Uma questão que vem sendo debatida no programa do caça F-35 é se e quando a aeronave da Lockheed Martin precisará de um novo Sistema de Gerenciamento Térmico e de Energia (PTMS) ou uma atualização do sistema atual.

A fábrica da Honeywell em Torrance, Califórnia, constrói o PTMS do F-35 que fornece partida do motor principal e necessidades de energia auxiliar e de emergência, além de 30 Kilowatts de refrigeração.

“O PTMS está profundamente integrado ao design geral e à arquitetura de sistemas do F-35, interagindo perfeitamente com outros componentes e subsistemas críticos”, de acordo com a Honeywell. “Preservar o PTMS evita anos de extensa reengenharia altamente complexa e esforços de novos testes, evitando assim atrasos dispendiosos que podem surgir da adoção de um sistema totalmente diferente.”

A Collins Aerospace da RTX disse no show aéreo de Paris em junho que a empresa realizou um teste de laboratório em Windsor Locks, Connecticut, do Enhanced Power and Cooling System (EPACS) que a Collins Aerospace planeja oferecer como um substituto para o PTMS da Honeywell. A Collins Aerospace disse que o EPACS fornecerá “mais do que o dobro da capacidade de resfriamento atual para suportar o crescimento adicional além do Bloco 4 e espera-se que forneça capacidade de resfriamento suficiente para toda a vida útil da aeronave”.

O EPACS inclui um sistema de ciclo de ar da Collins Aerospace, gerador e controlador de energia elétrica e uma unidade de energia auxiliar da Pratt & Whitney da RTX.

Em maio, um relatório do Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO) disse que o F-35 precisará de um PTMS novo ou aprimorado para acomodar futuras armas e sensores na aeronave. A questão parece ser quando.

Programa de Transição de Motor Avançado

A Força Aérea dos EUA decidiu este ano cancelar o Programa de Transição de Motor Avançado para desenvolver e colocar em campo um novo motor de ciclo adaptativo no F-35 e, em vez disso, seguir em frente com o Pratt & Whitney F135 Engine Core Upgrade (ECU).

Jill Albertelli, presidente do negócio de motores militares da Pratt & Whitney, disse que “o F135 ECU emparelhado com um PTMS atualizado pode fornecer 80KW [kilowatts] ou mais de energia de resfriamento para o F-35, que excederá todas as necessidades de energia e resfriamento para o F-35 durante a vida do programa.”

A Honeywell disse que tem trabalhado com a Lockheed Martin e o F-35 Joint Program Office para emprestar até 17 kilowatts a mais de resfriamento para o F-35 para um total de 47 kilowatts de resfriamento no Block 4 F-35.

Do ponto de vista da Honeywell, isso pode ser resfriamento extra suficiente para os sensores e armas do F-35 Bloco 4, enquanto o Bloco 5 depois de 2030 provavelmente exigirá mudanças incrementais adicionais, como aditivos ou outros trocadores de calor avançados para dar ao caça 60 quilowatts a 80 quilowatts de resfriamento. Os requisitos para o Bloco 4 e o Bloco 5 até agora não estão totalmente definidos.

“Quando pensamos em trocar um PTMS, digamos que você queira colocar um EPACS, isso é como uma conta de $ 3 bilhões porque você precisa substituir todas as peças sobressalentes, tudo na frota, todo o equipamento de suporte, todo o treinamento ”, disse Matt Milas, presidente dos negócios de defesa e espaço da Honeywell, em uma entrevista virtual em 14 de agosto. “Temos quatro parques de material ativos que dão suporte ao PTMS em todo o mundo. Você tem equipamento de suporte especializado. Acabamos de ativar uma nova célula de teste, então há todos esses requisitos e recursos de teste que, se você mudar, o governo e os parceiros internacionais terão que pagar uma conta muito significativa por não muita diferença.”

FONTE: Avionics Intetnational

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Hermeneu

Equipamento americano, né? Muita propaganda, pouca efetividade.

GRAXAIN

Esse avião ainda vai gerar muita renda em upgrades!

JHF

No mínimo tem alguma chance de ver ação e mostrar alguma capacidade de combate. Náo se pode dizer a mesma coisa do F22 que vai ser encostado tendo o título de melhor vetor de superioridade aérea, tendo abatido um mísero balão meteorológico na sua vida útil.

Carlos Gallani

Dinheiro de pinga, a evolução da plataforma vai levar ainda a mais vendas[!

André Macedo

Dinheiro de pinga se fosse o único problema dessa bomba, juntando vários “dinheiro de pinga” eles compram uma Lamborghini, nem o motor eles conseguiram resolver ainda, tem gambiarra temporária kkkkkkkkkk
Na parte das vendas você tá certo, quero ver quando a grana da manutenção pesar pra todos esses países que tão comprando, vai ser muito engraçado daqui uns 4/5 anos.

Jefferson Ferreira

Praticamente o que o EUA estão fazendo é aproveitar que tem um monte de país bancando essa bucha, e testando várias tecnologias que só estarão maduras no seu caça de 6 geração que não será compartilhado!

Isso que separa potências de meninos…

Maurício.

O F-35 parece os antigos processadores da AMD como os Athlon 64, tu trocava pasta térmica, dissipador e cooler, e nada do bichinho esfriar…😂

Rinaldo Nery

É só problema… Mais de uma centena, acho.

Renato

O programa F35 é um grande mistério. Consegue ser um sucesso comercial absoluto ao mesmo tempo que, se considerarmos um programa de sucesso aquele que entrega as capacidades especificadas, no prazo acertado e preço estabelecido, o programa é um grande fracasso. Vários anos de atraso, orçamento muito estourado e apesar das centenas de aeronaves entregues, ainda não atingiu a FOC (full operational capability). Ainda não entregou todas as capacidades especificadas e voa com restrições de capacidade. Sem falar nas dezenas de problemas exigindo retrabalho e substituição de componentes e sistemas. Centenas de aviões entregues nas primeiras tranches estão longe dos… Read more »

Rinaldo Nery

Todo mundo tem seu preço. Inclusive na terra do Tio Sam…

Bruno Vinícius

OFF-TOPIC

Parece que o Putin deu um fim nada sutil ao Prigozhin…

https://t.me/tass_agency/206513

JNWatanabe

E um acidente com um avião da Embraer…

Claudio Melo

Não foi acidente.

Leandro Costa

Produto final fantástico, mas um programa desastroso. Lição do que não se deve fazer.

adriano Madureira

quando se fala do f-35,tudo que é referente é macro !

Por exemplo: Mais de 1 milhão de peças sobressalentes do F-35 foram perdidas pelo Pentágono e pela Lockheed…

O pentágono irá aposentar alguns F-35A por que seria muito custoso fazer atualizações da aeronave

Ricardo Neto

Exato, não é a aeronave em si neste caso mas sim a Collins querendo empurrar seu produto antes do tempo. Um caso típico de furacão de olho, no bom sentido.