Putin visita os Emirados e Arábia Saudita em avião escoltado por quatro Sukhois Su-35
O presidente russo, Vladimir Putin, se reúne hoje com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman al Saud, e com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan.
O presidente russo usou o avião presidencial Il-96-300PU e foi escoltado por quatro caças Su-35S armados com mísseis R-77 e R-73. Os dois mísseis ar-ar são, respectivamente, mísseis de longo e curto alcance.
O Kremlin, em sua declaração, afirmou que os aviões de escolta eram conduzidos por pilotos de caça russos Classe I, que são os melhores pilotos.
O Kremlin compartilhou um vídeo com o Il-96-300PU acompanhado por quatro Su-35S. No início do vídeo, quando os aviões estavam estacionados no solo, havia cinco unidades visíveis.
Normalmente, uma aeronave atua como reserva e sai da formação.
VÍDEO: Il-96-300PU transporta o presidente russo para os Emirados e Arábia Saudita
FONTE: Airspace Review / TASS
Rapaz, acabamento de fundo de quintal nessas aeronaves. Dá pra ver claramente o atraso tecnológico.
Com certeza. Avançado mesmo é o Brasil, que produz caças de quarta e quinta geração, nacionais, inclusive com fabricação das turbinas.
Na cara não.
Vai estragar o velório.
Lembro de uma historia onde um alemao que viu um caca russo de perto… Comentou que as pecas da “lataria” pareciam improvisadas…
Mas creio que nao eh uma regra.. Senao a fama ja teria ido longe !
O que me chama a atencao no post… Eh que todo ditador eh bem cag@o… Putin exigia 5 testes de COVID p se aproximar dele… E costuma receber a maioria de seus convidados… Na ponta de uma de mesa de 10 m de comprimento, com a visita na outra ! heheh
Cagão? rs
Se o Brasil tivesse um lider cioso de nossa soberania como ele estariamos bem.
Sobre Covid (apesar de não ter como saber a idoneidade da afirmação) ele já tá bem velho logo pegar covid nesta idade é passaporte para o ceú ou inferno (ai é com deus)
O Putin não quer ter o fim de um Kennedy.
Tancredo…
Putin cagão? O cara q tá enfrentando uma guerra contra o Ocidente! Quanto a mesa, ele recebe na de 10m lideres q ele despreza, os bem vindos é numa mesinha.
O capacete utilizado pelos pilotos russos também parece bem datado. Parecem ser da década de 50/60.
Será que a Rússia utiliza HMD?
Em 1985 o MiG-29 foi o primeiro caça do mundo a apresentar um HMD e um míssil ar-ar de curto alcance com alta capacidade de atacar além do campo de visão.
Luís,
Na verdade o F-4 já utilizava um HMS para lançar o míssil Sidewinder na década de 70 junto a USN. Foi largamente adotado no Vietnã.
https://etc.usf.edu/clippix/picture/vtas-helmet.html
No caso do MiG-29 com um HMS (e não HMD) a novidade foi utilizar o HMS combinado com um míssil ar-ar de curto alcance de 4ª geração, que era o R-73 que tinha motor com TVC.
Essa combinação dava uma vantagem aos caças soviéticos no combate ar-ar de curto alcance tendo em vista a maior capacidade OBS do R-73.
Posso estar enganado mas eu havia lido que o primeiro caça com HMS foi o Mirage F1 francês.
Já o MiG-29 é divulgado como sendo HMD e não HMS.
Algumas fontes chamam mesmo o sistema utilizado no MiG-29 de HMD mas de forma equivocada. Talvez porque há uma projeção de um retículo de mira como naquelas miras holográficas de ponto vermelho de fuzis. Não deixa de ser um “HMD” mas extremamente limitado à projeção de um retículo de mira que o piloto tem que alinhar com o alvo. Mas isso não o torna um HMD que em tese substitui o HUD, com o caso extremo do F-35 que nem HUD possui já que todos os dados do voo são projetados no HMD. http://2.bp.blogspot.com/-X-d8zgNnrqs/UnsLJCxGsyI/AAAAAAAAEzI/wA9E0hMHTNM/s640/531885_633454290010924_657945851_n.jpg Em relação ao F-1 eu não… Read more »
Entendido. De qualquer forma, mesmo sendo limitado e obviamente inferior à um HMD dos dias de hoje, os soviéticos foram os primeiros a usar um HMD em um caça e um míssil com capacidade de atacar alvos fora da mira.
Quando a Alemanha foi reunificada, os EUA e a Otan viram que estavam em desvantagem no combate dogfight contra os caças soviéticos. Foi ai que veio o desenvolvimento do AIM-9X, se não me engano.
Míssil ar-ar de curto alcance com alta capacidade de atacar além do campo de visão?
É isso mesmo Lombardi?
Sim, o sentido é fora da mira. High off-boresight.
Só de curiosidade, talvez você saiba mas outros podem não saber, há uma diferença entre capacete do tipo HMD (capacidade com “tela” montada) e capacete HMS (capacete com mira montada). Todo capacete HMD tem a função também de mirar, portanto é também HMS, mas o capacete HMS não tem função de “tela”. Ou seja, no HMS não se projeta dados de voo como se fosse um HUD móvel mas apenas e tão somente indica ao seeker do míssil (que opera no modo LOBL) ao qual está “escravizado” onde o alvo se encontra no espaço , ou no caso do míssil… Read more »
Não sabia. Obrigado Bosco.
Só de curiosidade a respeito da evolução dos mísseis ar-ar de curto alcance com orientação por calor relativos ao ângulo de trancamento do seeker em relação ao nariz do caça. Os primeiros mísseis de busca térmica praticamente operavam como uma metralhadora, obrigando o piloto a posicionar o nariz do caça na direção do alvo. Quando o seeker do míssil trancava era emitido um sinal sonoro que indicava ao piloto que ele podia lançar o míssil. Se o piloto desviasse o caça ou o alvo manobrasse abruptamente enquanto o sinal sonoro estava sendo emitido o sinal silenciava indicando que o trancamento… Read more »
Bem ela foi uma das inventoras deste sistema que era só dirigir a cabeça para o alvo invés de ter que colocar o avião no quadrante traseiro do avião.
Nâo podemos confundir a capacidade “OBOS – off boresight” com a capacidade “all-aspect” . A primeira faz relação do alvo com a linha central do caça lançador (linha de mira) , já a segunda diz respeito ao “aspecto” do alvo em relação ao caça lançador. O “aspecto” pode ser definido como o lado que o alvo está voltado para o caça lançador, podendo ser: de frente, de lado, de cima , de baixo, por trás, etc. Capacidade “all aspect” portanto, diz respeito à capacidade de um míssil guiado por calor de poder trancar em um alvo independente do aspecto do… Read more »
Quanta besteira. O primeiro caça a usar o HMD foi Russo e vc vem com essa piada?
Seu Jaiminho é lá de Tangamandapio…
Acabamento top é o do F 35. Em compensação, só voa se fizer tempo bom… kkkk
Então ele vai voar 98% das vezes.
Seu otimismo me impressiona…
Bullshit!
Pra quem vôa acima dos 20.000 pés, tempo ruim é a menor das preocupações.
A não ser que você esteja num Su-34 e precisa voar a 1.000 pés pra jogar meia dúzia de bombas burras em qualquer lugar.
Relâmpagos não acontecem nessa altitude…??
Meu caro, pra quem está num F-35, F-16, Su-35, num 747 ou sentado num tapete voador, um cumulus nimbus oferece o mesmo perigo para todos (sem exceção). Seja na aviação comercial, ou militar de qualquer nação, nuvens do tipo CB atingem grandes altitudes e suas correntes de ar ascendentes são tão fortes que obrigatoriamente tiram qualquer avião da sua rota. Todos desviam dela e inevitavelmente se uma delas estiver em cima ou nas proximidades de um aeródromo, ninguém pousa, ninguém decola. Se estiver no caminho, irão desviar. Outros tipos de nuvens, podem não oferecer tanto perigo com fortes correntes de… Read more »
Realmente, em termos de aspecto visual o acabamento dos russos sempre foi mais simplórios. Não dão atenção a isso! Pouco refino no design. Blocos aparentes sem pintura, rebites bem visíveis, etc.
Baixíssima assinatura RCS
Falou o expert em acabamento, deve ser pintor.
Quem precisa de acabamento, é carro!!! Equipamento militar não é feito para ser bonito e sim funcional!!!!
Quantos desses caças a FAB conseguiria abater e quantos dela seriam abatidos?
F-14 iraniano participando da escolta do presidente russo !!!
https://www.cavok.com.br/video-quatro-cacas-su-35s-e-tambem-um-f-14-escoltaram-aeronave-do-presidente-russo-no-oriente-medio
O isoladíssimo Putin.
Passarinho que come pedra sabe o Sukhoi que tem.
Um vôo interessante. A distância entre e Moscou e EAU é de aproximadamente de 5.000 km. Na wikipedia vi que o alcance do SU-35 gira em torno de 3.600 km. Certamente esse vôo cruzou o Mar Cáspio e entrou no espaço aéreo do Irã.Será que houve escolta do aviões tanques para abastecer esses jatos no meio do caminho? Será que algum avião radar foi deslocado também para vigiar o espaço aéreo em torno do avião do Putin?
Esse alcance é apenas com combustível interno. Com 2 tanques externos o alcance aumenta para 4.500 km. Mas o avião presidencial russo talvez não tenha usado escolta desde a decolagem, os caças poderiam em teoria, decolar de bases mais próximas da fronteira russa e realizar a proteção principalmente fora do território russo.
Saindo de Moscou, mas fazendo uma escala para abastecimento em alguma base ainda no território russo no Cáucaso, que fica consideravelmente mais próximo dos EAU não demandaria REVO. Por exemplo, do aeroporto de Mahackala, no Daguestão, até Dubai são 2.200 kms, aproximadamente.
Minha dúvida é: a escolta acompanhou Putin e continuou com ele nesses países ou ao chegarem nas suas fronteiras eles retornaram?
Tem vídeo na rede de 5 SU-35 aterrizando nos Emirados…
Pra mim aqui o Google Maps informou uma distância entre Moscou e Riad de 3540 km e entre Moscou e Moscou e Dubai de 3740 km.
Conheço outra Sr Nunão … não sei se o fundo moral é o mesmo ….” O cupim conhece muito bem o pau que ele rói ” … um aviso aos “navegantes ocidentais” que tem base por aquelas bandas .
Isso é verdade.
O homem mais procurado pelo tribunal (fake) de Haia.
O maior c@g@o!! Só voa escoltado??
Ué?!? O presidente dos EUA também…
Então dos EUA são cag0es também?
Na boa, se quisessem mesmo derrubar esse avião ou capturar ele não seria nada dificil! Essa escolta nada mas é que propaganda. Já pensou esses caças derrubarem o avião presidencial. Acabariam com uma guerra imbecil e ainda salvariam a Europa, será que vale?
São Pilotos de extrema confiança do Putin, depois do levante do Wagner Group o ditador deve ter colocado parentes dele para voar esses caças e pilotar o fumação que ele foi.
Mas não da para negar que ele fez bem o papel de mostrar que se alguém interferir ele vai reagir.
Alguns sugerem que o Putin é um dos mais razoáveis. Caso o Putin seja morto e o Medvedev assuma, as coisas podem piorar em vez de melhorar.
Como diz o ditado: um milagre de cada vez.
Acabem com o Putin, o resto se vê depois.
É uma boa linha de análise.
E o poderoso Su-57? Cadê? Cadê o protótipo eterno?
.
E de mais a mais, um F-35 acaba com essa brincadeira aí fácil, fácil…
.
E de mais a mais (2): Marcola tbm sai de escolta…
.
Sds
Tom Cruise e seus alunos destruíram todos.
Dê mais a mais caso algum imbecil tente “acabar com essa brincadeira” , dezenas , centenas de milhões de vidas inocentes seriam incineradas!
Kkkkkkkkkkkk Nego acha que a vida é vídeo game, onde tudo é fácil e que as ações não teriam consequências.
Alguns acham que a vida é um Call of Duty…
Su-57 está entrando em operação recente, ainda não deve ter atingido FOC. No mais, não é preciso furtividade para a missão de escoltar um avião presidencial. O Air Force One é frequentemente escoltado por caças F-15 E. Vi recentemente videos de 2018 e de 2019 mostrando caças F-15 escoltando o avião presidencial americano. Os F-15E foram produzidos entre 1985 e 2002. O Su-35S entrou em serviço em 2014. Ninguém tira sarro dos EUA por ainda usarem um caça como o F-15E. O F-35 não acabaria com brincadeira nenhuma. Não foi feito para isso. O F-35 foi feito para atacar alvos… Read more »
“O F-35 foi feito para atacar alvos em terra e se defender no ar apenas se for preciso. Um Su-35 é um páreo bem duro para um F-35 em combate aéreo” Com todo o respeito, essas duas frases são de uma ignorância ímpar. O F-35 foi projetado, desde o começo, para ser uma aeronave MULTIFUNÇÃO e ele faz isso muito bem. Tão bem, de fato, que em todos os exercícios ele simplesmente destrói seus adversários de quarta geração. Tão bem que um oficial da RAF declarou recentemente, na Chatam House: “I send my Eurofighter boys and girls up against the… Read more »
F-35 já perdeu até pra F-16 em exercícios de combate aereo. Pesquise um pouco, menos torcida.
Curioso que a pessoa que pede para a outra pesquisar é justamente aquela que claramente não fez isso.
O F-35 que perdeu para o F-16 era de uma versão inicial da aeronave. Porém, mais importante ainda, a derrota foi no combate WVR, algo que só ocorreria num cenário real se o piloto do F-35 cometesse erro atrás de erro. Em combate BVR o Lightning II simplesmente aniquila qualquer oposição de 4ª geração.
Prezado, se nunca ouviu falar sobre o termo “kill ratio”, ou já ouviu mas não sabe o significado, irá entender que nenhuma aeronave é indestrutível. Treinamentos existem para por em prova as capacidades de um caça ou até de um avião de carga em condições extremas. Quando vossa senhoria lê “F-22 ABATIDO EM TREINAMENTO” ou “F-35 ABATIDO EM TREINAMENTO” pode ter absoluta certeza, não foi uma condição qualquer. Não é torcida, pelo menos não da minha parte, é fato. Infelizmente, ou felizmente talvez, ninguém participa mais de exercícios no ar do que os americanos. Vir aqui vomitar que o F-35… Read more »
Ignorância? JSF Joint Strike Fighter é o nome original do programa. Os caças de superioridade aérea da USAF são os F-15 C, os F-22 e os futuros NGAD. Páreo duro, não significa superior. O F-35 pode sim destruir o SU-35, principalmente utilizando de sua vantagem quase única que é a furtividade. Mas por outro lado o Su-35 possui também suas vantagens e no mundo real nem sempre as coisas funcionam 100%. Nos testes o AMRAAM tinha 90% de chance de sucesso, na guerra do golfo teve 50% de acerto contra alvos aéreos. Contra adversários mais capazes os acertos ficaram em… Read more »
Luís, Você está certo. Em combate aéreo existem inúmeras variáveis. Não é uma conta de matemática. Mas por outro lado você cita o desempenho degradado do AMRAAM ao longo de tempo mas esquece de colocar uma variável nessa equação, que é a contínua evolução desse mesmo míssil. O AMRAAM da Guerra do Golfo não é o AMRAAM de hoje. A furtividade do F-35, aliado à um radar excepcionalmente poderoso e a mísseis de alcance extra longo (AIM-120D e provavelmente o AIM-260) permite ao caça americano uma superioridade esmagadora sobre o caça convencional russo no combate BVR. Se o combate fechar… Read more »
Um problema crônico do F-35 para ele cumprir melhor a função de caça de superioridade aérea é ter “apenas” 4 de mísseis ar-ar BVR no modo stealth. Esse “problema” está sendo resolvido de 3 maneiras: 1- está sendo desenvolvido um adaptador (Sidekick) para permitir que os F-35 (A e C) possam levar internamente de 6 Amraams/AIM-260. 2- estão desenvolvendo um míssil denominado de SACM (míssil pequeno de capacidade avançada) que terá a metade do peso e do comprimento de um Amraam , portanto, poderão ser levados até 4 por um F-35 sem o adaptador e até 12 por um F-35… Read more »
Sim, mas esse cenário 1 vs 1 é difícil de ocorrer. A Otan enviando caças F-35 para atacar posições russas, enfrentará radares em terra em banda L que detectam alvos furtivos 2 a 3x mais longe que radares em banda X. Também enfrentará sistemas antiaéreos de longo alcance avançados como S-400 e S-500 e outros de médio e curto alcance. E os caças Su-35 serão apoiados por todos estes radares e sistemas. Tem também todos os sistemas de guerra eletrônica, os operados nos caças e também os em terra. Esta grande vantagem do F-35 por causa da furtividade pode ser… Read more »
Rumores, de ontem, indicam que, O Brasil, que está na presidência do G20, iria convidá-lo mais uma vez para vir ao Brasil, dessa vez, para a cúpula do grupo. Creio que não virá.
Rumores infundados. Putin não pode desembarcar no Brasil (e em dezenas de outros países) porque tem mandado de prisão do TPI (Tribunal Penal Internacional). O tribunal enviaria ordem de prisão que autoridades brasileiras teriam que cumprir pois o Brasil ratificou o Estatuto de Roma em 2002.
Mais detalhes a respeito, sobre os quais autoridades políticas do Brasil obviamente têm plena ciência:
https://www.gov.br/mre/pt-br/delbrasonu/temas-juridicos/tribunal-penal-internacional
Pois é, até me lembrei que no início do ano foi dito que se ele viesse ao Brasil, não seria preso, depois, voltaram atrás e disseram que seria:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/09/09/em-entrevista-lula-diz-que-putin-nao-sera-preso-se-vier-ao-brasil.ghtml
https://www.poder360.com.br/governo/lula-diz-que-putin-nao-sera-preso-se-vier-ao-brasil/
https://www.poder360.com.br/governo/brasil-pode-ser-punido-se-nao-prender-putin/
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/putin-sera-convidado-para-cupula-do-g20-no-brasil-mas-sabe-o-que-pode-acontecer-se-vier-diz-lula/
https://noticias.r7.com/brasilia/ele-sabe-o-que-vai-acontecer-diz-lula-sobre-eventual-vinda-de-putin-ao-brasil-em-2024-04122023
Maduro veio….Ninguém prendeu…..
É até ruim de admitir, mas o TPI existe apenas para punir países contrários ao ocidente ou aqueles de terceiro mundo, pois a OTAN e EUA nunca serão punidos por nada, vide os EUA que já até ameaçaram os mesmos, fazendo o TPI ficar caladinho. Kkkk
TPI ” de araque “
A pois é…
Quem seria macho de prender ele no Brasil?! A interpol ,a PF ou a PM/RJ?!
Ah, ou Alexandre de Moraes?!
Alguns devem achar que na comitiva dele só deve vir russos inofensivos.
Isso é briga de cachorro grande, quem for inteligente, não se mete e fica sentado assistindo.
Tá dizendo que uma comitiva russa em território brasileiro seria capaz de resistir? Matariam tudo e todos? Uau.
Comitivas presidenciais servem para proteger o dignitário de um ataque terrorista ou perpetrado por algum outro grupo menor. Porém, seriam completamente inúteis contra uma força enviada pelo Estado anfitrião.
Então tu acha que ele deveria vir aqui, ir onde quisesse e ir embora, bem faceiro? Seus guarda-costas teriam livre ação e salvo-conduto? Bem, se for por esses anos de agora, com o atual ocupante do Planalto, ele faria isso, mesmo.
“Então tu acha que ele deveria vir aqui, ir onde quisesse e ir embora, bem faceiro? Seus guarda-costas teriam livre ação e salvo-conduto?” acho que você não entendeu oque eu falei… Não filhão, Putin não iria fazer tour pela cidade do RJ, conhecer a mangueira ou ir até o cristo redentor( certamente seria assaltado…) para tirar fotos. Ele iria para a cúpula e então certamente iria embora, e quanto a seus guarda costas, sejam eles do FSB, Spetsnaz GRU ou que departamento for, certamente não iria ficar impassíveis caso ao sair da cúpula e chegasse ao aeroporto, ele fosse interpelado… Read more »
Exatamente: “Lula sugere que não impediria possível prisão de Putin no Brasil… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2023/12/04/lula-indica-que-nao-impediria-prisao-de-putin-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola
Como diz a matéria, ele está cometendo o mesmo erro de meses atrás e talvez tenha que desdizer o que disse, como da última vez.
“Rumores”. Nada como o velho Instituto ITDK!
O senhor consultou os links postados?
Como é que TPI funciona na Arábia Saudita?
Lá não tem TPI não tem jurisdição. Isso só funciona para estados vassalos. Nem nos EUA tem TPI…
Lembrei daquela visita do Richard Nixon a Síria, nos anos 1970. Quando o 707 adentrou o espaço aéreo do país anfitrião, uma escolta de honra de 4 MiG-21 entrou na ala do “Air Force One”. Aparentemente, alguém do setor de relações publicas do presidente esqueceu de passar para a frente a informação de que haveria essa escolta… O piloto do Boeing então começou a realizar manobras evasivas, achando que os MiGs estavam tentado abatê-lo. Após alguns minutos de tensão, finalmente os pilotos receberam uma mensagem do controlador de voo local, informando que os caças estavam ali como escolta, não como… Read more »
Fica o exercício mental de descobrir como alguém acha que vai conseguir se evadir, na base da manobra, de 4 MiG-21, voando um avião de passageiros de 60 toneladas (vazio)…
Os caras lá assistem muitos filmes, né…
E que outra opção teriam?
Lembre-se, estavam “sozinhos” do outro lado do mundo, aplicaram as manobras previstas em treinamento. Mas é óbvio que sabiam que as manobras seriam paliativas contra 4 caças
Dado que a alternativa seria continuar em linha reta, facilitando o trabalho dos MiGs…
Não faça mais isso. Pensei que fosse ter um derrame ao pensar em tal absurdo.
História bem interessante!
E meu palpite pra essa questão posta é simples: É o que dava pra fazer!
Manobras e certamente soltar uma tonelada de chaffs e flares em momento oportuno (se é que não chegaram a usar)… fora a ativação de um provável sistema de contramedidas eletrônica.
Uma pergunta: Por qual motivo os russos não costumam usar combustível no compartimento externos em seus aviões de combate?
Vamos comparar dois caças, um “russo” e um americano, de mesma categoria (pesados) e contemporâneos: F-15 Peso vazio: 12,7 t Combustível interno: 6,1 t peso máximo de decolagem: 30,8 t Sobram: 12 t para armas e tanques extras (incluindo os CFTs) – Su-27 Peso vazio: 16,4 t combustível interno: 9,4 t peso máximo de decolagem: 30,4 t sobram: 4,6 t para armas – Como visto os russos privilegiam a quantidade interna de combustível , aumentando o alcance/raio de combate/autonomia mas com isso o caça fica mais pesado e tem menor capacidade de carga externa (menor flexibilidade). Um dos motivos disso… Read more »
E dizer que o F-14 tinha peso vazio de 19,8t. E decolando de porta-aviões, no meio dos oceanos.
Era realmente um monstro.
Dizem que quem tem &_$# tem medo…
SU35 é uma das aeronaves mais belas já projetadas, sem dúvidas é um caça muito capaz. Gostaria de tê-lo visto na FAB, mas as circunstâncias não permitirão jamais.
Se forem circunstâncias logísticas e de pós venda não permitirão mesmo…
Sim caro Rinaldo, tivemos uma péssima experiência com os MI35, além disto coloque as circunstâncias geopolíticas. mas é uma aeronave muito capaz, concorda?
É um belo caça sim! Tem muitas coisas que poderíamos aproveitar dos russos, principalmente se tratando de sistemas AA, já que eficácia deles foi comprovada na Ucrânia, mesmo aqueles que ainda são da era soviética como o Buk.
O que eu queria ver por aqui mesmo era o T-90, monstro demais!
Não que o SU-35 seja um caça ruim, mas num combate entre ele e o Gripen E (armado com Meteor), aposto no caça sueco.
Quanto ao SU-35 na FAB, mesmo que os problemas geopolíticos, logísticos e de pós-venda não existissem, faria pouco ou nenhum sentido comprarmos mais um caça de 4ª geração. A Força Aérea precisa focar na aquisição de mais Gripens e – no futuro – de uma aeronave de 5ª ou 6ª geração, que daria um grande salto de capacidades em relação ao Gripen.
Pois é, Cel Nery. Porém, não conseguimos nem ter logística com os M2000 adequadamente, logo com os Sukhoi não seria muito diferente.
Tem um processo muito extenso de cadeia de manutenção.
Concordo. Seríamos muito mais capazes com esses lutadores.
Belo caça esse “rebitado” … a questão é:
Após uma missão quantas horas um “rebitado” fica no chão , versos, um sou “high-tech”..rs
se o Hightech for um F-35 lightning II acho que não será algo bom…
É ter muita moral entrar no espaço aéreo de outro país com aeronaves armadas com autorização do governo desse pais.
Quem pode pode… até sem revo.
A principal notícia é…..
É os Emirados e a Arábia Saudita está aos poucos se desgarrado dos EUA…..
Imagino ter de escoltar o nosso presidente com 4 Gripens…. seriam todos os nossos melhores caças ausentes do Brasil de uma vez. E nem estamos em guerra….
Não que faça muita diferenca, mas se fossem usados 4, ainda sobrariam 2 em Anápolis.
Acho curioso que em toda a matéria em que aparece um avião russo, tem os “analistas de rebite” kkkl
Tanto os tsares quanto os os líderes da URSS teriam inveja do Putin…
Parece o filme guerra nas estrelas a nave principal sendo escoltadas. Como é o nome de Dart Vader….
Um F-22 resolve
Claro, e com o Maverick pilotando…
Esses aviões são lindos !!
Depois dele derrubar Prigozhin do avião Putin só voa assim. Quem tem c’ tem medo kkkk
Foi a primeira coisa que pensei quando vi.
OFF TOPIC mas nem tanto:
Alguns vídeos circulando onde um F-14 iraniano acompanha essa formação.
Tomara que os Gripens não demorem muito tendo em vista uma possivel guerra na America do sul.