KC-390 Millennium do 1° GTT realiza Apoio Logístico ao Programa Antártico Brasileiro
Além da comitiva, o KC-390 Millennium transportou suprimentos e materiais de pesquisa em compromisso com o Tratado Antártico e com a cooperação internacional para a preservação e estudo da região
A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pilotada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, realizou, no dia 19/02, apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Marinha do Brasil (MB). A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Pelotas (SBPK), no Rio Grande do Sul (RS), em direção ao Aeroporto Internacional Carlos Ibáñez del Campo (SCCI), em Punta Arenas, no Chile, dando início à missão no continente vizinho.
Após 4h30 de voo, a comitiva de pesquisadores, juntamente com os militares da Marinha e os tripulantes da FAB foram recebidos pelo Adido Aeronáutico do Chile, Coronel Aviador Luis Rosal Elices Neto, e pelos militares da Força Aérea Chilena (FACH).
O Comandante da aeronave, Major Aviador Fábio de Matos Ferreira, enfatizou a importância da missão realizada em apoio à Marinha do Brasil, demonstrando orgulho e satisfação em fazer parte de missão de tamanha magnitude, em prol do desenvolvimento científico. “Essa colaboração é exemplar entre a FAB, a Marinha do Brasil e o Aeroporto de Pelotas, reforça o compromisso do Brasil com a pesquisa científica e a preservação do meio ambiente na região antártica, contribuindo para a compreensão de fenômenos ambientais com repercussão nacional e global”, afirmou.
Por fim, o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, salientou que a realização da missão do Programa Antártico Brasileiro, com a aeronave KC-390, reforça o compromisso do país com o Tratado Antártico e com a cooperação internacional para a preservação e estudo da região. “A utilização do KC-390 Millennium em missões desse porte representa um avanço significativo na capacidade logística e operacional do Brasil na Antártica, apoiando a ciência, a presença estratégica e a segurança na região”, finalizou.
O PROANTAR, com mais de quatro décadas de existência, tem a FAB como um de seus parceiros, fornecendo apoio aerologístico no transporte de suprimentos e materiais de pesquisa. O programa conta com uma Estação de Apoio Logístico, localizada na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, situada a pouco mais de 60 km de Pelotas, auxiliando no suporte aos navios polares que aportam neste importante município, sendo o último porto brasileiro no caminho para o continente branco.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Não ficou claro para mim, o KC-390 terminou a missão em Punta Arenas? Ou ainda vai para a base Chilena Eduardo Frei?
fiquei em duvida também
Pois é!
Apoio por apoio, essa aeronave já efetuou apoio a nossa base através de desembarque por palet.
Você quis dizer “lançamento de pallets por páraquedas”.
É isso aí. Acertou!
O KC tem condições de pousar na base Chilena Eduardo Frei durante o inverno com pista”nevada”? Boa noite!
Em nenhum lugar no mundo aviões pousam ou decolam com neve na pista.
A pista tém que estar limpa e os aviões passam por “deicing” ao partir de um aeroporto em condições de inverno.
Se o avião estiver usando apenas pneus nos trens de pouso, sim. Mas, com esquis, operam em pistas de neve. Abaixo, um exemplo, com um LC-130 Skybird dos EUA:
https://youtu.be/R_JpQ2gar5U?si=TBe3eSKH8HNQ2Z2f
Sim, sei disso….mas isso é raro.
Não é o caso da FAB, que foi a pergunta do Maurício.
Tendo o equipamento correto, tem avião que pousa até na água…..
“Em nenhum lugar no mundo aviões pousam ou decolam com neve na pista.”
Sua frase fez menção a qualquer avião em qualquer lugar. Não entendi como sendo em relação aos aviões da FAB.
E, sim, aviões pousam em praticamente qualquer tipo de piso/terreno, mesmo que este seja água (em vários de seus estados físicos).
Perguntei porque lembrei do acidente do “Gordo” da FAB na base Chilena, lembra? Como estavam as condições da pista naquele acidente? E sim o C 130 pousa em pistas “Nevadas” assim como C47 entre outros…
Aquele acidente não teve nada a ver com as condições da pista. Foi falta de habilidade mesmo (manicacada).
Com certeza, mas lembro que alguns colegas comentaram aqui no fórum que devido a pista estar nevada isso teria afetado o senso de profundidade do piloto, confundindo horizonte com pista…
Comentaram sem conhecimento.
Um vídeo do acidente.
https://www.youtube.com/watch?v=K-U1Ua-RinU
Pista totalmente nevada!!! É a essa condição de pista que me referi, acredito que o KC 390 também pode pousar nestas condições…
“Pista totalmente nevada”!!!!
Onde vc viu isso? Havia neve nas laterais da pista…
No caso do acidente com esse “Gordo” qual tipo de punição foi dada ao piloto ou equipe?
Nem sei se o cmt do Esquadrão submeteu o piloto ao Conselho Operacional. Que é o previsto.
Franz respondeu corretamente.
Ainda não. Precisa ser homologado e treinar os pilotos. Não é como pousar um C-130. Vai ocorrer. O Pessoal aqui é apressado! Não é tão facil e seria a maior aeronave a pousar em Eduardo Frei.
Entendido xará, mas não é pressa não, é apenas uma pergunta.
Pergunta técnica pertinente a matéria em questão!
Em linhas gerais, como seriam as principais diferenças entre pousar com um C130 e um KC390 nesta base?
Velocidade.
Bela e eficaz “nave”.
Um belo avião mais uma vez comprovando sua capacidade operacional.
Curiosidades: PT-ZNG (FAB2852 Emprestado para testes. Esta Na Tailândia Hoje. PT-ZNJ em voo de teste dia 06/02/2024 Células do KC390 da FAB em Voo 2024 FAB2854 Voo registrado em 20/02/2024 FAB2857 Voo registrado 25/02/2024 FAB2858 em voo 28/02/2024 Células do KC390 da FAB que não tem registrado seus voos. FAB2855 Ultimo voo para Gavião Peixoto 11/02/2023 ( mais de 1 ano , tem sido informado que esta é a primeira aeronave parada para manutenção geral. Esta célula teve pane em 19/08/21 na Serra Cachimbo, foi manutenida e retornou a voar e esteve na FEDAE 2022) FAB2853 Ultimo voo registara 14/07/2023 ( há 7… Read more »
Bueno, segundo o site spotter.com.br em sua última atualização, no dia 26/02/24, tem-se essas informações para contribuir com teu comentário:
“ Os Lockheed C-130M e KC-130M do Esquadrão Gordo, já não estão mais sendo utilizadas pela Força Aérea Brasileira. A cerimônia oficial de desativação será no dia 29 de fevereiro, encerrando uma longa carreira de 59 anos de serviço. O 1º/1º GT está utilizando somente os KC-390 e atualmente conta com duas aeronaves, o FAB-2853 e o FAB-2857, porém está utilizando temporariamente o FAB-2855 do Esquadrão Zeus, enquanto o FAB-2853 está sendo revitalizado pela Embraer.”
Maravilha!!
👍👍👍
Perguntas de um leigo mas um admirador apaixonado da aviação militar.
FAB2853 – ultimo voo registrado em julho 2023
FAB2855 – Ultimo voo para Gavião Peixoto 11/02/2023
FAB2856 – Ultimo voo registrado 24/10/2023
Essas revisões são demoradas assim? Isso é normal?
Me parece ser mais falta verba.
Enquanto isso as aeronaves 2854, 2857 e 2858 são raladas ao máximo.
FAB2859 – não foi entregue ainda por qual motivo? falta de verba?
No momento 50% do efetivo operacional e 50% em manutenção.
Está correto isso?
O 2855 está operando no Gordo.
Queria saber porque essa demora para a aeronave pousar na antártica. Não foi declarada 100% operacional? Ainda está faltando cumprir uma das missões para a qual foi designada.
Ela cumpre. Pousar na Antartica ainda requer homologação, vai ocorrer. Cada coisa no seu tempo.
Preguiça…
Depois do acidente com o “Gordo” não querem arriscar, poderia danificar a imagem do produto que tem negociações e contratos futuros importantes …
O acidente com o C-130 foi erro humano.
A aeronave já operou em frio extremo no Canadá. Já operou em saibro. Já operou sobre cascalho.
Vale lembrar que a Base do Brasil na Antártica não tem pista. As operações de disponibilidade até agora foram por “lançamento de palestras por paraquedas”, um nome mais técnico para a coisa.
Pallets
Foi o corretor!
🥺
O corretor entendeu…
Vai pousar quando tiver que pousar e puder pousar. Embraer e FAB não se pautam por sua ansiedade.