guerra nas estrelas/galática etc.
Sensacional, sou fã desse avião!
Mito, a Lenda!
Uma pena que nunca tenha operado na FAB (não por falta de tentativa, se bem me lembro). Teria ficado…interessante (bonito seria uma palavra um pouco forte para o F-4) nas cores da força.