Após a conclusão do treinamento com os caças Gripen C/D na Suécia, os pilotos da Força Aérea Brasileira estão realizando a conversão operacional na Base Aérea de Anápolis para atuarem com o F-39E Gripen aqui no Brasil.

Este curso é de extrema importância para garantir a efetividade da implantação do caça no país. Ele envolve aulas teóricas, voos em simulador e voos práticos, proporcionando aos pilotos o conhecimento e a prática necessários para operar a aeronave com segurança.

Confira mais detalhes assistindo ao 4º episódio da 5ª temporada da webserie Colaboração Real – O Caça do Brasil.

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Vendéen

Olá Brasil,

Sem dúvida e com razão, os pilotos da Força Aérea Brasileira podem ficar satisfeitos em poder pilotar um bom caça com muito boa capacidade de combate.
Além disso, neste vídeo podemos ver a evidente alegria e orgulho dos pilotos por terem a oportunidade de serem os primeiros a pilotar este avião.

Tomcat4,5

Que belíssima foto a desta matéria hein!!!

Matheus R

Sim. Já as imagens do vídeo da Saab são sempre as mesmas, ou de cerimônias em que o Gripen participou ou dos traslados de Santa Catarina para a base. Poderiam dar uma atualizada.

Luís Henrique

Muito bom.
E sobre o “novo” caça da FAB, alguém tem atualizações sobre isso?

A FAB está pensando em F-16 usado? um M346FA ou FA-50? ou em um pequeno lote de F-35??

Demolidor

Não vejo sentido adquirirem o F-16, prefiro que adquiram mais unidades do Gripen E ou do Gripen C usado.

Luís Henrique

Por cerca de U$ 10 mi a unidade o F-16 usado MLU é umas 8x mais barato que um Gripen E novo.
Este é o único sentido que eu vejo, falta de dinheiro.

E por mais que eu prefira o Gripen E, o F-16 usado é muito melhor que F-5M e AMX, então teoricamente pode substituir estas aeronaves com folga.

Camargoer.

Olá D. Exatamente. Se há tanta pressa assim para colocar um “tampax”, o mais adequado é acelerar a produção do avião pela Embraer ou consultar se a força aérea suécia poderia arrendar um esquadrão de Gripen C.

Plinio Jr

o que os suecos devem ter de Gripen C vão possivelmente disponibilizar para os ucranianos , creio que as conversas de F-16s sejam para forçar os suecos na aquisição do KC-390 e tbm reduzir os custos para aquisição de mais Gripens E.

Rui Mendes

A Suécia vai ficar com quase uma centena de Grippen C e D, que vão permanecer junto com os 60 Grippen E, e a Suécia vai construir 4 células do Grippen C novos para Hungria.

Plinio Jr

Os planos dos suecos antes da invasão russa a Ucrania eram que os 60 Grippens NGs substituissem parte da frota dos Gripen C/D, depois deste evento tudo mudou , as ameaças russas e a entrada na OTAN criou demandas , os suecos já vieram publicamente manifestar interesse em ceder alguns Gripens C/D para os ucranianos …não creio que teriam algo sobrando para a FAB .

André Sávio Craveiro Bueno

O Brigadeiro poderia explicar sua afirmação sobre “outro avião”. Em princípio não faz sentido pensar em um caça diferente dos Gripen. Pode ser que a colocação seja uma forma de pressionar a Suécia a algum acordo mais vantajoso; melhor preço em um segundo lote de Gripen, venda do C-390… Acho improvável mas não impossível. De qualquer forma é uma afirmação estranha e vai de encontro a tudo o que a FAB disse em anos recentes.

Sensato

Concordo contigo embora não se possa descartar que as coisas podem mudar de acordo com as conjunturas do momento.

André Bueno

Sim, com certeza.

André Bueno

Sua consideração é razoável.

Sensato

Acho errado negativarem sua pergunta pois é uma dúvida válida. Só espero que ela também não exista na cabeça dos decisores da FAB

Plinio Jr

Creio que seja jogada para pressionar os suecos em diminuir os custos de outros lotes de F-39E.

Henrique

Já da pra dizer que o mais novo e principal meio de combate da FAB é OTAN ou espero sair a noticia? kkkkk

Marcos

É a série B da otan. A seria A são caças de quinta geração.

Henrique

Serie B da OTAN ja é “quinta geração” pra gente.

Rodolfo

Bem, então esta bem acompanhado de Rafale e Eurofighter…

Marcos

Todos inferiores a caças de quinta geração.

Rui Mendes

Não é série B nenhuma, a OTAN têm os F-22 e F-35, mas também tem os excelentes, Typhoon GR4 aesa, Rafale F3.3, F4 e o F5 aesa, Grippen E aesa, os F-15EX, F-18 B3 e F-16V todos aesa.
Para não falar de F-16 MLU e Mirage 2000 D e 2000/5.
O Grippen E é um excelente caça, de topo.

Rodolfo

Mesmo que a Suecia nao tivesse entrado oficialmente, varios componentes ja vinham de países da aliança como o radar AESA feito pela Leonardo no Reino Unido e os misseis Meteor e IRIST da MBDA. A entrada da Suecia no bloco nao muda nada pro Brasil… só muda pro William Waack na CNN.

Santamariense

O IRIS-T é da alemã Dihel, que até onde sei, não é parte da MBDA.

Rodolfo

Sim, meu erro

Santamariense

👍👍

Henrique

nunca muda nada

Rinaldo Nery

Resumindo, a frase quer dizer que é mais difícil quebrar um Gripen no pouso ou estolar na curva base. Diferentemente do Mirage III, onde a maioria dos pilotos já ¨marcou chumbo¨. Requeria um maior cuidado e habilidade psicomotora. Concordo quanto à complexidade dos sistemas. Daí entram os simuladores.

Last edited 8 meses atrás by Rinaldo Nery
Rodolfo

Os suecos compraram o Cobra da BAE. O brasileiro é fornecido pela AEL-Elbit.

Sensato

Empresa com a qual, aliás, espero que não ocorram tropeços no relacionamento por fatores externos.

José de Souza

Não há razão para se temer isso. Um acordo comercial milionário não se rompe com picuinhas político-ideológicas.

Henrique

aham kkkk confia

Jose

É necessario extender o número deles de 36 para 96.
Cobrindo todo o nosso espaço aéreo.

Rinaldo Nery

Exato.

Santamariense

Concordo. Mas, quanto tempo demandaria a entrega dessa 60 aeronaves adicionais? Se a entrega do 36° exemplar está prevista para 2027 (o que eu duvido), quantos anos mais para entregar outros 60? Dez, doze anos além de 2027? É muito tempo! Só vale a pena se forem entregas bem mais rápidas. A necessidade de mais aeronaves em menor tempo é uma realidade. Os poucos A-1 que restam param no ano que vem. Os F-5 param em 2029. Então, pelo que se tem assegurado hoje, é que em 2029 a FAB vai ter 36 aeronaves de combate de primeira linha…isso é… Read more »

rommelqe

Uma curiosidade: no simulador de voo, é possível simular as diferentes reações dos “Es” sem e com os novos elevons/canards? A ampliação do envelope de voo é sensivel a ponto de justificar as revisões previstas?

Rinaldo Nery

Sim. Como o próprio nome diz, simulador simula tudo.

rommelqe

Melhor colocando: no simulador atual é faciol agregar o comportamento com os novos elevons? Entendo que para atualizar o algoritmo simulador é necessário introduzir novas constantes e parâmetros na equação, coisa que não sei se já está disponível. Na realidadea da FAB entendo que é importante ter as duas opções disponíveis. Abs

Marcelo

Só falta avião para os pilotos brasileiros. Não chega a 8 o total de caças operacionais. O Brasil deixou de pagar várias parcelas para aquisição do Gripen.

Rinaldo Nery

Será? Tem a fonte?

Tutor

Continuo aguardando ver o Gripen Brasileiro, operacional, com tanques externos, meteors e etc pendurados; gordo, imponente.