Governo reavalia opção de novo avião presidencial e descarta compra
O governo federal reavaliou a compra de um novo avião para a Presidência da República. A possibilidade chegou a ser aventada por integrantes da gestão federal, mas foi descartada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo assessores do presidente, tratou-se uma “conversa inicial” que não foi adiante.
Um estudo foi feito sobre a possibilidade de substituição do atual avião da Força Aérea Brasileira responsável pelas viagens do presidente da República. Segundo projeções de auxiliares do governo, a opção mais barata poderia custar de US$ 70 milhões a US$ 80 milhões.
O juiz Marllon Sousa, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, deu prazo de cinco dias para que o governo federal se manifeste sobre o interesse em comprar um novo avião presidencial.
A decisão foi tomada após deputados da oposição moverem uma ação judicial parar barrar preventivamente a aquisição de um novo avião.
O pedido foi assinado pelos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), André Fernandes (PL-CE), Maurício Marcon (Podemos-RS), Luciano Zucco (Republicanos-RS), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Evair Vieira (PP-ES), Carlos Jordy (PL-RH) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
O atual avião foi comprado em 2004 por US$ 56,7 milhões (cerca de US$ 91,7 milhões, em valores atualizados). O A-319 é usado para as viagens de longa distância.
FONTE: CNN Brasil
“Segundo assessores do presidente, tratou-se uma “conversa inicial” que não foi adiante.”
Aham, tá. Com a primeira dama querendo luxurias, querendo ser tratada como Rainha, duvido muito que isso se tratou apenas de uma conversa inicial, conversa jogada fora. Podem apostar que até o final do mandato, o governo já comprou outro avião presidencial, repleto de luxurias.
“ Com a primeira dama querendo luxurias,…”
Como assim, o que tem a ver Luxuria com o avião presidencial?
Olá Glaquis. Lembrei da música do Latino.. “Vai ter festa lá no meu apê”
Nos A330 atuais só se tem privacidade nos toaletes.
Eu acho que você até entendeu, mas vamos lá… se a aeronave presidencial for maior, poderá acomodar uma cama maior, banheiro maior, área reservada maior etc., e com isso vem a luxuria citada pelo colega Welington S.. Sinceramente acredito que uma nova aeronave presidencial não deveria ser cogitada nesse momento, onde a cada dia surgem novos impostos para custear uma máquina pública extremamente inflada e para que seja possível baterem a meta fiscal.
Não confundir luxo com luxuria, são coisas diferentes
Luxo, conforme os dicionários, significa suntuosidade, ostentação, esplendor. Pode, também, referir-se àquilo que é supérfluo, que agrada aos sentidos sem ser necessário; ou, ainda, um capricho, um “dengo”. Luxúria é lascívia, sensualidade, apego aos prazeres carnais
Ambos têm a ver com um novo avião presidencial…rsrsrsrsrs
Parabéns, por sua boa vontade em explicar a diferença entre as duas palavras.
“Eu acho que você até entendeu, mas vamos lá… “
Sim e se falar “poblema, estrupo, o que o sol tá com muita caloria hoje” até entendo mas, daí a ser o correto, tem uma certa distância.
E olha que eu não sou nativo do idioma.
Luxo, conforme os dicionários, significa suntuosidade, ostentação, esplendor. Pode, também, referir-se àquilo que é supérfluo, que agrada aos sentidos sem ser necessário; ou, ainda, um capricho, um “dengo”. Luxúria é lascívia, sensualidade, apego aos prazeres carnais
É o que eu tinha entendido sobre a palavra mencionada mas, ao que parece, aqui se dá o significado que quiser a qualquer palavra. Já se referiram ao calor como sendo “caloria” e por aí vai.
Olá Glaquis. Eventualmente, a gente escreve alguma coisa errada em um comentário, troca alguma letra ou até sofre com o corretor. Na maioria das vezes, a gente consegue entender o sentido do comentário. Umas poucas vezes, gera alguma dúvida. Eventualmente, a gente pode fazer uma brincadeira, como agora entre Luxo e Luxúria. Por exemplo, é um erro usar a palavra “calor” como sinônimo de “energia” mas no dia a dia, é possível usar “calor” como sinônimo de “temperatura”. Já “caloria” é uma unidade de energia, assim como “joule” e “elétron-volt”
Sinto um certo tom de deboche, depreciação e preconceito no seu comentário quando diz que “aqui se dá o significado que quiser a qualquer palavra”, já que como tu mesmo o diz, não é “nativo do idioma”.
só pode estar de sacanagem com esse tipo de comentário
E por que estaria?
Mania de justificar o que está errado.
É bem aquilo, vamos criticar o certo pra desviar a atenção do errado.
EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político.
Embora luxúria e luxo sejam coisas diferentes, o novo avião presidencial teria muito a ver com luxúria sim…rsrsrsrsrs
qualquer definição de luxo no governo é automaticamente gasto exacerbado com coisas que não precisa.
Brasil não precisa de A330 padrão sheike do petróleo. Uma acomodação padrão de um A330 da Azul, 1 banheiro com chuveiro e uma mesa simples ja mais que o suficiente pra um Presidente de um país onde metade da população não tem esgoto
Uma aeronave VVIP “repleto de luxurias” seria um novo desafio para a indústria aeronáutica. Como materializar tal necessidade? Serviços? Comissaria? Acessórios? Fica aí o desafio para os engenheiros, em especial, para os mais desavergonhados.
Um desafio à inovação, para além dos usuais VVIP repletos de luxo .
Cuidado com a confusão entre luxo e luxúria.
Poxa, Doc, cri que entenderia a beleza da resposta ao comentário do Welington S.
Riso. Eu entendi.. tem gente que ainda está desconcertado. Acontece com patetas e patéticos também. riso
Kkkk eu entendi. Depois que entenderem a casa cai
Luxo, conforme os dicionários, significa suntuosidade, ostentação, esplendor. Pode, também, referir-se àquilo que é supérfluo, que agrada aos sentidos sem ser necessário; ou, ainda, um capricho, um “dengo”. Luxúria é lascívia, sensualidade, apego aos prazeres carnais
Pois é. Fiz o mesmo alerta. Riso. Luxúria é um dos pecados capitais. Luxo não é pecado. Aliás, lembrando um “pensador privilegiado” brasileiro, presidente da CNN, ser rico não é pecado. Riso.
Essa é a minha mensagem ao Welington S.
É muita luxuria!!!
KKK
Pode ser uma “luxação”
Acho que podem se inspirar nos jatos do saudoso Hugh Hefner.
***Luxo***
Eu só queria entender se estas mesmas pessoas que dizem isso ou aquilo deste ou daquele governando são as mesmas que num governo passado reclamavam de uma tal primeira dama que mandava trazer maquiador de SP para Brasília no avião da FAB… Tô de saco cheio de gente que só quer criticar este ou aquele governo… Tem-se que criticar é a postura dos governantes e não ser cachorrinho deste ou daquele político.
Reclamei, sim.
E aí?
Falando de cachorrinho lembro que vi na imprensa, jornais e revistas da época, que a Mariza Letícia estava usando helicópteros da FAB com suas tripulações para levar seus cachorrinhos ao salão de beleza canino.
Nunca entendi porque o avião presidencial precisa de uma suíte com cama de casal e chuveiro. Uma sala de reunião já de bom tamanho. O fato é que o presidente quer luxo e acha que o dinheiro do contribuinte é infinito.
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
O amor custa caro!
A principio, ele quis se apossar do A-330 adquirido pela FAB… Ao reclamar da baixa autonomia do A319 (Realmente muito baixa) !
Realmente autonomia muito baixa, pura incompetência na aquisição de um avião presidencial zero km!
Será por que estava pegando bem mal isso aí?
Político mensura o quando ganha e perde de apoio no congresso, a oposição foi para cima e não pegou bem para o partido, teremos eleições regionais final do ano, irão colocar no banho maria. Eu particularmente , apoio a compra de uma aeronave presidencial com maior autonomia, não apoio esta ideia de pegar um A330 e alocar para VIP, irão atrapalhar o planejamento da FAB que já programou a conversão dos A330. O Brasil continuará longe de recuperar a capacidade perdida quando operou 4 Boeing 707. A FAB esta batalhando para ter 2 A330, é o mínimo para o tamanho e… Read more »
*o quanto ganha
Não apoio não. Penso que mais correto seria verificar custos e viabilidade de instalar o tanque de combustível adicional que, segundo li, optaram por não instalar quando da aquisição do A319. A instalação desse tanque, caso possível, traria um incremento interessante de autonomia, aproximando-o do A330. Analisar a necessidade efetiva de cada viagem de forma mais pragmática seria interessante também.
a FAB já operou 4 Boeing 707 e um era presidencial… Basta corta 2 bilhões do fundo partidário que hoje são de 6 bi
Não sei se fazendo esta mudança perde se garantia ou alteração de contrato relacionando a manutenção.
Comprem usado. O mercado de aviões de passageiros, está lotado de aeronaves nesse estado, algumas ainda com muitas horas de voo. Um avião presidencial, não tem uma utilização severa.
pelas noticias , é isto que estavam fazendo, procurando usados a venda no mercado
Com o líder de multidões da esplanada vazia viajando como viaja, o avião presidencial tende a ter uma utilização muito mais severa que os outros aviões da FAB.
Balão de ensaio, uma característica muito comum na gestão atual.
Primeiro jogam a ideia no ar, seja qual for, como algo “natural e óbvio”, e esperam a reação. Se não der ibope ou barraco, seguem adiante.
Como claramente o momento atual nas contas públicas não é dos melhores, essa ideia de um avião novo não pegaria nada bem com a opinião pública, então vem com esse papo de “não foi adiante”, como se o próprio autor da ideia tivesse um lampejo de bom senso e desistisse de seus objetivos por um bem maior.
Vão utilizar um dos A330. Simples assim.
Bem isso
Se não me engano o lula já usou ele em uma das suas viagens
Também pensei isso, que bela contribuição desses deputados “patriotas” da oposição..
Esse país é uma piada, essas briguinhas de egos desse bando de tontos é um câncer eterno.
Voce, sem noção.
Desculpe mas não entendi duas coisas. Se puder explicar, seria interessante.
Ser patriota é ruim em sua concepção?
Em que erraram os parlamentares que se opuseram a aquisição?
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Ok Sensato,
1- Ser patriota de verdade é uma virtude, mas o que se tem visto ultimamente são pseudo patriotas.. Apenas um proselitismo político barato..
2- Erraram em não avaliar as consequências, agora provavelmente a FAB irá perder um avião que poderia ser um MRTT para se transformar em um avião VIP…
E lembrando que eu detesto essa turma canhota que está no poder atualmente ok…
E claro, tudo é apenas minha humilde e irrelevante opinião.
Espero ter sido mais claro e objetivo.
Abraço.
Por pensar assim, tu és um dos que deveria trabalhar muito mais horas no ano para sustentar os luxos, as políticas e a máquina inchada do atual governo.
AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Comandante enquanto isso a engenharia criativa bahiana “bulindo aqui e ali” a um passo de finalizar a construção de um helicóptero, voa ou não voa, rsrsrs
Segue
https://agronews.tv.br/helicoptero-baiano-feito-com-motor-de-fusca/
Isso aí não sai do chão. E se sair é um risco para quem estiver dentro e para quem estiver em solo.
A reportagem do link informa que usa um motor de Fusca e, para ele decolar, precisa alcançar 5000 RPM. Olha, um motor de Fusca alcança essa rotação e até mais, mas precisa de bastante acerto, carburadores 34 ou maiores, cilindrada de 1600 pra cima, entre outras coisas. E como ele pretende voar, aconselho que use injeção eletrônica ao invés de carburadores, obrigatoriamente uma bomba de combustível elétrica, etc. Em todo caso, é muita coragem se arriscar com um negócio desses.
Quem subir ai vai morrer…
Bom dia a todos!
Rinaldo,
Saberia nos informar o grau de segurança de comunicações nas aeronaves que atendem a presidência?
Att,
Jairo
Não sei se instalaram rádios com criptografia no VC-1. Acredito que sim.
Olá Rinaldo. Pelo que foi publicado na época, a comunicação do VC1 (e imagino que a do VC2 também) é criptografada.
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/68052/noticia.htm?sequence=1&isAllowed=y
Faz todo sentido utilizar os A330…aeronaves com excelente alcance e capacidade de carga… Que tal converte os dois para KC, o espaço de carga/passageiros continua praticamente todo disponível… então configura um para carga táticas/militares ou de auxilio e o outro deixa configurado para predominantemente o transporte de passageiros no geral com aquisição ou mesmo desenvolvimento, pela Airbus ou Embraer, de um kit rápido (72 horas, ainda pq essas viagens presidenciais são planejadas com messes de antecedência) que o configura para transporte de autoridades vip. Assim as duas aeronaves teriam sua utilidade para o Brasil multiplicada… que, no final das contas,… Read more »
A ideia inicial era transformar um dos A330 em VIP e não em MRTT.
Onde você leu isso?
A FAB sempre necessitou de uma aeronave dessa MRTT, agora que tem algo com alcance, querem usar para fazer passeios.
https://www.airway.com.br/seria-esse-o-potencial-novo-aviao-presidencial-de-lula/
https://www.poder360.com.br/governo/aerolula-sera-substituido-por-aviao-com-mais-autonomia-de-voo/
Sarney 2.0…
É o problema de supeditar qualquer obrigação aos programas de Governo e não aos programas de Estado.
Qualquer governo vem e faz as alterações que quer no planejamento sem se importar com o andamento de projetos anteriores.
Já o usam né?! Em recente ida para a Índia foi uma grande comitiva no A330 e o presidente e a primeira dama no VC1 (inclusive fazendo aquela dancinha ridícula na chegada por lá). Pergunto, precisava dos dois? Não poderiam ter ido tudo num só pois são tudo “cumpanheiro”? Ou o A330 não atende a demanda de luxo e conforto do PR e da primeira-dama? Lembramos que o VC1 está configurado como um jatinho com luxos com cama de casal, salas grandes, poltronas de primeira classe… E o A330 tem no máximo poltronas de classe executiva… Volto a dizer, a… Read more »
Vendam todos os aviões do GTE, e comprem um avião usado com maior alcance.
Também acho… ☹
Disse há algum tempo atrás aqui Cel., num comentário.
Vou se apropriar de um A330 da FAB, bando de sangue sugas.
A Alemanha possui 2 ACJ319 iguais ao do governo brasileiro, mesmo assim comprou 3 A350 novos. O Brasil como país grande e influente precisa ter uma frota de aeronaves para transportar autoridades e empresários pelo mundo, assim como os alemães fazem.
Nada melhor que nossos impostos indo para levar empresários amigos milionários dar rolezinho de avião por ai!
Quem sabe se tivéssemos uma gestão pública que nem os Alemães, não seria problema termos uma aviação que nem a deles
menos, menos, as FFAA alemãs estão meio que combalidas, com problemas logísticos.Vide a Luftwaffe que estava com uma disponibilidade baixíssima de Eurofighter! Com a crise na Ucrânia, parece que a classe política lá acordou e liberou mais orçamento.
Não nesta ideia, não com este agumento , não é para isto que serve uma aviação estratégica, para levar empresários… empresários fretam aeronaves fácil. O Brasil operou 4 Boeing 707 e a FAB esta tentado recuperar esta capacidade estratégica. O Presidente da republica (seja quem for, não apoio o descondenado) deve ter uma aeronave com grande autonomia para seu deslocamento sem escalas, é questão de segurança , e economicamente viável um voo direto do Brasil para Arábia Saudita do que 3 a 4 escalas com a aeronave atual. O 1º ou 2º maior parceiro comercial do Brasil é a China,… Read more »
1. Não entendi o motico do governo brasileiro ter comprado o A319 ao invés do ACJ319. Hoje não estariam discutindo isso. Incompetência na aquisição, talvez.
2. Nas aeronaves alemãs vai somente o primeiro ministro, a corte não vai junto. A esposa, se quiser ir passear, que vá de aeronave privada ou pague a despesa na aeronave do governo.
No resto do Mundo o que é público é público.
Aqui o que é público ao tem dono.
Caro Under. Nos EUA, a família do presidente viaja junto com ele no avião presidencial.
Na Alemanha, não!
Nessas horas os EUA servem como modelo.
Caro Under. Os EUA fazem parte do “resto do mundo”. Se serve de exemplo ou não, isso é outra discussão.
Por questões de segurança apenas.
Caro Under. O VC1 é um A319CJ.
O avião presidencial não é um ACJ, é um A319 com tanques adicionais, recebido sem nada dentro, foi configurado posteriormente como uma aeronave corporativa. O ACJ tem 50% mais alcance.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1501200502.htm
A Folha chama do que quiser.
O A319 tem alcance de 7 mil km.
O A319LR tem.alcance de 8,5 mil km, e é esse que compraram.
O ACJ319 tem alcance de 11 mil km.
Então segue o fascículo comemorativo de 80 anos do GTE produzido pela FAB, a não se que a FAB chame os aviões dela do que quiser.
https://issuu.com/portalfab/docs/revista_aniversario_80_anos_gte
Cada um chama a aeronave do que quiser, inclsuive a FAB, o que não transforma a coisa em realidade.
A Airbus chama o aparelho de matrícula FAB 2101 de A319-133X. Conhecido na empresa também como ACJ319.
133X é o A319LR, com alcance de 8.500 km.
O ACJ tem alcance de 11.000.
Voce pega qualquer modelo da companhia, bota uma cabine executiva e chama de jato corporativo. Simples assim. O que vai longe do Airbus Corporate Jet ACJ.
Está bagunçando as coisas. A319-133X há CJ e LR. O nosso é um CJ. A autonomia mencionada depende da configuração da cabine requerida pelo cliente à Airbus. Há mais passageiros no FAB-2101 que um extravagante CJ para 14 pax .Isso afeta a capacidade física de carga de combustível e, portanto, sua autonomia. Então concluímos que, primeiro, não está correto afirmar que o FAB-2101 não é um ACJ319. Ele é, e não tem a autonomia de um PAX. Segundo, não há um só tipo de ACJ, nem esse brand que determina fixamente um desempenho de aeronave produzido pela Airbus. Carros são… Read more »
Que tal “Bumblebee”? Mais divertido. Dá para chamar o A29 de “Optmus Prime” e o KC390 de “Megatron”,
He he he. Camargo, sempre espirituoso.
Bem, se for para explorar, sempre achei simpática a ideia de chamar o KC-390 de Orca. Posso, né? rs..
Realmente, o KC-380 sempre me lembra um Orca.
Olá MB. Eu não consegui pensar em um bom nome para o Kc390. O Airbus Beluga é muito legal porque o avião se parece mesmo com uma beluga, principalmente aquele que tem rostinho. O Kc390 merecia um nome Tupi-guarani. Amazonas seria comercialmente perfeito, mas a FAB queimou esta marca no C105, que poderia ter sido C295. Eu gosto muito das capivaras, mas um nome de passarinho seria bem adequado também. Tucano foi ótimo porque é o bico do avião é igual a um tucano mesmo. Millenium ficou fraquinho.
Olá Fred. Pois é. Se cada um pode dar o nome que quiser, a Embraer poderia chamar o seu avião de transporte de C130-BR. Dai o problema fica resolvido. Todo mundo fica feliz.
Mas aqui o $tf iria dizer que é um direito dessa 1 “drama”, deslumbrada e sem noção ,acompanhar o desmandatário.
As eleições acabaram em 30/10/2022.
Aqui não é TikTok, YouTube ou Facebook.
“…precisa ter uma frota de aeronaves para transportar autoridades…”
Tem comentarista aqui que de duas uma: ou não paga imposto ou não valoriza quanto ganha. Quem sabe os dois.
“Brasil como país grande e influente” kkkkkk
Acho que um Cesna Caravan estava de bom tamanho para este sujeito passear por aí. Não foi um da PF que levou ele para passar aquelas férias em Curitiba?
Transportar autoridades quando realmente necessário (como o caso alemão que voce citou) e não para passeis degenerados (degenerado por que assim o são essas atuais “otoridades), inúteis, perdulários, etc, etc……
Para isto, temos: GOL, Azul, LATAM, Passaredo e outras…O Brasil precisa de alguém que trabalhe e que não atrapalhe. Por enquanto emos um que atrap…..
No passado já usamos companhias para transporte presidencial, gera problemas para os dois lados, além de custos imediatos maiores.
No máximo vai levar companheiro de sindicato para passear…
Vai parar a comparação nessa questão?
Que nojo dessa corja que tá no governo.
voce se refere a qual corja? A atual suponho e à passada? Fica dificil identificar dejetos na caixa de esgoto.
Ué mas o pai dos pobres vai abrir mão do conforto ?
Pensei que Vargas tinha cometido suicídio.
O atual ocupante do planalto se intitulou assim, ainda lá em 2006:
https://congressoemfoco.uol.com.br/projeto-bula/reportagem/lula-diz-que-e-o-pai-dos-pobres/
Esse assunto insoso capturou o humor e foco de todos.
Céus..
Eu apenas respondi a tua pergunta e coloquei uma fonte da informação. Nada mais! E foi você que citou Getúlio Vargas. Mas, segue o baile. Já estamos fora do assunto.
Até que faz sentido. Países da america do sul ficam longe de todos os países do mundo, Uruguai e Argentina coitados, são o fim do mundo. Um a330neo ficaria ótimo.
“Balão de ensaio” Soltaram a informação para ver o efeito , se não tivesse reação iam comprar sim… como teve a repercução negativa estão desistindo (no momento) Esse governo faz muito isso…
Todo governo faz. É uma das artes da política.
Uma coisa que eu achei interessante é o naipe de deputados que se manifestou. Claro, estão todos dentro da sua obrigação de fiscalizar o executivo, mas se fosse outro governo estariam eles repetindo o que os deputados da situação argumentam sobre esse avião.
Um deles então, com sobrenome nobre então, só está fazendo isso politicamente. Ele é monarquista e ele diz ser o herdeiro do trono (que não existe mais) e, se ele fosse alçado a rei compraria logo um A380 e não teria oposição para lhe perturbar.
O que mais tem no Brasil é Rei. Rei da feijoada, do pão de queijo, etc.
A monarquia foi extinta em 15 de Novembro de 1889, foi derrubada por um golpe de estado perpetrado pelo exército brasileiro. Golpes de estado é exército brasileiro são gêmeos univitelinos, esse príncipe é 171.
O “cheiro” para a utilização de um dos A330 como FAB 01 é forte e essa palhaçada de”conversa inicial” é só para embazar mais à frente que o “aproveitamento de meios existentes sem gastos será a melhor opção para não onerar os contribuintes”. Precisamos entender melhor a base legal que obriga a FAB a prestar esse serviço de transporte para políticos e ou funcionários públicos que não dá própria FAB. Já passou da hora de mudar isso. A FAB e seus meios são para uso de suas atribuições de defesa e apenas isso. Há de verificar os motivos para aquisição… Read more »
Erro: …dos A330… e …onde está descrita…
Luiz. A base legal é que a FAB é um órgão do Ministério da Defesa, o qual é subordinado ao Poder Executivo. Segundo a página da FAB, o GTE tem mais de 80 anos e foi criado em 1941. Por curiosidade, o primeiro comandante do GTE foi o Mora Neto.
corrigindo. Nero Mora. Eita. Desculpe.
Nero Moura!! Nero Moura!!
E quanto às finalidades? Só porque a FAB é um órgão do Ministério da Defesa eles podem usar aeronaves só pela vontade?
No meu entender é desvio de finalidade, porisso deve ser analisado e não simplesmente aceitar bovinamente.
Caro Luis. O decreto 10.267 de 2020 disciplina o uso das aeronaves da FAB por autoridades. Este documento descreve quem pode usar, quando e para quê. O desvio de finalidade ocorre se as aeronaves forem usadas descumprindo as regras deste decreto. Por exemplo, as aeronaves podem ser usadas na seguinte prioridade: emergência médica, motivo de segurança e viagem a serviço.
O Nero Moura tem conhecimento desse decreto de 2020? A palhaçada então é de 2020, ou não?
O GTE foi criado em 1941 e o primeiro comendante foi o Nero Moura. Ao longo de mais de 80 anos, a legislação que disciplina o GTE foi sendo modificada. O documento em vigência que disciplina o GTE é 2020, ainda que existiam outros documentos de anos anteriores, alguns anteriores á criação do Ministério de Defesa. Se você buscar o decreto 10.267, ele informa qual era o decreto anterior e assim sucessivamente.
Verdade. Esse páis é uma bandalheira institucionalizada.
Talvez. Mas não por isso.
Grande número de nações atribuem à sua Força Aérea o transporte de autoridades. Pouquíssimos não fazem, e em muitos casos por não ter uma aviação militar robusta o suficiente. Não é desvio de função, nem aqui, nem em lugar algum.
As normas desse tipo de transporte neste país é que são fragilizadas pelas próprias autoridades. Isso que deveria ser melhor estruturado.
“… em muitos casos por não ter uma aviação militar robusta o suficiente…”
Já seria um bom motivo para não utilizar meios de defesa para funções estranhas ao uso fim. Se as normas são fragilizadas pelos próprios usuários, que se elaborem regras mais adequadas e passiveis de controle com as devidas responsabilidades documentadas. Se fazem “zilhões” de anos que é assim, então está correto?
É a velha história do “traque de elevador”. Não foi ninguém, mas o cheiro está no ar.
Luiz, é atribuição em lei das Forças Armadas a segurança pessoal das autoridades nacionais em missões oficiais.
Sei disso mas o problema é o número de autoridades nacionais envolvidas. Para o Presidente da República e seu Vice é necessário obviamente, mas a coisa desanda e até o cachorro do cunhado do irmão do tio do assessor substituto vão de carona Desse jeito sugiro um A-380
Caro. Existe um decreto de 2020 que disciplina o uso dos aviões do GTE, Vale a pena ler para entender. Recomendo também visitar a página do GTE para ver quais são as autoridades que mais usam os aviões do GTE. Você vai ter uma surpresa.
Vc sabe dizer se outros países têm aviões da força aérea só para transportar presidente,ministros,deputados,senadores,familiares,amigos e etc? Ou é coisa de país de 5 mundo?
Os EUA tem um 747 presidencial. O Japão tamvrm.tem.um 747.
Japão trocou recentemente os seus 747-400 por 777-300ER, assim como a Índia Espanha, França e Reino Unido usam A330 MRTT Alemanha está trocando os A340 por A350 Itália tinha A345, mas acredito que ultimamente use apenas um ACJ como o do Brasil. Acho que República Tcheca e Venezuela também usam ACJ. outros países da Europa costumam usar jatinhos pequenos (às vezes vários deles), ou alugar aeronaves da cia de bandeira, ou voar em voo comercial Canadá está por trocar os A310 por A330 MRTT Coréia do Sul e China têm um 747-8 cada. Israel tem um 767-300ER Turquia, Marrocos, Egito… Read more »
Obrigado T.E.
Mas é igual a aqui? PR,PM eu sei que há,mas para uso exclusivo de deputados,ministros,senadores,parentes,amigos,gato ,cachorro e etc esquadrão e aviões só para isso ,sabe dizer se tem?
O decreto 10.267 de 2020 disciplina o uso das aeronaves da FAB por autoridades, o que exclui deputados e senadores, por exemplo.
Poderiam apenas alugar um aviao e deu…
Penso nessa idéia também. Acho que o presidente do Brasil deve ter uma aeronave com grande autonomia para deslocamento, inclusive dentro do próprio país.
Eu disse PRESIDENTE DO BRASIL, seja lá quem ele for ! Sem entrar em méritos de política.
Olá Over. Por anos, o GTE operou um 707 ex-Varig. Este avião tinha uma suíte eu era usada pela Varig em viagens internacionais, principalmente entre o Brasil e países do Oriente Médio. Além do transporte presidencial, estes aviões também eram usados para transporte de carga de longa distância e, pelo que lembro, REVO. Na década de 90, eles passaram operar com restrições em vários aeroportos por causa do ruido, Foram retirados da missão de transporte de autoridades após um incidente na decolagem na qual uma das turbinas pegou fogo durante uma viagem do vice-presidente Maciel. A partir daquele momento, o… Read more »
Faz um contrato com a Azul, Latam, que seja; teriam um avião quando necessário (até o azul com o bandeirao teria kkkk)
Qualquer avião wide body supre as necessidades… utilizar de um avião estratégico da FAB (a330 – futuro MRTT) para transporte de autoridade é totalmente ineficaz.
FHC fez isso. Não funcionou muito bem.
E leasing? A maioria das empresas aéreas utiliza aeronaves de companhias de leasing. A FAB não poderia fazer o mesmo? Não sairia mais barato?
Nenhuma companhia vai parar um avião para deixar disponível dessa forma, sem falar que toda tripulação por não ser militar teria que ser checada todo voou.
Se não adquirirem outro avião como A330, vão continuar usando um dos já comprados , seria uma grande perca para FAB, lembrando que o avião adquirido voaria pelo menos uns 25 anos seja qual for o presidente.
O tanto que viaja o chefe do Executivo com certeza ele vai precisar de um avião novo até o fim desse mandato e início do próximo.
Fica brincando de diplomata que vai resolver a guerra da Ucrânia, enquanto isso aqui do lado o Paraguay chamou ontem os EUA para resolver um problema de balsas com a Argentina, o Brasil é mesmo um anão diplomático com pretensões inatingíveis.
Ora, meu amigo . . . De que forma o Brasil seria outra coisa, se elegeram um presidente que passa mais tempo fingindo que é estadista no exterior do que resolver os muitos problemas que estão por aqui?
Caro Daniel. Cabe aqui perguntar diretamente: quais problemas domésticos do país estão relegados pela presidência? E destes problemas relegados, o que deveria ser feito e que ainda não foi?
Tu vive onde? Na Dinamarca? Na Suíça? Tu não anda na rua? Ora, por favor.
Próximo?
ato falho do Bosco. riso
Vão botar a cama de casal e a banheira (de motel) em um dos A330.
Imagino o avião participando de um exercício, com banheira, sauna, cama, etc rs
Será que a conversão para versão MRTT será mantida, já que o contrato não foi assinado ainda?
Capaz de justificarem a conversão de apenas um devido à redução de custos.
Caro Matheus. Existe previsão no orçamento deste ano e no PPA para a conversão dos dois KC30, mas não há previsão orçamentária para a conversão para VC-30. Tudo depende do que a FAB colocar no orçamento para 2024.
Quem?
O ACJ-319 realmente tem perna curta. Para uma viagem a Alemanha tem que fazer escala. Mas não é momento de gastar com isso. Tivessem pensado nisso quando compraram esse 319 (foi o mesmo presidente). A opção que eu daria é: colocamos na lei que a FAB só deve transportar o presidente e o vice presidente da república. Todas as demais autoridades só podem ir em aviões da FAB como “carona”. Assim pode-se extinguir o GTE, vender todos os Legacy, Phenon e demais aeronaves de transporte executivo, com esse dinheiro comprar o A330 e deixá-lo sobre cuidados do esquadrão que já… Read more »
E 20 anos atrás o problema não era o mesmo? Tentativa de economizar pra aplacar os ânimos que acabou em um aparelho que até resolve, mas com perceptíveis limitações?
Diria que nunca vai ser momento de gastar, porque uma compra dessa sempre será inconveniente, no fim das contas.
Foi o que eu quis dizer. O erro foi lá atrás quando escolheram o 319 com perna curta. Naquela época já existia A330. O que pode ter acontecido foi: Na transição, FHC informou a Lula, que obviamente também já sabia, que precisava comprar um novo avião para a presidência. Como o Camargoer contou acima, FHC estava usando os A330 alugados da TAM e era bem caro. Lula perguntou se FHC compraria esse avião no que FHC respondeu “eu não, eu estou saindo, esse desgaste ficará pra você” porque ambos sabiam que comprar avião pra presidência pegaria muito mal entre os… Read more »
Eu acredito que seria bom sim um avião maior para voos longos mas não uma aeronave dedicada para isso. Poderia ser um A-330 com função parcial de carga ou até de reabastecimento e com um espaço reservado para transporte de pessoal com assentos melhorados… Digo isso porque as pessoas não percebem que além do A319 presidencial vai também muitas vezes outras aeronaves juntas. Será que isso também não é desperdício de recurso?
Sempre vai um avião de reserva, caso o avião presidencial tenha alguma pane.
Esses aviões de reserva são suspeitos. Vide o transporte de um certo pó por um dos tripulantes.
Ninguém tem cueca limpa na grã-Pindorama
Caro. O avião de reserva vai antes, com a equipe de apoio, e fica á disposição do presidente quanto ele retorna, caso ocorra uma pane no avião presidencial. Depois que o avião presidencial decola, o avião de reserva parte com a equipe de apoio.
Eu não disse o contrario. Aliás nem disse sobre o que voce comentou..
Que o atual Presidente e sua esposa façam como a família real britânica e usem voos comerciais. O Brasil não é superpotência militar, econômica ou nuclear para precisar de uma emulação tupiniquim do Air Force One.
A Família Real Britânica, assim como o Primeiro Ministro, podem utilizar o VIP Voyager, que além de ser VIP, tem capaciade de ser empregado como aeronave de reabastecimento e transporte de carga.
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Tem sempre um biltre…
Geralmente esse biltre é o Rei ou o PM. Os demais membros usam voos comerciais.
Pra quem quer ter uma ideia do que estavam querendo:
https://www.youtube.com/watch?v=kcSSaefY3-A&ab_channel=ml750
Creio que a República Federativa do Brasil deveria valer-se de um wide-body para deslocamentos a longa distância do Chefe do seu Executivo. Independentemente de quem ocupe o cargo, importante frisar. No entanto, essa é uma opinião movida por razões puramente cerimonias, que beiram a fantasia e que partem de alguém que não tem a parva ideia da logística de viagens internacionais da Presidência da República. Ainda assim, tendo cá minhas suspeitas, queria compreender se há de fato vantagens superiores às desvantagens no caso de aquisição de um VVIP wide-body. E já que transporte de autoridades no Brasil teve a atenção… Read more »
Quem aprovou a compra desse avião presidencial, mesmo?????? (ironia)….
Gasto desnecessário! Se ele quer outro avião, que pague do bolso dele, e não das custas do dinheiro do povo.
Uma pena a Embraer não dispor de nada com alcance suficiente, pois (independente do energúmeno que ocupe o cargo de presidente), seria bom para o Brasil ver seu presidente chegar nos lugares a bordo de uma avião construído no Brasil.
TJ,
Boa parte das visitas do presidente do Brasil (vários deles) é para outros estados brasileiros e países da América do Sul. Então chegar em avião construido no Brasil é algo que ocorre com bastante frequência.
Sim, mas seria interessante nos países mais relevantes e que são o mercado alvo da Embraer.
Lopes, já que o governo quer tanto uma aeronave maior(widebody) porque ele não incentiva financeiramente a Embraer a produzir um? O governo teria seu avião, a Embraer entraria em um novo nicho de mercado e teríamos geração de emprego. Depois pra viabilizar a aeronave era só incentivar as CIAs nacionais a adquiri mais unidades.
Imagina você fazer todos os departamentos da Embraer trabalharem em projeto de aeronave, de linha de montagem, materiais, construção para encomendar uma aeronave. Quiçá duas. Cai no mesmo caso da indústria brasileira que quer desenvolver mísseis, desenvolve, aí vai o governo e compra cinco. Não amortiza o custo de projeto nunca. Companhias brasileiras? Das três grandes que voam aqui, uma é chilena, a outra é padronizada com Boeing 737 e esse é o modelo de negócio dela. A terceira, a Azul que até poderia comprar alguma unidade desse Widebody da Embraer visto que ela opera os E-Jets. mas quantos ela… Read more »
É só modernizar as asas e instalar tanques extras que a aeronave aumentará o seu alcance. Moderniza tbm o cockpit do piloto com novos sistemas de navegação aérea e uma aviônica moderna. Sai muito mais em conta do que adquirir um outro avião do porte Airbus A330.
Tuxedo,
Em algum momento eu comentei sobre a necessidade de adquirir um A330?
Meu comentário apenas mencionou que boa parte das viagens presidenciais estão no alcance de aeronaves produzidas no Brasil.
Fernando, eu sei que você não comentou sobre a aquisição de um A330, mas eu só mencionei porque é o que se prevê e o que se comenta. Eu só sugeri que, se realmente é para aumentar ainda mais o alcance da aeronave, é só modernizar as asas e instalar tanques de combustível extra, foi só isso o que eu falei.
Em nenhum momento eu menosprezei o seu comentário.
Tuxedo, blz, então vamos discutir o que você deseja, em alguma conexão possível com o que eu escrevi, que foi sobre boa parte das viagens ser feita com os VC-2 (E190 da Embraer)
Você está propondo modernizar asas e acrescentar tanques extras num dos dois exemplares do VC-2?
Ou está falando do VC-1 (A319)?
Ah sim, eu me refiro ao VC-1 (A319) mesmo, até pq ele é de voos internacionais, e precisa de um bom alcance.
Ok. Mas aí cabem várias questões: Quem faria essa modificação na asa e tanques? A Airbus? Ela tem esse projeto de asa nova feito? Quanto cobraria? Acho que resultado melhor, em melhoria de alcance, seria conseguido encomendando à Embraer um E190E2 (que já tem alcance maior que o E190) modificado para alcance ainda maior. Mas ainda assim não dá pra esperar milagres nisso, pois o tamanho da comitiva que ele levaria, além espaço e facilidades disponíveis em compartimentos privativos do presidente (seja ele qual for, deixo claro desde já) seriam provavelmente bem menores que o atualmente disponível no A319. E… Read more »
É, pela Embraer infelizmente não consolidaria, só para voos interestaduais por aqui por dentro do Brasil mesmo. Nesse caso teria que ser com o Airbus mesmo, n tem jeito. Sim, de fato, quem faria essas modificações seria a Airbus. Eu n sei se ela tem esse projeto de uma nova asa, mas tudo seria negociável e tbm seria executado através de contratos. Eu tbm n sei quanto ela cobraria pelas asas novas e nem pela aviônica moderna, mas teria que sair mais barato do que uma possível aquisição de uma nova aeronave, que de acordo com o que se comenta,… Read more »
Pois é. Acho que o ideal seria usar o A319 até o fim da vida útil dele, já que ele serve para uns 90% das necessidades de voos presidenciais internacionais do jeito que está. Nos 10% de viagens mais longas que sobrar (isso é só um chute meu, ok?), usa um dos dois A330 (KC30) com acréscimo de uma modificação interna mínima, ou mesmo módulo embarcado, que tenha um compartimento com cama para maior conforto e pronto. Eu acho que dá tranquilamente pra prescindir de sala de reuniões, de trabalho, chuveiro etc nessa quantide de uma ou duas dúzias de… Read more »
Perfeito. O lance é usar o A319 até o fim de sua vida útil, pra depois providenciar uma outra aeronave.
Exato, esta seria minha opção, fazer um módulo presidencial relativamente simples (um compartimento com cama, eventualmente mesa de trabalho) para uso em qualquer dos KC-30 para as excepcionais viagens extra-longas para a Ásia. Acho que não precisaria de todas as facilidades do A319 para uma dúzia ou duas dúzias de viagens do tipo dos próximos dez anos ou pouco mais. Não somos uma potência nuclear em que o presidente precisa ter o botão de lançamento de mísseis, no avião, durante essas relativamente poucas horas de voo dentro do total de horas que duram os mandatos presidenciais… E continuar usando o… Read more »
Exatamente. Concordo!
Tem que vir com uma adega só de cachaça
Para quem estava dando pitaco sobre como a classe média gasta o seu próprio dinheiro, e acha um luxo desnecessário a pessoa ter mais de uma televisão em casa, essa decisão por enquanto está acertada, que vá se contentar com o A-319, que aliás, para o nível dos presidentes do Brasil, já está de bom tamanho.
Perfeito comentário!
A discussão fica comprometida com a politização de tudo hoje em dia. O engraçado, é que os mesmos que condenam hoje, se fosse no ano passado defenderiam a medida. Os que fiscalizam também. Até o papel da FAB na segurança e transporte de autoridades é questionado, mas isso vai depender, claro, de quem seja o PR de plantão.
Ninguém se dá ao trabalho de analisar com isenção se a compra vale ou não vale a pena.
O Brasil se resume hoje a isso. Quem defende e quem é contra, a depender do político de estimação.
É isso.
Verdade.
Os comentários, em sua maioria, dependem do PR de plantão. Cada um defendendo o político de estimação.
“O A-319 é usado para as viagens de longa distância”
Só faltou o A319 ter alcance pra isso. Ninguém contabiliza os custos de pousos, permanências, e combustível em dólar que as paradas causadas pela limitação do alcance demandam. Sem essa conta, não podemos julgar com propriedade.
Não seria melhor equipar o Airbus com os tanques extras, aqueles que não foram comprados anos atrás,sabe-se lá porquê 🤔⁉️
EDITADO:
5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político.
Se fosse o biroliro os mesmos deputados iriam assinar embaixo, e a PTzada iria entrar com o mesmo processo…. esse congresso brasileiro FEDE!
Penso que mais correto seria verificar custos e viabilidade de instalar o tanque de combustível adicional que, segundo li, optaram por não instalar quando da aquisição do A319. A instalação desse tanque, caso possível, traria um incremento interessante de autonomia, aproximando-o do A330. Analisar a necessidade efetiva de cada viagem de forma mais pragmática seria interessante também.
Acho que alguém vai dormir num sofá de R$ 62 mil por um tempo…rsrsrsrsrs
O país passando por dificuldades, gasolina vai chegar a R$ 7,00, todos os dias o governo cria um novo imposto, e ainda eu tenho que ler uma notícia dessa, que o presidente quer comprar dois aviões de luxo para a presidência, aí depois de muita pressão, Lula desistiu, essa é a verdade, depois de muita pressão mesmo, Dilma, Temer, Bolsonaro utilizavam esse mesmo avião, utilizavam o mesmo Palácio da Alvorada, mas o presidente atual quer dois aviões de luxo, e chorou em um discurso falando que não tinha uma casa para morar. OBS: Eu moro em Sergipe, sou nordestino, e… Read more »
Amigo, ele é o presidente da república, não é o dono de uma padaria ou mercearia em Sergipe, necessita de uma aeronave capaz para chegar a diversos lugares, e não uma aeronave pinga-pinga que tem que pousar em todo lugar até chegar ao destino. Quando houve a operação regresso para pegar os brasileiros e trazê-los para casa, na falta de aeronaves de grande porte, enviamos duas aeronaves Duas aeronaves VC-2, modelo Embraer – 190. ?itok=RJqMKqLm as duas aeronaves decolaram de Wuhan, na China, com os 34 resgatados a bordo. Há quatro escalas técnicas de reabastecimento: em Ürumqi, na China, Varsóvia,… Read more »
Olá Adriano. O VC1 tem autonomia para ir de Brasília até Washington ou Paris direto. Contudo, para ir para a Beijng, Tokyo, Moscou ou Nova Delhi, ele demanda uma ou mais escalas. Já o VC2 é um E195, por isso precisa fazer várias escalas. Para viagens na América Latina ou mesmo dentro do Brasil, o VC1 e até mesmo o VC2 são suficientes. Lembro de visitas presidenciais á Buenos Aires nas quais foi usado o VC2. O limitante são as viagens para a Ásia.
aqui dentro tudo bem, está perfeito para voar na vizinhança, mas o importante é ter autonomia para voar pela UE e pela ásia.
Olá Adriano. A hora de voo de um A330 é da ordem de US$ 8 mil, enquanto que a do A319 é de US$ 5 mil. Então, ainda que a FAB tenha um A330 apropriado para viagens longas, e eventuais, o A319 ainda será a melhor opção para vôos indo para destinos próximos.
Você está confundindo o VC-1 com o VC-2. O primeiro tem muito mais alcance que o segundo.
A presidência é uma instituição, independente de quem esteja ocupando o cargo, precisa sim de um avião maior. O momento financeiro do país, porém, é inoportuno. PONTO!
Bobagem os malucos esquecem que um avião presidencial é uma forma de mostrar bem a imagem do país… seriam bom que a Embraer fabricasse um jato com a mesma autonomia.
Se for real seria um escárnio para a população.
Força
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Instala os tanques extras, previstos para essa aeronave e que não foram instalados quando da sua compra, e pronto. Acaba o chororô de que as belezas ficam cansadíssimas por conta de uma ou duas escalas (isso quando vão à Ásia). Sai infinitamente mais barato e soluciona o “problema”.
Administradores ausentes nos comentários????
NOTA DOS MODERADORES:
ESTAMOS AQUI….NO QUE PODEMOS AJUDÁ-LO?