F-5M e AT-26: o troar dos turbojatos sobre o Campo de Marte
Quem esteve no Domingo Aéreo 2009 no PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo), no último dia 25 de outubro, pode se fartar de ver a passagem de um F-5 “Mike” do esquadrão Pampa (1º/14º GAv). O piloto surpreendeu o público diversas vezes, oferecendo a oportunidade de ter o seu F-5EM fotografado em várias passagens pelo eixo da pista, em alta e baixa velocidade. Notar nas fotos os rastros de calor das turbinas e o fato de que a aeronave estava com os quatro pilones subalares instalados (clique nas imagens para ampliar).
As passagens do caçador do Pampa foram realizadas já próximo ao final do evento, pouco antes da apresentação da Esquadrilha da Fumaça (EDA). Mas outra aeronave que há vários anos não dava as caras no evento aéreo paulistano retornou à cena: pouco mais de uma hora antes da passagem do F-5M (FAB 4873), um AT-26 Xavante (FAB 4509), proveniente da Divisão de Ensaio em Voo (AEV) de São José dos Campos, também marcou presença, com o inconfundível silvo de seu Rolls-Royce Viper fazendo um contraponto com o troar mais forte dos General Electric J85 do “bicudo”.
É interessante notar que os Xavantes utilizados pelo AEV possuem sempre um “X” marcado no topo da deriva. Geralmente o AEV possui apenas um Xavante, mas de tempos em tempos a aeronave é trocada (matrículas diferentes). Porém, o “X” da questão está sempre lá.
Voltando ao F-5M, pode-se reparar na foto abaixo a formação de vórtices por sobre as asas, bem na região dos prolongamentos dos bordos de ataque (leading edge extension), no momento em que a aeronave inicia uma forte curva ascendente (clique na imagem para ampliar).
Esses prolongamentos, bem visíveis nos modelos “Echo”, foram incorporados para melhorar a “regra da área” da silhueta dos F-5 e, ao mesmo tempo, garantir melhor desempenho em ângulos de ataque mais elevados. Posteriormente, foram empregados na geração seguinte de caças norte-americanos, como o F-16 e o F-18. Nos modelos F-18 E/F Super Hornet, nos quais as extensões são ainda maiores.
O FAB 4873 é um dos exemplares usados adquiridos pela FAB na década de 1980. Ele pertenceu à USAF e era uma das aeronaves do esquadrão “Agressor”. É fácil notar a diferença exatamente pela ausência da barbatana dorsal na raiz da deriva. Ali, nos modelos adquiridos diretamente do fabricante, era o local de instalação do radiogoniômetro automático (ADF).
FOTOS: Poder Aéreo (Nunão e Poggio)
esse tipo de evento/apresentação é muito importante para trazer o meio civil “para dentro” das bases e poderem assim conhecer melhor a FAB.
As crianças que devem ter ficado encantadas….
parabéns FAB.
BRASIL!!!!
O que seria o que F5 carrega em baixo dele ???
Tanque extra uma bomba ???
As fotos ficaram Show de Bola !!!
Abs
pcostrj,
Trata-se do tanque central externo, alijável.
Valeu Nunão !!!
Famoso Xavante também ficou show de bola.
Gosto desse cara, uma pena já está longe de suas capacidades.
Abs.
F-5M e AT-26
belas fotos
pcostrj, A manobrabilidade do Xavante a baixa altitude ainda hoje impressiona. Desta última vez, a exibição do AT-26 foi comedida, mas mesmo assim dava para perceber curvas feitas com raio bem pequeno após as passagens baixas. Numa dessas curvas foi tirada a foto do meio da matéria, mais distante. Anos atrás, no mesmo Campo de Marte, um Xavante literalmente apavorou na apresentação, com rolamentos, subidas “pendurado” no motor etc. No DCTA (antigo CTA) também já vi boas apresentações de AT-26. Latino, Pena que o tempo estava encoberto, bem cinza, senão o contraste ficava melhor com o azul. Mas Domingo Aéreo… Read more »
Será que com base nestes Xavantes poderia ser projetar um novo, com novas tecnologia tio um tucano com turbinas ???
BAs.
Na galeria Pagé pode-se comprar F-5M para ficar voando nos finais de semana? 🙂
Pessoal, parabéns pelas fotos !!
pcostrj em 28 out, 2009 às 17:29
Ô loooccooo !!! Rssssss.
Colega, este Xavantes já deram o que tiham que dar….como projeto e como vetor, embora a FAB venha a receber mais alguns, acredite, doados pelo Paraguay…. é só para se tirar as peças que poçam ser úteis.
A Alenia/Aermacchi (Ialiana) tem um modelo mais novo, semelhante ao Xavante o Aermecchi MB339 e um modelo novíssimo
Desculpe…. continuando….
de treinador, o M-346 Master, cujo modelo já foi motivo de várias matérias aqui no Blog, é só dar uma procuradinha na busca/pesquisa do Blog.
Sds.
A info que pasei acima, acerca das “doações” paraguayas ao Brasil….
Lista Material que receberemos do Paraguay, p/lei Paraguaia de n.3726 :
01 aeronave Boeing 707, serie Nº 18957, matrícula FAP 4001
01 aeronave AT-26XAVANTE, serie Nº 791662403, matrícula FAP 1004
01 aeronave AT-26XAVANTE, serie Nº 80163406, matrícula FAP 1005
01 aeronave AT-26XAVANTE, serie Nº 80165408, matrícula FAP 1007
01 aeronave AT-26XAVANTE, serie Nº 80167410, matrícula FAP 1009
01 aeronave AT-26XAVANTE, serie Nº 81174417, matrícula FAP 1010.
Sds.