Pilotos da Força Aérea Brasileira fazem voo solo no F-39E Gripen
O evento ocorreu em janeiro com a turma de pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) que passou por treinamento na Suécia em 2022
O dia 18 de janeiro de 2024 amanheceu na Base Aérea de Anápolis com sol, calor e o pátio operacional cheio de aeronaves, um cenário perfeito para mais um dia de conquistas na história do 1º GDA: o voo solo de mais quatro pilotos da Força Aérea Brasileira no F-39E Gripen.
Os majores Ivan Campos Braga Júnior e Raphael Hassin Kersul, juntamente com os capitães Luca Centurione Scotto e Gabriel Souza Dixini, decolaram com as suas aeronaves para uma missão de aproximadamente uma hora de duração nas áreas de instrução próximas à Base Aérea de Anápolis. Nesse primeiro voo solo, os pilotos exploraram as características básicas de pilotagem do caça e realizaram diversos exercícios, como velocidade reduzida e aproximação para pouso por instrumentos.
“O dia de hoje representa um marco não apenas na vida pessoal e profissional dos quatro pilotos que fizeram o voo solo no F-39E Gripen, mas simboliza o esforço de uma Força Aérea, de uma Base Aérea, de uma unidade de caça e de diversos profissionais que trabalharam diuturnamente para que isso acontecesse. Estamos muito felizes por este momento de conquista e celebração”, comemorou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º GDA.
Antes de solar no F-39E, esses pilotos realizaram o Conversion Training e Combat Readiness Training no Gripen C/D, na F7 Wing em Såtenäs, na Suécia, no primeiro semestre de 2022.
De volta ao Brasil, os pilotos iniciaram o processo de conversão operacional para o F-39E. Na fase 1, com oito semanas de duração, o curso foi composto por aulas teóricas e missões no simulador como forma de ambientar o piloto com o funcionamento dos sistemas da aeronave e o treinamento de emergências.
“A partir do voo solo, nós iniciamos a fase 2 do treinamento. Essa fase tem aproximadamente seis semanas de duração. Nela, além das missões no simulador, o aluno continua a sua progressão operacional no sistema Gripen, realizando voos por instrumentos, voos noturnos e voos de formatura com duas aeronaves. Ao término dessa fase, eles serão declarados pilotos operacionais no F-39E”, explicou o comandante do 1º GDA.
Além de ser um marco no processo de implantação operacional do Gripen na FAB, essa turma foi a primeira formada, no Brasil, com a participação de pilotos instrutores brasileiros. Esses primeiros instrutores brasileiros realizaram a formação básica no Gripen E em 2022, no Flight Test Center, em Linköping – Suécia, incluindo o atual Comandante da Unidade, o Tenente-Coronel Aviador Fórneas.
Atualmente, seis pilotos do 1º GDA já passaram pelo processo de conversão e foram declarados operacionais no F-39E Gripen. O grupo iniciou os treinamentos para a capacitação dos pilotos para participarem do exercício multinacional CRUZEX no final de 2024, na Base Aérea de Natal.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.
A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL
Parabéns aos instrutores e formandos. Que venham mais e mais.
Duvida besta: alguém ainda faz conversão para F5? Esses são alunos novos ou eram pilotos de F5????
Boa pergunta. Sua dúvida é pertinente.
Creio que sim, visto que os F5M ainda vão voar por algum tempo e a conversão para o F39 só faz sentido, por enquanto, para o GDA.
Óbvio que sim. O 1°GAVCa e o 1°/14° continuam recebendo novos pilotos. Todo ano.
Vieram do F-5 e do A-1
Como é a sequência de formação T-27 > A-29 > F5 ou A1 > Gripen?
Inicia no T-25.
Acredito que todos os pilotos de Gripen serão pilotos que saíram do F-5 e talvez do AMX tbm. Já são pilotos muito experientes e não faria sentido deixá-los de lado para já ir colocando piloto novo que acabou de sair da academia para ir voar no Gripen. No Gripen só vai voar de capitão para cima por muito tempo ainda e vai demorar pra piloto novo ir direto pra ele, sobretudo pela baixa quantidade de aeronaves.
O que deve ter de ilote de F-5 e AMX louco pra voar o Gripen… os coitados dos tenentes vão ficar só babando.
Nenhum piloto egresso da AFA vai pra primeira linha. Tem que passar pelo 2°/5° e pelos Terceiros. Já foi falado inúmeras vezes aqui.
Conheci o Kersul como aluno da EPCAR, em 2004. Dei uma carona pra ele, de E-99, do Galeão pra Anápolis, a pedido do pai, o então Brig Kersul.
Brigadeiro Kersul que foi piloto e depois comandante do 1⁰/14⁰ GAV.
Exato. Ex chefe do CENIPA no resgate dos corpos do GOL 1967.
👍👍👍
Tem piloto no video que se sobresaiu pela altura, a dúvida, qual altura máxima para pilotar o Gripen E é o mesmo dos F-5 ou AMX?
Isso eu não sei, mas acredito que sim.
No ICA para ingresso na AFA consta altura máxima 1.87.
Agora se mudou..
👍
Falando em Gripen, não era pra chegar mais um fevereiro? Se realmente for, e não chegando nos próximos três dias, é outro furo.
No mais, parabéns aos aviadores.
Perguntei como off-topic a mesma coisa há duas (acho) matérias atrás, sobre o A-Darter. Ninguém teve resposta ou não quiseram responder.
Para mim este Programa F-X perdeu credibilidade.
provavelmente deve vir ainda neste semestre, estão previstas 3 aeronaves para 2024 e outras 3 para 2025.
So que essas previsões de chegada de gripen nunca bate.
Não sei se a você mas vi uma resposta para este “furo” em outra reportagem. Deve haver uma atraso de entrega por causa dos novos componentes das superfícies de controle das aeronaves.
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Se nesse ano entregarem o que faltou do ano passado e neste ano, mesmo com atraso de meses, estaremos no lucro. Minha visão, óbvio.
Cara pelo preço que pagaram pelo programa gripen, se não vier um segundo lote pelo menos aí sim acredito que foi dinheiro jogado fora. Se ficar só no 1 lote serão os gripen mais caros da história!
Assim como as fragatas Tamandaré e os submarinos Riachuelo.
Vindo o aditivo ao primeiro lote de pelo menos mais 12 F-39E, espero que seja concretizado mais pra frente o segundo lote de caças Gripen para a FAB, temos de alcançar o número de 70 aeronaves pelo menos.
Tenho medo daquilo que saiu em outra matéria aqui do aéreo, apresentação da FAB considerando F-16 MLU para fazer volume de jatos junto com o Gripen. Pagar ToT para ter F-16 A/B MLU vai ser de lascar com o dinheiro.
Caro. Algumas pessoas que comentam aqui inferiram que a FAB estaria buscando F16 por causa de um slide tosco que usava uma imagem do F16 ao lado de um F39.
Esse slide rendeu. Quero só ver se no final o slide ser um fa-50 coreano. Li na revista asas que tem uma boa possibilidade disso acontecer. Já estão certificados para uso do meteor e do iris-t.
Não vale a pena gastar tempo discutindo o slide. Por outro lado, na entrevista ao “O Gobo”, o comandante da FAB comenta (o óbvio) que 36 Gripens é um número insuficiente de aeronaves e que a FAB trabalha com a ideia do aditivo de 25% do contrato (sem falar em números de aeronaves adicionais). Na mesma resposta á pergunta do jornalista sobre a compra de mais Gripens, o comandante comenta a expectativa de vender o Kc390 para a Suécia. A parte polêmica da entrevista é a frase “Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave”.… Read more »
Isso é o que o teu entendimento, com ênfase no “teu” , depreendeu da afirmativa. Nada mais.
Você não acha estranho que ainda não saiu os detalhes da negociação dos c-390 para a Coréia do Sul ? Será que não terá uma contrapartida?
Não vejo relação entre as vendas do Kc399 pela Embraer e a aquisição de meios para a FAB
Por que não? Veja a declaração do comandante em relação ao kc390 para a Suécia. Contrapartida é importante.
Porque são coisas diferentes. A FAB precisa de mais Gripens, independente se a Embraer vender ou não Kc309 para a Suécia O aditivo de praticamente US$ 1 bilhão no contrato com a Saab pode prever contratos de offset adicionais. Pode ser qualquer coisa, inclusive a venda de Kc390 para a força aérea da Suécia. Todos os grande contratos militares brasileiros incluíram compensações (ProSub, FCT, Fx2). Elas são importantes para manter a balança comercial e de pagamentos equilibrada. A venda de armas para os países do oriente médio tem sido um meio dos países produtores de petróleo buscarem reduzir o desequilíbrio… Read more »
Nada a ver, compensações para a compra de petróleo do Médio-Oriente pela Europa????
Era bom, era, mas não é verdade.
Pois é.. antes das crises do petróleo, na década de 70, o Brasil era um grande importador de petróleo do Iraque, tanto que as primeiras refinarias da Petrobras foram construídas para processar o petróleo do Oriente Médio. O petróleo era barato e o Brasil um exportador de minério e produtos agrícolas, mas ainda assim conseguia equilibrar a sua balança comercial e de pagamentos. Na década de 70, os países da OPEP elevaram o preço do petróleo, causando uma enorme crise mundial, principalmente nos EUA. O FED elevou os juros, afetando as dívidas de todos os países do mundo. O Brasil… Read more »
Uma aula de história e economia
Obrigado
F-35 que não vai ser
Eu acredito que, depois de muito choro e ranger de dentes, a FAB vai conseguir mais F-39, paridos à fórceps. Mas, seria muito engraçado ver alguns daqui caindo do cavalo, despertados da sua onisciência, com a compra de outra aeronave. Ah, seria mesmo …
Cara como eu quero ver a fab comprando qualquer coisa,que não seja trozobós russos, pessoas aqui vão pirar o cabeção…
O risco é alguém achar que vale a pena comprar Sherpa…
Supondo que seja preciso um Tampax (outro), talvez seja maia adequado um leasing de F39C ao invés de comprar um avião diferente.
Eu não sei se estes aparelhos existem em algum lugar para serem alugados pela FAB, mas seria o mais adequado.
Por que não poderia ser o avião coreano? Se duvidar, daria até para adaptar os radares do f5m no nariz do pequeno avião coreano. Fora o motor que é um ge404, parecido com o ge 414 do Gripen E.
Caro. Eu disse que não vejo relação direta entre a venda do Kc390 pela Embraer para uma força aérea estrangeira e a compra de caças pela FAB.
Quando a FAB comprou o F39, ela negociou compensações comerciais, como invesimentos no Brasil e a instalação de uma fábrica de componentes, incluindo ToT.
O MinDef brasileiro está negociando com o MinDef sueco a venda de Kc390 para eles e também o aditivo no contrato com a Saab para mais Gripens. Não há condicional entre os dois negócios
O fato é que o F-16 aparece numa apresentação da fab,só isso. Tivessem ao menos colocado uma silhueta qualquer nada disso estaria acontecendo.
E vindo FA-50,me parece uma alternativa boa,ou F-16 do deserto eu vou é riri muito!
A FAB não considerou nada.
Eu tb tinha certeza que não, mas por que o Comandante Damasceno falou o que falou na entrevista reproduzida aqui no PA? Abaixo o trecho: “Nas palavras do Comandante: “Os 36 caças são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção. Estamos trabalhando nisso e acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 (cargueiro da Embraer desenvolvido com a FAB). Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave.” Sei muito bem do foco e empenho… Read more »
Normalmente se transforma*
Os A-1M param*
Se se apegarem ao Gripen nessas condições,à conta-gotas,pode até ser que venham os tão sonhados 72 caças. Mas ao preço de ficar sem aeronaves sabe-se lá até quando.
Porém,quando lembramos da decisão de não encontrar aeronaves decentes pra ocupar o lugar dos Mirage lll e aceitar o atraso do Gripen,podemos esperar qualquer coisa.
Inclusive nada!
Isso é fruto do políticos que temos… se tivéssemos um substituto “temporário”…. ia morrer nele….
O problema todo foi a demora em decidir o FX-1. Parece até que tinham medo de bater o martelo sobre a escolha final,e o processo foi se arrastando até um certo sujeito decidir do jeito dele em 2003…
Enfim,tivessem escolhido o Gripen C/D na época,como uma simples compra,talvez,TALVEZ,a fab conseguisse trocar todos os F-5 e A-1 por Gripens.
O nosso problema não são os “políticos que estão lá”. Mas quem os “coloca lá”.
Marcos. Para que uma democracia sem povo? Da outra vez que acharam que o povo não sabia votar para presidente resultou em uma ditadura d 21 anos.
Melhor errar no voto que não ter voto
Dessa vez aí,o povo contribuiu muito para os fatos ocorridos em 31 de março…
O povo teve o que pediu. Literalmente.
Olá Marcos isso faz quase 20 anos. Não faz mais sentido supor que qualquer decisão do Fx1 tenha influência hoje, Até a assinatura do Fx2 faz 10 anos.
Até faz. Porque se vc ver bem,digamos que fechássemos a compra do Gripen C/D ali por 2005,até entregarem todos os caças,vamos chutar aqueles tantas vezes mencionados 108,até mesmo 120 caças,daria para introduzir o novo avião e retirar todos os Mirage,F-5 e A-1 dentro do planejado. Talvez estivéssemos recebendo essas aeronaves ainda hoje,mas sem o risco de sair todos de serviço e ficarmos sem uma frota digna.
É o timming entre a chegada do Gripen e a baixa da frota antiga que foi perdido por causas diversas. Entre as quais o tal fome zero….
Então há alguns dias, um outro colega comentou que a FAB podia ter feito outras escolha no FX. Minha resposta foi simples “Poder, podia. Mas não podeu”. Já foi mais de 20 anos. Depois teve o Fx2 que definiu a aviação de caça futura da FAB, que aliás já fez 10 anos. Nesta história de podia ou podeu, a FAB podia ter focado no MirageIII e depoi escolhido o Mirage2000 como nova espinha dorsal, ou mesmo o Rafale. Poderia ter escolhido o F16 lá no Fx ou no Fx2. Podia ter modernizado o esquadrão de Mirage2000C do GDA… podia muita… Read more »
Os erros do passado estão ali na próxima curva…
Passar panos nos erros anteriores só abre caminho pra eles retornarem.
Focar daqui pra frente sem aprender com o passado é perda de tempo.
Marcos. O tempo é a chave que tranca o passado e abre o futuro. Discutir o que poderia ou despoderia fazer no passado é ficção científica.
O futuro, por outro lado, é um espaço aberto.
Como disse, é preciso lembrar dos erros e acertos passados… a inutilidade da discussão é sobre o que poderia ter feito..
nossos pais poderiam ter usado contraceptivos e não não teríamos nascido. Indígenas antropofágico poderiam ter cozinhado Pedro I. O meteoro Chcxulub poderia ter desviado e o mundo estaria cheio de dinossauros…
Desculpe mas vc não está entendendo. Não falei no SE… Apenas lembrei que nem resolveram o FX nem conseguiram decidir se comprariam F-16 do deserto ou até os Kfir. Depois fizeram a lambança dos Mirage 2000… Tô tentando lembrar vcs que a fab NÃO APRENDE COM OS ERROS PASSADOS! É todo momento cometendo os mesmos erros. Foi assim com o AMX e está sendo com o Gripen. Esqueçam toda essa estórinha bonitinha de TOT pra “aprender”, pra ter “nosso caça nacional”. Não vai acontecer. Nunca. Aqui nada é tratado com a seriedade necessária. Daqui à pouco a fab bate o… Read more »
Vocẽ escreveu “Enfim,tivessem escolhido o Gripen C/D na época,como uma simples compra,talvez,TALVEZ,a fab conseguisse trocar todos os F-5 e A-1 por Gripens”.
Tivessem… condicional. “Se tivessem escolhido…. talvez….”
Sem querer criar picuinha, minha crítica foi neste ponto.
Por outro lado, concordo tanto a FAB quanto o EB e a MB repetem erros passados.
Neste aspecto, acho que o FX2, o ProSub e o FCT foram muito melhores que muitos programas anteriores.
Perceba que é muito melhor adquirir equipamentos novos nacionais ou nacionalizados que a simples importação ou compra de material de segunda mão.
O ganhador do FX-1 chegou a ser escolhido, mas o FHC não quis anunciar quem seria sem que o governo eleito estivesse de acordo. Acho que possivelmente seria o Mirage 2000
Ou o JAS-39C/D
Concordo.
Deve haver mais de uma LA. Talvez não discutida oficialmente.
Mesmo com a disponibilidade e melhores capacidades do vetores modernos, como o Gripen , o que faz com que seja necessário menos vetores, 36 + 25% ) em valor ou número de Anv?), é muito pouco.
Tem como ser tudo Gripen? Difícil.
A figura de “neguinho” falou que ia…. kkkkk
Foi publicado no BI…. Boato Interno….
Depois de um JO (Giro do Horizonte).
Não é impossível, mas creio que seja , em último caso, mais barato e rápido, por isso creio q a FAB esteja avaliando depois do aditivo do Gripen comprar o F-16 para alguns esquadrões.
Qual a média de pilotos por aeronave da FAB, alguém sabe dizer?
A regra não é essa. É horas vs pilotos. Cada piloto deve voar, no mínimo, 150h/ano. Não importa a quantidade de aviões.
Uma vez eu tentei pesquisar essa informação, mas não consegui.
Não consegui sequer descobrir quantos pilotos a FAB tem. Depois ainda teria que descobrir quantas aeronaves em reais condições de voar a FAB tem, outra informação “sigilosa”.
Sendo otimista deve ter uns 30 pilotos por aeronave. Sendo pessimista, 200.
PS: convenhamos que 150 horas por ano é pouco. Um piloto comercial voa isso num mês.
Embora não pareça muito, 150 horas/ano é um valor próximo ao dos pilotos das Forças Aéreas da OTAN, que adota como padrão um mínimo de 180 horas/ano.
E talvez essa diferença se dê pela falta de uma aeronave verdadeiramente multi-role na FAB (até o Gripen se tornar operacional), de maneira que o treinamento pode ser feito a contento com menos horas, uma vez que cada piloto precisa treinar para menos missões diferentes.
É só olhar na tabela de efetivo, por especialidade, e verificar a quantidade de oficiais AVIADORES. Lembrando que só voa quem está no efetivo de uma Unidade Aérea ou no seu Quadro de Tripulantes (QT) externo. Os demais estão em função administrativa, principalmente Majores e acima. Quanto à disponibilidade, é confidencial em TODAS as Forças Aéreas do mundo. E, sim, 150 é o mínimo. Mas não compare piloto militar com piloto civil. Piloto civil é o “motorista ” e seu escritório é a cabine. Também sou piloto civil agora. Oficial aviador é “oficial “, antes de “aviador”, e TODO oficial… Read more »
E o senhor acha que um civil consegue descobrir todos esses números? Eu nem me arrisco a solicitar esses dados para cada OM da FAB. E o senhor tocou num ponto importante e eu não tenho conhecimento para opinar de forma fundamentada, tampouco sei se essa é a regra em outras Forças Aéreas: piloto deveria fazer funções administrativas? Não seria melhor deixar isso para o quadro de intendentes? É caro formar um piloto para deixá-lo atrás de uma escrivaninha em vez de deixá-lo na cabine de um avião. Os pilotos de caça mais velhos poderiam ir pro GTE quando não… Read more »
Rafael
Me metendo… mas acredito que a rotina administrativa posta pelo Nery seja a papelada….
Ordens de Operação, Ordens de serviço, ordens de Instrução, tudo que embasa documentalmente a açoes a serem executadas.
E isso é de quem opera, nao seria de outro.
Além tambem da parte Adm, que é de todos em alguma parte.
Sim, ele deve cumprir funções administrativas. O oficial é treinado pra ser chefe, líder. Deve COMANDAR, nem que sejam um cabo e dois soldados. No futuro será oficial General, e deve conhecer TUDO de sua Força Aérea.
Ah, esqueci: de acordo com a Lei do Aeronauta, um piloto de linha aérea só pode voar, no máximo, 85 horas por mês.
Tem razão. Ao comentar não me atentei que o limite de 176 horas mensais inclui tempo no solo, sobreaviso e etc. Voando são 80 ou 85 dependendo da aeronave.
Então são dois meses para um piloto comercial superar 150 horas, a depender da demanda do empregador.
Sim. E não há nenhum problema nisso.
Sim, não por menos um piloto civil com 2000h ou tantos é considerado um “novato-velho”,
Mas um piloto militar com esta quantidade de horas é altamente experiente
Bom, so no aguardo da cruzex
Quando aeronaves e pilotos estarão prontos para o pau?
Uma pergunta não terá lançamento das armas empregadas pelo Gripen da FAB ?
E séria legal ver na CRUZEX um F-22 ou 35.
Olá Abner. Eu acho improvável que o F22 participe de qualquer exercício no fora dos EUA. Pelo que lembro, os EUA só enviaram F16 da Guarda Nacional para as Cruzex.
Triste enviarem apenas F-16.
Eu não sei quais aviões os EUA poderão enviar em uma Cruzex, mas o histórico das Cruzex passadas não sustenta muita expectativa.
“ Eu acho improvável que o F22 participe de qualquer exercício no fora dos EUA.”
Apesar do F-22 ter remotíssimas chances de participar da Cruzex, ele já participou de inúmeros exercícios com países aliados dos EUA. Cope Thunder 2022 nas Filipinas, operações Agile Combat Employment, na Polônia e na Estônia em 2022, exercícios aéreos conjuntos dos F-22 dos EUA com os F-35A e F-15K da Coréia do Sul, são apenas alguns exemplos.
Todos exercícios de dissuasão para intimar países inimigos…. no Brasil eles mandariam F-22 pra impor medo em quem msm ? Nos Su-30 aterrados ??
Concordo. Duvido muito que o F-22 participe da Cruzex. Eu só mostrei que o F-22 participa de exercícios fora dos EUA, sim, para contrapor o que o outro cidadão disse.
“Uma pergunta não terá lançamento das armas empregadas pelo Gripen da FAB ?”
Vai ter, sim. Mas, ainda falta miota coisa na implantação da aeronave para que isso aconteça. É coisa para alguns anos ainda.
Pensei que seria logo após serem declarado pilotos da aeronave, que teria o lançamento com as armas empregadas nele.
Acredito que ano que vem já ocorra a primeira campanha de Tiro Aéreo e ar-solo.
Boa notícia. Tomara!
muita*
Após a fase 2 eles serão declarados pilotos de F39E GRIPEN. Então qual vai ser a fase que estarão para ser declarados pilotos de combates operacionais com todos os armamentos pronto para uso?. Fase 3, fase 4, fase 5 fase 6….
“Sobre o treinamento dos pilotos do Gripen na FAB, o comandante esclareceu que o treinamento tem quatro fases: as fases 1 e 2 são para o piloto conhecer a aeronave e seus sistemas e entender como realizar os procedimentos de emergência, tendo em vista o alto valor da aeronave. Essas fases destinam-se à operação básica. As fases seguintes, 3 e 4, destinam-se ao voo operacional. Para o ano de 2023 serão realizadas as fases 1 e 2 e para os primeiros pilotos mais experientes, se houver tempo, será iniciada a fase 3. As operações de treinamento de reabastecimento em voo… Read more »
infelizmente pra pilotar essas máquinas no Brasil só os graduados e os primeiros casos nescessário a irem pro fronte não desmerecendo os atuais pilotos..
Graduados são praças, não pilotam.
O restante do comentário não entendi nada. Só se alguém traduzir para nós..
Cada um que aparece aqui…. O desconhecimento é total!
Exato.
Vou tentar traduzir, hehehe:
Infelizmente, pra pilotar essas máquinas no Brasil, só os graduados ( os de maior patente), e os primeiros (entre os melhores), casos (caso) nescessário (necessário)a irem pro fronte (serão esses os primeiro a irem para o fronte em uma situação de conflito),:não desmerecendo os atuais pilotos ( na opinião dele, os atuais não parecem ser os melhores)..
Enfim, uma mistura entre não saber escrever e não saber se expressar corretamente.
Obrigado.. Eheheh
Apenas para elevar o alto nível deste Grupo, em quase 100% dos Relatórios Finais dos acidentes aeronáuticos envolvendo caças das FFAA dos EUA, o IIC tem recomendado voar mais que 120 horas reais/ano, algo que não está acontencendo por lá na USAF, USNAVY, USMC, etc. Há falta de pilotos. Há falta de Instrutores. Eles tem os melhores Simuladores do mundo. Concluíram que horas de simulador não resolvem. Não gostam de falar do grande problema que se tornou o F35. Ele não tem biplace. A cada 2 meses cai 1 por diversos motivos. Até por pouca hora de voo de piloto.
“ A cada 2 meses cai 1 por diversos motivos.”
Já caíram tantos F-35 assim?
Não
Pois é, mas os críticos atribuem fatos inexistentes para justificar o argumento deles.
Então em pouco tempo estaremos com 10 pilotos habilitados para o Gripen! Excelente notícia!
Excelente ! Parabéns a FAB e ao GDA !
Fazendo História assim como fizeram os Dijon Boys na década de 70 com os Mirage III!
KC390 da FAB no Chile para suporte ao PROANTAR.
Não ficou claro se a aeronave vai pousar na base aérea chilena na Antártida.
1º Grupo de Transporte de Tropa realiza Apoio Logístico ao Programa Antártico Brasileiro – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)
Pelo que eu entendi, não vai pousar na Antártica.
Caramba!
Aos 01:27 do vídeo aparece um boneco de Olinda entre os pilotos !!!
A nata da nata. Emocionante. O que de melhor o país produz.