PARIS — Como parte da missão reforçada de Policiamento Aéreo (eAP) da OTAN, que visa preservar a soberania do espaço aéreo dos países bálticos, a Força Aérea e Espacial Francesa (Armée de l’air et de l’espace) irá enviar quatro Mirage 2000-5 para a base aérea de Šiauliai, Lituânia.

Os quatro Mirage 2000-5 do 2º Esquadrão de Caça serão desdobrados em 28 de novembro da base aérea de Luxeuil na Lituânia por um período de quatro meses.
As tripulações irão juntar-se a um destacamento composto por cerca de uma centena de militares empenhados em apoiar as forças lituanas e os parceiros da NATO.

Quando os três países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) aderiram à OTAN em 2004, a Aliança destacou capacidades de policiamento aéreo para a base de Šiauliai na Lituânia, a seu pedido. Esta missão, denominada Policiamento Aéreo do Báltico (BAP), visa reforçar os meios que utilizam para preservar a soberania dos seus espaços aéreos, fornecendo capacidades adicionais de reação rápida. Após a anexação da Crimeia pela Rússia, este sistema foi reforçado em 2014 por medidas de garantia denominadas Policiamento Aéreo Reforçado (eAP).

A Força Aérea e Espacial Francesa tem contribuído regularmente para estas missões desde a sua criação. Garantirá assim uma nova ronda de alerta a partir de 30 de novembro de 2023. Sucedendo à Itália, a França enviará quatro Mirage 2000-5, bem como um destacamento composto por cerca de uma centena de militares, para Šiauliai, na Lituânia, durante cerca de quatro meses. Esta é a 10ª participação da Força Aérea e Espacial Francesa no Policiamento Aéreo do Báltico e a sua 7ª missão na Lituânia.

Ao afetar recursos de alto nível e manter atividades operacionais regulares na região, a França demonstra o seu envolvimento no reforço da postura dissuasora e defensiva da OTAN e que está agindo de forma concreta para contribuir para as medidas de garantia no flanco oriental da Europa.

O Mirage 2000-5

Todos os dias, 24 horas por dia e 365 dias por ano, os Mirage 2000-5 do 2º Esquadrão de Caça, estacionados na Base Aérea 116 de Luxeuil, contribuem para a missão de Policiamento Aéreo do território nacional, missão permanente e prioritária confiada à Força Aérea e Espacial, no âmbito da proteção do espaço aéreo nacional.

FONTE: Ministério das Forças Armadas da França

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Antunes 1980

Quais mísseis ar ar equipam os Mirage-2000 franceses?

JS666

MICA EM, MICA IR e R550 Magic II

Diego Lima

Esses Mirage já estão com quantos anos de serviço?

Fernando "Nunão" De Martini

Uns 40 anos.
São caças Mirage 2000C de meados dos anos 80 modernizados para o padrão 2000-5 na segunda metade dos anos 90, mais ou menos.

Carlos Pietro

Simplesmente um lindo avião.

Groosp

O Mirage 2000-5 quase levou o FX1

JS666

No final foi o Mirage 2000C que levou kkkk

Camargoer.

Boa. Riso.

Marcelo

Sorte nossa que nao ganhou,hoje ele estaria obsoleto.

Camargoer.

Quem participou do Fx foi o Mirage2000-5 mk2, que era a versão mais moderna do avião. Caso ele tivesse sido escolhido, os primeiros exemplares estariam agora com cerca de 15 anos de fabricação. Sem dúvida, seriam os aviões mais modernos da América Latina, talvez superiores aos F18 comprados pela Austrália.

Com certeza seriam muito superiores a qualquer versão do F16, inclusive as mais recentes.

Estes aviões só estariam obsoletos, talvez, em 2050, caso não recebessem nenhuma modernização de meia-vida.

Santamariense

“Sem dúvida, seriam os aviões mais modernos da América Latina, talvez superiores aos F18 comprados pela Austrália.” Quais F-18? Os A/B comprados nos anos 80? Se forem esses, o Mirage 2000-5Mk2 era superior, com certeza. Mas, se for o Super Hornet, recebido pela Austrália ao redor de 2010, nem pensar. “Com certeza seriam muito superiores a qualquer versão do F16, inclusive as mais recentes.” Cara, o Mirage 2000-5Mk2 possuía o RDY-2, um radar PESA com alcance ao redor de 150 km. O radar APG-83 AESA do F-16V tem um alcance de mais de 300 km, dependendo do alvo. A suíte… Read more »

chris

Esse pessoal gosta de comparar nomes… Na pratica… Nem Nosso Gripen E eh exatamente igual ao Gripen E sueco !

E com esse radar e outras tecnologias de F-35… Eu temeria um encontro com um F-16V… Ate com um Rafale ! heheh

FELIPE

Se existem diferenças são muito pequenas, nossos Gripen E tem a mesma inferface homem maquina, mesmo radar, mesmo sistema de medidas defesa eletronica, podem usar os mesmos armamentos etc.

Santamariense

“ mesmo sistema de medidas defesa eletronica”

Nesse item, os exemplares brasileiros não são iguais aos suecos. Salvo engano, até a FAB já falou que não são iguais. Olhe o tamanho dos pods de pontas de asas dos suecos em comparação com os nossos.

Marcelo

Mesmo sendo o mirage m-2000 mk2 a tecnologia (avionica) recheio eletrônico ja esta obsoleto,o gripen que usa tecnologia atual ja esta ficando obsoleto por causa da tecnologia usada nos aviões de quinta geração que sao mais modernas em tecnologia que a tecnologia usada no gripen .
Infelizmente esses mirage ja sao aviões de museu !!!

Camargoer.

Cada coisa em seu lugar. A aviônica do Mirage2000-5 oferecido no programa FX era e continua sendo excelente e mesmo após 15 anos ainda seria de primeira linha. Uma coisa são as versões anteriores, como o M2000C usado pela FAB e construído na década de 80. Outra coisa seriam os M2000 mais recentes. Seria o mesmo erro comparar o F39A ou F39C com a versão E atual, ou comparar os velhos F16A/C com os atuais novos de fábrica. O F39 não está ficando obsoleto. Ele é um caça projetado para atuar em rede e projetado para ser atualizado por módulos,… Read more »

Santamariense

“A aviônica do Mirage2000-5 oferecido no programa FX era e continua sendo excelente e mesmo após 15 anos ainda seria de primeira linha.”

O Mirage 2000-5Mk2 foi incluído no programa F-X no ano de 2001, mas já havia sido apresentado aos militares da FAB no primeiro semestre de 2000. Sua tecnologia é da segunda metade da década de 1990. Na melhor das hipóteses, vamos considerar que já tenha 25 anos. Então, não tem nada de 15 anos, portanto não pode ser considerada, hoje, sob nenhum aspecto, como de primeira linha.

Diego Lima

Nada ver, eles seriam equivalentes aos F-16C/D do Chile, e talvez, aos SU-30 da Venezuela, quando aos demais países ele realmente ia ser muito superior pois os outros só tem lata velha.

Camargoer.

Sem entrar em SuperTrunfo, que é uma perda de tempo, os F16 (novos) do Chile foram escolhidos em 2002, mais ou menos na mesma época na qual a FAB estava com o programa FX, no qual concorriam o F16 (praticamente o mesmo do Chile), o Mirage20000-5mk2, o Su35, o F39C e o MIg29. Há que defenda que o RDY do M2000-5 seria superior ao APG68 dos F16, mas isso chega a ser firula de SuperTrunfo. O ponto é que o Fx foi encerrado em 2005. Caso tivesse escolhido o M2000 oferecido, ele começaria a ser entregue para a FAB em… Read more »

Santamariense

“Caso tivesse escolhido o M2000 oferecido, ele começaria a ser entregue para a FAB em torno de 2009~2010, com aviônica e sistemas de uma geração pelo menos 10 anos mais nova que a dos F16 do Chile“ Qual o teu raciocínio para chegar à essa conclusão?? Os F-16C/D chilenos foram entregues em 2006. Os Mk2 brasileiros, se fossem entregues em 2010, tu acredita que teriam outro radar, que não o RDY-2? Que teriam outros sistemas de missão e de combate, diferentes daqueles usados na criação desta variante? Ora, por favor! Os F-16C/D bloco 50/52 são do mesmo patamar do Mirage… Read more »

L G1

Em combates entre Mirage 2000 5 gregos e f-16 52 turcos os Mirage gregos ganharam todas. Todas as vezes que os Mirage 2000 5 gregos aparece os F-16 52 da Turquia saem correndo ou são abatidos. Guerra de atrito no mar Egeu.

L G1

Em Taiwan também os chineses respeitam mais os Mirage 2000 5 do que os F-16 52 de Taiwan. O Mirage 2000 5 de Taiwan são a bala de prata. Só intervém em ultimo caso.

Santamariense

Aí tu está entrando em um campo que envolve muitas outra variáveis. E em relação ao F-16 block 52, o Mk 2 tem tecnologia similar. Mas, quanto ao que o outro comentarista disse: “ Com certeza seriam muito superiores a qualquer versão do F16, inclusive as mais recentes.” – isso não procede. O F-16 block 70 tem tecnologia de ponta, atual, com similaridades em alguns pontos à de 5ª geração.

L G1

https://x.com/isozygio/status/1257601054440656896?s=20

F-16 da Turquia na Mira de Mirage 2000 5 grego. E olha que o Mirage é melhor a longa distância com o mica.

Santamariense

E onde foi que eu neguei esses embates? E onde isso torna o Mk2 mais moderno que o F-16 block 70?

PY3TO - Rudi

Vou dar um pitaco…acho que depende muito daquela pecinha que segura o manche também!

Willber Rodrigues

Mesmo com a chegada do Gripen, o Mirage 2000 continuará sendo o caça mais bonito já operado pela FAB.

Rinaldo Nery

E o mais poderoso que a FAB operou, até a chegada do F-39.

Groosp

Foi o P-47 😉

Rinaldo Nery

Nos anos 40 era.

Groosp

Blasfêmia! O P-47 é eterno 🤣

carlos alberto soares

Delta Lindo.

Camargoer.

Concordo 100%. È o mais belo caça.
E olha que eu também gosto dos esquisitões ingleses da década de 50/60, o Lightining e o Victor

André Sávio Craveiro Bueno

O HP Victor, com aquela asa em crescente é fora do comum. E o Vulcan com sua asa delta, também. Mas o Mirage 2000 são lindos. Na verdade, praticamente toda a dinastia Mirage, incluindo o IV.

Camargoer

O Victor parece uma nave do FlashGordon. O Lighting com uma turbina em cima da outra é muito legal

André Sávio Craveiro Bueno

E o Lightning ainda possuía uma configuração acima das asas. O SEPECAT Jaguar chegou a utilizar trilhos de mísseis também acima das asas.

André Sávio Craveiro Bueno

Configuração de tanques acima das asas…

Heinz

Porque os Miragens franceses continuam operacionais e os nossos deram baixa primeiro que os F5? É uma aeronave tão capaz e linda.

Rinaldo Nery

Se não dessem baixa não teríamos o F-39.

Jonas

Continuamos sem os tais “F-39” …95% ainda na “prancheta” ..Quando ,e se todos forem entregues,em 2028/30, apenas Brasil e Suécia ( como ‘reserva’) , utilizarão esse vetor,que já será ( já é,pois todos preferem o F-35)obsoleto; até lá já operacionais os de 6a. G.🤷🏻‍♂️🇧🇷😒

Camargoer.

Caro. A FAB recebeu 6 dos 36 (sete se considerar o 4100). Isso representa 16% do lote. Então faltam 84%. Se for considerado o 4107 e 4108 que serão entregues em duas semanas, então faltarão 77%, O fato de “apenas” o Brasil e a Suécia operarem o F39E não tem nada a ver com a obsolescência de um caça. Por exemplo, além do Brasil e do Chile, muitos outros países ainda operam o F5, contudo ele é inferior ao F39. Hoje, o único 5G considerado operacional é o F35, que continuará sendo fabricado pelos próximos 20~30 anos. O segundo 5G… Read more »

Maurício.

“Por exemplo, além do Brasil e do Chile, muitos outros países ainda operam o F5, contudo ele é inferior ao F39.” Camargoer, mas olha a quantidade de F-5 que foi produzida, sem contar que foi planejado para ser um caça simples e barato. Praticamente se acha peças para o F-5 até no “boteco da esquina”, e se não tiver, até a própria força aérea pode copiar/fazer, basta ver a quantidade de F-5 que o Irã opera, sem contar as gambiarras que só eles operam, como aquele F-5 de deriva dupla. O número de aeronaves produzidas uma hora ou outra vai… Read more »

Camargoer.

Caro. Uma cosa de cada vez e cada uma delas em seu lugar. O Jonas afirmou que apenas o Brasil e a Suécia utilizam o F39E (fato) e por isso o avião estará obsoleto quando todos forem entregues (uma conclusão sem relação de causa-efeito). Usei o F5 como exemplo de um caça que é adotado por vários países (fato) e se tornou obsoleto (fato), mostrando que não existe uma relação de causa-efeito entre o número de países que adota o caça e a sua obsolescência. Poderia usar outro caça, como o Mig21, ainda usado por vários países e que foi… Read more »

L G1

O Iran também opera até hoje o F–14 que ninguém mais opera e também o Phantom. Então parabéns a força aérea do Iran que consegue manter esses aviões em operação. Além do F-5.

Rinaldo Nery

Você é muito paciente com os marretas…

Camargoer.

Olá Rinaldo. Obrigado.

Marcelo

Se falar bobagem vai se marretado mesmo kkkk !!!

PY3TO - Rudi

Nos comentarios mais acima , se fala muito dos Mirage x F16 turcos , mas esquecem de comentar que aquela pecinha que segura o manche conta muito!

Santamariense

Se você for considerar 5G operacional, não esqueça do F-22 e do J-20. Se for considerar aqueles que são produzidos, considere o F-35 e o J-20.

Rui Mendes

Então um caça que não é o mais escolhido, é pior que um muito escolhido?????
Olha o F-15 é muito superior e não vendeu nem um pouco, perto do F-16, o Super-Hornet também não foi muito escolhido, perto do F-16 e não é inferior.
O Grippen E é um caça superlativo, deixa começar a ficar full-combat e verás, o que os pilotos Brasileiros, dirão dele.

FELIPE

Existem questões políticas que influenciam nas vendas, não necessariamente o melhor vence, vide o Osório.

FELIPE

Este ano a FAB vai fechar com 9 caças Gripen E, 25% do que foi contratado.

FELIPE

Deram baixa pois a manutenção era cara e ainda inferior em avionica e armamento aos F-5M

Vendéen

Olá Heinz,

“Por que os Mirages franceses ainda estão operacionais” (sic)
Excluindo todas as considerações orçamentais e considerando a utilização principal desta aeronave (interceptação).
Segundo a Força Aérea Francesa e especialmente de acordo com as avaliações dos pilotos (usuários experientes) do M2000-5F (entre 20 e 30 aeronaves presentes no esquadrão 1/2 cigogne), o Mirage 2000-5F (reconhecidamente envelhecido) é ainda considerado um interceptador monomotor excelente e altamente eficaz.
É um amor “um pouco demais”!!! lol

Uma pequena anedota franco-taiwanesa:
“Pilotos franceses e taiwaneses do Mirage 2000-5 treinam juntos em Taiwan”
https://meta-defense.fr/2023/10/23/exercise-mirage-2000-5-france-taiwan/

Bom domingo

Vendéen

Desculpe pelo link ruim.
Esperando que este seja melhor.
https://news.dayfr.com/sport/2834734.html

Fernando "Nunão" De Martini

No caso do Mirage 2000C (mesmo modelo usado pelo Brasil) a França já deu baixa e, antes disso, só estava usando num esquadrão de conversão operacional.

Estes da matéria são Mirage 2000-5, (originariamente Mirage 2000C modernizados para -5 algumas décadas atrás).

BK117

Caro Nunão, fui atrás para ver a diferença entre os dois e encontrei essa imagem do fórum de DCS:

comment image

Mesmo o 2000C já dava um caldo no F5 (antes da modernização). Imagina se tivéssemos modernizado também os Mirage para -5? (mas, como disse o Nery, talvez o F39 não teria saído rs)

Sei que o tópico não é sobre simulação, peço desculpas mas achei bacana compartilhar que, nesse mesmo fórum, encontrei uma imagem do que parecem ser pilotos franceses treinando com o 2000C do DCS (pelo nome da foto, na Base Aérea 115 de Orange).

comment image

Pesquisando mais um pouco, achei relatos de que a Armée de l’Air cooperava de forma ativa no desenvolvimento do módulo do 2000C para o DCS (e possíveis outras variações, conforme rumores), e deu acesso aos desenvolvedores ao esquadrão de caça 2/5 “Ile de France”, quando este ainda estava ativo.

https://stormbirds.blog/2018/05/04/razbam-details-unprecedented-with-armee-de-lair/

Camargoer.

Já pensou um MIrage2000 com uma tela WAD como a do F35?

Groosp

Em 1995, se não me engano, foi proposto um Mirage 2000 com novos motores baseado no M88 do Rafale. Os motores teriam 90 kN e 110kN de empuxo. Mas não foi pra frente.

BK117

Ou também com IRST, o HUD do Gripen, HMD e armado com Meteor…

Ia ser injusto com a concorrência rsrsrsrs

Camargoer

Riso. Com tudo isso virou o Rafale

BK117

Quase. Falta ao Rafale a elegância do Mirage rs

Camargoer.

Decadence avec elegance. riso

Marcelo

O custo operacional e de manutenção para os franceses sao mais barato porque as empresas sao francesas,ja para outros países o custo operacional e de manutenção sao proibitivos (fora da realidade)

Santamariense

Os nossos, entre outros motivos, vieram com horas determinadas de voo até que alcançassem o limite de horas para passar por manutenção geral nível parque. As aeronaves vieram, voaram e foram alcançando uma a uma, esse limite de horas. A partir daí, precisariam passar por esta manutenção geral, o que é bastante caro e precisaria ser feita na França. Se a FAB optasse por isso, receberia aeronaves revisadas e com muitas outras horas de voo pela frente, mas com radar, aviônicos e sistemas de missão iguais aos de quando saíram da fábrica, no iniciozinho dos anos 1980, ou seja, obsoletos.… Read more »

Rinaldo Nery

Os mísseis Matra 530F também venceram.

Santamariense

Sim, nem entrei na questão do armamento. Os Magic II também devem ter vencido em seguida.
* só uma pequena correção: o míssil era o Matra Super 530D, não F. O F era o que equipava os Mirage F1.

Rinaldo Nery

Obrigado pela correção

Santamariense

👍👍

Rodrigo Maçolla

Pois é um avião muito lindo, Mas foi uma decisão acertada da FAB e ainda depois em 2019 vendemos 9 células por R$ 1,8 milhões, O que deve ter dado para fazer uma bela sopa na FAB…. E a essa altura ja podem estar voado por ai como agressores…

Camargoer

Os recursos da venda são depositados na conta única do tesouro. A FAB não fica com estes recursos. A FAB só tfm os recursos aprovados no orçamento.

Rodrigo Maçolla

A sim claro sei disso Sr. Camargoer;;; Quem é o proprietátio é a união, foi só força de expressão para não perder a piada da sopa

Camargoer

Legal. De vez em quando alguns colegas imaginam que o orçamento das forças armadas teria alguma independência em relação ao orçamento federal, como por exemplo verbas próprias ou autonomia financeira.

Não tem. As forças armadas estão sujeiras as mesmas regras de outros órgãos públicos civis.

Por exemplo, as taxas cobradas na “GRU” vão todas para a conta única do Tesouro.

Angelo

Não deve estar muito preocupada/comprometida, se não enviaria algo mais moderno….Rafale….