Rostec planeja retomar a produção de aeronaves de alerta antecipado A-50
A Corporação Estatal Rostec da Rússia planeja restaurar o volume anterior de produção de aeronaves A-50 de detecção de radar de longo alcance e controle (AWACS), uma vez que são necessárias para forças armadas russas e têm demanda no exterior.
“Claro que esse avião é necessário. Claro que faremos isso. Não só o nossos militares precisam dele, mas também tem uma boa saída para exportação”, respondeu o chefe da Rostec, Sergei Chemezov, quando questionado por um jornalista da TASS sobre o retorno da produção do A-50.
A aeronave A-50 foi criada com base na aeronave de transporte militar Il-76. É usada para reconhecimento, detecção de forças inimigas e coordenação de ações aliadas. A aeronave entrou em serviço em 1989. Em 2009, foram realizados testes de uma modificação da aeronave A-50U.
Em 29 de setembro, o serviço de imprensa da corporação estatal anunciou a modernização da aeronave militar A-50U. A modificação atualizada é capaz de detectar novos tipos de aeronaves e rastrear um número maior de alvos e caças direcionados do que a versão anterior. Os projetistas reduziram o peso da aeronave, o que aumentou o alcance de voo. A nova modificação também recebeu um sistema de navegação de voo atualizado e eletrônicos com maior produtividade.
FONTE: Kommersant