Gravação russa de conversa secreta alemã revela o pensamento de Berlim sobre o envio de mísseis para a Ucrânia
Uma gravação vazada revelou uma reunião secreta entre oficiais da Força Aérea Alemã discutindo a possibilidade de enviar mísseis Taurus para a Ucrânia, capazes de destruir a Ponte de Kerch, que liga a Rússia à Crimeia ocupada. Espiões russos gravaram a conversa, expondo detalhes classificados sobre o envolvimento ocidental na Ucrânia. A autenticidade da gravação foi confirmada por oficiais alemães, e a reunião ocorreu via WebEx, uma plataforma não criptografada segundo os padrões militares.
Apesar dos pedidos de Kiev e da pressão interna, o líder alemão Olaf Scholz recusou-se a enviar os mísseis. A gravação também sugere a presença de tropas britânicas, francesas e americanas na Ucrânia, o que esses países negam. O vazamento fortaleceu a propaganda do Kremlin e levantou preocupações sobre a vulnerabilidade da Alemanha à espionagem russa. Scholz afirmou que os mísseis não poderiam ser entregues sem o apoio das tropas alemãs, mas discutiu-se o treinamento de ucranianos para operá-los independentemente.
A divulgação da gravação pode diminuir a probabilidade de a Alemanha fornecer as armas, e após o vazamento, oficiais russos conderam a Alemanha e ameaçaram com retaliação. Scholz e o Ministro da Defesa alemão Boris Pistorius prometeram uma investigação rápida e meticulosa.
Na gravação, o chefe da força aérea alemã, Gen. Ingo Gerhartz, discutiu os preparativos para uma possível entrega dos mísseis, que incluiriam ataques a depósitos de munições e à Ponte de Kerch. Ele mencionou que seriam necessários 10 a 20 mísseis para destruir a ponte e que a Alemanha poderia disponibilizar até 100 mísseis. A destruição da ponte teria importância estratégica e política, mas não alteraria o curso da guerra.
Os mísseis Taurus têm tecnologia avançada para evasão de radar e orientação por GPS e IA. A gravação também indica que os EUA poderiam auxiliar as tropas ucranianas no manuseio dos mísseis Taurus, e a Rússia exigiu respostas imediatas de Berlim após o vazamento.
FONTE: The Wall Street Journal
Já tinha visto esse notícia antes, mas não se sabe a veracidade dos audios, pelo menos isso é o que eu sei. de qualquer forma acredito sim no Taurus para a Ucrania, não é mais uma situação de ajudar a Ucrânia, que era uma das intenções, é só usar eles para desgastar o máximo a Rússia.
A veracidade já foi comprovada pelo próprio gov. alemão.
Eu não quero nem imaginar o tamanho da “comida de r….” que esses militares estão levando…
Obg Willber, eu não queria ser eles
É igual aquele meme do “Todo Mundo Odeio o Chris”:
Cara, ainda bem que eu não sou você.
Ponto para a espionagem russa e uma pisada de bola da contraespionagem alemã! E fica a dúvida foi um caso isolado ou a Rússia tem um esquema de espionagem dentro das forças armadas alemãs gravando conversas confidenciais?
Semanas atrás, um piloto russo desertor que estava escondido no interior da Espanha foi encontrado morto a tiros dentro de casa. Até o momento, ninguem “sabe quem foi”.
Aliás, não foi o 1° desertor russo que foi encontrado com a boca cheia de formigas….
Então, a inteligência russa tá funcionando, e parece que tá funcionando bem….
“e uma pisada de bola da contraespionagem alemã!”
Fica meio difícil fazer contra-espionagem quando o alto-comando de seu próprio país fica trocando “segredinhos” usando Whattsapp ou Microsoft Teams…
Dizem que os Russos (boa porte) que fugiram para outros países no inicio da guerra eram espiões, rsrs
Tem um esquema de espionagem desde 1945,,,
Foi a propósito, seria ingenuidade achar que o Exército alemão não sabia que ia ser vasada essa conversa. Queriam que a Rússia soubesse que a Alemanha tem Poder de Destruir a ‘Menina’ dos olhos do Putin: a Ponte da Criméia! Agora o Putin sabe q não dá pra ele. KKKKK
Os caras vazaram “de propósito” a suposta entrega de uma arma que eles mesmos admitiram que seria necessário o dobro dessas armas pra realmente destruir a ponte, e que eles mesmos admitiram que não vai mudar os rumos da guerra.
Me explica essa lógica, por gentileza…
Mandar os Taurus prá Ucrânia, além de não ter poder de alterar o rumo da guerra (coisa que os próprios alemães reconhecem, segundo a reportagem), pode apenas servir para que os russos desenvolvam contramedidas e estudem a tecnologia dos mísseis que indubitavelmente abaterão. E se a intenção da Alemanha é desgastar a Rússia – e é claro que é isso mesmo – o certo seria mandar granadas de 155 mm, que é o que importa nesse conflito. Mas peraí, os alemães não têm granadas de 155 mm…
Seu “indubitavelmente” é tão lastreado na realidade quanto uma nota de R$3
Indubitavelmente foi a Alemanha que desenvolveu as V1 e V2. Ha mais de meio século…
incrível que todas as armas que otan quer mandar pra Ucrânia nenhuma delas pode alterar o rumo da guerra, mas ainda assim os Russos ficam chiando e reclamando kkkkk
igual as sanções econômicas que afeta ZERO a Russia, mas a Russia chora todo dia pra retirar elas
Esses 2 países foram os últimos protagonistas da última grande guerra, e a meu ver, Alemania aprendeu que não ganhou nada enfrentando diretamente a Rússia, deixando aos anglo-saxões darse bem. Difícilmente va cometer o mesmo erro.
Acho eu que ela não tem uma boa lembrança da ultima vez que tentou vencer a Rússia numa guerra…
E você não citou o Napoleão.
Caiam fora!! A Rússia é realmente uma Super Potência militar. Vcs nunca vão subjugar Moscou!!
Quem já viu o filme “O homem que nunca existiu”? Tá parecendo a versão contemporânea dessa história rs
1- essa conversa foi antes, ou depois, do próprio parlamento alemão vir a público dizer que não enviaria esses mísseis? 2- caso a resposta seja “depois”, isso foi uma “trama” apenas entre os militares e o primeiro ministro, a revelia do senado e do resto do governo? 3- Se foi apenas entre os militares e o 1° ministro, a revelia do resto do governo, isso seria caso de impeachmentent, o que é grave. Se foi “trama” apenas dos militares, a revelia do governo, então isso seria AINDA mais grave. PS: se os militares alemães usavam app de conversa pra tratar… Read more »
Esqueceu que a “trama” pode estar envolvendo o próprio parlamento em suas declarações, para ajudar na engabelacao aos russos.
“engabelação aos russos”
Uma “engabelacão” aonde os envolvidos trocam mensagens usando app civil de mensagem?
Que p…. de trama de “engabelação” é essa?
Se foi depois temos a versão alemã do famoso caso Irã x Contras no governo Reagan.
Só resta saber se os oficiais envolvidos terão melhor ou pior sorte que o Cel Oliver North…
Eu fico imaginando o que mais esses militares não trataram usando esse app inseguro, e que os russos tambem ouviram…
Porque, se esse episódio veio a tona, eu diria que a entrega desses mísseis é a “menor coisa” que esses militares trataram.
Moiô.
Envolvimento direto abre lacuna para retaliação direta.
Os back heads de ambos os países devem estar numa DR profunda neste exato momento.
retaliação do que?
além disso a própria rusisa já fala que OTAN ta lutando na Ucrânia… qual problema dela mandar tropas pra la agora se segundo a rusisa só tem tropas da OTAN lá (pq a Rússia destruiu 10 vezes das FA da Ucrânia kkkkk)
Hoje fica claro e evidente que a guerra é contra a OTAN!!!!!!
então não tem motivos pro putin ficar com a choradeira “ainnn utan”
Mas agora com essa notícia que você percebeu isso?
Talvez você não saiba mas a OTAN está enviando armamentos (incluindo mísseis cruise) há dois anos, desde o início da operação especial.
Acho que essa é uma operação especial da OTAN em favor da Ucrânia.
Conclusão qual vai ser a desculpa da patota da Otan com essa derrota já selada.
Qual vai ser a desculpa da patota da Rússia por não retaliar os países da Otan, depois de dizer que quem interferisse na guerra sofreria terríveis consequencias?
Más já estão sofrendo está consequências! Tem que comprar gás mais caro dos EUA , fazendo o custo de produção almentar em muito, a China está invadindo a Europa com isso ,a guerra foi ruim para a ucrania e péssima para Europa toda .
Isso foi as “terríveis” consequencias? Gás mais caro? Sério?
Políticos e Oligarcas ucranianos venderam o país pra servir de bucha de canhão pra destruir a Rússia. O ocidente não se conforma com o tamanho do território russo. Acharam pouco a fragmentação da URSS agora querem fazer o mesmo com a Rússia. A aproximação da OTAN pra perto das fronteiras russas da ela o direito de se defender.
Verdade. Vai invadir os bálticos e a Finlândia para se defender?
Muito complicado para a Alemanha esse vazamento porque remonta e revira traumas da II Guerra Mundial. Mas que amadorismo fazer reunião tratatando de temas sensíveis em dispositivo sem criptografia.
os caras projetam datalinks super avançados mas na hora de uma conversa dessa importancia pensam que tão no grupo do zap .
Bilhões investidos em data-link, criptografia e satélites….
Pra, no final, militar falar demais usando whattsapp.
Snowden tem todas ferramentas de espionagem usada pela OTAN.
Whatsup era russo antes do zuckjew comprar.
Alexei Navalny entregou o esquema
Essa Alemanha é uma piada militar, vazamento de conversas…como pode um país que teria tudo para ter forças armadas modernas chegar nesse nível.
Deve ter uma corrupção enorme dentro desse governo alemão e das FA alemã…o que fazem com tanto dinheiro, não conseguem comprar um software avançado para conversas militares. Povo fraco, em uma guerra essa Alemanha não dura 2 semanas, bem diferente da energia do povo ucraniano.
Longe de serem um “povo fraco” .O trauma da II Guerra Mundial é que talvez seja insuperável.
Que trauma é mais esse que eu nunca ouvi falar?
Só de curiosidade, tá cheio de armas alemãs na Ucrânia. Tanques Leopards que o digam
Povo fraco? Baseado em quê?
você colocou bem a fragilidade da inteligência militar alemã , mas derrapou em falar da energia do povo ucraniano nessa guerra.
Que até existe como em todos os povos.porem a fraqueza da Ucrânia por conta da irresponsabilidade dos seus chefes políticos e militares, em se preparar depois de 2014, foi imensa nessa guerra.
Gerando milhões de desalojados e a necessidade imensa de apoio externo.
” Scholz afirmou que os mísseis não poderiam ser entregues sem o apoio das tropas alemãs, mas discutiu-se o treinamento de ucranianos para operá-los independentemente.” falaram o mesmo do Patriot e agora os Ucranianos tão quase rescrevendo o manual da arma kkkkk “Espiões russos gravaram a conversa, expondo detalhes classificados sobre o envolvimento ocidental na Ucrânia. A autenticidade da gravação foi confirmada por oficiais alemães, e a reunião ocorreu via WebEx, uma plataforma não criptografada segundo os padrões militares.” podia ter feito no Zoom então… pagam trilhões de imposto pro Estado garantir a defesa da pessoas e caras mandam essa… Read more »
os russos bombearam feio no inicio da guerra ,em vez de destruir logo no começo da guerra os SU-24 assim como os americanos fizeram com os SU-24 iraquianos em 1991 deixaram eles serem dispersados e agora tem que se preocupar com ataques de misseis cruise aerolançados .
Alexei Navalny entregou o esquema, e o antigo e bom GRU cumpriu a missão de antecipar o passo do inimigo. Alemanha já ” cliente” de longa data da espionagem russa.
E aí eles divulgam tudo na internet… Jênios.
*Antigamente as informações coletadas pelos serviços de inteligência eram melhor aproveitadas.
Na verdade os novos Ladas estão muito bonitões!!!!
Primeiro os mísseis falham de uma classe de fragatas que em sí já são problemáticas.
Agora esse vazamento que se fosse tocada pra frente, poderia causar uma terceira guerra e ainda por cima revelou-se que a contra-espionagem Alemã é inexistente.
Nesse continente Europeu, só a França se salva, pois não quiseram ficar dependendo de mamata Americana pra proteger o continente.
Discute-se por aí que toda a operação de contra ofensiva ucraniana em 2023 teria vazado para os russos por algum membro da OTAN. Pelo jeito já temos alguma ideia de quem vazou.
A própria ucrania que ficou anunciando na televisão, redes sociais etc… Sua contra ofensiva, aí deu tempo dos russo fortificar suas posições e freiar os ucranianos.
Foi o Budanov que saiu com essa, de que a contraofensiva foi “vazada”, mas ele deve ter esquecido dos vídeos com dancinhas, até com soldados, anunciando a contraofensiva.
Traduzindo, daqui alguns messe a ponte vai pelos ares. Falando nisso, pararam de exportar diesel e gazolina por 6 meses ? Aquele Russo fumando na Refinaria não deu certo
Vcs se esqueceram das derrotas de Napoleão e Hithler. Ocidente entrou numa fria e pagar a Zelensky pra iniciar a guerra. O velho gagá não sabe o que faça. Vá em frente Putin!!!
acham.. pq o mundo ainda ta na mesma tecnologia de 1812 ou 1945 e todo mundo vai usar a mesa estratégia…
vão lutar igualzinho.. e de quebra a Rusisa vai tomar um p a u da Finlândia
Napoleão e Hitler , de novo?
Heleno, se tem algo que ninguém na Trilogia esquece são esses dois sujeitos.
rssss
Cara, só uma dica. No lugar do nome, vc coloca …o nome, não o teu endereço de e-mail…
Napoleão e Hitler… e a Finlândia? E o Japão? E os mongóis?
Em relação ao Taurus ele tem uma boa potência e um longo alcance e um ataque de vários mísseis Taurus poderiam sim destruir uma parte da ponte da Crimeia!
E nada do Post da desativação oficial do C-130
Uma lástima
Não entendi a relevância dessa notícia.
O que tem de novo ou secreto?
O chefe da força aérea alemâ foi gravado “discutindo” sobre uma possível entrega de mísseis Taurus à Ucrânia. Tá! E daí?
Eu ficaria surpreso se o chefe da força aérea alemã fosse pego numa gravação discutindo vibrador sexual ou qual langerie lhe cairia melhor, mas míssil cruise lançado do ar? Acho que ele trabalha com isso, não?
Na boa! Já li esse artigo umas 10 vezes e ainda não entendi o entusiasmo de alguns colegas sinistros apoiadores do Putin.
Se alguém puder copiar e colar a parte relevante e explanar sobre ela eu ficarei grato.
Reza a lenda que durante o Singapore Air Show, ocorrido entre os dias 20 e 25 do mês passado, o chefe da força aérea alemã, durante sua hospedagem num hotel local, realizou diversas vídeo conferências com sua equipe, que estava na Europa, e essas chamadas foram interceptadas (algo um tanto banal). O pânico causado por essa falha de segurança quase gerou um incidente diplomático quando as delegações russas e chinesas foram proibidas de acessar aviões da Airbus Military expostos, por medo de espionagem: https://www.bbc.com/news/world-asia-68400121?xtor=AL-72-%5Bpartner%5D-%5Byahoo.north.america%5D-%5Bheadline%5D-%5Bnews%5D-%5Bbizdev%5D-%5Bisapi%5D Daí tira-se: 1) As forças armadas alemãs, antes um exemplo de organização e eficiência, já não… Read more »
Só reforça o discurso do Putin em que a OTAN quer destruir a Russia.
Também mostra um possível governo paralelo aonde as proibições do parlamento alemão são “palavras ao vento”.
Se essa reunião ocorreu por meio de uma plataforma não criptografada, é porque não era para ser secreta. Foi feita assim, para os russos ouvirem mesmo.
Parece que os alemães estão tirando o deles da reta, dizendo para os russos que não fornecem este tipo de arma ao inimigo deles.
Tudo isso serviu para aumentar o interesse no Taurus, que é uma arma fantástica.
Seria interessante do ponto de vista técnico-militar ver qual seria a retaliação da Rússia. Porém do ponto de vista humano, a Ucrânia, um estado democrático de direito e reconhecido pela ONU foi agredida e merece ser defendida. Mas essa guerra irá se alastrar até que haja um desfecho político…
“a Ucrânia, um estado democrático de direito e reconhecido pela ONU foi agredida e merece ser defendida.”
Democrático as custas de um golpe de estado? Esqueceu que os EUA fez de tudo pra expulsar o gv pro-russo da Ucrânia?? Se é uma democracia porquê o povo do leste e do sul da Ucrânia foram assassinadas por se opor a esse gv alinhado ao ocidente??A Ucrânia hj é um dos 50 estado dos EUA no leste europeu. O Zelenski não tem poder de decidir nada na Ucrânia. Cada passo que da tem que ser sob as ordens do gv dos EUA.
Luiz,
Você concorda e acha natural haver um governo pró-Rússia mas tem uma série de críticas a um governo pró-EUA. rsss
Ou seja , o que te incomoda é quem tá segurando na coleira mas não o fato da Ucrânia ficar preso a ela.
Pelo desempenho pífio que o Storm Shadow apresentou em destruir ponte, fazendo só “uns furinhos”, é melhor a Ucrânia usar umas bombas Mk 84, o estrago será maior, até porque, esse Taurus nada mais é que um Storm Shadow um pouco mais pesado, nada além disso.
Ai. Foi hj. Chegou o dia. Concordei com vc em algo. Vale salientar que os mísseis cruise SCALP e Storm Shadow poderiam afetar seriamente a ponte se tivessem atacado os pilares . Atingindo a estrutura só mesmo uma meia dúzia de Mk-84 com espoletas inteligentes muito bem ajustadas. O Taurus da mesma forma só será efetivo se aproximar em baixa altitude e implementar uma abordagem terminal igualmente rasa e atingir diretamente os pilares. Esse tipo de abordagem é complicada para mísseis cruise com seeker IIR e sistema ATA (aquisição automática de alvos). Difícil programa isso no processador do míssil principalmente… Read more »
Caraca! A Rússia tem arma pra caramba, gente pra caramba, está recebendo mísseis da Coréia do Norte e choram quando a Ucrânia recebe qualquer coisa. Parecem ser aquelas crianças birrentas que são ricas, comem coxinha com coca no lanche e ainda ficam de olho no Mirabel que o amiguinho ganhou.
Coisinhas que alguns comentaristas dos blogs de defesa não nos deixam esquecer nunca: 1- Napoleão e Hitler já tentaram invadir a Rússia e deram com os burros n’água (ou seria , no gelo); 2- Os chineses são pacientes 3- Os franceses iam passar os códigos de anulação do Exocet aos “ingleses” nas Malvinas. 4- os chineses e coreanos têm uma mágoa terrível dos japoneses 5- os americanos nos boicotaram quando tentamos comprar seeker de mísseis na “maciota” lá nos States 6- os EUA são o único país que já jogou bombas atômicas num outro país numa situação real de guerra… Read more »
Já falei em outro blog da trilogia, 12 Taurus não acabzm com essa ponte, ela é muito grande, reconstróem igual os vietnamitas faziam. Tem é que pendurar umas camisas do clube de futebol Vasco da Gama, aí sim, cai.
O ponto fraco dessa ponte é o vão central, em arco pênsil estaiado. Uma detonação no centro do arco, e a estrutura colapsa.
O problema é acertar precisamente este ponto à 1000km/h…
Acho que acertar nem é difícil. O maior problema é mesmo o político e em segundo lugar a resistência da ponte. Os Russos não brincam em serviço. A liga de concreto e sei lá mais que segredos usaram é muito boa…
Como seria essa navegação via gps e ia ? Acho curioso o uso de IA em algo que vai ser destruído em segundos ou minutos.
Tá na hora de Moscou dar uma porretada em Berlin mais uma vez.