Airbus A350 da JAL pega fogo após colisão com avião da Guarda Costeira do Japão
Um avião da Japan Airlines transportando centenas de passageiros pegou fogo ao pousar no aeroporto de Haneda, em Tóquio, na terça-feira, depois de colidir com uma aeronave envolvida nos esforços de socorro ao terremoto.
Todos os tripulantes e passageiros, incluindo oito crianças menores de dois anos, a bordo do voo 516 da JAL foram evacuados com segurança do avião de passageiros, segundo a companhia aérea, mas cinco das seis pessoas no outro avião morreram.
A aeronave Airbus A350-900 pegou fogo após voar para Haneda vindo da cidade de Sapporo, no norte do Japão, às 17h47. hora local (3h47 ET).
Cinco tripulantes morreram na segunda aeronave, que se acredita ser um De Havilland Canada DHC-8, operado pela Guarda Costeira do Japão (JCG), segundo a emissora pública japonesa NHK. Ela disse que o capitão do avião estava em estado crítico.
A JAL está investigando os detalhes e a causa do incêndio no avião, disse um representante da companhia aérea à CNN.
De acordo com a NHK, os bombeiros locais confirmaram que 17 pessoas a bordo do avião da Japan Airlines ficaram feridas.
No entanto, atualmente não há mais informações sobre quaisquer detalhes das lesões.
Mais de 100 caminhões de bombeiros foram enviados em resposta ao acidente, relata a NHK.
Imagens de vídeo mostraram o jato de passageiros consumido por uma grande bola de fogo enquanto se movia pela pista. O avião foi então visto parado com pessoas usando escorregadores de emergência para fugir do inferno enquanto os bombeiros tentavam combater as chamas crescentes.
Um porta-voz do JCG disse à CNN que sua aeronave estava indo do aeroporto de Haneda para uma base aérea na província de Niigata para ajudar nos esforços de socorro após um terremoto de magnitude 7,5 na segunda-feira.
O voo 516 da Japan Airlines decolou do novo aeroporto de Chitose, em Sapporo, na província de Hokkaido, para o aeroporto de Haneda, em Tóquio, com aproximadamente 400 passageiros e tripulantes a bordo, de acordo com a NHK.
A maioria das partidas do Aeroporto de Haneda foram canceladas e não está claro quando os serviços de voo serão retomados, informou a emissora.
FONTE: CNN
Trágico.
Com os terremotos e riscos de tsunami talvez tenha aumentado substancialmente os vôos de forças como a Guarda costeira o que terrivemente aumenta os riscos de acidentes como esse.
Interessante que a investigação irá dizer se foi um erro do controle de terra ou do piloto pois é muito estranho um avião pousando colidir contra um avião no solo, ele estava taxiando?
aguardar mais imagens. Mas certamente lá vão criar mais trucentos protocolos de segurança.
Não diria que aumento no movimento aéreo (que não deve ter sido tão substancial assim) aumente ¨terrivelmente¨ os riscos de acidente.
Mestre! operações militares e de salvamento tendem, em razão de urgência, a seguir menos ritos de segurança?
Li em outra matéria que houve considerável aumento de vôos militares e de serviços de urgência.
E tem esta nova aqui:
https://www.publico.pt/2024/01/04/mundo/noticia/aviao-guarda-costeira-autorizacao-entrar-pista-confirma-governo-japones-2075662
começou suspeita de falha de comunicação
Possivelmente ocorreu um erro humano ou não seguiu as regras de segurança.
Um dia trágico para o Japão .
A onda de 50 terremotos sequenciados estressou no limite os nervos e operativos de todas as forças japonesas .
Me surpreende não terem acontecido outras tragedias como esta ao longo do dia dado a intensa malha aérea japonesa …
Eles são bons no que fazem , mas são humanos e erros podem ser cometidos também …
Uma lástima pelas 5 vidas perdidas .
Não vejo relação entre o terremoto na costa oeste com o acidente em um aeroporto de Tokyo, na costa leste. Há uma coincidência de datas, mas é apenas uma coincidência, O Japão já enfrentou outros terremotos sem que isso tivesse levado a acidentes aéreos e também já teve acidentes aéreos em períodos sem desastres naturiais,
Também não vejo relação alguma.
O avião da Guarda Costeira estava indo para a região do terremoto para levar pessoal para trabalhar .
Caro. O fato do avião estar levando mantimentos ou carga para a região do terremoto nada tem a ver com a causa do acidente em Haneda.
Como você pode ter tanta certeza?! Você não sabe se a tripulação estava fadigada devido aos voos de suprimento. Espere o relatório final sair.
Fatigada.
Caro. A tripulaçãp poderia estar cansada pela sobrecarga de trabalho ou distraída. Nestes casos, o que causou o problema foi a sobrecarga de trabalho… não o terremoto em si.
Já existiram acidentes por sobrecarga na tribulação sem nenhum terremoto registrado.
Entendeu? Uma coisa é uma coisa… outra coisa é outra coisa…..
Entendi seu ponto .
Manterei o meu , o estress nacional naquele dia afetou todas as forças , a ansiedade de servir e ajudar provoca erros mesmo em profissionais experimentados , o cansaço induz a erros básicos que aos olhos de um terceiro de longe podem parecer inacreditáveis , mas acontecem , aguardemos o final das investigações já que o piloto da guarda costeira sobreviveu .
Caro. Isso é uma boa hipótese, mas que demanda uma confirmação investigativa. A favor, o óbvio stress da tripulação da CG. Isso vai depender de quanto ela voou antes e se ela obedeceu às regras de segurança relacionadas a jornada de trabalho. Se a tripulação foi obrigada a descumprir estas regras, isso é grave. Outro fator á favor da hipótese é lembrar que muitos acidentes ocorreram durante o taxiamento de aeronaves devido á erros da tripulação, alguns por cansaço, outros por erros de procedimento. Contra a hipótese, muitos dos acidentes durante o taxiamento ocorreram por erros da tripulação que estavam… Read more »
O povo japonês é um dos melhores do mundo, pena que teve o azar de nascer em uma ilha pequena e afetada por terremotos e tsunamis.
Se tivesse o território brasileiro, eles construiriam uma nação maior e melhor do que os EUA.
Se fosse assim tão melhores do mundo, não cometeriam atrocidades na Segunda Guerra Mundial.
E o que isso tem a ver? Rsrsrs
Caro. Posso assegurar que a população japonesa é sensacional. Morei lá por quase 4 anos.
Posso fazer uma longa lista de países cuja população é ótima que esteve sob regimes militaristas opressivos, inclusive o Brasil.
Poderíamos questionar o massacre dos nativos pelos EUA, da ação das tropas italianas na Etiópia, do massacre de Canudos por tropas do EB, do período nazista na Alemanha, da exploração da escravidão negra pelos portugueses… e tantos outros exemplos de genocídios.
Em comum, todos estes eventos aconteceram sob regimes não democráticos e muitos de natureza militarista.
Outros tempos Pedro.
Se levarmos em conta esse raciocínio, não sobra nenhum povo do mundo, pois todos já tiveram um passado belicoso, envolvido em guerras, desde o nível tribal ao nível imperial.
E não seriam japoneses seriam brasileiros. Estas comparações esdrúxulas de que o Japão é um modelo mas não esqueça que esta mesma nação matou milhões de pessoas na segunda guerra mundial e os considerava não dignos de viver com eles, este mau nós brasileiros somos milhões de anos luz melhor que eles. Não temos uma mancha como esta no nosso passado mesmo tendo coisas horríveis ocorridos aqui no Brasil.
Eu vi muitos comentários no twitter atentando para a velocidade que o fogo consumiu o A350 que é feito em material compósito. E que esse acidente pode gerar muitos estudos e regulamentações futuras.
É de se notar também que apesar do terremoto, o tsunami e esse acidente o número de fatalidades foi baixo. Um ano que se inicia para o Japonês de forma milagrosa ou com muita sorte.
Também observei isso, mas é louvável que nenhum passageiro ou tripulante do A350 tenha falecido em um acidente tão grave, mérito do treinamento da equipe pela cia aérea e das medidas de segurança do Airbus.
As medidas de segurança não são “do Airbus” mas sim da indústria aeronáutica, pois são padrões de certificação.
Evacuação em 90 segundos é requisito e por isso existem padrões na indústria para posição e quantidade de saídas de emergência, iluminação de emergência no piso, assim como os requisitos de inflamabilidade do interior, etc.
Todo avião comercial para ser certificado precisa ter a capacidade de ser evacuado em 90 segundos quando lotado e utilizando apenas metade das saídas de emergência. Pelo visto isso valeu a pena nesse A350. Acredito até que seja o primeiro acidente com o A350 que termina em perda total da aeronave. Uma coisa que eu pensei é que felizmente isso aconteceu no Japão onde o povo tem uma cultura ordeira. Uma vez um Sukhoi Superjet precisou ser evacuado na pista na Rússia (incêndio a bordo acho) e a evacuação demorou muito porque os passageiros queriam levar as bagagens de mão.… Read more »
Com certeza. Em 11 anos de Azul vi de tudo com relação à má educação do brasileiro. E quanto mais rico pior.
Já conversei com muitos agentes de aeroportos e comissários. Uma vez eu perguntei a uma agente da Latam porque ela não fez nada com um passageiro que embarcou com duas malas de mão claramente maiores que o permitido. Ela disse que eles são até agredidos quando eles fazem algo.
Não deu outra, deu BO a bordo porque as malas do bonitão sequer cabiam no bin. O cara fez um barraco porque não queria despachar.
O Brasil precisa de uma “no fly list”.
E atesto sua última frase. Isso é claríssimo no Brasil, salvo honrosas exceções.
Olá. Já tive problemas assim em escalas nos EUA. Tem gente bronca em todo lugar, com todo tipo de passaporte.
E há essa Black list.
Esse tipo de educação não é da escola. É de berço.
Eu também sou a favor de uma lista dessas. A educação melhora muito quando atos tem consequências.
Pois é. Quando as comissárias orientam que o desembarque normal é por fileiras (o que aliás é muito mais eficiente e tranquilo) os insanos já se levantam dos seus assentos, sem nem mesmo a porta ser aberta. É patético um olhando para a cara do outro em pé, sem ter para onde ir. Nem quero pensar em uma situação de emergência
Isso de levantar quase tudo mundo e ainda antes da autorização nos da um vislumbre do que ocorreria em caso de um acidente similar por aqui, dos 10 aeroportos grandes que já passei só em Curitiba se respeita um pouco a fila de desembarque
Sorte??!!!!??
Olá Colegas. O terremoto de ontem foi terrível. Cerca de 50 mortos. Contudo, não acredito que exista relação. O terremoto foi na costa oeste e Haneda, é em Tókyo, na costa leste. Durante o desastre de 2011, muio mais grave que este ou no de Kobe, também muito grave, não aconteceu acidentes aéreos. São coisas bem diferentes. O sistema de defesa civil sobre desastres naturais é muto bem estruturado. Passei por alguns tremores menores quando vivi lá, Já o controle de um aeroporto é outra coisa. Lembrei do acidente do avião da TAM em Congonhas, em 2007. relacionado com a… Read more »
Foi um infeliz acidente, vamos esperar as investigações para saber o que deu errado, mas o fato de no airbus com mais de 300 passageiros e tripulantes e com o avião pegando fogo na parte traseira o que impossibilitava o uso das portas de emergências traseiras ter sobrevivido todos só com um poucos feridos foi incrível. Pena que no avião da Guarda Costeira 5 dos 6 tripulantes faleceram o o sexto o comandante foi socorrido em situação grave.
Pela fonia, de péssima qualidade, dá para ouvir o ATC dando permissão para o Japan Airlines 516 pousar na 34R, o que foi confirmado pela tripulação e o Coast Guard para aguardar na interseção C2.
Não dá para ouvir a tripulação do Coast Guard reading back a instrução.
*Torre de Tóquio = Controlador *JAL516=Companhias Aéreas do Japão *JA722A=Aeronave da Guarda Costeira do Japão Registro de comunicação referente ao JA722A e JAL516 <tradução provisória> Data da ocorrência: 2 de janeiro de 2020 Hora (horário do Japão) Comunicador: Conteúdo de comunicação 17:43:02 JAL516 (Japan Airlines): Torre de Tóquio, JAL516 ponto 18. Torre de Tóquio (Controlador): JAL516, Torre de Tóquio Boa noite. Continue aproximação para Pista 34R. Vento 320 graus 7 nós. Há um avião de partida. 17:43:12 JAL516 (Japan Airlines): Continua aproximação para JAL516 pista 34R. 17:43:26 DAL276: Torre de Tóquio, DAL276 Taxiway C. indo em direção à posição de… Read more »
Cagada da torre hein?
Como assim?? Até agora os indícios disponíveis apontam como erro do Coast Guard de ter feito um “runway incursion”.
Mas vamos aguardar as investigações.
Realmente só a investigação vai apresentar as causas, mas parece que houve incursão pela C2.
Sempre achei estranho ter vários “pontos de entrada” na pista ao contrário de só nas cabeceiras.
Peguem leve comigo. Eh apenas minha impressão.
É normal uma pista ter vários pontos de entrada e de saída.
Principalmente em uma pista longa como essa com 3.600 metros.
Sim, concordo. Várias saídas considero ok, afinal de contas se só precisar de 1000 metros, não preciso sair lá no fim. Mas considero estranho o número de entradas. Do outro lado da pista 34R parece ser o mar, portanto não tava atravessando, entrar na pista “no meio”, não era “para dar ré” até o início. Era porque ia precisar de menos pista para decolar. Poderia ir até a C1 e entrar pela cabeceira e começar a correr por lá. Parece ser um procedimento meio “lambao” para adiantar tempo em solo. Se só se entrar pela cabeceira e o ponto de… Read more »
Não existem “entradas” ou “saídas ” porque ambas cabeceiras são usadas. Depende do vento. São todas “taxiways”.
No rigor … correto,
Na prática, aquela pista do galeão ao lado da linha vermelha, parece que não foi planejada assim, o “ângulo” só permitiria “com folga” , somente sair ou entrar … olhando … parece que precisa de um flanelinha para ajudar na manobra.
Aquela é a pista 15/33. Não entendi bem o problema. Já operei muito lá.
Curiosidade apenas, pois não me lembro de ver nada pousando na cabeceira do lado da ilha do fundão. Os ângulos das “saídas” são bem definidos para apenas um sentido.
Há proibição de descer pelo lado da “estrada do galeão”? Raspando nos alojamentos do fundão e derrubando os ônibus do BRT.
Nenhuma. A pista opera normalmente em ambas as cabeceiras. Mas o vento predominante é para operação na pista 15. Normalmente as aproximações são realizadas na 15, e decolagens da 10 (outra pista). Meu último pouso lá foi na 33.
Eu devia ser a única pessoa no alojamento da UFRJ que gostava desse movimento. Tinha dia que era a noite toda. Meu amigo dizia que se sentia no clipe de Beautiful Day do U2.
Eu mostrei a minha namorada na época um A330 da TAP que decolou e passava tão perto do telhado que parecia que ia arrancar. Na época a Air France fazia o então AF447 com um 747-400. Eu ia pra beira do mangue pra ver ele decolar.
Mas meu favorito eram os KC-137. Quando aquilo decolava de madrugada não ficava um dormindo no alojamento.
Impressionante como a Aviação Comercial é segura nos dias de hoje, um acidente dessas proporções décadas atrás seria uma tragédia!!! Claro que o treinamento da tripulação ajudou e muito na evacuação (e ninguém saiu com suas malas!) Mas a tecnologia de construção desses aviões é impressionante, como diz o Lito Souza do Canal Aviões e Músicas!! Por isso é tão importante os passageiros se manterem sentados até a parada da aeronave. Sei que não é o caso, mas poderia ser durante um táxi. Cansado de ver todo mundo se levantar para pegar as bagagens e o avião ainda taxiando!!!
Sugiro não perder seu tempo com esse sujeito chamado Lito. Vai por mim.
Há coisas melhores.
Com certeza existem canais mais técnicos e principalmente com pilotos comerciais, pilotos militares e controladores de voo que não se preocupam em tornarem-se “pop star” como esse tal Lito.
Por pura curiosidade, por quê?
Porque ele fala muita bobagem. Simples assim. E leigos acreditam no que ele fala. Apesar de ter sido mecânico de aeronaves, não fala coisa com coisa. Despeja muita besteira. E ganha dinheiro com isso! Se acha um expert.
Melhor que o “Lito” só o “Sódo”… piada de tabela periódica.
Só porque ele é mecânico de formação e tem fama na internet? Deve ser difícil ver um YouTube ganhar no mês o que o sr ganha no ano.
Difícil é ver as besteiras que ele fala. Pra você que é leigo e não entende nada de aviação ele deve ser o máximo. Podia ser mecânico, dentista, padeiro. Continua sendo um tolo.
Não fiz pouco caso com a profissão. Quis dizer que um profissional de aviação (o mecânico é um) não pode falar tanta bobagem. Quanto aos mecânicos, minha vida sempre dependeu deles.
Ele é piloto agora também. Tirou o brevê recentemente.
Vixe! Piorou! Parece que não aprendeu nada.
Curioso : um A350 para um voo de uma hora e meia de duração. Mesmo lotado com quase 400 passageiros.
Na China usam 777 para vôos domésticos. É muita gente.
Nos EUA também é bem comum. Tanto que no 11 de Setembro os terroristas usaram widebodies que faziam voos domésticos, justamente porque, na época, a segurança em voos domésticos lá era mais relaxada.
A JAL usou 747 para voos domésticos por muitos anos.
Comum em países como China, Japão ou Coréia do Sul.
Nos EAU, antes da pandemia, a EK usava o A380 em vôos de DXB para DOH e MCT……50 minutos de vôo!!
Lamento pelo mortos, ao menos é um triste tributo à qualidade da certificação aeronáutica atual obedecida pela Airbus e a competência da tripulação da JAL em conseguir evacuar o avião de passageiros em tempo.
comunicacao oficial entre a torre de controle e pilotos.
Não mostrou muita coisa.
Sim, antes diziam que era para esperar na C-1, outros diziam C-2 mas na verdade foi na C-5 próximo de onde ocorreu a colisão. É necessário ter acesso aos dados da aeronave da guarda costeira, pois o capitão sobrevivente disse que recebeu autorização para entrar na pista. Pelo que foi divulgado, dá para entender que ele interpretou errado, e que o controlador percebeu que a aeronave da guarda costeira estava na pista a poucos segundos antes da colisão porque pedia para o A350 reduzir a velocidade ao mínimo possível porque tinha uma aeronave na pista. https://news.yahoo.co.jp/articles/9ebe17e4432bb84df10b932c3bd10a8a9a066753 Se comenta que a… Read more »
Essa prioridade deve ser no Japão. No Brasil não há. As prioridades obedecem a ICA 100-12.
De acordo com o NOTAM, até o dia 21/02, a “Taxiway Clearence Bar Lights” na taxiway C5 estava inoperante!!
O cmte do Coast Guard pode ter entrado na pista acreditando que estava na Taxiway.
Colocando meus “achismos”, não sendo especialista em aviação ou aeroporto, mas trazendo meus conceitos profissionais de segurança na operação de fontes radioativas na indústria: 1. Se tem mais de um ponto de acesso à área controlada onde estão fontes instaladas (no caso do aeroporto, um em cada cabeceira), a orelha já fica de pé. 2. Nas instalações de maior risco, há a obrigação de instalação de sensores dentro do conceito de defesa em profundidade para identificar a entrada inadvertida (ou com fins maliciosos) na área controlada, com alertas luminosos ou sonoros. Para levar a fonte a posição blindada ou parar… Read more »
Existe radar de solo em grandes aeroportos. Sim, é baseado na comunicação.
Off-tlopic, como dizem. Ou “parem as máquinas”, como nos filmes de Hollywood. Um Boeing 737 Max 9 da Alaska (mais comprido que o 8, leva mais de 200 passageiros) sofreu uma descompressão explosiva e voltou para o aeroporto de Portland, no Oregon, 20 minutos depois de decolar, com um buraco do tamanho de uma porta na fuselagem traseira. Pousou normal, ninguém se machucou feio felizmente. Mas a Boeing está de novo com o 737 Max sob suspeita de defeito grave de fábrica, pra dizer o mínimo. A FAA já mandou por no chão mais de 100 aviões de configuração semelhante… Read more »
Controladores japoneses dormiram!