EMB-145I Netra

Nova Delhi [Índia] (ANI): Buscando fortalecer ainda mais a vigilância ao longo das fronteiras com a China e o Paquistão, a Força Aérea Indiana (IAF) está em processo de reviver o programa de aeronaves autóctones Netra-I de Alerta Antecipado e Controle Aerotransportado baseado em a aeronave brasileira Embraer.

“Três das aeronaves de vigilância Netra AEW&C, também conhecidas como ‘olhos no céu’, já estão na Força Aérea após serem desenvolvidas pela DRDO. Existe agora um plano para construir mais seis dessas aeronaves para as quais o trabalho de base já foi iniciado”, disseram oficiais da Força Aérea Indiana à ANI.

“A DRDO e nossos funcionários já começaram a procurar fontes para adquirir a aeronave Embraer ERJ-145 a fim de modificá-la para transportar o radar após a modificação”, acrescentaram as autoridades.

A Força Aérea Indiana tem utilizado estas aeronaves de forma muito eficaz ao longo da fronteira da China e do Paquistão para vigiar as suas atividades ao longo da fronteira e o seu desempenho tem sido muito eficaz. Sendo uma plataforma de vigilância aérea, tem a capacidade de manter uma vigilância constante e abrangente sobre todo o campo de batalha, disseram oficiais da IAF.

A Força Aérea Indiana depende de três AWACS israelenses e dois aviões de vigilância Netra para suas necessidades de vigilância.

O programa será realizado juntamente com o projeto Netra-2 AEW&C, no qual seis aeronaves A-321 seriam modificadas para transformá-las em aeronaves de vigilância. Isso significaria que a Índia receberá mais 12 aviões AEW&C nos próximos cinco a dez anos.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments