Embraer amplia acordo com a Toyota para ganhos de eficiência
São José dos Campos – SP, 13 de outubro de 2023 – A Embraer anunciou hoje a ampliação do acordo com a Toyota do Brasil para aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) em suas operações industriais. Desde junho de 2022, as duas empresas têm atuado juntas para avaliar e sugerir melhorias em manufatura da principal fábrica da Embraer, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
A conclusão da implantação da nova metodologia em uma fase da produção das asas dos jatos comerciais E-Jets resultou em uma redução de 50% no ciclo de manufatura. No tempo total de fabricação deste segmento, a redução foi de 17% e o ganho de eficiência em torno de 20%. A equipe do P3E, o Programa de Excelência Empresarial Embraer, continuará expandindo a aplicação das iniciativas criadas em conjunto com a Toyota para outras etapas da fabricação das asas.
Em razão dos resultados bem-sucedidos, as duas empresas decidiram expandir a colaboração para o desenvolvimento conjunto de outras metodologias a serem implantadas desta vez em uma das estações da linha de montagem final dos E-Jets.
“A interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e potencializar ganhos de eficiência de maneira sustentável”, disse Luís Carlos Marinho, Vice-Presidente Executivo de Operações da Embraer. “Estamos muito felizes com a ampliação do acordo que fortalece e acelera ainda mais a disseminação das melhores práticas em sistema produtivo.”
“Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando o fortalecimento de operações dessa grande empresa nacional. Importante dizer que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e adequação de mentalidade para um olhar atento à melhoria contínua. Seguimos honrados por fazer parte disso”, afirmou Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.
“A aplicação do TPS nos processos produtivos da Embraer é mais um exemplo concreto sobre como a metodologia pode contribuir para operações mais eficientes, independentemente de seu ramo de atuação; visando agilidade, qualidade e padronização, e impactando diretamente na competitividade da indústria nacional”, comentou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
A Embraer adota a filosofia Lean como estratégia empresarial que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E. Este programa é responsável por liderar as transformações de forma integrada, provendo meios para que toda a empresa possa dar saltos na melhoria dos seus processos. Este sistema de excelência visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e no melhor custo. A companhia tem a meta de crescer neutra em carbono e, até 2024, ter 100% da energia das operações no Brasil proveniente de fontes renováveis.
Sobre o Sistema Toyota de Produção
Desenvolvido e refinado ao longo de décadas, desde o início do século XXI, o TPS é uma filosofia de gerenciamento que ajuda a otimizar os resultados dos negócios com foco em segurança, logística e gestão de processos, sempre com qualidade e a um baixo custo. É um sistema que busca expor e resolver problemas nos mais diversos ambientes e situações, e que pode ser aplicado, portanto, a qualquer atividade em uma organização.
Entre os principais conceitos do TPS que serão trabalhados junto a Embraer estão o just in time – que busca criar um fluxo contínuo de fabricação e maior parceria com fornecedores para o uso eficiente de peças e recursos, evitando o excesso de estoques e desperdícios – e o jidoka – que tem como objetivo melhorar a qualidade e o valor agregados dos trabalhos realizados em uma fábrica.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.
Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.
A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Me lembrou da Porsche quando contratou os japas para plicar lá o sistema Toyota
A Embraer é a tipica empresa que exige de modo permanente aplicação de grande quantidade de capital para modernização. Em contrapartida, talvez decorrente dessa demanda de capital, tem baixo retorno.
Capitalismo malvadão, não é mesmo?
Excelente notícia. Sei que muita gente não gosta quando falo. Alguns negativam. Outros sequer analisam os argumentos e já fazem duras críticas. Um assunto recorrente ultimamente é a “incapacidade” gerencial da indústria de defesa ocidental para dar respostas rápidas quando necessário. Um bom exemplo é a munição de 155 mm para a Ucrania. O mundo em guerra com a Russia há um ano e meio e aumentaram a produção nos Estados Unidos apenas de 14 para 28 mil balas por mês. Incapacidade de reagir, de dar respostas que atendam às necessidades enquanto o Hamas faz foguetes com canos de água…… Read more »
Agora esse comentário foi coerente, sem viagem na maionese.
É a mesma coisa.
A essência é a mesma.
Falo muito que a indústria de defesa ocidental é engessada.
Colocam dificuldade em tudo.
Demoram para desenvolver algo novo.
Demoram para entregar.
Para aumentar a produção de bala de canhão, que já existia na época de Pedro Álvares Cabral, é a maior novela.
O cerne do que você fala, é algo que seria legal de discutir. O negócio é que, frequentemente, você traz questões esdrúxulas pra discussão. Um exemplo é quando insiste em fazer analogia entre a produção de um caça moderno com um Corolla. Focando no seu cerne da questão que você apresenta sem voltar tanto na história (Pedro Álvares Cabral). O ápice do processo industrial produtivo talvez tenha sido experimentado durante e nas duas ou três décadas posteriores à segunda guerra mundial. Ali, equipamentos e insumos militares, como o exemplo que você cita (projéteis para obuses) eram produzidos em larga escala.… Read more »
Agradeço pela atenção e respeito.
E por entender a importância do tema que é de vida ou morte.
Não adianta um braço das forças armadas ficar discutindo se vai comprar rifle ou helicóptero A ou B se mostram enorme dificuldade para desenvolver, produzir ou acelerar exponencialmente o nível de produção.
O resumo dos itens que você elencou é: a indústria tem problemas e precisa resolvê-los.
“Um exemplo é quando insiste em fazer analogia entre a produção de um caça moderno com um Corolla.”
Aí você deveria perguntar à Embraer porque foi fazer parceria com a Toyota.
A resposta é simples.
O assunto é linha de produção, processos produtivos, produtividade, objetividade.
Não importa se o produto é um foguete da Space X, um radar, um corolla, refrigerante, barra de sabão, presilha de cortina de banheiro.
Muitos conceitos fundamentais relacionados ao desenvolvimento e produção são semelhantes.
O método de produtividade da Toyota é referência mundial.
Uma coisa é você trazer ideias e planos a serem adaptados para o processo produtivo.
Isso é muito diferente de colocar processos produtivos de dois produtos, com um abismo de diferença tecnológico entre eles, e dizer que podem servir de referência, um ao outro, para chegar a conclusões como, por exemplo, tempo de produção.
Foi isso que você fez por diversas vezes.
Não há comparação que se possa fazer entre o processo produtivo de um caça e uma produção seriada de veículos, por n fatores.
Para um leigo uma cirurgia de catarata é algo complexo. Mas não para um oftalmologista que, em 6 meses ou 1 ano, recebeu o conhecimento acumulado nos últimos 50 anos. O oftalmologista não desenvolveu a técnica nem os equipamentos utilizados. Em 1 ano ou 2 recebeu o conhecimento. Comprou o equipamento. Em 10 minutos ele realiza o procedimento Ele não sai dizendo que cirurgia de catarata é algo complexo. Que ele tem dificuldade para realizar ou que despende muito esforço. O que muitos chamam de complexo na verdade é algo que significa acúmulo de conhecimento ao longo do tempo ou… Read more »
Me refiro a outro comentários meus sobre o mesmo assunto.
Um amigo aqui em Indaiatuba era o gerente de compras da Toyota do Brasil. Já trabalhou no Japão. Tentaram assassinar o CEO da Toyota, meses atrás, aqui no Brasil. Não obtiveram sucesso.
Oi Nery, sabe qual seria a motivação para a tentativa de assassinato?
Suspeita-se da máfia dos cegonheiros. Não sabia que existia. Esse mercado é bilionário.
Obrigado pela resposta.
Caramba, cada coisa que existe “abaixo do radar” no Brasil que a gente nem imagina.
Outro amigo ex policial foi contratado pela Toyota e investigou o caso.
Lembro anos atrás de notícia de uma “revolta” de cegonheiros autônomos numa montadora (não era a Toyota) porque resolveu dispensar os autônomos e contratar uma empresa transportadora.