F-35: troca do PTMS de toda a frota poderia custar até 3 bilhões de dólares
Uma questão que vem sendo debatida no programa do caça F-35 é se e quando a aeronave da Lockheed Martin precisará de um novo Sistema de Gerenciamento Térmico e de Energia (PTMS) ou uma atualização do sistema atual.
A fábrica da Honeywell em Torrance, Califórnia, constrói o PTMS do F-35 que fornece partida do motor principal e necessidades de energia auxiliar e de emergência, além de 30 Kilowatts de refrigeração.
“O PTMS está profundamente integrado ao design geral e à arquitetura de sistemas do F-35, interagindo perfeitamente com outros componentes e subsistemas críticos”, de acordo com a Honeywell. “Preservar o PTMS evita anos de extensa reengenharia altamente complexa e esforços de novos testes, evitando assim atrasos dispendiosos que podem surgir da adoção de um sistema totalmente diferente.”
A Collins Aerospace da RTX disse no show aéreo de Paris em junho que a empresa realizou um teste de laboratório em Windsor Locks, Connecticut, do Enhanced Power and Cooling System (EPACS) que a Collins Aerospace planeja oferecer como um substituto para o PTMS da Honeywell. A Collins Aerospace disse que o EPACS fornecerá “mais do que o dobro da capacidade de resfriamento atual para suportar o crescimento adicional além do Bloco 4 e espera-se que forneça capacidade de resfriamento suficiente para toda a vida útil da aeronave”.
O EPACS inclui um sistema de ciclo de ar da Collins Aerospace, gerador e controlador de energia elétrica e uma unidade de energia auxiliar da Pratt & Whitney da RTX.
Em maio, um relatório do Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO) disse que o F-35 precisará de um PTMS novo ou aprimorado para acomodar futuras armas e sensores na aeronave. A questão parece ser quando.
Programa de Transição de Motor Avançado
A Força Aérea dos EUA decidiu este ano cancelar o Programa de Transição de Motor Avançado para desenvolver e colocar em campo um novo motor de ciclo adaptativo no F-35 e, em vez disso, seguir em frente com o Pratt & Whitney F135 Engine Core Upgrade (ECU).
Jill Albertelli, presidente do negócio de motores militares da Pratt & Whitney, disse que “o F135 ECU emparelhado com um PTMS atualizado pode fornecer 80KW [kilowatts] ou mais de energia de resfriamento para o F-35, que excederá todas as necessidades de energia e resfriamento para o F-35 durante a vida do programa.”
A Honeywell disse que tem trabalhado com a Lockheed Martin e o F-35 Joint Program Office para emprestar até 17 kilowatts a mais de resfriamento para o F-35 para um total de 47 kilowatts de resfriamento no Block 4 F-35.
Do ponto de vista da Honeywell, isso pode ser resfriamento extra suficiente para os sensores e armas do F-35 Bloco 4, enquanto o Bloco 5 depois de 2030 provavelmente exigirá mudanças incrementais adicionais, como aditivos ou outros trocadores de calor avançados para dar ao caça 60 quilowatts a 80 quilowatts de resfriamento. Os requisitos para o Bloco 4 e o Bloco 5 até agora não estão totalmente definidos.
“Quando pensamos em trocar um PTMS, digamos que você queira colocar um EPACS, isso é como uma conta de $ 3 bilhões porque você precisa substituir todas as peças sobressalentes, tudo na frota, todo o equipamento de suporte, todo o treinamento ”, disse Matt Milas, presidente dos negócios de defesa e espaço da Honeywell, em uma entrevista virtual em 14 de agosto. “Temos quatro parques de material ativos que dão suporte ao PTMS em todo o mundo. Você tem equipamento de suporte especializado. Acabamos de ativar uma nova célula de teste, então há todos esses requisitos e recursos de teste que, se você mudar, o governo e os parceiros internacionais terão que pagar uma conta muito significativa por não muita diferença.”
FONTE: Avionics Intetnational
Equipamento americano, né? Muita propaganda, pouca efetividade.
Esse avião ainda vai gerar muita renda em upgrades!
No mínimo tem alguma chance de ver ação e mostrar alguma capacidade de combate. Náo se pode dizer a mesma coisa do F22 que vai ser encostado tendo o título de melhor vetor de superioridade aérea, tendo abatido um mísero balão meteorológico na sua vida útil.
Dinheiro de pinga, a evolução da plataforma vai levar ainda a mais vendas[!
Dinheiro de pinga se fosse o único problema dessa bomba, juntando vários “dinheiro de pinga” eles compram uma Lamborghini, nem o motor eles conseguiram resolver ainda, tem gambiarra temporária kkkkkkkkkk
Na parte das vendas você tá certo, quero ver quando a grana da manutenção pesar pra todos esses países que tão comprando, vai ser muito engraçado daqui uns 4/5 anos.
Praticamente o que o EUA estão fazendo é aproveitar que tem um monte de país bancando essa bucha, e testando várias tecnologias que só estarão maduras no seu caça de 6 geração que não será compartilhado!
Isso que separa potências de meninos…
O F-35 parece os antigos processadores da AMD como os Athlon 64, tu trocava pasta térmica, dissipador e cooler, e nada do bichinho esfriar…😂
É só problema… Mais de uma centena, acho.
O programa F35 é um grande mistério. Consegue ser um sucesso comercial absoluto ao mesmo tempo que, se considerarmos um programa de sucesso aquele que entrega as capacidades especificadas, no prazo acertado e preço estabelecido, o programa é um grande fracasso. Vários anos de atraso, orçamento muito estourado e apesar das centenas de aeronaves entregues, ainda não atingiu a FOC (full operational capability). Ainda não entregou todas as capacidades especificadas e voa com restrições de capacidade. Sem falar nas dezenas de problemas exigindo retrabalho e substituição de componentes e sistemas. Centenas de aviões entregues nas primeiras tranches estão longe dos… Read more »
Todo mundo tem seu preço. Inclusive na terra do Tio Sam…
OFF-TOPIC
Parece que o Putin deu um fim nada sutil ao Prigozhin…
https://t.me/tass_agency/206513
E um acidente com um avião da Embraer…
Não foi acidente.
Produto final fantástico, mas um programa desastroso. Lição do que não se deve fazer.
quando se fala do f-35,tudo que é referente é macro !
Por exemplo: Mais de 1 milhão de peças sobressalentes do F-35 foram perdidas pelo Pentágono e pela Lockheed…
O pentágono irá aposentar alguns F-35A por que seria muito custoso fazer atualizações da aeronave
Exato, não é a aeronave em si neste caso mas sim a Collins querendo empurrar seu produto antes do tempo. Um caso típico de furacão de olho, no bom sentido.