Saab recebe ordem para funcionalidades adicionais do Gripen E
A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) firmaram um acordo referente a novas funcionalidades e cronogramas de entrega ajustados para o Gripen E e o Gripen C/D. O acordo refere-se ao período 2023-2030 e o valor do pedido é de aproximadamente 5,8 bilhões de coroas suecas (SEK)
O FMV e a Saab concordaram em revisar o acordo existente relacionado ao desenvolvimento e produção do Gripen E, adicionando novas funcionalidades, que incluem alterações nos sistemas de guerra eletrônica (Eletronic Warfare – EW), de comunicação e de reconhecimento, bem como alterações nos cronogramas de entrega do Gripen E e do Gripen C/D.
A fim de garantir a capacidade operacional de seus caças, as Forças Armadas Suecas, o FMV e a Saab concordaram em ajustar os planos de desenvolvimento e entrega, permitindo o desenvolvimento e operação contínuos do Gripen C/D após 2030, em paralelo com a introdução dos caças da próxima geração, Gripen E.
“Este acordo confirma a colaboração estreita existente entre a Saab, o FMV e as Forças Armadas Suecas. Estou muito orgulho que estamos contribuindo para a capacidade operacional das Forças Armadas Suecas através do fortalecimento ainda maior das capacidades do sistema Gripen, um caça de classe mundial”, diz Lars Tossman, head da área de negócios Aeronautics da Saab.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.
No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
A informação é tal que a Saab AB é obrigada a torná-la pública de acordo com o Regulamento sobre Abuso de Mercado da União Europeia. A informação foi submetida para publicação, através da agência da pessoa de contato acima indicada, no dia 12 de setembro de 2023 às 9h45 (CET).
DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group
Interessante e muitos achando que a Suécia iria boicotar o gripen depois que entrou para OTAN.
zero sentido isso. Saab tem a própria BID dela há anos e entendimento de pq ela existe.
é mais provável ter dois Gripen no futuro: padrão OTAN e o exportação
Sim, não faz sentido algum.
Quem pensou isso, não pensou direito.
A SAAB faz caças a mais de 50 anos. Acham mesmo que os suecos vão jogar tudo isso fora só porque entraram no “clubinho”?
Ué, por essa “lógica”, a França/Dassault já teria parado de fazer caças a décadas…
Sem contar que a indústria de defesa sueca é bem consolidada.
Concordo plenamente, mas para alguns com uma linha de pensamento um tanto limitada, fazia sentido.
A tendência é a SAAB crescer…exatamente o oposto do que foi dito.
Verdade, torço por isso e que venha nosso tão sonhado segundo lote de gripens.
Será que essas “novas funcionalidades” serão implementadas no Gripen brasileiro também?
Duvido. Deviam ter comprado F16.
Eu avisei.
Mas não compraram, ainda bem.
Ah, agora está explicado, tu é uma viúva do F-16, lá da época do F-X ainda…😂 Só assim explica tanto hate pelo Gripen.
Acho mais provável ser algo que, se citado, daria aos editores o trabalho de ter que editar meu comentário…
Com certeza a FAB levará em conta seus avisos daqui pra frente.
kkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E porque a FAB faria isso?
Caro Alexandre, sugiro que ignore esse comentarista ou só balance a cabeça fingindo que concorda. É melhor.
Claro que vai ser implementadas, há também transferências de tecnologias.
São coisas diferentes. Há o contrato brasileiro e há o contrato sueco. Essas mudanças de que trata a matéria são só de contratos suecos relacionados aos seus Gripen C/D em operação e aos 60 Gripen E que eles encomendaram.
O contrato da FAB está relacionado aos requisitos da FAB e a melhorias e mudanças que ela contratou e contratará no futuro para suas próprias aeronaves.
O texto da a entender que o principais itens englobados neste pacote, consistem em, logicamente, prover as revisões e implantações de sistemas necessarios para a integraçao de comunicações e sistemas da OTAN. Logicamente…
Só depende do Governo/FAB querer pagar por elas.
Só espero que a nossa versão não fique muito para trás da versão deles com o passar dos anos, por falta de investimentos.
Se e quando a FAB assim o desejar, provavelmente. Exceto no que se refere a sistemas de uso exclusivo da OTAN, é claro.
Notícia que não diz muita coisa… Vão alterar os cronogramas de entregas? De quando para , quando?! De quantos para quantos?! Quais modelos?! Outro ponto… Mostra que os C/Ds vão muito bem, obrigado… Pra quem dizia que eles não passariam de 2030, de quê a Flygvapnet estava louca para ter Gripens E em suas fileiras (papo pra enganar pseudos entendidos no Brasil), continuar mantendo eles e não fazer mais pedidos de Gripens E, não faz o mínimo sentido. Aliás, tenho pra mim de quê não quiseram informar o cronograma, porque justamente postergaram mais ainda a entrada em serviço dos E… Read more »
Eu já penso o contrário. Eles vão manter o maior número possível dos C/D com o máximo possível de capacidades e talvez essa alteração de cronograma seja para antecipar os E, tudo com vistas à entrada na OTAN e a situação na Ucrânia. Mas, é só minha opinião.
Os suécos vão mater Gripen C por mais tempo, pois estão criando mais um esquadrão de caça e óbviamente, necessitam de aeronaves para tal.
Os Grippen C e D deles estão a passar por uma grande modernização, que inclui trocar os actuais radares por novos radares aesa.
O radar das versões C/D já foi modernizado recentemente para compatibilização com mísseis Meteor e não é radar AESA.
Filosofia de desenvolvimento contínuo.
Mantém a aeronave atualizada e a indústria em atividade, preservando conhecimento e desenvolvendo tecnologia.
E essa pintura do Gripen em dois tons de cinza ficou show.
Me desculpem, mas isso aí é falar e não dizer nada. Não há informações sobre o cronograma, os motivos do atraso e quando o Gripen E de fato entrará em serviço na Suécia. Todas essas informações bem relevantes para o Brasil. No fim das contas o que foi dito é… o Gripen E vai atrasar e temos que esticar a vida do Gripen C. Nada disso é bom para nós sem transparência.
Não disseram que vão adiantar as entregas do E, mas também não disseram que vão atrasar…isso fica por conta do teu entendimento.
Os Grippen C e D já estam à muito contratados para serem modernizados e para voarem junto com o modelo E.
Os caras só envenenando os C/D e agora os E. Aqui vamos investindo nas moscas brancas dos Fs e recebendo com calma e bem devagar, cada vez será mais devagar os E e Fs…
Até agora amigo esta tudo Ok, nossas entregas de Gripen E; estão dentro do cronograma.