Operações contaram com o emprego de 12 esquadrões aéreos, além de unidades de infantaria e grupos de artilharia antiaérea

Treinar as capacidades operacionais no enfrentamento de desafios em operações militares complexas a partir de missões aéreas compostas (COMAO). Este foi um dos grandes objetivos do Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023, realizado nas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), além das cidades de Santana da Boa Vista (RS) e Caçapava do Sul (RS), entre os dias 30/10 a 17/11. O adestramento contou com o emprego de 12 esquadrões aéreos, unidades de infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB) e grupos de artilharia antiaérea (GAAAe) das três forças armadas.

A sexta edição do EXCON Escudo-Tínia teve um incremento em relação aos anos anteriores: as diversas aviações que atuaram no treinamento foram adestradas tanto em ações ofensivas quanto defensivas na mesma proporção no âmbito de operações multidomínios, que compreende os espaços aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético, tornando os voos de COMAO ainda mais complexos e dinâmicos. “A diferença deste ano, principalmente, é que quanto ao ataque e a defesa não tem uma definição exata de quem é o atacante e quem defende. Ou seja, todos aqui, uma hora podem ser atacantes, outra hora podem ser defesas, e isso faz o cenário bastante dinâmico e faz com que a gente tenha condições de avaliar de várias formas todos os pilotos”, destacou o Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.Clique aqui para baixar a imagem original

Porém, antes de entender como funcionou a atuação de cada aeronave no EXCON Escudo-Tínia 2023, é importante compreender sobre o planejamento das operações COMAO. Como são criadas? Quem as coordena? Como são estruturadas?

Primeiro, é fundamental entender que o COMAO é um grupo de aeronaves com perfis distintos e doutrinas específicas que decolam em um curto espaço de tempo, visando um objetivo comum e em apoio mútuo: cumprir ações de Força Aérea complementares no que tange à garantia da superioridade aérea em um cenário de guerra convencional. A atividade operacional promove a interação de diversas aviações da FAB e grupos de defesa antiaérea em um mesmo contexto de treinamento. Para o EXCON Escudo-Tínia 2023 foram empregadas aviações de caça, inteligência, vigilância e reconhecimento, asas rotativas e de transporte para diversos treinamentos, entre eles aéreo, ar-solo, reconhecimento aeroespacial, reabastecimento em voo (REVO), busca e salvamento em combate (CSAR), coordenação do espaço aéreo, operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) e segurança de voo.

Emprego de caças

Entre as ações planejadas para os 16 caças F-5M empregados no Exercício, estão as missões de ataque, alerta em voo (ALEVOO), escolta e varredura. O Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV) – Esquadrão Pampa, Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães explicou como ocorreram as missões de varredura no campo de batalha. “A intenção principal desse tipo de ação é realizar a limpeza e a sanitização das áreas de interesse, a fim de permitir que as demais aeronaves do pacote COMAO, das missões aéreas compostas, pudessem realizar suas missões específicas. Além disso, as aeronaves F-5 também realizaram missões defensivas com o objetivo de proteger áreas com alvos pré-estabelecidos”, disse.

Outro caça que também teve forte presença no conflito simulado foi o A-1M, que entre suas ações gerenciou as formações em COMAO, sendo o Mission Commander (MC), o responsável pelo planejamento desse tipo de voo. “Nesta edição, a aeronave A-1M está tendo um papel primordial por atuar não apenas dentro da força ofensiva, mas também como força oponente, além de também contribuir no contexto Escudo, sendo utilizada como suporte para o emprego do nosso sistema de defesa antiaérea inimiga”, destacou o Comandante do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro, Tenente-Coronel Aviador Felipe de Faria Scheer, um dos pilotos que operou a aeronave durante o Exercício.

Demais aeronaves de caça, como o A-29 e o AF-1 da Marinha do Brasil (MB) também estiveram presentes no EXCON Escudo-Tínia 2023, com a função de identificar e engajar alvos terrestres, com armamento convencional.

Inteligência e Reconhecimento Aeroespacial

As missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) são essenciais para o planejamento das saídas de algumas das aeronaves empregadas no Exercício. Entre os vetores empregados que atuaram nessas operações, esteve a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), de modelo RQ-900, operada pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus, realizando, por exemplo, o rastreio de dados de inteligência na área do conflito.

A aeronave E-99 também teve papel crucial nas missões de COMAO, por atuar no controle aeroespacial e como posto de comunicações no ar com o intuito de fornecer o cenário tático para outras aeronaves do treinamento. “O principal diferencial do Exercício Escudo-Tínia deste ano foi o aumento da complexidade na área de conflito, devido ao alto número de aeronaves envolvidas, além da elevação da capacidade do inimigo. Desse modo, foi necessário uma maior interação entre os controladores e os pilotos para atuarmos de forma sinérgica, a fim de atingir os nossos objetivos dentro do cenário”, enfatizou o Comandante do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador David Dantas da Silva.

Asas Rotativas e Aviação de Transporte

Manter a capacidade de exfiltrar e infiltrar pessoal, com e sem pouso, da área de operações; liderar formações em missões operacionais; e navegar à baixa altura e por contorno. Essas foram algumas das missões da aeronave H-60 Black Hawk, no Exercício Escudo-Tínia 2023. “A ideia é realizarmos um resgate simulado, desviando das defesas antiaéreas que tem no terreno. Precisamos conseguir voar escondido, sem sermos identificados para chegarmos até o local previsto para efetuar o nosso resgate”, pontuou o Comandante do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Alonso Fortes.

Quanto ao lançamento de carga e paraquedistas (PQD), foram empregadas no Exercício duas aeronaves C-105 Amazonas e um KC-390 Millennium para realizar essas ações durante as missões de COMAO. O KC-390 também teve fator fundamental no que diz respeito às operações de reabastecimento em voo (Clique aqui para baixar a imagem originalREVO) dos caças F-5M para aumentar sua operacionalidade e autonomia de voo.

Contexto Escudo

As cidades de Santana da Boa Vista (RS) e Caçapava do Sul (RS) foram as regiões escolhidas para alocar as Unidades de Infantaria (UInf) da FAB e os Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) das três Forças Armadas. A Operação Escudo Antiaéreo, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no contexto do Exercício Conjunto Tínia, teve como foco treinar as antiaéreas do país em um cenário de guerra simulada, tendo como foco as missões de COMAO.

O Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), Tenente-Coronel de Infantaria Leonardo Schiller Cechin destacou sobre a importância desse treinamento. “O Escudo Antiaéreo realizado em Santana da Boa Vista tem grande importância para os grupos de defesa antiaérea da Força Aérea Brasileira porque é aqui que a gente consegue fazer a simulação dos ataques das aeronaves e o nosso engajamento contra elas em defesa dos pontos sensíveis sobre nossa jurisdição”, explicou.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Matheus

Nesta edição do EXCON TINIA já não teve a participação do C/KC-130. Até o final do ano a FAB já deu baixa em todos os que ainda estão operacionais.

Marcos Silva

Tudo muito legal mas a foto do KC reabastecendo os F-5 nada….

Santamariense

Nas edições anteriores, a participação dos A-29, de todos os esquadrões operadores do modelo, foi bem forte, com mais ou menos 12 aeronaves. Nesse ano, só 1 (um) A-29B participou.

Santamariense

Alguém mais chegou a ler o que está escrito nas 6 bombas levadas pelo A-1AM 5510 que aparece no início do vídeo?

Heinz

A matéria cita grupos de artilharia antiaérea, fazendo um paralelo, recentemente o EB lançou uma consulta pública, sobre sistemas de defesa AA de médio alcance, creio que em breve as empresas lancem suas propostas e sistemas, ansioso!

Rafa

Só eu que sou apaixonado pelo Skyhawk?

Santamariense

Acho muito bacana também.

Kit Carson

Esse AMX tá brabo!!! E ainda tem uns pontos a mais para outros armamentos.
Alguem tem info se os A-1M estão com capacidade de míssil Ar-Ar?
Tinha o clássico assunto que os A-1 antes da modernização não tinham essa capacidade.

Santamariense

Com a modernização, sim, tem a capacidade. Mas, não usam mísseis ar-ar

Rinaldo Nery

Não sei se instalaram as garrafas de nitrogênio para resfriamento da cabeça do míssil…

Santamariense

Salvo informação em contrário, parece que sim.