O Changchun Air Show 2023 começou em 26 de julho em Changchun, província de Jilin, no nordeste da China. As fotos mostram o J-20, J-16 e o avião tanque Y-20, três aeronaves de alto padrão em exibição.

A Força Aérea do Exército Popular de Libertação (PLAAF) enviou suas melhores aeronaves para realizar demonstrações de voo, que ocorrerão até o dia 30 de julho.

Esta será a terceira vez que a PLAAF sediará o show aéreo em Changchun, depois que a primeira foi realizada em outubro de 2019 e a segunda em agosto de 2022.

Além de vários J-20 e Y-20, caças J-10 e J-11 de dois lugares farão manobras de combate aéreo para os espectadores este ano, enquanto equipes acrobáticas da Força Aérea realizarão acrobacias.

Um total de 45 aeronaves de 13 tipos foram enviadas a Changchun para realizar apresentações de voo. Uma série de equipamentos mais recentes – incluindo o drone de reconhecimento WZ-10, o helicóptero utilitário Z-20 e o avião de alerta antecipado KJ-500A – serão mostrados ao público.

VÍDEO: Changchun Air Show 2023

Um total de 137 conjuntos de equipamentos terrestres, como radares de defesa aérea, mísseis e canhões de artilharia, também serão exibidos.

Segundo a PLAAF, a exibição e o desempenho do hardware visam mostrar ao público a história, o poder e as conquistas da Força Aérea, popularizar a cultura e o conhecimento sobre a capacidade aeroespacial do país, atrair mais atenção e apoio e atrair pessoas talentosas para ingressar na força.

Além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar de visitas guiadas às instalações de treinamento de voo da Aviation University of Air Force e ver como seus alunos aprendem a voar. Eles também terão a oportunidade de conversar com pilotos de elite.

Haverá também seções de simulação, permitindo que os visitantes experimentem operar aviões e saltar de paraquedas.

O evento é o primeiro grande show aéreo na China este ano. Cerca de 700.000 visitantes são esperados. Foram montadas sete salas de exposição com uma área combinada de 30.600 metros quadrados – muito maior do que as das duas feiras aéreas anteriores – e 139 empresas envolvidas nas indústrias aeronáutica e espacial se inscreveram para participar.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pegos

O tamanho do cargueiro é impressionante nessa foto com os caças na frente

Santamariense

Y-20:
Carga máxima: 55.000 kg
Comprimento: 47 m
Envergadura: 50 m

C-17:
Carga máxima: 77.000 kg
Comprimento: 53 m
Envergadura: 51,75 m

A400M:
Carga máxima: 37.000 kg
Comprimento: 45,1 m
Envergadura: 42,4 m

KC-390:
Carga máxima: 26.000 kg
Comprimento: 35,2 m
Envergadura: 35 m

Luís Henrique

IL-76 MD-90A:
Carga máxima: 60.000 kg
Comprimento: 46,59 m
Envergadura: 50,5 m

An-124 Ruslan:
Carga Máxima: 150.000 kg
Comprimento: 69,1 m
Envergadura: 73,3 m

An-225 Mriya
Carga Máxima: 190.000 kg
Comprimento: 84 m
Envergadura: 88,4

Last edited 1 ano atrás by Luís Henrique
Santamariense

C-5M Galaxy:
Carga máxima: 128.000 kg
Comprimento: 75,53 m
Envergadura: 67,91 m

Rui Mendes

A-400M tem carga máxima de 39.000 kg e o C-17 de 80.000 kg

Last edited 1 ano atrás by Rui Mendes
Carlos Crispim

O nosso KC390 parece o filhote dele. Kkk

jaime geisler

E o tal do solta pecinha, que o ocidente esteja ligado.

Komander

ahhah lembro de um usuário chamado Vader se referir sempre aos equipamentos chineses como solta pecinhas kkk

Cansado

Uma grande nação com um enorme poder.
E não me refiro somente ao poder militar.
Me refiro ao poder humano: mais de um bilhão e trezentas cabeças e mais de sete mil anos de história.
Do meio pra frente, o Y20 parece um An70. Do meio para trás, um Il76. Uma solução bem interessante.

Rui Chapéu

Desses o que eu mais gostei foi o casal Mig-21 com F-5 ali…

Acho que vai ser o treinador deles, parece um jatinho hot rod .

Renato

O Guizhou JL-9? Muito legal mesmo.

bruto

se não me falho a memoria, acho que alguns paises latinos tem um desse seria alguns desse?

Santamariense

Pode ser uma aeronave muito boa, até excelente, apesar da China não participar de um combate real há muito tempo, mas em matéria de beleza, essa aeronave é terrível….que troço bem feio!

Ivanmc

Prezado, Roberto. Eu creio que é mais fácil o contrário.

Kommander

Só china? Se eu tivesse babando ovo de algum caça americano você não estaria reclamando. Teu conceito de democracia deve ser o mesmo da ___________.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luís Henrique

Não é isso. É que comparar um caça de 5a geração pesado, de última geração com um caça de 4a geração da década de 70 do século passado, modernizado com sensores recentes é pegar um pouco pesado.
Ai é ______________ pesado demais para engolir. kkk

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre Galante

Meu amigo, o J-20 é equivalente ao F-22, como é que ele estará na mira de um F-16V? 🙂 Só se for em filme tipo Top Gun.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Santamariense

Improvável? Sim. Impossível? Não.

MGNVS

HAHAHAHA… melhor comentario ate agora foi o do Galante.
Porque aquele filme do Top Gun Maverick é uma baita de uma piada.

André Macedo

Só no teu videogame.

Rui Mendes

E quem é que diz que é igual ao F-22??
Pode até ser melhor ou pior, não interessa, gostava é de saber de onde veio essa informação, pois creio que não existe nenhuma informação, que seja credível, de onde se possa tirar essa afirmação.

Maurício.

Flanker, acho isso de “não participar de um combate real há muito tempo” meio relativo, o que seria um combate real? Enfrentar um rival de mesmo nível ou chutar um cachorro morto com apoio de aliados? Chutar um cachorro morto até pode dar uma noção e uma mínima experiência de guerra, como confiabilidade dos armamentos e logística, por exemplo, mas sempre em baixa escala, já que o rival não tem a mínima condição de revidar a altura. Ou seja, a experiência que seus possíveis rivais possuem, não é o bastante para uma guerra em larga escala e de alta intensidade,… Read more »

Santamariense

Enfrentar um rival de mesmo nível ou chutar um cachorro morto com apoio de aliados?”
Qualquer um deles…a china não tem experiência alguma em combate real moderno.

Maurício.

Roberto, em uma revista força aérea antiga, lá de 2004 eu acho, o ex-FAB Silvio Potengy foi até a África do Sul fazer uma matéria sobre os mísseis ar-ar da Denel, na época ele disse que a África do Sul estaria muito bem equipada com o Gripen e que ele poderia fazer frente até mesmo ao F-22. Claro, são caças de gerações diferentes, mas não acho impossível um Gripen abater um F-22 nem um F-16 abater um J-20, em uma guerra tudo é possível.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Maurício.

Sim, tem uma matéria dele sobre o F-16 bloco 52. Ano 8 Número 29. Revista FA de 2002/2003. Achei uma imagem na internet.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-RQs3gra-WmOvw8vBukEthuuPPq_vsdZnGQ&usqp=CAU

Maurício.

Roberto, acho que nessa época ele já era da reserva sim, quanto a influência dele, não sei te dizer, sou apenas um entusiasta, mas creio que ele não teve influência sobre a escolha.

rommelqe

Ainda tenho um exemplar desta edição! O Silvio Potengy escreveu excelentes artigos!

Maurício.

Rommelqe, eu também tenho a minha, eu ia tirar a foto da minha para postar, aí lembrei que não dá mais para postar imagem, aí procurei na net mesmo.

Rinaldo Nery

Nenhuma.

Rui Mendes

Muitos só são cachorro morto, como aqui gostam muito de chamar ou … de sandálias no pé, porque o opositor é mesmo muito superior, tanto nos seus meios como o seu treinamento.

Marcelo

O F-16 ficou bonito na mira do HUD do MIG-21 BISON indiano !!!

Santamariense

Ainda bem que gosto é algo bem pessoal…..kkkkkkkkkkk

Santamariense

Verdade.

Ciclope

Simplesmente não tem como um caça de 4 geração, engajar primeiro um caça de 5 geração, por que o caça de 4 seja e por pior que o caça de 5 for.
A única opção é o caça de 5 geração estar sem mísseis de médio e l9nfo alcance e querer bater de frente com o caça de 4 geração a curta distância usando mísseis de curto alcance e canhão. Nesse caso o sensor IR de ambos e a visão e que conta.

Carlos Crispim

Eu tb acho, como é questão de opinião, vou dar a minha: O J20 é um dos caças mais horrendos do planeta, em pé de igualdade com o Typhoon, que é grotesco, são os dois mais feios do mundo. Pra mim o mais belo é o Mirage.

J-20

Carlos eu sei que o J-20 não é um exemplo de beleza para a maioria, mas citar os Miragem como exemplos positivos não me parece condizente com seu posicionamento kkkk

Santamariense

Os Mirage, seja o III, o F-1, o 2000 e mesmo o IV, são exponencialmente mais bonitos que o J-20.

André Macedo

Já tive meu comentário editado por bem menos…

Segatto

Eu devo ser um dos poucos que acha o J-20 bonito, minha noção de estética distoa, até prefiro e-girls

L G1

Daqui a 30 anos, nesse ritmo, a China terá a maior e melhor força aérea do mundo. A número 1. E claro se os EUA e aliados deixarem, e não atacar antes. 25#5#15

Maurício.

“E claro se os EUA e aliados deixarem, e não atacar antes.”

EUA e seus capachos atacando a China? Só no dia de são nunca, se nem com a “falida” Rússia eles se metem diretamente na Ucrânia, o que dirá uma China em pleno crescimento e seus “brinquedos” atômicos, sem chance.

Rui Mendes

Já que falas tanta m … como isso dos capachos e tal, só por seres um ressabiadinho do passado, mas eu gostaria também de ver, lá os teus adorados ditadores, qualquer um deles, ou os dois ao mesmo tempo, a atacar os EUA ou a NATO.
Pois é … não acontecerá, é igual para os dois lados.

Komander

Aparece de tudo: caça, caça 5g cargueiro, heli e treinador.

A quantidade de coisas que a industria de defesa chinesa está fazendo ao mesmo tempo é impressionante.

Vendéen

Olá Comandante,

Você está certo, os chineses realmente impressionam com esse desejo combativo de independência industrial porque este país altamente industrializado está progredindo em todas as áreas relacionadas a armamentos e sistemas de armas.
E também importante, não podemos esquecer que os chineses vão se apresentar como podendo ser fabricantes líderes de motores.
Agora eles podem produzir motores WS-15 e WS-20 em massa. Portanto, agora a China não esconde sua intenção de motorizar seu próprio transporte e aeronaves de combate.
Obviamente, isso não é bom para a indústria russa de motores (Soloviev D-30, Klimov RD-93 e Saturn AL-31).

Komander

Não duvido nada vermos daqui um tempo caças das FAs russas usando motores chineses.

Ivanmc

Belo vídeo.

Luiz Trindade

Bem… Reclamações à parte das partes políticas antagônicas, o fato é que a China esta expandindo suas Forças Armadas a uma velocidade impressionante a custa de uma arma do inimigo do sistema político deles que se chama mercado de ações. Aprenderam a lição a derrocada da ex-URSS e agora partem para expansão de sua influência pelo mundo. E sabe o que é pior?!? Ninguém esta fazendo absolutamente nada para impedir!

Last edited 1 ano atrás by Luiz Trindade
Alexandre Galante

Pelo contrário, os EUA estão adotando várias ações para tentar conter o avanço da China, impedindo o acesso dos chineses a chips avançados, criando alianças militares com países do Indo-Pacífico como a AUKUS e QUAD etc.

Luiz Trindade

Alexandre Galante… Eu me desculpo com a última frase porém pelo que vemos não esta dando muito resultado. É necessário ter uma postura mais agressiva do Ocidente em frear as influências chinesas. Tem de dar incentivos aos países abordados pelos chineses para desistirem da idéia. Eu realmente não vejo os EUA e ocidente fazendo isso, mas vamos lá!

Rodolfo

Difícil mudar o rumo dos ventos… o Ocidente não acordou pro que tem acontecido nos últimos 20 anos. A prioridade tem sido o combate ao terror, agora guerra da Ucrânia e não crescimento econômico do mundial. Aliás a guerra atual acentuou o tom errado do Ocidente que se preocupa em derrotar o Putin equanto o sul está preocupado com o fornecimento de grãos e fertilizantes. Vc vê a África hoje e quase todas as maiores obras de infraestrutura que o continente tanto precisa são feitas pelos chineses a juros mais baixos que ofertados pelo Ocidente. Enquanto França e EUA vem… Read more »

Rodolfo

Quanto aos chips, isso vai ser daqui uns anos uma política de tiro no próprio pé do ocidente. Basicamente as maiores empresas de srmicondutores americanas estão sendo impedidas de oferecer seus melhores produtos ao maior mercado consumidor do mundo. A Nvidia por exemplo que hoje é a empresa de AI mais importante não pode vender seus chips mais avançados, mas pode vender uma versão menos avançada (sendo que até essa versão deve ser barrada de exportação). Outras empresas como Intel estão tendo suas vendas afetadas. No fim, as empresas americanas serão as mais lesadas com a queda em vendas no… Read more »

Rodolfo

Quanto aos Aussies… um vídeo de comédia sobre os gastos militares deles…

https://youtu.be/sgspkxfkS4k

Nilton L Junior

Deve ser fantástico ir a uma exibição como essa, o pescoço ficaria com calo de tanto movimento.

Desapontado

É só isso? Eu esperava coisas assim de um J-20: Top 8 Incredible Jet Maneuvers ever | Explained – YouTube

Rodolfo

O J20 com o W15 – que aparentemente já está voando- não é superior ao F22, mas poderia negar aos EUA o domínio do espaço aéreo ao redor da China e da primeira cadeia de ilhas (incluindoTaiwan). Se cada turbina tiver mesmo pelo menos 36000 de thrust como se especula e com capacidade de combustível maior que tanto F35 e F22, penso que o raio de ação da aeronave partindo da costa seria uma dor de cabeça pra US Navy. Imagino que por esse tipo de desafio no teatro do pacífico, os requisitos do NGAD americano são diferentes do ATF… Read more »

Marcelo Soares

A indústria chinesa é simplesmente impressionante.

Rodrigo Maçolla

O J-20 pode não ser muito bonito Mais é impressionante… impõe medo …

MAGNO BARBOSA

Caça não é pra namorar, não precisa ser bonito.

TJLopes

Se o F-35 é uma orca, esse J-20 é uma baleia azul.