Sistema alemão Pegasus SIGINT ganha velocidade conforme a Hensoldt recebe luz verde para projeto de sistema
TAUFKIRCHEN, Alemanha — O sistema de inteligência de sinal Pegasus (SIGINT) está agora entrando na fase de implementação com o projeto desenvolvido pelo fornecedor de soluções de sensores Hensoldt. O Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw) aprovou um dos marcos mais importantes do projeto — a chamada Revisão Crítica de Design (CDR) – e, assim, deu luz verde para a implementação do projeto do sistema.
No CDR, representantes da Bundeswehr, tanto do cliente público quanto do futuro usuário, examinaram o projeto dos componentes SIGINT do sistema de armas Pegasus. Em um grande número de apresentações individuais, o cliente recebeu uma apresentação detalhada do planejamento de implementação para seus extensos requisitos. Ao mesmo tempo, o progresso do projeto global foi comunicado em diversas demonstrações de software e hardware.
Posteriormente, o subcontratado Lufthansa Technik, Hamburgo, fez uma apresentação impressionante sobre a integração planejada do sistema de reconhecimento resultante na aeronave e as medidas de conversão associadas.
Jürgen Halder, vice-presidente da Airborne SIGINT na Hensoldt, disse: “A estreita cooperação entre a Bundeswehr e a Hensoldt desde o início das atividades do projeto garantiu que o projeto apresentado fosse amplamente aceito. A solução de reconhecimento subjacente “Kalætron Integral” oferece uma solução de reconhecimento globalmente única, capacidade de reconhecimento de alto desempenho baseada na poderosa tecnologia alemã.”
Há dois anos, a Hensoldt recebeu o contrato para fornecer um sistema aerotransportado para inteligência de sinais eletrônicos a bordo de jatos executivos Bombardier baseado em seu sistema SIGINT “Kalætron Integral”. A encomenda vale mais de mil milhões de euros.
A Hensoldt atua como contratada geral e assume a responsabilidade geral pela realização do projeto. A Lufthansa Technik, com sede em Hamburgo, atuará como subcontratada, adquirindo as aeronaves do fabricante Bombardier, incluindo a sua modificação, bem como instalando e integrando na aeronave o sistema de reconhecimento desenvolvido pela Hensoldt. No total, quase 30 empresas, incluindo muitas PME, de toda a Alemanha estão envolvidas no projeto como fornecedores e parceiros.
FONTE: Hensoldt
nossas aeronaves E-99 e R-99 tem capacidades para SIGINT?
Na minha opinião, coleta de sinais de inteligência é algo muito específico e valorizado.
Quando se tem, o país divulga com orgulho.
Nunca vi a Embraer ou FAB fazerem menção a respeito.
Portanto, julgo que esses aviões não dispõem de tal capacidade.
Se eu estiver errado, ficarei feliz em saber.
Mais um kc-390 para FAB !!!
https://www.defesaaereanaval.com.br/ministerio-da-defesa/credn-aprova-proposta-de-inclusao-na-ldo-de-projetos-da-forcas-armadas-inclusive-a-aquisicao-de-mais-um-kc-390-para-fab
1 a mais para próximo ano ou no total?
Orçamento anual é mais para o exercício a que se refere (2024)
Sim, têm. Nonato, fique feliz.
Mas no mesmo nível de outros paises?
Ou algo limitado?
Por que não divulgam isso?
Não divulgam? Ou você nunca viu o que divulgaram? Ou está insatisfeito com a divulgação não ser do seu agrado, já que sua opinião é de que esse é um assunto que deveriam divulgar massivamente?
2 minutos de busca no google com as palavras-chave FAB e SIGINT:
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36627/AERONAVE%20-%20Learjet%20R-35A%20realiza%20sua%20última%20missão%20operacional%20no%20EXOP%20T%C3%ADnia
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/35890/AVIAÇÃO%20DE%20RECONHECIMENTO%20-%20FAB%20celebra%20em%2024%20de%20junho%20o%20Dia%20da%20Aviação%20de%20Reconhecimento
https://www.fab.mil.br/Download/arquivos/FA100.pdf
https://www.sislaer.fab.mil.br/terminalcendoc/Busca/Download?codigoArquivo=3643
https://www.sislaer.fab.mil.br/terminalcendoc/Busca/Download?codigoArquivo=18589
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/39339/NOTAER%20-%20Aviação%20de%20Reconhecimento:%20Há%2075%20anos%20monitorando%20o%20território%20nacional
Sim, é do mesmo nível.
Ah, o P-3 também tem.
FAB está anos luz à frente da MB nesse quesito!
Nem tanto. São cenários diferentes.
Essa semana vi que algumas marinhas mundo afora estão recebendo novos navios SIGINT
São barcos exóticos…
Nunca vi nada a respeito disso em relação a MB.
Sim. A MB não possui navios dedicados SIGINT, mas as fragatas da classe Niterói já possuíam sistema SIGINT desde aquela época. O tema GE, na MB, era conhecido antes da FAB.
Muito obrigado,
Sendo assim logo tem mais, as novas fragatas que estão sendo construídas em SC
Estarão equipadas com sistemas estado da arte.
Rinaldo, apesar de possuírem tal sistema, cabe enfatizar que ter um navio específico para isso gera mais valor, obviamente que temos necessidades mais acentuadas e que precisam de mais prioridade, mas um navio dedicado exclusivamente a SINGINT, coloca a força em outro patamar. Saudações.
Sim.
Senhores, tem matéria publicada há pouco sobre navios dedicados a SIGINT no Poder Naval, vocês podem continuar a conversa por lá, se assim desejarem.
Lá postam poesias de Sheakspeare e roteiro de peça teatral.
Já receberam avisos para focarem nos temas das matérias
Grato. Um deles se acha cômico.