Cockpit do caça F-16, ontem e hoje
Nas fotos, o cockpit do F-16 Block 15 e do F-16 Block 32 atualizado. Quase 40 anos entre os dois layouts.
O F-16 original foi projetado para o combate aéreo diurno, como queria John Boyd, mas foi evoluindo para se tornar um caça multifuncional.
Foi desenvolvido pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Em 1993, a General Dynamics vendeu seu negócio de fabricação de aeronaves para a Lockheed Corporation, que por sua vez se tornou parte da Lockheed Martin após uma fusão em 1995 com a Martin Marietta.
Mais de 4.600 aeronaves foram construídas desde que a produção foi aprovada em 1976. Embora não sejam mais adquiridos pela Força Aérea dos EUA, versões melhoradas estão sendo construídas para clientes de exportação.
FOTOS: rhinodrvr, via @blocksixtynine
SAIBA MAIS:
John Boyd, o piloto de caça que mudou a arte do combate aéreo
John Boyd, o piloto de caça que mudou a arte do combate aéreo – parte 2
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Como o canopy é em peça única, o cockpit é pequeno, dá a impressão que o piloto fica quase todo para fora.
Realmente, é quase como se ele sentasse acima da fuselagem.
Com o Canopy fechado essa perspectiva muda um pouco…
a sensação de pilotar ele deve ser fantastica com toda essa visibilidade.
Eu li uma vez que alguns pilotos de F-15 não gostavam muito da sensação ao pilotar o F-15 porque eles ficavam bem alto no cockpit, dava a sensação que eles cairiam do caça, ainda mais que o canopy do F-15 é bem grande. Olhando essa foto, o piloto realmente fica bem alto dentro do caça.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRJd0x2r4fh_Ncs1ymNN2mscnEqW-RFjW-aaw&usqp=CAU
Se levar em conta como os pilotos ficavam “enfiados” na cabine em caças anteriores de onde provavelmente vieram os pilotos de F-15, dá pra entender:
Na época de introdução do F-16 essa sensação deve ter sido ainda mais radical.
Quando eu li sobre isso, até achei que poderia não ser verdade, afinal, um piloto de caça é um sujeito altamente treinado, mas olhando por esse ângulo, até que faz sentido, os pilotos realmente ficavam “enfiados” no cockpit, ir para um caça onde o piloto ficava mais alto e com um canopy maior, realmente deve ter dado uma sensação meio estranha nos primeiros pilotos de F-15 e F-16.
Interessante a posição que o piloto fica. Bem inclinado pra trás.
Aumenta a tolerância à carga G, e diminui a possibilidade de danos à coluna numa ejeção.
Fica a ergunta:
Fica a pergunta:
O cockpit já foi projetado assim, com o assento inclinado. Ou o assento inclinado foi em decorrência da necessidade de se fazer um conjunto mais estreito por demanda aerodinâmica.
Foi projetado assim.
Na minha opinião, a cadeira inclinada foi uma consequência da necessidade de diminuir a área frontal da fuselagem. A aeronave tinha que conciliar um canopy de boa visibilidade com baixo arrasto, visando aumentar a aceleração no regime transônico. Em engenharia não tem almoço grátis: algo tinha que ser sacrificado. Assentos inclinados já existiam a décadas antes do F-16, como no FW-190 ou no Saab Draken. No caso do F-16, inclinaram ainda mais, pois era a única maneira de caber um piloto ali com uma fuselagem tão baixa. Pouco comentado é a dificuldade de olhar para trás com tanta inclinação, que… Read more »
Na verdade, o manche foi substituído por um Joystick e ao que tenho entendido, ficou nessa posição pois era mais adequado e facilitava a retomada do controle em caso de dificuldade de movimentos por excesso de força G
O assento inclinado tinha como principal objetivo amenizar a força G que ocorre devida a alta manobrabilidade deste caça.
Por que não pilota logo deitado?
Pode pegar no sono de dormir.
Projeto. Aumenta a tolerância de G.
Sendo assim, não seria melhor pilotar logo deitado?
Porque vai ser difícil olhar pra frente, a não ser que o piloto esteja de bruços. Na IIGM os alemães desenvolveram um jato de bombardeio em mergulho em que o piloto ficava de bruços para resistir melhor à carga G. Mas a guerra acabou antes do avião entrar em produção.
Depois eu falo de papelão e pilha alcalina e ele fica chateado…
60°, o F16 foi inovador em todos os sentidos…
Notem o amplo espaço de visão do piloto
Oxente… O piloto somente vislumbra 50% da telo do RWR? Tem que inclinar a cabeça para a esquerda para ver a tela toda?
Efeito da lente da câmera. O painel de controle do HUD ficou desproporcional porque está perto da lente.
Interessante como ainda tem mostradores analógicos. E o relógio no starboard deve ser uma preciosidade. Andaram aparecendo uns de Mig no mercado.
https://www.galaleiloes.com.br/peca.asp?ID=5046736&ctd=155&tot=&tipo=
E como seria do Block 70?
O cockpit dos F-16 block 70 que estão saindo novos da fabrica são bem similar as esse da foto,não possui tela única igual do gripen do Brasil.
O Block 70 é praticamente igual essa da matéria, isso se não for a mesma. O F-21, que é um F-16 com outro nome, foi oferecido para a Índia com um painel diferente, com uma tela tipo o do Gripen E.
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Essa tela que foi oferecida a índia sera usada no Eurofighter .
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4446084/bae-incorpora-eurofighter-pantalla-tactil-desarrollada-eeuu-podria-vetar-exportaciones-avion-europeo
Muito semelhante à do block 32 mostrado na matéria.
Off topic total editores, mas, parece que um SU35 foi abatido hoje, por fogo amigo.
Infos na rede.
Att.
Isso é estranho.
Parece que o piloto está montado numa moto e não num assento normal.
O primeiro voo do f16 foi em 1974 não em 1993 como descrito na materia, no game street fight 2 de 1989 ele já aparecia na tela do guile, cuidado com informações do chat gpt
SF 2 foi em 91, não 89.
Acho que você precisa ler a matéria de novo.
Onde está escrito no texto que o primeiro voo do F-16 foi em 1993?
Boa tarde. Costumo acompanhar o canal, e aproveito para comentar pela primeira vez. Há uns anos atrás estive no Cockpit de um F16 block 15, da FAP, número de série 15100, modelo usado apenas para exposição estatística. Fiquei surpreendido na altura, por o cockpit ser bastante acanhado, e o facto de ter uns quilinhos a mais também não ajudou. O interior era exatamente igual à foto da esquerda, com bastantes manómetros analógicos.
Avanço tecnológico muda a dinâmica do combate, portanto acho que a formação de pilotos de caça precisa priorizar os clássicos dogfights com armamento de curta distância.
Explique pra nós, caçador. Então podem esquecer os mísseis BVR?