Em 4 de julho de 1989, um caça a jato MiG-23 das Forças Aéreas Soviéticas, voando sem piloto, colidiu com uma casa em Bellegem, perto de Kortrijk, na Bélgica, matando uma pessoa. O piloto havia sido ejetado mais de uma hora antes perto de Kołobrzeg, na Polônia, após enfrentar problemas técnicos, mas a aeronave continuou voando por cerca de 900 km antes de ficar sem combustível e cair no solo.

O incidente começou como um voo de treinamento de rotina. O piloto, coronel Nikolai Skuridin, deveria voar um MiG-23M a partir da base aérea de Bagicz, perto de Kołobrzeg, na Polônia. Durante a decolagem, o pós-combustor do motor falhou, causando perda parcial de potência. A uma altitude de 150 m (500 pés) e descendo, o piloto optou por abandonar a aeronave e ejetou-se com segurança. No entanto, o motor continuou funcionando e a aeronave permaneceu no ar, voando no piloto automático na direção oeste.

A aeronave não tripulada deixou o espaço aéreo polonês, cruzando para a Alemanha Oriental e depois para a Alemanha Ocidental, onde foi interceptada por um par de F-15 do 32º Esquadrão de Caça Tático das Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa, estacionado na Base Aérea de Soesterberg, na Holanda. Os pilotos do F-15 relataram que o MiG não tinha tripulação.

O MiG-23 cruzou o espaço aéreo holandês e continuou para a Bélgica. Os F-15 que os acompanhavam foram instruídos a abater o avião sobre o Mar do Norte, mas como o MiG ficou sem combustível, iniciou uma lenta curva para sul, o que levou a Força Aérea Francesa a colocar os seus caças em alerta. Depois de voar mais de 900 km, o MiG acabou colidindo com uma casa em 273 Doorniksesteenweg, na cidade de Bellegem, perto de Kortrijk, a cerca de 5 a 10 km da fronteira francesa, matando o adolescente local Wim Delaere.

Delaere, um estudante de informática que supostamente tinha 18 ou 19 anos, estaria dormindo sozinho em casa depois de comemorar o fim de seus exames universitários no dia anterior, quando o MiG caiu e o matou às 10h30. Sua mãe e seu irmão faziam compras em Kortrijk e seu pai trabalhava em Ypres.

O governo belga fez um protesto formal à União Soviética pela falta de notificação sobre a aeronave perdida. O ministro das Relações Exteriores belga, Mark Eyskens, expressou preocupação com o fato de que “desde o momento em que o MiG-23 foi detectado pela primeira vez no radar da OTAN até o momento em que caiu, mais de uma hora depois, nenhuma palavra de advertência veio do lado soviético”, e que “houve também uma ‘notável lentidão’ por parte dos soviéticos em revelar se o jato transportava armas nucleares ou tóxicas.”

 

FONTE: Wikipedia

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Kommander

Seria o primeiro vôo de uma aeronave não tripulada? Rsrsrs
Brincadeiras a parte, muito triste o que aconteceu com o garoto, sinto muito!
Mas histórias envolvendo a guerra fria e tudo que acontecia em volta no mundo naquela época, são sempre interessantes!

Incrível a distância que o jato voou sem piloto, e mais incrível ainda é ninguém tê-lo abatido. O que me vem na cabeça é: estavam esperando que o jato caísse com o mínimo de danos para estuda-lo?

IvanF

Os F-15 que os acompanhavam foram instruídos a abater o avião sobre o Mar do Norte… “
Se a ideia era abater sobre o mar mesmo, fica a pergunta, seria uma maneira de recuperar os pedaços em melhor estado? uma maneira de evitar que ele caísse sobre uma área populada? ou um pouco de cada?

Seja lá qual era a ideia, não deu certo.

Leandro Costa

Nessa época haviam MiG-23’s de diferentes versões voando nos EUA. A idéia era evitar que caísse em áreas habitadas, o que infelizmente não deu certo. Claro que vascculhariam os destroços atrás de algo que possa ser novo, afinal de contas, já está ali e tal…

Groosp

Pode ser. Na invasão soviética ao Afeganistão a CIA recuperou flares dos destroços de um Su-25 que depois foram usados em testes com mísseis Sidewinders. Os flares foram considerados de fabricação tosca mas se mostraram eficientes.

Maurício.

“Incrível a distância que o jato voou sem piloto, e mais incrível ainda é ninguém tê-lo abatido.”

Kommander, não é tão incrível assim, nessa guerra na Ucrânia aquele drone jurássico soviético, o Tu-141, que tem o comprimento de um F-5 sobrevoou três países da OTAN e não foi interceptado/abatido por ninguém. Algum tempo depois esse mesmo modelo de drone jurássico sobrevoou a Rússia e acertou bases aéreas russas e também não foi interceptado/abatido pelos russos.

AMX

Tempos diferentes, ainda que não tão distantes.
Configurações (políticas, militares, ordens de batalha, etc) tb diferentes.
É de surpreender sim, e mto.

Diego

Soviéticos eram ridículos mesmo… lentidão no vazamento da usina que matou uma galera, lentidão nessa bosta ai que matou um garoto, lentidão no Kursk…

Mirade1969

Bom mesmo era os americanos que foram abatidos em plana Russia com o famoso caso do U-2 de Gary Powers ou quando abateu por engano um Airbus Iraniano matando todos a bordo. Neste mundo não tem vilões e mocinhos, todo mundo erra em alguma coisa ou algum período. Ridiculo mesmo só seu comentário.

Jean

Assista o documentário sobre o incidente de T. Mile Island, nos EUA, e vai ver que agiram da mesma forma. Sempre garantiram para a população que não havia perigo e nunca admitiram a nuvem de radiação ☢️ liberada. Nunca ajudaram as vítimas desta.

– Foi tão sério que nenhuma nova usina nuclear foi construída nos EUA.

Tem um documentário a respeito na Netflix.

Felipe

Pior a Otan que viu o caça atravessando 4 de seus países e não conseguiu abatê-lo.

Renato B.

Grandes estruturas de comando centralizadas tem esse problema, ninguém tem autonomia para tomar decisões, ainda mais quando envolve se comunicar com a “concorrência”. Quem precisa fazer um pedido incomum no SAC de uma grande empresa lida com uma lentidão similar.

Bispo

Mais , 900km e não surgiu uma “janela”segura para derrubar o mesmo ???

Dagor Dagorath

E os soviéticos, ao menos, se retrataram com a família da vítima?

Maurício.

Uma vez eu li que os países geralmente não pedem desculpas pelos seus erros porque em tese, um pedido de desculpas mostra uma espécie de fraqueza, algo que nenhum país gosta de demonstrar em sua política interna e principalmente externa, provavelmente a URSS não pediu desculpas formalmente.

Marcelo

Os russos achou excelente,assim os russos acabaram testando o tempo de reação de vários países da europa.

Leandro Costa

Depois do Mathias Rust, tudo era possível.

Jean

Não sei sobre isso e provavelmente não, mas deveria ter sido abatido sobre o mar.

Obviamente era uma situação de perigo não proposital.

Tutor

Rapaz!! Esse moleque belga teve muito, mais muito azar. Pela foto a casa dele era em um lugar com baixa densidade de casas, roça para todo lado, e caiu justo em cima da casa dele.

Luiz Antonio

“ A uma altitude de 150 m (500 pés) e descendo, o piloto optou por abandonar a aeronave e ejetou-se com segurança. No entanto, o motor continuou funcionando e a aeronave permaneceu no ar, voando no piloto automático na direção oeste.” A pergunta é; voou a 150 m de altitude (e descendo) por 900 km? Com todo mundo olhando para cima? Altitude ou Altura? Se fosse Altura ainda (com muito esforço) vai. Mas altitude. “… ficou sem combustível, iniciou uma lenta curva para sul,….” A 150 m de altitude em uma curva lenta vai para o chão. Não está estranho não?… Read more »

Luiz Antonio

Na verdade a 1ª interceptação pelos F-15 deu-se entre 36000 e 37000 pés, portanto esses “500 pés” estão a toa na matéria. O Mig voou no piloto automático e foi perdendo altitude com a falta de combustível

Luiz Antonio

Off Topic: O esquadrão italiano de demonstração aérea “Frecce Tricolori” precisa urgentemente dar uma passadinha em Pirassununga para aprender um pouco de protocolos de segurança em demonstrações aéreas com presença de público.”

Rinaldo Nery

Quando o relatório final do acidente for divulgado talvez você tenha outra opinião. Sabe a causa e as condições do acidente? Ou tirou sua conclusão pelo vídeo divulgado? Ou tá assistindo muito o canal do Lito?

Luiz Antonio

E? Só que uma criança morreu. seus pais estão queimados, assim como o piloto. Ou voce não lê notícias?

Rinaldo Nery

E daí? Você sabe se há culpa no acidente? A notícia já definou a causa? Aprende uma coisa: em acidente aeronáutico NUNCA tire conclusões antecipadas.

Luiz Antonio

Em qual parte você leu no meu comentário que afirmei das causas do acidente? Onde eu conclui sobre as causas do acidente?

Rinaldo Nery

Você escreveu que a Frecce Tricolori não obedeceu normas de segurança. Como você afirma? Somente porque o avião caiu num carro?

Luiz Antonio

Eu não disse que desobedeceram normas de segurança. Me referi a reverem protocolos de segurança para apresentações em presença de público. No passado houve acidente com vítimas entre os assistentes em Ramstein quando aviões se chocaram, matando 3 pilotos e mais de 60 pessoas entre o público. É claro que acidentes entre as aeronaves podem ocorrer infelizmente, pois envolve riscos, porém nas apresentações do EDA o público nunca foi vítima pois entendo que seus protocolos são mais rígidos

Rinaldo Nery

O acidente da Alemanha ocorreu há mais de 20 anos..

AMX

Legal, agora você pode prestar consultoria pro “May day, desastres aéreos”. Isso, claro, se o seu trabalho estenuante como perito em estruturas na investigação do rompimento da barragem da Samarco lhe permitir, é claro.

Luiz Antonio

Me diga em qual parte do meu comentário afirmei sobre as causas do acidente.?

AMX

Em nenhuma, pois ainda não se sabem, vc apenas quis dar uma de especialista, kkkkk

AMX

Que pena que você não pôde dar essa aula a tempo pro piloto que caiu, né?

Luiz Antonio

Sem comentário

AMX

Por que comentou então?
kkkkkkkkkkkkkk

Alex Faulhaber

A aeronave percorreu essa distância toda, será que o piloto não poderia ter tentado o pouso?

Rinaldo Nery

O cara ejetou após a decolagem…

Luiz Trindade

E outra… Porque não derrubaram logo a aeronave?!? Não estava no espaço aéreo da OTAN?!? Não entendi porque deixaram a aeronave cair numa casa e matar um civil inocente!