Supernal estreia conceito de produto eVTOL na CES 2024
LAS VEGAS, 9 de Janeiro de 2024 — Supernal LLC — a empresa de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) do Hyundai Motor Group — revelou hoje o S-A2, seu conceito de produto para veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) na CES 2024. O veículo para piloto e mais quatro passageiros marca o mais recente marco no caminho da Supernal para comercializar viagens aéreas seguras, eficientes e acessíveis para passageiros do dia a dia.
O S-A2 se baseia no conceito de visão da empresa, o S-A1, que foi apresentado na CES 2020, unindo a engenharia aeroespacial inovadora e o design estético automotivo do Hyundai Motor Group para criar um novo modo de transporte para levar as pessoas em áreas urbanas do ponto A ao ponto B mais rapidamente. A Supernal alcançará níveis de segurança da aviação comercial e permitirá a fabricação acessível de seus veículos enquanto se prepara para entrar no mercado em 2028.
“Desde o início, a Supernal tem a missão de criar o produto certo e o mercado certo no momento certo”, disse Jaiwon Shin, presidente do Hyundai Motor Group e CEO da Supernal. “A revelação do S-A2 demonstra nosso compromisso inabalável em cumprir essa missão com um design de veículo seguro e eficiente que fornece um caminho claro para a entrada no mercado. Aproveitando nossa talentosa equipe de 600 pessoas, as vastas capacidades técnicas e de negócios do Hyundai Motor Group e fornecedores de aviação confiáveis ao redor do mundo, a Supernal está pronta para entregar uma nova era de voo.”
Componentes Técnicos
O S-A2 é uma aeronave de cauda em V projetada para voar a 120 milhas por hora a uma altitude de 1.500 pés para atender às necessidades operacionais típicas da cidade de viagens de 25 a 40 milhas, inicialmente. Ele apresenta uma arquitetura de propulsão elétrica distribuída e tem oito rotores totalmente inclináveis. No início do serviço, o veículo da Supernal operará tão silenciosamente quanto uma máquina de lavar louça: 65 dB na decolagem e aterrissagem vertical e 45 dB enquanto cruza horizontalmente.
O veículo é projetado com prioridade na segurança e foco na sustentabilidade e conforto dos passageiros. Projetado para atingir o padrão global de segurança da aviação comercial, possui uma estrutura de fuselagem robusta, incluindo componentes redundantes em sistemas críticos como trem de força, controles de voo e aviônicos. A configuração de rotor totalmente inclinável alimentará o veículo através das fases de levantamento vertical e cruzeiro horizontal do voo com eficiência única. Para manter a qualidade superior e também ser econômico, o veículo será fabricado aproveitando a capacidade de produção em massa da Hyundai.
“O conceito de produto da Supernal é o resultado da criatividade e do trabalho árduo de nossa equipe de classe mundial. O S-A2 é projetado para tirar total vantagem dos avanços emergentes em trem de força elétrico que definirão a próxima geração de aviação”, disse Ben Diachun, diretor de tecnologia da Supernal. “Daqui para frente, desenvolveremos este conceito em um produto comercial revolucionário.”
À medida que a Supernal continua otimizando seu veículo para certificação, produção em massa e casos de uso expandidos, a empresa também está focada na modularidade interna e na atualização da bateria. Isso inclui a capacidade de substituir o módulo da bateria conforme a tecnologia avança.
Design Estético
As equipes de engenharia da Supernal fizeram parceria com os designers automotivos do Hyundai Motor Group no design estético do S-A2 — mesclando design com funcionalidade — que atrairá operadores de aviação e criará a experiência de passageiro AAM preferida. Paletas de cores diferentes e materiais delineiam seções distintas de piloto e passageiro do veículo. Componentes absorventes de energia de grau aeronáutico são integrados nas estruturas dos assentos e contribuem para o design geral limpo e minimalista. As transições de iluminação ao longo das fases do voo permitem que a cabine pareça maior e forneça pistas visuais, como onde entrar e sair do veículo.
“O S-A2 é uma verdadeira representação de ‘auto encontra aero’. Baseando-se na competência dos principais engenheiros aeroespaciais da Supernal e dos designers automotivos de renome mundial do Hyundai Motor Group para criar um design centrado no ser humano que maximiza a experiência e segurança do passageiro”, disse Luc Donckerwolke, presidente, diretor de design e diretor criativo chefe do Hyundai Motor Group.
Baseando-se na experiência de projetar “carros inteligentes” com pegadas eficientes semelhantes e veículos elétricos premiados recentemente, os designers do Hyundai Motor Group também incorporaram as últimas práticas recomendadas em experiência de passageiro e design automotivo no S-A2.
Supernal na CES 2024
O S-A2 está em exibição na exposição Supernal Vertiport na CES 2024, localizada no estacionamento Diamond ao lado do West Hall do Las Vegas Convention Center. O futuro “hub de transporte” reúne a visão holística da Supernal para AAM, colocando o S-A2 em um cenário operacional. Os participantes têm a oportunidade — sob um mesmo teto — de ver o conceito do produto veicular, fazer um voo simulado acima da cidade de Los Angeles, aprender sobre redes de voo potenciais e a tecnologia para apoiá-las, bem como entender como os vertiportos e outros modos de transporte criarão jornadas metropolitanas mais rápidas e fáceis.
Os vertiportos representam um elemento-chave para a comercialização do AAM, servindo como pontos de origem, transferência e destino para operações de aeronaves eVTOL e modos de transporte existentes. O voo elétrico silencioso permitirá que os vertiportos estejam em cidades, aeroportos e outros lugares para integração perfeita com opções de trânsito existentes. Combinado com melhorias no controle de tráfego aéreo e previsão avançada de microclima, o S-A2 e os vertiportos facilitarão a mobilidade muito além do que a infraestrutura terrestre existente e projetada pode oferecer.
Clique aqui para mais informações sobre a exposição da Supernal na CES 2024 e visuais do S-A2.
Sobre a Supernal
Supernal (Su·per·nal) é uma empresa de Mobilidade Aérea Avançada que está desenvolvendo um veículo eVTOL e o ecossistema de solo para ar para apoiar a indústria emergente. Como parte do Hyundai Motor Group, a Supernal está aproveitando a fabricação de classe mundial, automação, cadeia de suprimentos e expertise em P&D para tornar esta nova opção de transporte eficiente amplamente acessível nas próximas décadas. Simplificando: em vez de sermos os primeiros no mercado, estamos construindo o produto certo e o mercado certo, primeiro. Visite o site da sala de imprensa da Supernal para mais informações e siga-nos no LinkedIn.
FONTE: Supernal
Esse tipo de transporte com muitas “novatas” na área(aviação civil) na corrida … podem dar ruim.
Prefiro voar em algo construído com a expertise de um fabricante já consolidado que arriscar.
Lindo design! Já tem motores e baterias?
Com a popularidade desses veículos elétricos aéreo aumentaram ultimamente é extraordinário … as grandes empresas aéreas e as grandes montadoras de carros deveram disputar esse nicho.
.
No Ceará há um projeto para carros voadores ( elétricos ) … eu tenho uma dúvida … para esses pilotar/dirigir … deveremos ir a um “DETRAN”? … visto posto como a popularidade e a massificação desses veículos que nem os carros … será que deveremos chamas os documentos de motorista/piloto de brevê ? … ou CNH ? … tempos modernos exige nosvos conceitos .
Era dos Jetsons estão chegando !
Me questiono algumas vezes sobre quao alto deverao voar para diminuir ou eliminar o barulho de “besouro” provocado apenas pelas helices?
Um veiculo isoladamente, provavelmente, nao devera criar tanto incomodo, mas imagina uma cidade como Nova York ou mesmo Sao Paulo onde helicopteros provavelmente serao substituidos por E-VTOLs em grandes quantidades… Seria esse um provavel problema futuro?
Alguem aqui saberia dizer quais medidas estao sendo adotadas para alguns desses problemas modernos?