As 25 maiores empresas de defesa do mundo por receita
Todos os anos, os países mais poderosos do mundo gastam bilhões de dólares na defesa – mas para onde é que esse dinheiro realmente flui?
Para obter informações, classificamos as 25 maiores empresas de defesa do mundo em receitas de 2022, usando dados do Defense News.
Observe que nosso gráfico mostra as receitas de defesa de cada empresa, e não as receitas totais. Isto ocorre porque muitas empresas como a Boeing também geram receitas de indústrias e setores não relacionados com a defesa.
Dados e destaques do país
Os EUA e a China são os países mais representados nesta lista, com 12 e quatro respetivas empresas entre as 25 primeiras.
Destaques do país: EUA
Os EUA têm consistentemente o maior orçamento militar do mundo, por isso não é surpresa que as empresas americanas dominem esta classificação. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre os três principais:
Lockheed Martin
- Formada em 1995 pela fusão da Lockheed Corporation e Martin Marietta
- Embora seja conhecida principalmente por produzir caças avançados como o F-35, a empresa também está trabalhando com a NASA na espaçonave Orion.
RTX (anteriormente Raytheon Technologies)
- A Raytheon produz uma ampla gama de equipamentos militares, incluindo o sistema portátil de mísseis antitanque Javelin.
- De acordo com o CSIS, os EUA forneceram 7.000 Javelins à Ucrânia, o equivalente a cerca de um terço do seu stock.
Northrop Grumman
- Formada em 1994 pela fusão da Northrop e Grumman Aerospace, esta empresa é conhecida por desenvolver o bombardeiro stealth B-2.
- Em agosto de 2023, a empresa abriu um escritório em Taiwan para “acelerar o acesso às tecnologias da empresa”.
Destaques do país: China
As três principais empresas da China neste ranking são todas empresas estatais.
Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC)
- AVIC é a maior empresa aeroespacial e de defesa da China, também classificada em 150º lugar na Fortune Global 500 (2023).
- A Chengdu Aerospace Corporation, uma subsidiária da AVIC, produz o primeiro caça furtivo operacional da China, o J-20.
Grupo das Indústrias do Norte da China (CNIG)
- A CNIG faz negócios internacionalmente sob o nome de Grupo Norinco.
- Em 2003, a Norinco foi sancionada pela administração Bush por alegadamente fornecer ao Irão tecnologias de mísseis.
Grupo das Indústrias do Sul da China (CSIG)
- O CSIG produz veículos militares, munições e outros equipamentos.
- A empresa também possui a Changan Automobile, uma importante marca de automóveis na China e um dos maiores produtores mundiais de veículos elétricos.
Outros destaques
Duas empresas europeias nesta lista que normalmente não estão associadas à indústria de defesa são a Airbus e a Rolls-Royce.
A Airbus é um dos maiores produtores mundiais de aviões comerciais e é amplamente utilizada pelas principais companhias aéreas, juntamente com as ofertas da Boeing. Quando se trata de defesa, a Airbus produz uma variedade de drones militares, caças e transportes.
Por outro lado, a Rolls-Royce é um importante fornecedor de aeronaves e motores navais e concebe os sistemas de propulsão nuclear para a frota submarina do Reino Unido.
Na verdade, não tem afiliação com a Rolls-Royce Motor Cars, que atualmente é uma subsidiária da BMW. A empresa original enfrentou dificuldades financeiras na década de 1970, o que levou à separação dos negócios de automóveis e motores aeronáuticos.
FONTE: visualcapitalist.com
VEJA TAMBÉM:
Não vi na lista Japão e Rússia. Mas não me surpreendeu ver EUA, UK, França, Itália e Alemanha. De surpresa, aparece Israel.
Infelizmente o Brasil não se apresenta para nada.
Alguém irá dizer: não temos inimigos, não estamos em guerra. Entretanto essas empresas são geradoras de riquezas. Para sair da pobreza é necessário investir, e para investir é necessário economizar.
É o famoso “está bom para os padrões brasileiros” que nos impede de pensar grande.
Se o padrão brasileiro fosse algo bom, seriamos um país de primeiro mundo e o resto do mundo iria nos copiar.
Este ufanismo brasileiro é um achado, kkkkk
É um “achado” que eu queria ter perdido lol
O autor é pro ocidental
São números amigo. Talvez os números sejam pro ocidente para sua tristeza.
Olha o comentário do cidadão kkkkk
Também não aparece a Turquia, a Espanha, a Índia, a Suíça, a África do Sul, a Austrália, a Holanda, a Bélgica, a Austria, o Canadá, a Coréia do Sul, a Suécia, e todos são países que possuem importantes Indústrias de Defesas. Me parece que a Indústria de defesa do Brasil esteja num patamar razoável se compararmos a realidade do país e a situação geral da sua indústria. O Brasil possui uma linha de produtos de defesa bastante interessante para oferecer. O predomínio destes países parece muito mais por conta das suas vendas domésticas. A Rússia possivelmente não aparece pois não… Read more »
Cara, não dá pra esperar muito de um país em que o ministro da economia diz que estudou apenas 2 meses sobre economia.
Eu acho legal que o que você postou é um fato costumado (tem vídeo dele dizendo isso) e mesmo assim o pessoal negativa o teu comentário.
Ideologia é umas coisas sinistra.
Esta falando de qual país?
Sem ideologia OK! Eu estudei análise de dados em 6 meses. Era nutricionista. Depois de 8 meses ganho hoje muito acima da média e lido com dados críticos para tomadas de decisões.
E o anterior diz que estudou economia a vida toda e é um comprovado a$no. Então…
Ministro da economia bom é massa.
Inflação de 140%.
O do Brasil, anterior, entregou com Inflação em queda, 2,5 milhões de empregos em 2022, superavit de 52 bilhões.
AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA A DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Haddad tem mestrado em economia o _________ só vive de fake news
EDITADO. AVISO DOS EDITORES: FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA E MANTENHAM O RESPEITO.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
E o ex-presid. quer rasgar os livros de economia, que ele não sabe ler
AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA A DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Esperamos muito de um ministro da economia que era Phd em economia, prometeu demais e nada fez. Logo… em se tratando desse país, que é complicado em tudo, acho muito difícil resumir as coisas assim.
Falta competência!!!
Imaginei que pelomenos a Taurus a Embraer ou a avibras entrariam no ranking
Industria de defesa, sobretudo a norte americana, os únicos ganhadores do conflito Rússia – Ucrânia.
É isso aí. Quando se quer “desvendar um crime”, uma das perguntas é: a quem interessa?
Façamos a pergunta, a quem interessou essa guerra? Assim podemos ir descobrindo os financiadores do Maidan.
É a indústria que tem um grande lobby no congresso americano que patrocina guerras mundo afora sempre dizendo que esta protegendo a liberdade americana de explorar e matar em outros países com muito lucro afinal é isso que importa para eles.
Bah que legal que dizer que os EUA enviaram uma arma na cabeça da Rússia e mandaram ela invadir a Ucrânia para poder lucrar com a guerra.
É claro que os EUA não obrigaram os russos a iniciarem o conflito.
A questão é além deste ponto. OS EUA não se esforçaram para um acordo amplo que evita-se a guerra. Os Europeus se omitiram na questão (mais uma vez).
Pois é, parece que essa guerra não interessa à Rússia, não é mesmo?
Ué, seria Putin então um agente da CIA? Porque até onde eu sei, é ele quem deu a ordem para que o exército russo invadisse a Ucrânia, não o Biden.
Achei que a SAAB estaria na lista.
A SAAB parece que teve U$ 4,1 bi em 2022. A última da lista foi a GE com U$ 4,4 bi.
Então a SAAB fica próxima.
A receita da Embraer em 2022 foi 4.5 bi de dólares, 447.6 milhões de dólares na área de segurança e defesa. Com o aumento de vendas do KC390 nos próximos anos deve aumentar, e talvez com o contrato do liga tanker pra USAF, nova patrulha marítima (quem sabe também Awacs) usando o E190 pode subir mais, super tucanos… mas ainda vai faltar muito pra chegar perto de empresas como a Dassault. Eu ainda acho que a FAB ter matado o desenvolvimento do UCAV (que tinha sido anunciado em 2021) um erro.
As empresas de defesa da China teriam um maior valor se não contar a diferença de câmbio do dólar pro Renminbi
Não quero discutir com ninguém. Mas com certeza existe algo de errado nesta informação, as coisas estão sempre encaminhadas para umedecer único lado. Não percebo como é que num caso destes não aparece a Rússia, Brasil até mesmo a Índia ou o Irão muito menos o Japão. O autor desta matéria deve ser um pro ocidente apesar de incluir a China na lista.
Caro. Os gastos militares dos EUA são maiores que a soma dos gastos de todos os outros países. Além disso, os EUA são o maior exportador de armas. Então, é razoável supor que as empresas de defesa dos EUA dominem entre 60~70% do mercado mundial. O fato de algumas empresas chinesas aparecerem na lista também resulta dos gastos militares da China que prioriza a sua própria industria.
O mesmo para as outras empresas europeias. A Índia é um grande importador de armas, assim como o Brasil.
Amigo, tente enxergar as coisas sobre um prisma lógico e matemático. Politizar o faturamento das empresas não é uma coisa inteligente. São números, números não torcem por ninguém.
Cadê a Rosoboronexsport ?
Como a Rússia é a segunda maior exportadora de armas e suas empresas não está na lista.
Não está mais entre as top 25:
https://www.forte.jor.br/2023/01/19/sipri-arms-industry-2022-vendas-das-100-maiores-empresas-de-armas-crescem-apesar-de-disrupcao-nas-cadeias-produtivas/
Encontrei as seguintes informações sobre a UAC United Aircraft Corporation da Rússia Esta fonte indica 188 bi de Rublos de receita no 1º semestre de 2023 1º Semestre de 2023 as receitas aumentaram 60% e atingiram 188 bi de Rublos. Construção e venda de Aeronaves 88,9 bi. (48,5 no mesmo período de 2022); Modernizações e reparos 28,9 bi (26,5 bi no mesmo período de 2022); Pesquisas e Desenvolvimentos 34,3 bi (22,8 bi no mesmo período de 2022); Prestação de serviços de transporte aéreo 20,6 bi (11,9 bi no mesmo período de 2022) https://www.interfax.ru/business/918362 188 bi de Rublos = U$ 2,12… Read more »
Pelos números que você colocou, a empresa estatal russa fica abaixo da última empresa da lista deste tópico.
Amigo, se a indústria Russa fosse tão forte eles não estariam pedindo aeronaves usadas de volta para desmontar. Não politize os números..
Pedindo não l, mendigando, passando pires.
É óbvio que existe um boicote contra a Rússia. Claro que o Rublo está super desvalorizado, por isso as receitas das empresas russas são bastante reduzidas quando comparadas em dólares americanos. Veja a disparidade, a Dassault com 12.000 funcionários teve receita de U$ 5 bi e ficou em 20º na lista. Deve ter entregado 14 caças Rafale. A UAC com 100.000 funcionários entregou em 2022: 4 Su-30 SM2 10 Su-34 M 7 Su-35 S 6 Su-57 2 Yak-130 5 IL-76 2 Tu-160 M 2 Su-30 (exportação) 6 Yak-130 (exportação) e 296 helicópteros. (militares e civis). E mesmo assim ficou fora… Read more »
Já viu qual é o ritmo de produção do F-35?
E dos caças equivalentes? O F-16 vai passar para 50 ao ano.
Sim, o F-35 na casa dos 160 ou 170 ao ano. Isso não se discute. Por isso estão em primeiro com mais de U$ 60 bi em receita.
Eu estou falando da Dassault, uma empresa bem menor com 12.000 funcionários que passou muito tempo entregando apenas 11 Rafale por ano.
A UAC é composta por Sukhoi, MiG, Tupolev, Iliushin, entre outras.
Possui 100.000 funcionários. É quase 10x maior que a Dassault e mesmo assim ficou fora da lista por causa do câmbio.
E a França não gasta a maior parte do seu orçamento em defesa. Quantos Rafales produziriam se gastassem o equivalente da Rússia do PIB? Seriam 3x mais (33?)?
Aí a conta já fica mais equilibrada…
A Rússia possui PIB PPP cerca de 50% maior que a França. Investiam cerca de 4% do PIB antes da guerra e a França cerca de 2%. Hoje a Rússia está investindo cerca de 6% do PIB em defesa por causa da guerra. A França teria que passar de 2% para 9% do PIB para ter orçamento com poder de compra semelhante ao russo. Vale destacar que dos 14 Rafale entregues em 2022, somente 1 ficou na França, os outros 13 foram para importação. Comparando as empresas o que importa é o número total de Rafale produzidos ou entregues, mas… Read more »
Caro. Há um erro na sua conta. A matéria foca o faturamento das empresas de defesa. No caso dos gastos da Russia, por causa da Guerra, uma grande parcela dos gastos são com o pessoal.
No caso da França, você tem razão ao lembrar que ela é uma grande exportadora de armas, assim como os EUA. Isso significa que parte do faturamento destas empresas resulta da exportação de armas.
Como a Russia está canalizando sua capacidade industrial para a produção doméstica, isso reduz a exportação.
Sim, eu estava comparando como uma empresa média com 12.000 funcionários que entregou 14 Rafale em 2022 pode ter tido uma receita de U$ 5 bi e figurar em 20o lugar na lista e a United Aircraft Corporation que é uma empresa grande, bem maior que a Dassault com cerca de 100.000 funcionários e ainda ter entregado muito mais aeronaves em 2022 e ter tido uma receita inferior… E assumo que o câmbio é o principal “culpado” desta discrepância. Porém o outro colega iniciou uma comparação de quantos Rafale a França poderia produzir, caso investisse percentualmente o mesmo que a… Read more »
A França tem um pib muito superior ao Russo, qual ppp, tem um pib total muito maior, e se fores por tentar desviar a verdade por pib ppp, então compara o pib per capita, que esse então, nem comparação tem, mas o pib Francês e muito superior ao Russo, o que quer dizer que os Franceses com 60 milhões de habitantes, tem mais dinheiro para esses 60 milhões, que os 150 milhões de Russos. Mas naquelas 25 empresas, estão 8 Europeias, 4 Chinesas e 0 Russas. Se vires as empresas Europeias ali, estão naquelas posições, pelo dinheiro arrecadado em defesa,… Read more »
Caro Rui, a maioria dos paises da Europa Ocidental possuem um PIB per capita superior ao russo, possuem uma renda média superior e melhor qualidade de vida. Não discuto isso. O fato é que quando analisamos a capacidade de um país possuir forças armadas mais ou menos poderosas, alguns indicadores são relevantes e PIB Per Capita não diz muito. Renda média também não. Qualidade de vida também não. Luxemburgo tem o maior PIB per capita do mundo e é fraquíssimo em poder militar. A Índia por outro lado possui o menor PIB per capita do G20 e é uma potência… Read more »
Não é surpresa não ter empresas russas devido ao declinio economico e influencia geopolitica que perdeu nessa guerra.
A coisa está tão péssima que estão pedindo equipamento velho usado de volta.
Biden deve estar gargalhando alto em algum lugar.
Meu caro, pelo visto não conhece muito de geopolítica, setor de defesa e apenas torce. A única coisa que Biden não faz é sorrir. Apesar das centenas de bilhões de dólares colocados no atoleiro chamado Ucrânia, não conseguiram absolutamente nada. Apenas perderam dinheiro e prestígio. Este negócio de torcer para lado A ou B, ofusca o discernimento das pessoas. Esta guerra da Ucrânia tem destruído economias na Europa. A Rússia praticamente não sentiu as sanções, a indústria de defesa deles está maior que antes e quem ficou sem munição foi a OTAN. Basta pesquisar um pouco. AVISO DOS EDITORES: MANTENHA… Read more »
Destruiu economias????
Rússia não sentiu ???!!?
Sputnik ….
Bom, até a OTAN já admitiu isto. Mas se prefere ficar na torcida!? Eu prefiro ter noção do mundo que me cerca, aprender a olhar a vida real e entender que minhas vontades, podem não ser atendidas. Mas se prefere acreditar que a Rússia faliu, que a Ucrânia esta vencendo e que esta nas portas de Moscou? Quem sou eu para te dizer ao contrário. Um adendo, já foi noticiado que os militares Russos passavam fome, que faltava munição, que o material bélico Russo era péssimo e que o Ocidente tinha supremacia militar. Uma pergunta: Se tudo isto ocorreu, por… Read more »
Mais um “imparcial” e com uma grande vantagem sobre os outros, que é saber ler em inglês…
O cidadão fala que a economia europeia está sendo destruída e a russa nem sentiu as sanções e os efeitos da guerra e ainda tem a coragem de chamar os outros de torcedores. É mole?
Meu caro, volta para a realidade! Ora, por favor …
“centenas de bilhões de dólares colocados no atoleiro chamado Ucrânia”
Juro que eu queria saber de onde o povo tira essas imbecilidades.
A “OTAN” dificilmente fica “sem munição”. EUA e outros países (não todos, mas muitos) tem uma quantidade mínima de arsenal por lei que eles precisam ter em estoque. O que eles tem dificuldade de repasse é o que pode ser doado. Procure saber qual a quantidade mínima do arsenal que os EUA devem ter por lei (de armas convencionais, incluindo munições). Isso é em armazém, não em campo, em bases pelo mundo. É maior que o arsenal completo de quase todos os arsenais do mundo (convencionais, não nucleares – nao vale pra absolutamente todo tipo de armamento e munição mas… Read more »
Muito do dinheiro relativo ao apoio à Ucrânia vai para as empresas Americanas reporem os gastos, algo que já foi pago há muito tempo, com novas linhas de produção.
E com muito do material enviado tendo sido armazenado/descartado e que já foi substituído por outros mais avançados.
Os EUA, a Alemanha e outros também estão mendigando armas e munições usadas para transferirem para a Ucrânia.
Mendigaram aqui para o Brasil, pedindo velhos Gepard, pedindo munições… qual a diferença?
Pediram algo que já tinha sido retirado do serviço das suas Forças Armadas.
Muito diferente em pedir algo que ainda usam e que supostamente teriam capacidade de produção para acompanharem o “gasto”…
Claro, muito diferente.
Ambos serão usados para repor perdas do conflito.
Mas quando a Rússia tenta comprar qualquer coisa ela é um mendigo.
Parabéns.
Desculpe mas aí é mesmo delírio… Países apoiarem-se uns aos outros é normal, a questão são os torcedores que afirmam que a Rússia produz tudo o que quiser de um dia para o outro e que tem reservas infinitas… O país mais forte do mundo e não precisam de ninguém. Sozinhos conquistavam a Europa toda em poucos meses. E muitos ainda estão na primeira fase do luto, que é a negação… Algo que também aconteceu em 1989, 1991, 2014, 2022, etc… Mas comparar os Gepards com peça e motores já é demais. E tem outros exemplos. Os EUA pediram/coordenaram o… Read more »
Já pensou ser um funcionário especializado e chegar todo dia para trabalhar em uma linha de montagem desse tipo da foto?Isso não é trabalho.É diversão!
Senti a falta de uma empresa nacional nessa ranking. Temos muitas empresas de defesa e algumas elas conseguiriam seu espaço, exportando um pouco ali, vendo outro pouco pro governo aqui… mas todas elas têm bons produtos. O que acho que poderia ser feito é um consórcio entre boa parte delas, uma joint venture com o controle do estado que unisse os interesses em comum de ambas, juntando todos os projetos semelhantes sob uma única administração, criando uma ideia de família. Talvez algo semelhante que que foi feito na Arábia Saudita, com o EDGE Group. Sei que não é o ideal… Read more »
EDGE Group da Arábia Saudita? Que eu saiba é dos Emirados Árabes Unidos.
O que essa listra mostra é que empresas que tem suas receitas fortemente ligando na indústria de caça tiveram um bom aumento de receitas…
Olá Jeff. Pois é. O custo de uma força aérea moderna é muito mais caro hoje do que era no passado. A superioridade aérea é fundamental para qualquer cenário de combate. Neste contexto, fica cada dia mais claro que a FAB é subfinanciada, assim como a MB. Não dá mais para manter uma estrutura na qual o EB fica com quase 50% dos recursos.
Caro Camargo, percebo que o sr. continua insistindo nisso.
Não tem como ser diferente pois o EB possui 220 mil pessoas para pagar, enquanto a FAB e a MB cerca de 80 mil cada.
Quase 90% do orçamento vai para pagamento de Pessoal (ativo é inativo), então a força que tem mais pessoal fica com a maior parcela.
Em relação aos valores destinados à Investimentos (aquisições), a última vez que li era quase um empate técnico entre as 3 forças e se não me engano Marinha ou Força Aérea recebiam até um pouco mais que o EB.
O ranking é bem interessante, me surpreendeu em certas posições.
Eu li a matéria e estranhei que o primeiro quadro apresenta os dados e o segundo quadro não tem novidade nenhuma, apenas “desenha” esses mesmos dados. Achei curioso.
Mas aí fui na fonte da matéria e descobri que a ideia do site é exatamente essa, desenhar informações econômicas…deve ser pra se adaptar à geração tiktok, daqui a pouco vêm as dancinhas pra facilitar ainda mais.
Vai lá China, tenta kkk
No próximo ano a Mitsubishi deve subir no ranking mesmo com o iene desvalorizado, vale lembrar que são receitas apenas do setor de defesa, não está incluso receitas de outros setores.
Mitsubishi Heavy espera ordens de defesa recordes enquanto o Japão aumenta as forças armadas
7 de novembro de 2023
TÓQUIO (Reuters) – A Mitsubishi Heavy Industries (7011.T) dobrou sua previsão para pedidos de defesa para um recorde de 1,6 trilhão de ienes (10,7 bilhões de dólares) no atual ano financeiro
Depende de como sera feito o pagamento desta quantia, se for ao longo de anos sera calculado apenas o recebido no periodo referido
Leonardo italiana parece crescer em bom ritmo!