Hoje, em seu aniversário de 150 anos, homenageamos a memória de Alberto Santos Dumont. Nascido em 20 de julho de 1873, Santos Dumont representa o espírito de inovação, pioneirismo e ousadia que move cada um de nossos esforços.

Neste dia, a Embraer enaltece o legado de Santos Dumont. Assista esta homenagem especial e celebre seu legado conosco!

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Agressor's

Alberto Santos-Dumont, um dos cinco maiores gênios da humanidade, foi o inventor de grandes tecnologias mas patenteadas por outros, porque o inventor achava-se inspirado “a criatura pelo Criador”(expressão do próprio inventor)…Graças a ele podemos percorrer grandes distâncias em poucas horas ou minutos…veja alguns inventos do Pai da Aviação : – O motor V8, – O motor VW, – O motor radial, – O motor de arranque, – A porta de correr, – O hangar, – O relógio de pulso, – O dirigível, – O hidrogênio pelo gás dos lampiões, – Sapatos-plataforma, – Ternos longílineos, – Open Source, – O colarinho… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Allan Lemos

Você está certo em alguns pontos mas exagerou no ufanismo. Antigamente , as lei referentes a propriedade intelectual e industrial não eram tão desenvolvidas. Isso abria margem para que muitos inventores tivessem suas invenções patenteadas por outras pessoas. Tesla, que você citou, trabalhava para Edison junto com centenas de outros inventores, embora eu concorde que ele tenha sido injustiçado e que Edison era um enorme babaca inescrupuloso que ficou com o crédito por invenções de outras pessoas mais inteligentes que trabalhavam na GE. Mas a verdade é que a maioria das invenções são um trabalho coletivo, onde um inventor aperfeiçoa… Read more »

Frederick

Realmente, atribuir ao mineiro o V8 foi dureza.

Agressor's

Foi interessante vc apontar sobre os ufanismos dos outros, pois fez me lembrar de um episódio no The History Channel, O Século Do Vôo, em comemoração aos 100 anos da invenção do avião, considerando o ufanismo estadunidense de que os Wright voaram em 1903. Nesse programa fizeram uma réplica exata do Flyer, inclusive o motor, e adivinhem, não voou de jeito nenhum, nem com a ajuda da catapulta. Nesse episódio, curiosamente um engenheiro aeronáutico proclamou que não havia e não há como o Flyer voar, pois nem no simulador é possível fazê-lo. Daí soltaram essa pérola: “Que isso provava a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Wilson Look

Errado.

O primeiro foi a Carruagem Aérea a Vapor de 1842 e o mais antigo avião preservado até hoje é o Ávion III de 1897.

Quem fantasia conquistas e rouba os méritos de outros foram os Wright.

Frederick

Aerial Steam Carriage jamais foi construído e nunca foi voado. Contudo, explorava interessantes conceitos. Tal qual DaVinci fazia, se for mencionar pioneirismo teórico.

O Ávion III deve ter saído do chão da mesma forma que ombrelones de piscina voam em vendavais. Esse eu acho lindíssimo, diga-se.

Quanto aos Wright; é bem por aí.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Wilson Look

Na verdade foi construído um modelo em escala do Aerial Steam Carriage em 1848 que voou dentro de um galpão a uma altura de 3 metros.

Uma curiosidade, os trabalhos de Da Vinci estavam perdidos na época, só sendo descobertos anos depois e vale a menção de que o projeto de avião dele era um ornitóptero.

Frederick

Wilson, era um modelo que provava seu conceito. Por isso era interessante. A envergadura do modelo que tinha três metros, não conheço registros sobre distâncias ou alturas percorridas do modelo em escala.

Outra; não confunda o conceito de asa helicoidal de DaVinci com o seu projeto Aeroplano.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Wilson Look

Eu não confundi.

Ornitóptero É um avião que bate as asas igual um pássaro, tipo isso:

https://www.youtube.com/watch?v=CgnqGsBNlUo

Frederick

Tinha lido “helicóptero”.

AMX

Se a cronologia for o importante para “voar o mais pesado que o ar”, então, nem mesmo o Flyer, mas sim, os irmãos Lilienthal são os primeiros.
“ah, mas era um planador, não tinha motor”: não interessa, era mais pesado que o ar, e ponto.
Logo, em se tratando, agora sim, de um avião, aí sim: 14-Bis foi o primeiro.
Isso não é ufanismo nem extremismo, é o fato, pura e simplesmente.

Camargoer.

Olá AMX. É comum mencionar que os aviões são mais pesados que o ar, mas o correto é dizer mais denso. Se a gente pensar no pedo de todo o ar atmosférico, ele é mais pesado que qualquer avião, É interessante que o navio flutua porque é menos denso que a água (assim como o gelo). Um balão porque é menos denso que o ar, seja porque usa He ou H2, ou porque usa ar quente. Sobre objetos densos que voam, os chineses já tinham inventado as pipa ha mais de 2 mil anos.

AMX

Que seja.

AMX

O “mais pesado que o ar com asas”, pronto.

Camargoer.

Peso (na verdade massa) é diferente de densidade. Os objetos flutuam na água (como o gelo) porque são menos densos que a água. Os balões flutuam no ar porque são menos densos que o ar.

AMX

E?…

Camargoer.

… e se você afirmar que o avião é mais pesado que o ar está errado. Xícara também tem asa, é mais densa que o ar e só vai voar se for arremessado com uma catapulta. São três coisas diferentes: peso, massa e densidade. Peso é uma força calculada pela massa x aceleração da gravidade. Como a massa da atmosfera é de 5 quintilhões de quilogramas (5 seguido de 18 zeros), o peso do ar é 50 quintilhões de newtons (que é a unidade de força). A massa do 14bis era da ordem de 100 kg, então o seu peso… Read more »

AMX

Ah, certo, é que o dotô aí não sabia, decerto, que esse é um termo largamente utilizado, né? E, só aproveita pra destilar “que sabe isso, isso e aquilo”.
Polemizando o impolemizável. Me poupe né, Camargo.

Last edited 1 ano atrás by AMX
Leandro Costa

Rapaz… Que Santos Dummont era um gênio, isso a gente já sabe. Mas menos… Pega leve. SDU não inventou o relógio de pulso, nem mesmo inspirou Cartier à inventar o relógio de pulso. Ele apenas tornou seu uso mais elegante e difundido. Relógios de pulso existiam a mais de um século antes de SDU. O avião dos irmãos Wright usavam o trilho da catapulta não para lançar o avião, mas para ter uma superfície reta, sem obstáculos para os esquis. A catapulta só ajudava, mas o avião conseguia decolar sem ela. O grande ‘tchan’ do Wright flyer eram as superfícies… Read more »

Wilson Look

Apenas umas correções sobre os Wright, inicialmente o Flyer não era capaz de decolar sem o uso da catapulta, ou de outro elemento externo, devido a falta de potência de seus motores, apenas em 1908 que eles vão ter motores potentes para realizar a decolagem. Sobre as superfícies de controle, apensar de se atribuir a eles, cada inventor chegou a conclusão do uso de 3 eixos por conta própria, o 14-bis foi equipado com ailerons para os voos de novembro de 1906, Henry Farman pediu para Gabriel Voisin modificar seu Farman I, para adicionar ailerons, em 1907, até o primeiro… Read more »

Agressor's

Santos Dumont foi de fato o pai da aviação, já que seu design de avião que decola por si só com rodas e sem auxílio externo é o padrão que todos os aviões na história são baseados desde o 14 Bis até os dias de hoje. Santos Dumont efetivamente inventou o avião moderno. A grande questão é quem conseguiria levantar vôo com próprios recursos, pousar em segurança e principalmente controlar o vôo. Essa é a questão que poucos entendem e Santos Dumont conquistou. A pouco tempo atrás um Brasileiro reconstruiu o 14-Bis com o projeto original e conseguiu reproduzir o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Frederick

Os irmãos Wright projetaram e produziram aviões até meados de 1920.

Wilson Look

Errado o último avião projetado por Orville Wright(já que Wilbur morreu em 1912) foi feito entre 1915 e 1917 e foi um fracasso total, o último modelo de sucesso deles foi o Modelo B de 1910.

Frederick

Referia-me obviamente à companhia.
Quanto ao último; Dayton-Wright OW.1 Aerial Coupe, 1919. Projeto de Orville.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Wilson Look

Fui pesquisar e é um De Haviland DH-4 modificado.

Wilson Look

A companhia dos Wright era a The Wright Company, a Dayton-Wright apenas teve a autorização de Orville para usar o nome.

Frederick

Orville não era projetista, então. Ok.

Wilson Look

Ele era, mas seus projetos são da The Wright Company.

Frederick

Essa tentativa de desqualificação está ficando tediosa, Wilson.
Do que conheço, é provado que Orville produziu até um pouco antes de sua morte.

Bem, aponte uma literatura que eu possa acessar e talvez, até, ampliar ou afinar o que conheço sobre a aurora da aviação mundial. Seria ótimo e agradeço antecipadamente.

Wilson Look

Talvez uma das melhores seja, “Visions of a flying machine”, só que na parte dos Wright tem que ter cautela pois o autor já mostrou outras vezes ser bem inclinado a enaltecer eles demais, para fazer um contra ponto a essa parte tem o “The Wright Story” de Joe Bullmer. De época os que conheço seria o “O que eu vi e o que nós veremos” de Santos Dumont e o “Progress in Flying Machine” de Octave Chanute, com esse sendo o livro que deu a base e que ensinou os Wright a voar. Sobre desqualificar, eu simplesmente não conheço… Read more »

Frederick

Me aterei ao “The WRight Story: The True Story of the Wright Brothers”, que não li.
Grato pelas sugestões.

Uma reflexão para o amigo; Hargrave influenciou Santos Dumont. Não sei se seria correto afirmar que o primeiro ensinou o segundo a voar. Mesmo algoritmo para o Chanute/Wright.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Wilson Look

Entendo o seu ponto sobre a relação de Chanute e os Wright, mas acredito que temos alguns pontos a serem levados em consideração aqui. Foi Chanute que convenceu os Wright que maquinas voadoras dariam dinheiro, Colaboradores de Chanute se reuniram com os Wright no período de 1899 a 1902 e apresetaram a eles conceitos e fenômenos que os Wright desconheciam e que afetava negativamente os seus projetos até então, os projetos dos Wright partiram de uma versão invertida do planador Double Deck de Chanute/Herring e Chanute ajudou os Wright a obterem documentos científicos sobre a aviação lhes dando a base… Read more »

Frederick

Já que preza pela precisão dos fatos; A catapulta foi adotada somente a partir do Wright Flyer II. No alegado voo do Wright Flyer, usou-se somente trilhos.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Wilson Look

Havia também ventos fortes no local, com esses ventos representando até 80% da sustentação de decolagem do Flyer.

A adoção da catapulta se deve para não depender mais dos ventos e dar força suficiente para saírem do efeito solo.

Frederick

Corrigi somente a afirmação de que o alegado voo de 1903 foi catapultado. No infortúnio de não ter parecido claro, explicado.

Leandro Costa

Grato pelas correções, Wilson.

Frederick

Wright usavam o trilho da catapulta não para lançar o avião, mas para ter uma superfície reta, sem obstáculos para os esquis. Correto. A catapulta surgiu em outros voos depois do de 1903. Também é reconhecido o longo lastro de estudos aerodinâmicos dos irmãos. Foi provado, poucos anos depois, pelos comandos de voo precisos adotados em outros projetos. Dito isso, vi poucas vezes, não mais de duas, um “Wright Flyer” repetir o feito de Kitty Hawk. Por outro lado, desde o centenário do inventor brasileiro, já houve diversas experiências de recriação de voo do 14-Bis bem sucedidas. A primeira, com… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Wilson Look

Nunca vi um Wright Flyer repetir os supostos voos de Kitty Hawk, os que aparentemente faziam isso eram tão modificados que nem podemos chamar de réplica. Outro ponto os estudos aerodinâmicos dos Wright, apenas comprovam os trabalhos de Cayley e Lillienthal, inclusive os trabalhos destes são mais precisos que o dos Wright, e os comandos de voo, isso se deve a John Montgomery que fez um planador em 1905 que realizou várias manobras inclusive um 8 na frente de mais de 1 mil pessoas e os próprios Wright abandonaram o sistema que vinham usando para usar um sistema similar ao… Read more »

Frederick

Há “voos de galinha” de replicas do Wright Flyer. Contabilizei dois, para não escrever que jamais havia visto. Comparando a progressão de projeto dos irmãos, desde suas pipas até os biplanos com derivas, e o método de desenvolvimento tipicamente empírico de seus produtos, não há qualquer prova de inspiração, aderência ou menção a qualquer um dos projetistas supracitados. Se os resultados foram similares, é porque o paradigma a ser quebrado também era. Alberto Santos Dumont foi o primeiro homem a construir uma máquina voadora, mais pesada que o ar, que decolava e pousava por meios próprios. Fato inquestionável. Agora, fazer… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Wilson Look

O projeto biplano usado pelos Wright, foi projetado por Octave Chanute, os planadores construídos pelos Wright em 1900 e 1901 tinham problemas de sustentação por erros de projeto da curvatura de asa no de 1902 eles passaram a usar os mesmos parâmetros usados por Cayley e Lillienthal. De forma resumida o que faltava para o avião era um motor potente e leve e um sistema de controle eficiente. E uma curiosidade, os Wright não mencionam os outros, num intento de se colocarem como os únicos a resolver TODOS os problemas e desafios relacionados ao voo do mais pesado que o… Read more »

Frederick

Chanute projetou para os Wright? Precípuo conselheiro, talvez. Projetista?

Bem, é uma percepção que explora um campo nem o próprio Santos Dumont preocupou-se em esquadrinhar. Imagine eu?

Wilson Look

O projeto de biplano de treliça, foi feito por ele, antes dos Wright entrarem na área, inclusive os Wright compraram um planador biplano dele antes de construírem os seus.

Octave Chanute era a principal referência na aviação sobre o mais pesado que o ar na virada do século.

Frederick

A importância de Chanute na aviação não se contesta.

Quanto ao primeiro parágrafo, fiquei instigado. Se possível, por gentileza, poste as referências bibliográficas que apontam para essa versão.

Wilson Look

O que eu tenho, é principalmente de que os modelos dos Wright, são baseados no planador de Chanute, as modificações foram para adicionar o arqueamento de asa, de resto ambos são bem parecidos.

Eu procurei uma referência na internet, mas não achei, quem mencionou isso foi o Palhares, mas pode deixar em duvida porque ele tem muitos documentos que não estão na internet.

Agressor's

“Leandro Costa

O grande ‘tchan’ do Wright flyer eram as superfícies de controle e as hélices, ambas posteriormente copiadas por SDU (e todo mundo, na verdade) para seus projetos posteriores.”

Tem um comentário que eu postei aqui que aborda exatamente sobre essas coisas colocadas por vc e que responde de forma bem detalhada sobre essas alegações que propagam sobre os irmãos wrights. Só que não foi liberado pela moderação…

Santamariense

Concordo que Santos Dumont foi o criador do avião como o conhecemos hoje (com trem de pouco com rodas, que decola e pousa por meios próprios, etc) e de vários outros inventos. Mas, o motor em V foi criado por Gottlieb Daimler, em 1890, com um V2. Já o V8 foi criado por Léon Lavavasseur, inclusive ele criou o Antoinette V8 que equipou o 14-bis. Já o motor VW foi criado por Ferdinand Porsche, em 1930, mas o design boxer, ou flat, foi criado no final do século 19, por Karl Benz. Quanto ao primeiro motor radial, foi criado por… Read more »

Wilson Look

Acredito que quando ele mencionou o motor VW, ele estava se referindo ao motor de cilindros opostos projetado a pedido de Santos Dumont para o Demoiselle em 1907.

Santamariense

Mas, o motor de cilindros opostos é o boxer ou flat, cuja primeira criação foi de Karl Benz. Mesmo o motor do Demoiselle, um Darracq boxer de 25 hp, de 2 cilindros, foi criado à pedido de Santos Dumont, não por ele.

Wilson Look

É por isso que eu disse que foi a pedido de Santos Dumont. Até onde eu sei o que Santos Dumont projetou foi o sistema de arrefecimento usando no 14-bis e no Demoiselle.

PSTx27

Belíssima homenagem e que baita história. Imagino que a maioria dos brasileiros não a conhecem.

Agressor's

A realidade é que o braziu hoje é um país sem passado e memória…E se fosse em outro país, teria até feriado com o nome de Santos Dumont. Mas no braziu atualmente é pouco valorizado e mal é conhecido, de fato…É só prestar atenção por exemplo no número de comentários dessa postagem…Agora se essa postagem aqui fosse sobre os “grandes feitos” do Lula ou Bolsonaro, o negócio teria bombado! Disso tenhas certeza… Inventamos o avião mas hoje em dia, dependemos de tecnologia estrangeira para fabricar aviões com risco de sofrer sanções, cabuloso isso né?! O verdadeiro mito não é 22… Read more »

GFC_RJ

Uma baita história mesmo. Muito linda!

Andrey

Viva ao eterno e único Pai da aviação.

Agressor's

O Brasil tem diversos heróis que seguidamente são “esquecidos” pelas mídias de massa. Um homem como Santos Dumont deveria ser muito reverenciado nos dias de hoje, para que isso encorajasse e desse mais força e motivação aos jovens visionários do país. Nossa nação tem esperança, basta acreditar e lutar para não deixar nas mãos dos ratos sugadores que destroem o que é bom no país. Por mais que os estadunidenses procurem colocar os seus inventores vigaristas na frente, rebaixando o brasileiro como sempre, Santos Dumont foi o primeiro, isso ninguém pode tirar dele, pois está tudo documentado, até os prêmios… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Santamariense
Wilson Look

Mais 2 esquecidos e ligados a aviação:

Julio Cezar Ribeiro de Souza e Augusto Severo.

Frederick

Bartolomeu Gusmão levanta o braço no fundo da sala.

Agressor's

Roberto Landell de Moura foi cooptado e ameaçado para não apresentar sua invenção, propalaram que era “coisa do demônio” e o acusaram de heresia ameaçando excomunga-lo. Ao invés de apoiarem julgaram-no como um bruxo. Teve até seu laboratório vandalizado e destruído. Landell também inventou ou descobriu o EFEITO KIRLIAN antes do casal KIRLIAN(SEMION E VALENTINA). Só 30 anos antes!!!

Camargoer.

Caro. Todo país tem heróis nacionais e alguns poucos que se tornam heróis mundiais. Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Johanna Döbereiner, Santos Dumont… são alguns dos exemplos mais conhecidos de brasileiros que merecem ser celebrados. Existem outros e outras. É importante lembrarmos deles como inspiração e exemplos, junto com outro nomes como Marie Curie, Pasteur, Watt, Galileu, Darwin, Nightingale.. também devem ser celebrados mundialmente. No caso da história do avião, tenho a impressão que a “Demoiselle” é muito mais revolucionário que o 14bis ou os aparelhos dos Write. Durante o período de desenvolvimento das primeiras aeronaves, cada pioneiro que introduzia uma… Read more »

Camargoer.

Oĺá Colegas. Sobre o Museu da Tam, repasso a notícia publicada hoje em um portal de notícias de São Carlos: Museu da TAM Na coluna passada perguntamos em que é estava a questão da reabertura do museu da TAM? A resposta Nesta quinta-feira (20) o secretário de adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Luís Garmendia a qual está subordinado o Departamento de Fomento ao Turismo, manteve contato com a nossa coluna e explicou que o processo está em andamento. A resposta II Ocorre que existe todo um processo burocrático que está em andamento que envolve a Prefeitura… Read more »