MD da Áustria confirma escolha do C-390 como sucessor do Hercules
Em coletiva de imprensa, ministra da defesa informou que a Áustria pretende adquirir 4 jatos de transporte militar C-390 da Embraer
Nesta quarta-feira, 20 de setembro de 2023, foi realizada uma coletiva de imprensa das Forças Armadas da Áustria para anunciar a escolha do jato de transporte militar C-390, da brasileira Embraer, como sucessor das aeronaves C-130 Hercules atualmente em operação na Força Aérea Austríaca.
A ministra da defesa Klaudia Tanner anunciou a escolha ao lado do general Harald Vodosek, informando que todos os planejamentos futuros focarão no C-390 como sucessor do Hercules, que esteve em serviço nas forças armadas do país nos últimos 20 anos. As informações foram divulgadas em nota publicada no site das Forças Armadas da Áustria.
A entrega do primeiro exemplar, após o resultado bem-sucedido das negociações, será possível entre 2026 e 2027. Mais detalhes a seguir.
Prefere se informar por vídeo?
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“O único que cumpre todos os nossos requerimentos”
Segundo a ministra, a decisão está de acordo com o mote “missão à frente”, e se trata de “mais um grande marco para nossa Força Aérea”. Tanner afirmou: “Desde 2003, os três aviões Hercules completaram muitas missões e sempre foram um meio de transporte confiável para nossos soldados. Agora é hora do Embraer C-390 substituir o C-130 Hercules.”
Sobre o jato da Embraer, ela também disse que é “o único na categoria de 20 toneladas que cumpre todos os nossos requerimentos” e que a aquisição é “um grande passo à frente para forças armadas modernas e, por consequência, mais segurança para a população austríaca”.
Os novos jatos de transporte serão operados na mesma base onde hoje estão os Hercules, em Linz/Hörsching.
Programa visa adquirir 4 exemplares do C-390
Ainda conforme a nota, o programa para encontrar um sucessor do Hercules foi iniciado em 2021, e tem como objetivo adquirir quatro exemplares da aeronave selecionada para garantir a disponibilidade. Os aviões C-130 austríacos foram adquiridos usados, há 20 anos, e atualmente estão com 56 anos, necessitando de manutenção dispendiosa.
A nota destacou que o custo unitário dos novos jatos está entre 130 e 150 milhões de euros e que o C-390 foi escolhido por Brasil, Portugal e Hungria. Ainda segundo a nota, o C-390 pode transportar até 80 pessoas e cria oportunidades de cooperação para compras mais “custo-efetivas”, além da criação de sinergias, por exemplo, em treinamento, estando em negociação uma desejada colaboração com a Holanda.
Detalhes adicionais em nota “FAQ”
Além da notícia sobre a coletiva de imprensa, o site das Forças Armadas da Áustria (Bundesheer) também divulgou uma nota no estilo “FAQ” (questões frequentemente perguntadas, na sigla em inglês), trazendo mais alguns detalhes sobre a escolha do jato C-390 da Embraer. A nota traz respostas a 15 questões – porém, como boa parte das informações são repetidas em relação às divulgadas na coletiva de imprensa, e já mencionadas acima, traremos a seguir apenas alguns detalhes adicionais, como o da cooperação com a Holanda.
O planejamento de aquisição de quatro aeronaves segue o esquema de 3 compras mais 1 opção de compra. Essa quantidade é necessária para a disponibilidade, a qualquer tempo, para realizar as missões. A experiência acumulada com três aviões C-130 mostrou não ser possível a disponibilidade permanente com o atual número. A expectativa é operar os novos jatos por 30 anos.
A nota menciona diversas capacidades pretendidas que apenas o C-390 se mostrou capaz de cumprir, na categoria de 20 toneladas de carga: potência, velocidade, quantidade de passageiros (80), carga paga, equipamentos aviônicos, além de poder transportar a viatura “Pandur Evolution” com estação de armamento. Também foi destacada a capacidade de voo noturno e de uso no combate a incêndios, com a aquisição de sistemas (conteineres) com essa finalidade.
Cooperação com a Holanda
Ainda segundo a nota “FAQ”, não houve um processo de competição (tender) nessa escolha porque o Ministério da Defesa estava procurando um parceiro com o qual a cooperação fosse possível, em todas as áreas. O objetivo é trabalhar de maneira “custo-otimizada” ao longo de todo o ciclo de vida do sistema. Essa decisão se dá porque nenhuma cooperação com nações parceiras, segundo o ministério, pode ser estabelecida num processo de competição. Entre os exemplos de cooperação, está o uso conjunto de simuladores de voos, otimização de armazenamento ou modificações no ciclo de vida.
Entendendo que a cooperação é fundamental, o Ministério da Defesa afirmou ter encontrado na Holanda o parceiro disposto a cooperar com as Forças Armadas da Áustria em todas as áreas de operação do sistema de transporte aéreo. Dado que os Países Baixos desejam adquirir uma quantidade de aviões C-390, os quais também atendem aos requerimentos austríacos, o objetivo é obter essas aeronaves como parte de uma cooperação.
Prazo de entrega, infraestrutura e benefícios econômicos
Logo que as negociações de contrato sejam concluídas, a produção das aeronaves começará, o que leva entre 24 e 36 meses. Prevê-se, assim, que a entrega do primeiro exemplar seja possível entre 2026 e 2027, após negociações bem-sucedidas.
A atual infraestrutura será adaptada ou expandida para atender a todos os requerimentos e para operação do futuro sistema de transporte aéreo. A base será, como já mencionado, Linz/Hörsching. Um pacote inicial para “retreinar” pilotos e técnicos será levado em conta nas negociações contratuais.
Sobre operadores do jato C-390, a nota informa que, além do Brasil e Portugal e da encomenda húngara (feita em novembro de 2020) existe a possibilidade de cooperação extensiva com parceiros da União Europeia, entre outros. A economia austríaca será beneficiada porque a Embraer mantém relações com a indústria aeronáutica austríaca e com a Câmara Austríaca de Comércio. Além disso, a Austrian Airlines opera um total de 17 aviões Embraer 195.
ATUALIZAÇÃO sobre futura assinatura do contrato (12h) – Segundo a agência de notícias Reuters, durante a coletiva de imprensa desta manhã de quarta-feira, a ministra da Defesa da Áustria informou um prazo para a assinatura do contrato.
A ministra declarou que um contrato para a encomenda das aeronaves C-390 deverá ser assinado no primeiro semestre de 2024.
Também segundo a Reuters, as ações da Embraer subiram 2,85% na abertura do mercado, com o anúncio da escolha austríaca.
Excelente Noticia.
Bizarro é duas pessoas negativarem uma boa notícia como essa. Tem muita gente com problema mental nesse blog.
Direito deles, oras. Discordar não ofende.
Discordar por elogiarem a venda de um produto nacional em um mercado como o da aviação não é coisa de uma pessoa em sã consciência. Pelo visto devem querer ver Hércules no lugar do 390.
Nem todo mundo que está nesse site é brasileiro. Talvez seja um americano infeliz…
São funcionários da Lockheed… ou Boeing… kkkkk
não acho que é discordar, acho que é sabotar! Me lembra o margarina qdo o plano real foi lançado!!!
As críticas tem que serem com fundamento. Dessa forma também não.
Excelente! Esse vai ser um sucesso!
Parabéns!!!
Agora vai!
Parabéns a todos envolvidos👍
Quando se faz um trabalho sério, no futuro se colhe bom frutos.
Taí o resultado 💪🇧🇷✈️
Voa, EMBRAER. Voa.
“Voa, canarinho, voa
Mostra pra esse povo que és um rei…”
Po… essa musiquinha aí vai “Zicar” a parada!
Escolhe outra aí!
Pois é. Não falei nada, mas odeio esta música. Também odeio aquela outra “Escolar rodovias construçies, la rá lááá rááá”. Também fico irritado com o Brasii sil sil sil da Globo
Mestre, precisamos urgentemente de demais recursos na aérea de desenvolvimento e pesquisa que sofrem constantes revisão postergando:
https://www.moneytimes.com.br/lula-estuda-a-criacao-de-fundo-para-financiar-industria-armamentista-no-brasil/
Ele quer é mais um jeito de desviar dinheiro, pode aguardar.
AVISO DOS EDITORES: O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS NÃO É PALCO PARA DISPUTAS POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Essa não conheço ( felizmente ).
Mas uma que detesto é a da LiquiGás que passa no carro da empresa aqui em SP…
Olá Wilber… a música era horrível. Tinha um trecho que era assim “Eu te amo meu Brasil, eu te amo, Meu coração é verde, amarelo, branco azul-anil, eu te amo meu Brasil, eu te amo… ninguém segura a juventude do Brasil. As tardes de Brasil são mais douradas.. la rá láá rá, mulata brotam cheias de amor… lá rá lááár rá…. “. Era horrível.
Que música bonita. Lembro copa de 82 o melhor time da seleção brasileira. Minha infância. Infelizmente não ganhou a copa de 82. Vamos parar de lacração meus amigos. A música era muito bonita e a seleção brasileira sensação.
Olá LG. Concordo que a seleção de 82 foi sensacional. Antes da copa do Qatar, teve um canal no cabo que passou os jogos das copas passadas. A Seleção de 82 foi show. A música ficou marcada. Não dá.
EDITADO
Acho linda a musica, quer seja a melodia ou letra.
Dessa mesma época e também falando das grandezas do Brasil, como o nosso grande rio Amazonas, eu prefiro essa aqui (tão grudenta quanto, só que mais divertida):
https://m.youtube.com/watch?v=QTSdp-92fmY
Década de 80 era o máximo. Quem viveu viveu. Quem não viveu é só ver os vídeos abaixo. Anos 80
https://youtube.com/watch?v=ko95KB9Na4k&feature=shared
Esse som do que eu postei, na verdade é de 73, não é anos 80.
Mas tudo bem, é fora do tópico de qualquer jeito rsrsrs
Voltemos ao KC-390, por favor.
Parece um vídeo do leste europeu. De tato, o Brasil correu um enorme risco de virar um satélite soviético.. riso
Riso. Mestre eu brinco com meus filhos. ” O época do povo bonito”. Vide vídeo.kkkkk
Lembrei da “tragédia no fundo do mar” com Originais do Samba. https://www.youtube.com/watch?v=i2y-h2aiGsE
Riso. Espero que vocẽ se refira á música da copa, porque a outra ufanista é horrível. riso. “mulatas brotando do chão” não dá . riso
Felizmente, não conheço essa música ( ou não me recordo dela, o que tambem é uma bênção ).
Mas você narrando a música, me lembrou o comercial do refrigerante Dolly, em especial de dias dos pais ou páscoa 🤣🤣🤣
Falta-lhe um IRON MAIDEN em seu pen drive, rs
Ola E. Há alguns anos, uma jovem pesquisadora dos EUA ficou dois meses no meu laboratório. Na festa de despedida, perguntaram qual foi a maior surpresa que ela ela teve no Brasil. Ele riu e disse que ficou feliz quando descobriu que todo mundo gostava de AC/DC… riso. Ela achava que a gente só ouvia salsa.
Bom dia Camargoer, horrivel era o contexto no qual ela estava inserida.
Riso. Pois é. Ela retornou aos EUA com uma visão bem diferente do Brasil. Fiz um esforço enorme para ela ficar aqui por mais tempo, mas ela recebeu uma proposta de emprego nos EUA muito boa na época. De qualquer modo, ela era uma excelente pesquisadora.
É que essa do canarinho era a música tema da Copa de 82, que foi composta e gravada pelo Junior. Eu tinha 4 anos de idade e cantava essa porcaria direto na época.
Só que o próprio lá teve participação direta nas 3 salsichas do Paolo Rossi. Aliás, participação até no gol mal anulado dos caras.
Mas, como você mesmo disse, isso é papo para outro fórum. Tem uns rubro-negros negativando o post aí.
Olá GFC. Há algum tempo eu reassisti o jogo Brasil x Itália… que jogão. Nenhuma outra seleção me emocionou como aquela, nem quando venceu nem quanto perdeu.
Rapaz… você acredita que eu ainda tenho o EP disso? CCom o Júnior de afro em uma das capas, e se não me engano é um EP patrocinado pelo “Café Pelé” que no outro lado tem uma foto da Xuxa com os dizeres: “Xuxa: o maior golasso do craque Pelé!”
Ooooooooutros tempos…
EDITADO
EDITADO
O canarinho tomou uma estilizada que nunca mais voou. Pior é que acostumou é não contente tomou 7 dentro da própria gaiola…He He he
Corrigindo: estilingada
O pior foi continuar convocando os mesmos jogadores que tomaram 7 da Alemanha… mas isso é assunto para outro fórum
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 foi mal, galera
E de pensar que a pouco tempo tiamos uma campanha sórdida de “vende que a Embraer não tem competência para competir”.
Como digo o Brasil está cheio desses “facilitadores”, neste caso para Boeing.
Pois è. Eu lembro como a turma pegou pesado com aqueles que se colocaram contra a venda da Embraer. Teve sujeito me chamando de “traidor da pátria”… riso;
Pois é Camargo, eu também fui contra a venda da Embraer, e li muitas críticas dos “patriotas” de plantão!
Se não vender vai falir, não tem condições de competir com as grandes empresas da Europa e EUA!
Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio!
Também fiz o mesmo, critiquei a venda quando disseram que ela ia falir, veja como está hoje.
Em pensar que o valor da venda ,orgastigamente, defendida pelos “partriotari…patriotas”, era equivalente ao investimento Público do desenvolvimento desse vetor!
Tudo neoliberal mequetrefe “patriota”.
O sindicato já cobrou 12% de você este mês ? Se não, aguarde.
AVISO DOS EDITORES A TODOS NESTA SEQUÊNCIA DE COMENTÁRIOS: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO DO TEMA DA MATÉRIA E DESVIANDO PARA A DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Não vou citar nomes, mas lembro bem de quem falava que “a Embraer vai falir se não vender pra Boeing, é só questão de tempo”.
E isso porque se diziam patriotas, ein?
Olá W. Eu deletei essa turma.. riso
Do dia da quebra do contrato com o Boeing até hoje, minhas ações da Embraer valorizaram 118%.
Acresço mais um zero se for medir minha confiança nessa empresa.
Alegria, alegria, alegria…… vai que vai!!! tomara que consiga mais vendas
Super Tucano, a melhor aeronave de ataque leve, e Millenium a melhor aeronave de transporte até 20 tons, é nossa engenharia no mundo.
Excelente!!! O Millennium é um vencedor!
“O único que cumpre todos os requisitos.” E fica cada dia mais constrangedor para a Austrália. Também… tem um requisito importante lá que o KC-390 não cumpre, que é agradar os americanos
Verdade, esse “requisito técnico” tem muito peso.
Uma coisa independe da outra. As capacidades do KC-390, que são muitas, não tornam o C-130J incapaz.
O C-130 é capaz e testado de todas as formas possíveis, mas pra Austrália e Canadá o requisito principal é agradar o papai EUA mesmo.
Para forças aéreas que dispõe de um C-17 ou do A400 o Hércules talvez faça mas sentido, se os requisitos de pouso e decolagem e pistas improvisadas tenham muito peso na escolha. Precisa ver.
Por outro lado se os meios de maior capacidade forem o KC-390 ou o C-130 parece bem claro que o KC se sobressai demais.
No caso da Austria foi incapaz sim, pois não foi capaz de transportar um blindado com sua torre. E ainda citaram velocidade, capacidade de carga e outros pontos que o KC 390 foi superior.
Isso está na matéria, é só ler!
Meu caro, eu não estou falando de uma concorrência. Estou falando da aeronave em si. Perdeu na Áustria porque não atendeu aos requisitos daquele país. Comparando uma aeronave com a outra, vê-se que o KC-390 é melhor. Entretanto, isso não torna o C-130 uma aeronave ruim. Entendeu?
Mas eu nem ninguém aqui dissemos que a aeronave é ruim, apenas que não é tão boa quanto o C-390. Dessa forma, em toda concorrência que ela ganhar, podemos afirmar com quase certeza que ganhou não por requisitos técnicos, mas por pressão política.
Mas, aí você está colocando tudo no mesmo balaio. Se as exigências de um determinado cliente forem atendidas pelo C-130J e a proposta dor melhor, por que seria pressão política? O que você colocou não faz sentido. Tem situações em que o KC-390 será mais adequado para um país e em outras, o C-130J será o mais adequado. Não existe essa certeza como você colocou na sua última frase. Mas, enfim, o KC-390 está colocando a cara no mercado, devagarinho. Torço para que cresça cada vez mais, pois meu maior interesse é para que a FAB tenha uma aeronave cada… Read more »
A única incapacidade do c-130j é de superar o KC-390 ,seu concorrente direto.
Vale lembrar que a Austrália precisa dos Estados Unidos para seus submarinos nucleares. Nesse ambiente geopolítico faz todo sentido.
E os EUA precisam de países na sua aba pra deter a China, os chineses nem são ameaça pros australianos.
Os Australianos acham que os Chineses são uma ameaça. Sua postura geopolítica, bem como as declarações de seus líderes, dizem que os Chineses são uma ameaça.
Eles acham isso pq adoram ficar debaixo da aba dos americanos, só isso.
Eu não gostaria de estar tão perto da China.
Amigo, vc já leu o quanto, em bilhões de dólares, a Austrália vai ter que pagar por esses submarinos nucleares americanos?
Acho que os EUA deveriam ter entregue esses C130 de graça para Austrália!
Mas não sabemos o quanto irão pagar pelos aviões. De repente já terão um grande desconto. De graça não poderá sair pois a Lockheed não será a que vai construir os submarinos.
Ué? Os australianos não fazem mais do que obrigação. Todo país que opera submarinos nucleares gastou muito tempo e dinheiro para conseguir desenvolver um. Eles tem é que agradecer aos americanos todos os dias pelos muitos anos de investimentos poupados . . .
Daniel, eu não estou criticando a compra de submarinos nucleares feita pela Austrália, estou apenas dizendo que pagaram muito caro. Se não me falha a memória, o custo gira em torno de 280 bilhões de dólares! Então, não se trata apenas de “pagar” pelo desenvolvimento desses submarinos, porque eles não terão acesso a tecnologia crítica. Na verdade, os Australianos foram entubados e por isso, deveriam receber os C 130 de “graça”. Só a título de comparação, a Marinha do Brasil poderá, eu disse poderá, ter o seu submarino nuclear por menos de 5% desse valor pago pela Austrália, e com… Read more »
Sim e não…
Considerando os motores, aviôncos americanos e muchas cositas más…
Eles não estão mal na fita aí, não!
Mas a escolha australiana foi batido o martelo ou ainda está em discussão? Lembro ter lido algo sobre questionamentos do parlamento quanto a escolha da força aérea, só não sei se está rolando algo.
Tendo ou não o martelo batido, vai ser isso a acabou. Isso se eles quiserem submarinos nucleares. Os parlamentares vão ter que entubar e tá tudo certo
Está aí o KC vendendo mais do que o Gripen. Tinha gente achando que seria o contrário. Venceu mais uma, enquanto o F-39 perdeu todas até aqui….
Caro Rodrigo. O F39E tem cerca de 90 unidades vendidas. O Kc390 cerca de 1/3 disso.
Acho (repito, acho…) que ele quis dizer número de clientes (notadamente externos) conquistados e não número de aeronaves vendidas.
Mas aí o Rodrigo teria que discriminar qual versão do Gripen. Se for Gripen como um todo (C/D/E/F), são seis países clientes, incluindo a Suécia, enquanto no caso do KC-390 / C-390 são três clientes atuais e com aeronaves em produção e entrega, incluindo o Brasil, e dois que anunciaram a seleção da aeronave.
Mas se for só Gripen E/F, de fato até o momento são apenas dois clientes, a própria Suécia e o Brasil.
Temos um GT grupo de trabalho que avalia diariamente os melhores comentários. Até o momento temos como mestres o camargoer, Dalton, Bardini, Bosco e mestre Esteves, já mestres. E o doutor Nunao, único doutor, pôr ter poder de veto no conselho de segurança da trilogia.
O doutorado (real) do Camargo antecede o meu (também real) em vários anos.
E o que esse GT (fictício) tem a ver com o assunto?
Kkkkkk. Doutor Nunao gosto muito de você meu amigo. Mas o GT grupo de trabalho continua analisando.
Agradeço enormemente seu comentário!!!!! Muito obrigado!
Uma vez, tive um problema com o condomínio do prédio e precisei conversar com o advogado da administradora. Estava explicando e a cada vez que eu falava o nome dele, ele me corrigia “Dr Fulano”. Depois de umas três ou quatro vezes, eu o interrompi, “Olha, não sei se vocẽ defendeu uma tesa ou não. Eu defendi. Então ou você me chama de doutor, ou eu continuo vocẽ de “Senhor”. Vamos resolver isso. Ele se estressou e disse que ia me passar para a assisntente dele, a Doutora fulana e tal. Eu eu abusei, Perguntei onde ela defendeu a tese… Read more »
Hehehe
Como vivi, na juventude, uma fase artística pós-modernista, vou começar a exigir o título de “pós-doutor”, que nesse caso vai lhe anteceder por antiguidade (sei que nesse caso o pós precederá o doutor, o que é um paradoxo, mas não é pra qualquer um desvendar essas questões de pós-espaço-tempo).
Doutor Nunao, aqui na minha roça, depois da minha aposentadoria,as galinhas continua a aumentar. Espero chegar até o final do ano com 50 galinhas. O problema são as onça, raposa, gaviões, lagarto tiú,cobras e morcego que atrapalha. O restante estamos levando nos cafundós do Brasil. A grande vantagem é se tiver uma G mundial nuclear eu acredito que estarei seguro.
Estão aumentando?
Que bom que resolveu o problema da falta de ovos, ou de galos, já esqueci qual era o problema antes do excesso de onças, raposas e cia. Mas acho que pode haver uma relação de causa e efeito aí.
Cuidado com o Ibama. Mantenha a raposa longe do galinheiro sem maltratar a coitadinha.
Aqui não temos problemas. Seguimos o exemplo da maior democracia do mundo EUA. Estamos na vanguarda.
A maior democracia do mundo não são os EUA, mas a Índia.
Dessas 90 unidades vendidas, quantas são ou serão produzidas em Gavião Peixoto?a montagem Minha base de raciocínio é montagem/planta.
Olá Luz, Pelo que lembro, 15 delas que pertencem ao primeiro lote da FAB serão fabricadas em Gavião Peixoto. Contudo, a fábrica de peças estruturais de São Bernando do Campo irá produzir as peças estruturais para todos os 90 aviões das versões “E” e “F”
Não chega a ser pra todos os 90 (na verdade 96, pois são 36 + 60) porque boa parte já estava com a construção iniciada antes.
Mas será para praticamente todos da encomenda brasileira com montagem final aqui (15) e para uma parte dos suecos, até onde sei.
Valeu Nunão.
Em primeiro lugar são aeronaves diferentes, aplicações diferentes, mercados diferentes, aliás a única coisa em comum é que os dois voam. Ambos foram projetados e idealizados para suprir necessidades de duas Forças Aéreas (Brasil e Suécia no caso do F-39E e C-390 no caso da FAB) projetando no futuro estender fornecimentos para outros mercados. O C-390, respondeu com mais rapidez, embora não com a frequência desejada, mas está evoluindo e deve conquistar clientes importantes. Quando ao F-39 as variáveis são muito maiores, assim como as pressões políticas e no meu entender não evoluirá muito mais do que uns dois ou… Read more »
Discordo de uma coisa.
O C-390 foi pensado, desde o início, no mercado abrindo com a saída, pcp, dos C-130.
Bem lembrado, foi pensado com base em projeções de mercado dos ciclos de vida do C-130 nas forças aéreas usuárias, porém a viabilidade foi permitida com o contrato com a FAB.
“Temo que a própria linha de montagem de Gavião Peixoto tornar-se-á inviável se um segundo e terceiro lotes não sejam adquiridos, ou então (sonho) um caça nacional seja projetado, seja qual for o conceito”.
Eu duvido. A cadência tem sido muito baixa. Inclusive, pelos cronogramas originais, a Embraer iria produzir de 3 a 4 aeronaves por ano só para a FAB, fora a margem para a produção externa. No atual, vai produzir uma só por ano para a FAB e lambendo os beiços!
GFC, nem tanto.
O cronograma atual não se estende por mais 15 anos (o que seria o caso para que a Embraer só entregasse 1 Gripen por ano).
Atualmente a parte que cabe à Embraer do total encomendado representa uma cadência de duas por ano nos próximos anos, subindo depois.
Caro Nunão,
Baseado no slide, era entregas de 3 a 4 por ano e agora se estende por mais 12 anos, com cadência de 1 por ano a partir de 2023.
https://www.aereo.jor.br/2023/08/11/cronograma-de-entregas-do-f-39-gripen-e-kc-390-millennium/
Abs.
Bem…
Acho que eu que não interpretei legal.
Achei que a referência era ao KC-390. Se a planta pudesse ficar sobrecarregada se houvesse mais encomendas além das encaminhadas.
Mas parece que a referência era sobre Gripens. Apaga tudo então, dá um fall back aí… rsrs
Rsrsrs
É que a discussão em curso começou com uma comparação, um tanto confusa, feita por outro comentarista entre a conquista de contratos pelo Gripen e pelo KC-390. Então a confusão é compreensível.
O F-39 compete em um cenário onde suas qualidades são superadas pelos vícios imperantes!
Que curioso! Neste momento tem um deslike em todos os comentários que desejam felicitações a Embraer. Será aquilo português ressentido com a aeronave ou algum brasileiro com complexo de vira-lata?
Ah, deixa quieto. Não importa! O Millennium é um vencedor!
Jadson, vamos deixar esse coitado se contorcendo e mordendo as gengivas 🤣🤣🤣🤣
Se vc prestar atenção, tem um sujeito que negativa todos os comentários de todos os tópicos. Inclusive isso já foi confirmado pelos editores. Apenas ignora.
Nossa!!! Que maravilha!!!!
Muito Feliz com esta noticia
Se o projeto é bom e tecnologicamente alto…
Com apresentações vem atenção ao projeto.
Com a atenção vem a soma de clientes.
Com a soma de clientes se cria mercado.
Com a criação de mercado ser transforma em referência.
E com a referência diminui os riscos de concorrência.
É.. O C-390 vai voar longe e por muito tempo…
Ví o KC-390 de perto esse fds na AFA, linda máquina.
A FAB podia ter colocado um C-130 ao lado dele, seria interessante ver os dois lado à lado.
E ainda diziam que a Embraer precisaria da Boeing para ajudar a vender o avião. Brasileiro cai em qualquer papinho furado mesmo.
Olá Allan. Bem lembrado. Sem falar na história da compra da avião comercial da Embraer, da transferência da linha do F18 para o Brasil e do 747 presidencial que viria de brinde.
Rapaz essa do 747 não estava sabendo não.
.
A possibilidade era do grampo vir de brinde.
Olá Neto. O lobby da Boeing foi pesado. Basta lembrar que a Boeing contratou a ex-embaixadora no Brasil para ser a CEO da Boeing Brasil.
Eu cobri o evento de apresentação dela como CEO da Boeing no Brasil.
Conversamos por alguns minutos.
Eu realmente não me lembro mais sobre os assuntos que conversamos, vou ter que procurar em matéria da época pra saber.
A não ser que não tenha publicado nada porque um MIB soltou aquele flash no meu olho.
Lembrei. Quer dizer, não lembrei. Explico: Na verdade o evento em que conversamos, sem aquela formalidade de coletiva de imprensa, foi outro. Foi bem mais prosaico, de apresentação do novo site da Boeing no Brasil… Talvez um dos eventos com menos assunto dos quais participei, ao menos entre meia dúzia de outros promovidos pela Boeing na época, com temas bem mais importantes, coletivas em que fiz perguntas etc. O bom é que esse foi informal, um happy hour, e deu pra conversar mais com as pessoas da Boeing, inclusive com a CEO. Mas eu me esqueci completamente do que conversei… Read more »
Apurei que ela deixou a Boeing em 2020. Parece que ela foi para outra empresa, mas não conseguir descobrir qual.
Royal Caribbean Group e depois fundou uma empresa própria.
Está no Linkedin dela – é como se fosse um Lattes rsrsrs.
Valeu. Há anos não atualizo meu linkedin. O lattes tenho que fazer todo mẽs.. riso
Eu não tenho nenhum dos dois, mas apareço no Lattes de terceiros rsrs.
Atualmente a Boeing continua investindo pesado no Brasil, sendo uma das localizacoes com mais vagas/contratacoes fora dos EUA, atras do UK/India e empatado com Polonia
Se eu fosse apostar, diria que a Embraer tentou a Joint Venture para o C-390 mirando em conseguir um contrato com o governo americano. Se tivesse dado certo, teria sido uma jogada genial, afinal, os números envolvidos provavelmente seriam bem consideráveis.
Esse produto vai ser muito bem sucedido e acho que vai se tornar padrão informal da OTAN. Muito sucesso à Embraer e muito feliz a decisão da FAB em apoiar esse produto nacional para sua própria utilização. Foi sofrido mas agora os resultados estão se mostrando. Vamos torcer para que a FAB possa voltar ao número inicial planejado para a frota e enquanto isso que muitos mais sejam vendidos ao exterior.
Bom dia, excelente notícia. Parabéns Embraer. As fotos estão lindas!
Parabéns para a Embraer, mas, o que eu percebo, é que tem um pessoal que meio que torce contra o C-390, parece que preferem vitórias do Hércules do que do avião da Embraer.🤔
Maurício são eles, os complexados 🤣🤣🤣
Os viralatas
A Embraer é o Brasil que dá certo.
Os engenheiros da empresa são muito elogiados, mas não podemos esquecer do pessoal do marketing que faz um trabalho incrível na manutenção da imagem sólida que o mundo tem da Embraer.
Os produtos são excelentes, mas propaganda bem feita é um diferencial enorme e separa empresas comuns das respeitadas.
PARABÉNS!
Um ponto muito importante. A área comercial da Embraer é tão virtuosa quanto a de engenharia. Especialmente na Defesa, cujos desafios são mastodônticos.
Que notícia maravilhosa! Que a próxima seja sobre a Suécia comprando em associação a uma compra de Gripens!
Parabéns para a Embraer!
Fiquei tão feliz com esta notícia que a todo momento entro no site e releio a notícia e os comentários!
Viva o Brasil!
Mais um para a conta do Putin 🙃
A correria para “atualizar a máquina” é geral na OTAN.
O interessante é que estas encomendas são de países os quais o Brasil não tem tradição de aquisições de materiais militares. Assim sendo, não me conformo do fato de não haverem encomendas da Suécia, França e Alemanha. Inclusive, poderia ter sido show se aquele esquadrão conjunto França / Alemanha, em formação, estivesse sendo equipado com KC-390 ao invés de KC / C-130 Super Hércules novos.
“O interessante é que estas encomendas são de países os quais o Brasil não tem tradição de aquisições de materiais militares”
.
Tal como Hungria e Portugal…
Isso aí não é um fator chave.
.
“Assim sendo, não me conformo do fato de não haverem encomendas da Suécia…”
.
Eles estão tentando viabilizar no orçamento para 2024 esta questão da substituição dos seus C-130…
.
“França e Alemanha”
.
O KC-390 estava pronto em 2016, quando necessitaram substituir os C-160 (em especial os franceses, que foram desgastados pelas operações na África)?
Muito bom. Essa aeronave é incrível. Tem que tira o chapéu para os responsáveis
Ótima notícia.
Fiquei em dúvida apenas sobre o papel da Holanda nessa aquisição. Embora tenha sido ventilado a utilização do contrato com a Holanda para a aquisição desses aparelhos pela Áustria, (https://www.aereo.jor.br/2023/09/19/austria-pretende-comprar-jatos-c-390-em-conjunto-com-a-holanda-segundo-jornal-austriaco/) nesta notícia a Holanda atuaria de outra forma, auxiliando em questões como treinamento, atualizações, compartilhamento de equipamentos e suprimentos, etc.
Eduardo, uma notícia complementa a outra.
Pelo que entendi, vão compartilhar simuladores de vôo, treinamentos, ferramentais para grandes revisões, apoio técnico, etc…
Excelente noticia para Embraer!!!
Com essas vendas a FAB podera negociar com Embraer para receber 1 aeronave por ano e diminuir o desembolso $$ e focar os recursos $$ no gripen e no A-330 mrtt.
Marcelo,
A cadência para a FAB já é de uma por ano (renegociada a partir de um cronograma original que chegava a 4 por ano só para a FAB).
Obrigado pelo esclarecimentos!!!
Caro. Os recursos para o primeiro lote de F39 e para a reforma dos Kc30 já estão assegurados no orçamento federal, assim como para a aquisição dos Kc390 remanescentes. A Embraer tem capacidade ociosa na produção do KC390, então provavelmente será possível incluir os aviões austríacos e holandeses na linha de produção “furando a fila” dos aviões da FAB. Ou seja, mesmo que a FAB tenha assinado o contrato antes da Holanda/Áustria, eles receberão a aeronaves antes dos últimos exemplares da FAB.
“…recursos para o primeiro lote de F39 e para a reforma dos Kc30 já estão assegurados no orçamento federal, assim como para a aquisição dos Kc390 remanescentes.”
Sério?? Que bacana!! Coisa linda!! Kkkkkkkkkkkk
Desde quando alguma coisa que está no orçamento tem garantia, segurança e certeza de que vai ocorrer de fato??? Tu nunca ouviu falar em contingenciamentos e cortes de orçamentos??? Ora, por favor …
O orçamento público no Brasil é a peça de ficção e torcida mais bem acabada que existe. Constam as contas de um mundo ideal, mas é só torcida para que seja executado… e geralmente não é!
Exatamente!!
Daqui a pouco aparece um proeminente militar da reserva twittando – porque ele gosta disso – que sua tomada de decisão de reduzir as encomendas do KC-390 “estimulou” a Embraer a fechar essa compra…
É só aguardar.
Será q o BJR vai postar isso? Kkkk. Bem, é possível.
E tu, pelo visto, não gosta dele.
AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ PARTINDO PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS SEM QUALQUER RELAÇÃO COM A MATÉRIA.
BAIXE O TOM DE AGRESSIVIDADE, ESTE NÃO É SEU PRIMEIRO AVISO.
Pelo contrário.
É um grande sujeito.
Ah, certo. Então, entendi errado.
O fiz entender errado. Perdão. Relendo aqui, parece ser uma provocação sim. Calibrarei melhor a escrita, para que no futuro uma boa galhofa não se transforme em algo que não é.
E grato por alertar, Santamariense.
Abraço.
Se tu acredita que ser direto, sem rodeios e sem pompa e conversa falsamente educada, é ser agressivo, então sou agressivo! Digo o que penso, nada mais. Não tenho intenção de agradar e nem de agredir ninguém.
SUGESTÃO DOS EDITORES: ACEITE O AVISO E REFLITA. VOCÊ NÃO FOI O ÚNICO A RECEBER O AVISO HOJE E TAMBÉM NÃO É SUA PRIMEIRA VEZ.
O Brasil vai vender 180 KCs 390 no total, Portugal, Holanda, Austria, Rep Techka, Angola, India, EAU, Coreia do Sul, Africa do Sul…
Coreia do Sul é improvável o programa para a produção de um aeronave de transporte local o MC-X aiinda está em andamento, inclusive houve intenção dos Emirados Árabes em financiarem parte do programa.
Claro o programa ainda está em uma fase bem inicial e não há garantias de sua continuidade, e mesmo se continuar os protótipos só devem começar a voar por volta de 2030.
Coreia do Sul iniciou uma concorrência em março do ano passado para substituir seus C-130. Não tem nada de improvável.
O MC-X é uma iniciativa da empresa KAI, que, por ora, não foi encampada pelo governo porque a previsão de entrega é para a década de 30. Até por isso a KAI procura parceiros internacionais para prosseguir com o projeto da aeronave.
Nossa vc deu a quantia exata, vc veio do futuro, tomará que esteja certo kkk
Pra chegar nessa quantia, vai ser Índia contra a rapa.
Boa notícia. Para o Brasil e principalmente para a Embraer.
Cadê aquele forista que disse que o KC-390 estava morto?
Está junto com aquele outro que disse que a posição brasileira em relação á guerra da Ucrãnia tinha matado o projeto do Kc390.
Não sumiram.
Tem vários comentando agora mesmo com argumentos similares, em comentários cheios de xingamentos, propaganda política e ideológica, e que por isso mesmo estão ficando no filtro eletrônico. Fora o filtro manual.
Pelo menos uma dúzia só hoje.
Eita. Culpa sua. riso.. tudo culpa sua.. riso.
Tudo eu, tudo eu.
Legal deixem eles digitando, uma hora dará câimbra nos dedos 🤣🤣
Relembrando algumas pérolas:
O Gripen era só “de papel”
Veio sem o IRST. Portanto era totalmente “defasado”
Tela Wad era uma jaboticaba que só tinha aqui…
C 390 – “M de morto”, por causa da “posição” do Brasil na guerra da Ucrânia…
AMX e a transferência tecnológica foi um grande erro…
A Embraer deveria ser vendida, senão ia falir…
E por aí vai…
Esses figuras merecem “tomar tapa no shopping” hehe…
Realmente, teve gente que conseguiu falar tudo isso e mais algumas coisas sobre a Embraer .
Merece tomar tapa e chute no shopping mesmo, rsrsrsrsrs
Mas sem esquecer que os melhores tapas e chutes eles recebem ao longo do tempo, em cada conquista ou avanço Brasileiro.
Deve ser muito triste ser um cidadão que vem todo dia ler matérias nesses sites, buscando alguma coisa que deu errado nas nossas Forças. Para então se sentir bem, se sentir feliz. É uma existência pobre, em todos os sentidos!
A posição histórica, diria que centenária, do Brasil é a neutralidade e a não interferência nos demais países. Apenas em situações limite devemos tomar partido.
Antes da confusão começar ninguém nos pergunta nada. Depois também não nos peça apoio.
Ser capaz de conversar com todos representa uma ajuda muito mais eficaz à paz do que tomar partido.
Lembro que na época da apresentação do primeiro kc390 estavamos passando por uma seca brava e o sistema cantareira estava em seu nivel mais baixo em mais de uma década, então um certo forista MR cravou que se a Embraer conseguisse um único cliente alem da FAB pra comprar a aeronave choveria no cantareira.
E o engraçado é que choveu, né?
Há aquele outro que, convicto por uma leitura curiosa de números, escrevia que a FAB era uma “mãezona” por ter optado pelo desenvolvimento do KC-390, no lugar de adquirir C-130.
E quando foi que a FAB deixou de ser uma mãezona para a Embraer? . Se a Embraer tem hoje um produto para vender, é graças a FAB… . Para o comando da FAB, teria sido muito mais fácil e seguro optar por uma solução de muito baixo risco, que seria adquirir um bom punhado de C-130 via FMS. Todos por aqui, incluíndo você, que conhece a estrutura por dentro, tem noção disto e de que a FAB sacrificou muito em termos de capacidade operativa, para ter tanto o KC-390 quanto Gripen, favorecendo assim a indústria local e em grande… Read more »
Mais ou menos, Bardini. Duvido que o Governo Federal autorizasse a compra de 28 C-130 (usados ou novos) ou, vá lá, 19 C-130. A vantagem de o produto ser nacional é que a encomenda é maior do que uma compra de prateleira. E mesmo que eu force a barra e considere que o GF iria comprar 19 C-130 para a FAB a capacidade de FAB com eles seria muito inferior a que possuirá com 19 KC-390. Ou seja, a FAB também saiu ganhando com o desenvolvimento do KC-390, assim como ganhou com o desenvolvimento e compra de 99 Super Tucanos… Read more »
É um ponto de vista bem defendido, que obviamente discordo, Bardini. Essa aparente facilidade e segurança de aquisição de prateleira torna-se um gasto a longo prazo. A facilidade torna-se dificuldade para modernizações e outros usos. A segurança vai pro brejo quando, de repente, um outro país não acha muito bacana alterarmos o projeto deles para atendermos justamente as necessidades da atividade fim. Por outro lado, a porção do erário aplicado em desenvolvimento é investimento. Assim, ambos têm de levar em conta a obsolescência do que adquire ou desenvolve. No primeiro, precisamos de autorização alheia e mais gasto para manter. Já… Read more »
Eu concordo e defendo a aquisição do KC-390 pela FAB, obviamente, mas pegando o que você colocou no seu segundo parágrafo, o risco de nos tornarmos “reféns” de outros países também não existe com as aeronaves sendo produzidas aqui? Motores, radares e uma infinidade de outros sistemas e subsistemas são produzidos em vários outros países. Seremos sempre “amigos” de todo mundo? Olha o caso dos russos, que viram fornecedores ocidentais de uma variedade imensa de itens, de uma hora para outra deixarem de fornecer para eles. E não estou entrando no mérito de quem está certo ou errado naquela guerra.… Read more »
Com desenvolvimento local não precisamos pedir autorização a ninguém para modernizar aviônicos de qualquer célula desenvolvida por nós. Nossa boas relações prestam-se a facilitar a aquisição de novos, claro. Se precisarmos. Motor é algo que dificilmente é incluído em programa de modernização. B-52 e KC-135, que me vêm à cabeça agora, são projetos quase septuagenários. Raro. O desenvolvimento de tecnologias bélicas embarcadas crescem ao largo, e são as principais e mais rápidas atualizações exigidas em células. Difícil depender de autorização de congresso de outras nações e programas fechados de empresas estrangeiras para isso. Há níveis de dependência em relação a… Read more »
Em tempo; O Orion foi outra conversa. Adquirimos células estressadas e usadas. Mesmo com a necessidade patente de sua modernização, desde a aquisição, fomos obrigados a gastar um bom dinheiro para a Lockheed Martin orientar a Akaer a desenvolver sua necessária revitalização. E em seus termos.
E o auê que foi feito até chegar no programa F-5M? Difícil.
E tem gente que duvida do sucesso futuro dessa aeronave, parabéns Embraer!!!
Excelente noticia. Mantendo o assunto KC, lí em um post no facebook, na época do primeiro incidente em voo de teste, que o KC-390 foi recuperado do mergulho usando o voo de dorso e pousou em GPX. Alguém soube algo a respeito e se isso é verídico?
Tem matérias aqui no site:
https://www.aereo.jor.br/2017/10/21/incidente-com-o-kc-390-o-que-aconteceu/
https://www.aereo.jor.br/2018/05/10/analise-do-incidente-com-o-kc-390-pt-znf/
https://www.aereo.jor.br/2018/05/10/comunicado-da-embraer-sobre-os-danos-no-kc-390-e-o/
E ainda tem a Índia querendo comprar 80 KC 390 em troca de sistema antiareos, etc. E a Taurus está disputando na Índia a venda de 400.000 fuzil T-4 .
Olha… não gosto muito desse sistema indiano não, por possuir apenas 25km de alcance. É um míssil de mais 700kg com uma perna muito curta. Além disso são apenas 3 mísseis por lançador. Mas se for em troca de 80 KC-390… pode vir aos montes. Afinal, ainda é melhor ter o Akash que depender apenas de Gepard e RBS-70
A Índia faz questão que o avião seja montado lá e não que o Brasil tenha que comprar algo dela.
É mais ou menos o que o Brasil quis e fez no FX-2. Exigiu a montagem de parte dos Gripens aqui, sem exigir que a Suécia adquirisse um produto bélico nacional. Pode ser que ela compre KC-390, mas ela não está obrigada a fazê-lo.
Verdade. Más segundo os indianos se comprar equipamentos militares deles também, ajudaria bastante. Parece que seria 15 baterias de mísseis antiareos Akach…. não me lembro o nome agora. E tipo SA-6.
O novo Hércules!!!
Pois é. O projeto do C130 é tão velho que foi preciso fazer um novo desde o zero. Nem as dimensões puderam ser aproveitadas. riso
O C-130J?
Olá F39. Alguns carros de combate não cabem dentro do C130, o que foi revisando no projeto do Kc390.
Show! Viva a engenharia brasileira
Agora só falta o império atlanticista jogar areia no negócio.
Tem gente muito pirada no anti-americanismo mesmo.
Quando foi que os EUA embargou uma venda da Embraer sem que fosse para um país sancionado por eles? Se estivessem tão empenhados assim em nos sabotar não teriam deixado a Rockwell vender a aviônica para o C-390 e a IAE (da qual a P&W é dona de 50%) vender os motores.
Nigéria, que é parte do ECOWAS, um grupo pró-ocidente.
Quem sabe submarinos
Voa Embraer!
Excelente notícia! Muito importante esse modelo de parceria de operação! Isso pode abrir muitos futuros negócios!
E a Embraer segue emplacando suas vendas.
Brasil, Portugal e Hungria: contratos assinados e aeronaves entregue ou em construção.
Países Baixos e Áustria: aeronave selecionada e contratos em discussão.
Suécia e Tchéquia: prováveis clientes.
Finlândia e Grécia: campanha ativa da Embraer com visitas recentes.
Índia: maior concorrência em disputa que pode resultar no maior operador da aeronave e uma nova linha de produção.
África do Sul, Coreia do Sul, Egito e Ruanda: conversas adiantadas de acordo com o comandante da FAB.
Angola: manifestação de interesse em recente visita.
Que em breve tenhamos novas ótimas notícias.
Ótimo resumo, obrigado. É bom para ter um panorama geral. Desconhecia esta visita à Finlândia. A verdade é que o C-390 está surpreendendo a todos, mesmo aqueles otimistas.
👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
E o C-390 Millennium emplacando mais um cliente e trilhando seu caminho de sucesso! 😎 Estou muito feliz! 😀🥂
“O único que cumpre todos os nossos requerimentos”
Sem mais.
e tem esta também..
Que Cliente Top! kkk
*”Agora é hora do Embraer C-390 substituir o C-130 Hercules.”*
e fico duplamente feliz ao ver o negativo.. significa que algum Zeca pimenteira ficou cego hoje!!
kkkk
Acho que esse -1 é um “bot”…🙃
Sempre tem os vira latas
Achei esse vídeo aqui parecido com o texto acima. Só que saiu depois do texto.
https://www.youtube.com/watch?v=XNwEhdbP4Qg
George,
Como diria Chacrinha, no YouTube nada se cria, tudo se copia.
Nos videos do canal da Trilogia de Defesa, pelo menos, você vai encontrar cópias mais do que autorizadas das matérias do Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres, rsrsrs
Mais um passo, rumo ao sucesso!
Como eles mesmo disseram, até 20 toneladas de carga, é único.
Para ser um pouco preciosista, não seria “até 20 toneladas” porque o C-390 consegue transportar até 26t (quase 6 a mais do que o C-130J)
Exato. Na fonte austrica infere-se que e pertencente a uma classe de 20 a 29 ton.
E o C-390 continua a mostrar que é a melhor opção para substituir as frotas envelhecidas dos C-130!
Muito feliz que outras vendas possam vir e realmente a melhor aeronave na sua categoria
Que bela notícia! E pensar que teve corvos agourentos que afirmaram que a aeronave não venderia, e que nunca sairia das unidades da FAB.
Agora vai… abriu a porteira!
OFF TOPIC
Desistiram do novo avião presidencial.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/governo-reavalia-opcao-de-novo-aviao-presidencial-e-descarta-compra/?utm_source=social&utm_medium=twitter-feed&utm_campaign=politica-cnn-brasil&utm_content=link
Um pacote de organização no KC30 resolve um avião presidencial maior, eventual.
Agora vão voltar os olhos novamente para os C-30, infelizmente.
A Embraer está de parabéns, pois, lutar contra a concorrência e as atitudes dos (des) governos deste país é para poucos.
Se não fosse o governo federal não haverá KC-390. Todo o desenvolvimento foi pago pelo governo, que ainda assumiu uma compra mínima acima das necessidades da FAB para viabilizar a produção do aparelho.
Esse é um caso. Eduardo, em 2021 a indústria brasileira participou com 11%, aproximadamente, do PIB brasileiro. Salvo engano é a menor participação de todos os tempos.
Se isso não é uma incompetência dos (des) governos deste país não sei mais de quem é.
Segundo a página da CNI, em 2022 o indústria contribui com 23,9% do PIB.