EUA negociam jatos F-16 para a Turquia após Erdogan concordar com a entrada da Suécia na OTAN
A Turquia há muito busca a compra de 40 caças F-16 dos EUA, e novas negociações com Washington ocorrem depois que Ancara encerrou sua oposição à adesão da Suécia à OTAN
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, discutiu o apoio à modernização militar da Turquia em um telefonema com o ministro da Defesa turco, Yasar Guler, informou o Pentágono na segunda-feira.
Isso ocorre depois que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan concordou em enviar o protocolo de adesão da Suécia para ingressar na OTAN ao parlamento para aprovação.
A posição dos EUA sobre a modernização militar da Turquia
A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, apoiou o desejo da Turquia de comprar 40 novos caças Lockheed Martin F-16, juntamente com kits de modernização para seus aviões de combate existentes dos EUA.
“Estou pronto para trabalhar com o presidente Erdogan e a Turquia para melhorar a defesa e a dissuasão na área euro-atlântica”, disse Biden na segunda-feira.
No entanto, alguns no Congresso, principalmente o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Bob Menendez, se opuseram ao movimento sobre a Turquia bloqueando a adesão à OTAN para a Suécia, seu histórico de direitos humanos e suas relações com a Grécia, entre outras preocupações.
Mendez, um democrata, disse que “continuava a ter reservas” em fornecer o caça à Turquia.
“Se eles (o governo Biden) puderem encontrar uma maneira de garantir que a agressão da Turquia contra seus vizinhos cesse, que tem havido uma pausa nos últimos meses, isso é ótimo, mas deve haver uma realidade permanente.”
Menendez acrescentou que é preciso haver uma maneira de “reforçar a segurança da Grécia” e obter “garantias sobre ações futuras”.
O que a Turquia disse sobre os jatos F-16 dos EUA
Enquanto isso, o presidente turco Erdogan disse na segunda-feira que a ratificação de seu país da proposta de adesão da Suécia à OTAN e a venda de jatos F-16 não devem estar ligadas entre si.
Ele fez os comentários antes de partir para a cúpula da OTAN em Vilnius.
Espera-se que Erdogan mantenha novas conversas com Biden na reunião sobre a compra de caças F-16.
FONTE: Deutsche Welle
Despois de verem o projeto russo 5g voltaram atrás do F16 kkkk
Se ja comprando o S-400 ja deu problema,voce imagina se a Turquia tivesse comprado o Su-57 o monte de sanções que teria levado .
E assim vai, o “velho, ultrapassado, obsoleto e caduco” F 16 vendendo mais e mais unidades mundo afora.
Existem aeronaves que mostram o seu valor ao longo do seu infindável tempo de vida. C 130, P3 Orion, o EMB 111 Bandeirante, o F 5, etc. Junto deles eu colocaria o F 16.
Seria o momento do presidente do Brasil ligar para o colega turco e sugerir o F39. Riso.
Deixando a piada de lado, não veria como “impossível” ou “de outro mundo” a Suécia ligar pra Turquia e oferecer ToT de Gripen e de diversos produtos que a Suécia tem em sua indústria de defesa, além de parcerias estratégicas tecnológicas pra “amanciar” o Erdogan.
Mas isso teria que partir da Suécia, e não da gente.
Caro. Falando sério, Acho razoável que o Brasil possa abrir o contato. Tem que haver uma certa delicadeza na abordagem diplomática, mas também é de interesse brasileiro promover as vendas do F39.
A questão dos Curdos impede uma maior aproximação, a Suécia ainda mantém apoio ao PKK e a um estado curdo independente, enquanto isso se manter aproximação de Ancara com Estocolmo é bastante improvável…
Interesse brasileiro por quê? A Suécia não faz uma gracinha sequer para nós, ao invés de adquirirem o C-390 vão é entrar num programa europeu para construir um concorrente… a cada dia as notícias me convencem um pouco mais de que talvez essa “parceria” talvez não tenha sido tão vantajosa quanto nos convencemos ao longo desses anos.
Jadson. Praticamente, 1/4 ou mais da estrutura do F39E é fabricado no Brasil. Então, cada venda do F39E pode resultar em encomendas de novas partes estruturais aqui. Então, é de interesse brasileiro. A venda do Kc390 para a Suécia ou qualquer outro país também é de interesse brasileiro;
Como vocês conseguem imaginar a compra de Gripen pela Turquia??? Até dias atrás a Turquia era contra a entrada da Suécia na OTAN! Eles cederam justamente para, entre outras coisas, terem acesso aos F-16 novos e à modernização dos que já tem! Onde vocês imaginam uma possibilidade, mesmo remota, dos turcos comprarem caças dos suecos?? Ora, por favor!
O maior problema disso é jogar lenha na fogueira Grécia/Turquia. O velho senil faz muita bobagem.
Enquanto isso o turco que é esperto, deve ter barganhado esses F-16 a preço de banana..
Com todo respeito, essa coisa bolsonarista de atacar o Biden por qualquer coisa, as vezes enche…
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O velho viabilizou Filândia e Suécia na OTAN, ao passo que lida com a questão dos turcos com os gregos, apoiando a aprovação de uma venda de 20 F-35 para a Grécia no congresso, que é o que vem sendo discutido nesta altura do campeonato.
Essa chatice bolsonarista é extremamente reducionista e até simplória mas penso que Biden apenas aproveitou a chance que apareceu, porque quem de fato viabilizou a Suécia e Finlândia na OTAN foi o próprio Putin pelos motivos óbvios.
O que tem a ver as bobagens do velho com Bolsonarismo?_______
EDITADO
O Bardini _______________
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS.
PRIMEIRO AVISO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
E quem te disse que sou Bolsonarista? Acha que todo militar é Bolsonarista? Acho que vocês confundem, diariamente, direita com bolsonarismo.
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.
Eu não entendia assim, mas um amigo militar vendo essa confusão de pensamento que eu fazia, conversou e e fez entender sobre esse ponto de direita.
Esse povo acha que direita é igual bolsonarismo como se esquerda fosse igual a lulismo, embora os dois líderes tentem sequestrar esses movimentos.
No conflito com a Ucrânia o Biden se tornou um exemplo da máxima “não interrompa o seu adversário quando ele cometer um erro”. Essa foi a encrenca dos sonhos dos republicanos e os EUA estão lucrando tanto quanto possível, como esse pequeno movimento para trazer a Turquia de volta para a esfera de influência.
O fato mais importante da política externa do velho, é o que não é lembrado neste momento, mas que ficará para a história: ele deu uma escolha, indicando que queria uma saída diplomática. E antes da invasão, o presidente da Ucrânia deu uma declaração semelhante, pedindo por diplomacia. Aconteceu que esta não foi a escolha do Putin… Sobrou aos americanos a necessidade de cumprir a promessa de dar suporte a Ucrânia. Pelo menos até o fim do atual governo, rsrsrs.
https://www.youtube.com/watch?v=DMCxveA8M6Y
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Então assim, não dá pra dizer que não tentaram interromper o erro do adversário…
Se Putin cometeu um erro na Ucrânia, do ponto de vista estratégico, foi o de ter recuado quando estava cercando Kyiv/Kiev e com boa parte do território norte da Ucrânia. O resto foi consequência…
Putin não recuou!!! Ele avançou pra trás….. E esbravejando em alto e bom som que estava sendo bonzinho……kkkkkk
Daí foi lareira abaixo, até hoje não consigo compreender esse erro.
não vejo a Rússia como um cachorro morto.
Mas se quiser recuperar o fôlego, vai ter que bater pesado
Recuou? Não aguentou!
velho não viabilizou a Finlândia, ela que quis entrar por medo da Rússia e todos os membros queriam ela lá para fazer raiva para o Putin, aprovação de uma venda para um parceiro OTAN não vejo grande coisa, coisa normal, todo ano tem, e o F35 é melhor caça no mercado, quanto ao Biden, até hj não vi ele fazer nada demais como presidente.
Também não vejo nada demais, exceto dar um xeque mate na Rússia, reavivar a OTAN (que o tosco laranja quis destruir), apoiar a entrada da Finlândia e Suécia na OTAN, reforçar alianças que o extremista laranja quase destruiu….
não acho que a OTAN precisava ser reavivada, além de que tosco laranja é um falador, ele mesmo já colocou em um livro dele sobre negociação, as vezes é necessário provocar, ele provocou os Europeus, que disseram que iam fazer a força armada europeia, que eles não precisavam dos EUA, que se fosse pros EUA jogar na cara que eles que defendem a OTAN, iam acabar e ponto final, bastou a Rússia invadir de fato a Ucrania, que correram para as asas da OTAN que é guardada e financiada pelos EUA na maior parte, ninguém mais fala de forças armadas… Read more »
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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO E NÃO FAÇA ATAQUES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Tá chamando o Bardini, SGT do EB de “ideologizado”, e se referindo ao Biden como “velho senil”?… AHAHAHAHAH, me parece que o “ideologizado” é outro…
Boa!
Quem viabilizou esses países na OTAN foi o tio Putin e sua estúpida guerra.
A Grécia tem como pressionar a Turquia sem o envolvimento americano, que é continuar vetando a entrada turca na UE. A barganha de Atenas com Ancara continuará sendo essa e a questão do Chipre é acessória.
Pra EEUU isso não é problema. Eles vendem o armamento… pra ambos.
A Grecia opera Rafales e vai receber o F35 em 2028. Vão ter superioridade aérea em relação aos turcos.
No médio e longo prazo será difícil para a Grécia. A Turquia está no caminho para produzir 250 TAI Kaan que é divulgado como um caça de 5a geração pesado.
1 esquadrão de Rafale e 1 de F-35 ainda é pouco para equiparar com o que os turcos pretendem produzir.
Difícil imaginar que o caça turco será do mesmo nível do F35, ou até mesmo do KF21 Borame. Nem turbofan nacional a Turquia tem… vão levar 10 anos pra desenvolver pelo menos.
Concordo sobre o F-35, afinal os EUA são a maior potência militar e tecnológica do mundo e produzem caças e todos seus subsistemas há décadas.
Sobre o Boramae discordo. Os sul-coreanos também são relativamente novos no ramo e também usam motores americanos, a diferença é que o Boramae usa o F-414 (mesmo do Super Hornet) e o Kaan usará o F110 (mesmo do F-15), portanto mais potente.
O Kaan além de mais potente, será maior e já virá com baias internas para armamentos, enquanto que a versão atual do Boramae usa armamento em pontos fixos externos que aumentam a RCS.
O problema não é o armamento em si mas gerir a crise entre aqueles que supostamente deveriam ser aliados. Uma hipotética crise entre membros OTAN é a última coisa que americanos e europeus precisam.
Acho que também tem a questão logística. A Turquia já usa o F-16 e, apesar de possível, não acho que implantariam o Gripen em sua força aérea tendo o F-16 disponível.
É nada… aí vai lá e vende F-16 pra Grécia tbm, ou qualquer outro sistema de arma que eles tenham interesse e a indústria americana continua ganhando dinheiro. Não vejo os EUA perdendo com isso.
Tinha lido a mtatéria no ForTe, me perguntando o que deram pra Turquia aceitar a Suécia na OTAN.
Mas eu imaginava que teria sido a volta da participação da Tirquia no programa F-35.
Quem não vai gostar muito é a Grécia, mas a França vai adorar asnovas compras que a Grécia fará com os franceses….
Mais Rafales a vista.
A Grécia comprou 24 Rafales e recebe seu primeiro F35 em 2028.
https://greekreporter.com/2023/06/02/f-35-greece-us-senate/
A ______ do S400 que o Erdogan fez vai garantir aos gregos superioridade aérea pela próxima década.
EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
Tá.. mas eai, a Sweden vai comprar Kc-390 ?
Já não acredito muito mais nessa possibilidade uma vez que Suécia e outros países europeus acordaram o início de estudos para possível construção de um concorrente do KC.
Espere esse A-200 aí para 2033 ou ainda mais adiante. Além disso, lembre que muitos desses países tem mais A-400 do que precisam e outros tantos ainda encomendados, tudo por conta de uma questão de fatia no bolo industrial desse consórcio.
Tá… mas e aí? O que isso tem a ver com a matéria?
Precisa ser um pouco ingênuo para achar que não tem relação.
A entrada da Suécia na OTAN provavelmente ñ irá atrapalhar a fabricação dos Gripens, mas concerteza vai por água abaixo a venda de KCs pra eles, haja vista que o lobby para C-130J e A-400M será tremendo
A400M é de outra categoria, não se compara com o KC-390 nem com o C-130J. Se é uma aeronave que já foi adotada por outros países da OTAN, qual a diferença em relação à Suécia? Só por que é recém chegada? Todo o vasto material da Suécia que já é compatível e interoperável com a OTAN já não entrou na conta? A aproximação da Suécia com a OTAN, que já vem acontecendo a bastante tempo, não teria sido considerado quando do oferecimento do KC-390 para a Suécia? O C-130J já não foi oferecido à Suécia em condições super vantajosas? Não… Read more »
A400M é uma categoria ligeiramente acima ao C-130, KC-390. Algumas FAs, como a RAF, abriram mão de substituir o C-130 pela versão J e pegaram o A-400. Ou seja: em muitos mercados o A-400 poderá concorrer na mesma categoria do KC-390. Acredito que poderia haver uma pressão brasileira quanto a compra de um segundo lote de gripen, para essa estar mediada a uma compra sueca de algumas unidades de 390, algo que é muito comum no mundo militar, a pura chantagem. Quanto ao ingênuo, ou a pessoa se faz de desentendida ou age malícia, pois é mais do que explícito… Read more »
A compra do Gripen foi condicionada, em contrato, à compra de KC-390? Não? Que bom. Fazer isso seria muito ruim. Existe um momento em que se pode fazer esse tipo de coisa. Esse momento já passou, e é justamente no ato da negociação de offsets para o contrato. Aliás, o produto KC-390 já existia quando o Brasil assintou o contrato com a SAAB? Você está reclamando de reciprocidade e eu digo que a reciprocidade não apenas existe, como foi firmada em contrato na forma dos offsets. E não foram exatamente pequenos. Os caras tiveram que abrir uma fábrica de aeroestruturas… Read more »
O produto Gripen E/F existia em 2013 quando foi decidido? Não Confesso que a FAB e a diplomacia brasileira “garotearam” nesse quesito de ñ mediar a compra de um com outro. Quanto aos offseats tudo está incubido no contrato de 4.5 bi com as 36 anv, ToT e capacitação de pessoal. Ñ é como se eles tivessem vindo aqui por vontade própria. Tiveram q abrir uma fábrica pois se ñ ñ conseguiriam cumprir o contrato. Se os políticos tivessem esse raciocínio (coisa q de forma alguma possuem) estariam dando uma de “Estados Unidos Tupiniquim”, fazendo com seus “aliados”, se é… Read more »
Foi um dos grandes debates na época. O Gripen E/F existe? Não. Realmente não existia. Mas o projeto pareceu sólido o suficiente e foi inclusive um ponto positivo para a FAB. Na época eu preferia o Rafale. Já estava pronto, funcionando e disponível para compra. Mas até que fizemos um bom negócio, na minha opinião. Se houve algum desejo de inserir o KC-390 em 2013 acho que foi descartado bem rápido. Por que? Porque você lembra de como estava o Brasil em 2013? Estávamos em uma época de instabilidade política que ninguém exatamente sabia como iria acabar. Na visão de… Read more »
Por que a Holanda comprou o Kc390? Parece que o lobby c130 esqueceu que a Holanda faz parte da Otan…
A venda ainda ñ foi concluída. Espero que seja.
O único problema com a Suécia, o qual N temos com a Holanda, é a aparente falta de reciprocidade. A compra do Gripen foi consumada em 2013, os voos de ensaio do KC em 2017 e até hj não tivemos uma sinalização devida do governo sueco em relação a compra de KCs, embora a Embraer já tenha tentado. Isso deixa a Pulga atrás da orelha de alguns brasileiros quanto a essa “eventual compra” por parte da Suécia.
Ainda assim espero que no final possamos vender algumas aeronaves para outros países europeus
O problema é que se não está no contrato do Gripen que os Suecos iriam comprar o Kc390, talvez não devêssemos esperar esse tipo de contrapartida deles.
Nada está no contrato… oq acontece é nas entrelinhas
Ou vc acha msm q os EUA vai colocar explícito num contrato q só vai deixar o país X entrar na Otan se ele comprar um F-16 e deixar de lado os Migs
Existe um padrão ‘OTAN’ que talvez você não esteja levando em consideração. No final das contas não importa o que o país membro vai usar, contanto que esteja dentro do padrão da organização que esse país X desejou entrar. Melhor comprar F-16 novos ou com condição de interoperabilidade do que manter MiGs velhos, sem atualização que não conversam com os sitemas da qual sua aliança faz parte. É simples assim. Existem negociações e negócios fechados. Negócio fechado é aquele com contrato assinado e ratificado por ambas as partes e funcionando. Esse é seguido, senão pode acarretar problemas para o lado… Read more »
Não i comprar se fossemos mais posicionados em vez de fica em cima do muro.
Agora a nossa maior preocupação deve ser a questão do Gripen NG. Com a entrada da Suécia na NATO, significa que o Brasil está comprando tecnologia da mesma! Podemos ter ficado com uma BOMBA em nossas mãos, vich.
O Gripen é recheado de “tecnologias da OTAN”, desde antes da Suécia entrar na OTAN… E não só o Gripen, mas os seus armamentos. Não existe novidade alguma nesta questão. . E é importante destacar que o Brasil tem um bom relacionamento com a OTAN, sendo inclussive um aliado extra-OTAN. E esta relação poderá gerar oportunidades: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/04/12/aprovado-acordo-de-tecnologia-militar-com-os-estados-unidos . “O Acordo RDT&E, além de permitir ao Brasil e aos Estados Unidos da América desenvolverem e aperfeiçoarem, sob o prisma tecnológico, suas capacidades militares, facilitará a penetração de itens produzidos pelo Brasil no mercado norte-americano de material de defesa e dos 28… Read more »
“E é importante destacar que o Brasil tem um bom relacionamento com a OTAN, sendo inclussive um aliado extra-OTAN”
Permita-me o amigo descordar…
Eu acho que tínhamos um bom relacionamento com a OTAN, hoje já não sei mais… E o que comprova isso é o fato de a Alemanha “barra” a venda de Guaranis para as Filipinas…
Eu quero acreditar que o Brasil continue tendo um bom relacionamento, com a OTAN e o Ocidente, mas os fatos mostram o contrário…
Veremos cenas dos próximos capítulos
Nunca teve, independentemente de governos nacionais de centro, direita ou esquerda
Esse termo aliado extra-otan é um eufemismo pra vassalo.
Se algum chefao de estado, como Biden, Trump, Obama, Merkel e Macron quisessem o Brasil na OTAN já estaríamos lá.
A retórica é sempre a mesma: Brasil querendo falar de acordo comercial e Mercosul, e eles respondendo em índio, Amazônia, desmatamento
Você está confundindo as coisas. UE é uma coisa e OTAN é outra.
A Europa não quer o Brasil na OTAN, nem o Brasil quer entrar na OTAN… aí brasileiros teriam que responder ao artigo 5 no caso de uma guerra entre Rússia e Polônia e mandar uma divisão de soldados pra defender a Europa… seria loucura o Brasil na OTAN. O problema de acordos comerciais é que o Brasil quer vender carne e soja pra Europa, eles querem vender carros pro Brasil e proteger a agricultura deles e aí usam a questão ambiental pra barrar qualquer acordo. Infelizmente, enquanto o Brasil tiver um setor industrial pífio, será cada vez mais difícil fechar… Read more »
Nelson, a OTAN é uma organização de vários países. A atitude Alemã foi unilateral. Temos boas relações com outros diversos outros países membros da OTAN.
O setor industrial brasileiro nunca será forte, nem competitivo, enquanto perdurar a burocracia insana, o sistema tributário caótico e as regulamentações simplesmente inintelegíveis, tudo promovido pelo Estado brasileiro, que entra governo e sai governo, só se preocupa em garantir privilegios e mordomias para altos agentes públicos e gente que colabora com a política se enconstando no Estado.
O problema da venda não foi dos alemães com o Brasil mas sim para a exportação de material bélico para Filipinas. Quando o contrato foi assinado entre o governo Filipino e a Elbit em 2021, já se sabia do risco da exportação ser barrada, bem antes da guerra na Ucrânia ou do Lula estar no poder no Brasil. Os alemães têm uma política explícita de não repassar tecnologia militar para países que desrespeitam direitos humanos… no governo do Duterte, ele dizia aos quatro cantos que o país tinha uma política de extermínio de todos os traficantes do país, e a… Read more »
Caro. O problema da Alemanha é com as Filipinas. Os alemães já tinha criado problemas com a venda de A29 para os filipinos.
Quais fatos? O que pioirou no relacionamento com a OTAN e com o “ocidente”? Mais um comentário baseado em ouvi falar no ZAP da tia vivandeira acampada na porta dos bivaques, ou oriundo de leituras prejudiciais ao cérebro como do falecido Carvalho.
Só lembrando que aliado extra Otan, apesar do nome, não tem nada a ver com a Otan.
É um aliado dos EUA que não é membro da Otan. Por isso extra-Otan.
Continua comprando, vocé quis dizer né…Porque tudo que temos e é importado é procedente da OTAN. Assim sempre foram os Mirage-2000, são os F-5, C-130, C-295, entre outros e sempre esteve tudo certo. Todos os programas mais importantes das FA tem participação européia e parece que algumas pessoas só se deram conta agora. Do dia para a noite tem havido muito histerismo acerca disso mas você pode ficar tranquilo, a França, Itália, Alemanha e Suécia não vão jogar fora seus contratos com o Brasil nem suas posições acerca de nós vão girar 180° graus, afinal, se querem nos ter por… Read more »
O Gripen já utiliza muito aviônico de origem europeia/OTAN então não vai mudar muito.
Cara, o que não falta nas 3 FA’s BR são equipamentos OTAN…
Não sei o que o Gripen vai, ou deixar de mudar, nisso….
Submarino francês
Mísseis ar-ar europeus
Torpedos americanos
Fragatas alemãs
Blindado sobre rodas italiano
O próprio caça gripen tem radar italiano, turbina americana produzida sob licença pela Volvo e vários componentes feitos no Reino Unido
Mas agora que a Suécia entrou na Otan realmente foi a gota d’água.
Rodolfo,
Sem prejuízo da sua argumentação, apenas para não confundir:
“O próprio caça gripen tem radar italiano, turbina americana produzida sob licença pela Volvo”
As versões C/D têm motor americano F404 produzido sob licença pela Volvo e radar sueco.
As versões E/F têm motor americano F414 que é fornecido diretamente pela GE (não é produzido sob licença) e radar italiano.
Obrigado pela correção quanto ao F414.
Uma dúvida.Algum outro país produz o F414 sob licença atualmente? Grato
Desconheço no momento.
Mas foi noticiado recentemente que a Índia está fechando um acordo com a GE para produzir partes do motor, que vai equipar o caça Tejas Mk2.
A Coréia do Sul está produzindo pro KF21
Hanwha Aerospace signed an agreement with General Electric to manufacture General Electric F414 engines for KF-X aircraft. According to the contract, Hanwha is to manufacture key parts, locally assemble the engines, and oversee the installation of the engine on the aircraft. The company will also support flight testing and build an extensive support system for the aircraft’s operations.[57][58][59]
Que bizarro, a Turquia era país parceiro do F35 tier 3, tinha investido meio bilhão de dolares no desenvolvimento do avião e iria produzir várias partes no país, depois da lambança com o S400 agora se vê na situação de ser oferecida F16 e logo ver a Grécia operando Rafales e dentro em breve (2028) o F35. Fora o caos econômico do país e inflação fora de controle, o Erdogan tem feito só asneira e ainda sim foi reeleito… Mais parece um país sul americano que europeu.
Usou toda a força da máquina pública e foi uma diferença ínfima, mas venceu. Ao menos não é imortal.
Interessante observar que na primeira foto a aeronave está decolando sem um dos painéis de inspeção, mostrando o compartimento aberto, logo à frente do cocar da Força Aérea turca. Observando outras fotos, percebi que é assim em todos os F-16 com as “corcovas”. Talvez seja acesso à algum sistema, como o mecanismo do canhão, por exemplo. Alguém saberia informar algo sobre isso?
É o acesso ao banco de phasers e torpedos fotônicos. Bons tempos que os forenses tinham ideia do que eram tanques conformais dos F16 C Block 50…
Essa bobagem de phasers e torpedos fotônicos, oriunda da outra besteira que é guerra nas estrelas, jornada nas estrelas e afins, não te torna mais inteligente, pelo contrário. É claro que aquelas estruturas são tanques conformais. Quem disse algo em contrário? Mas, pode haver um acesso à algum compartimento por ali, ou não pode? Ou você sabe o que é aquilo que apontei na imagem? Se sabe, nos diga. Ou então, não venha com gracinhas. E se tu tiver uma visão minimamente funcional, vai perceber que ao redor do que citei há vários painéis de inspeção, portanto, os tanques não… Read more »
Na geopolítica quando ocorre uma disputa entre a ideologia e o interesse o segundo sempre ganha.
A Turquia esta podendo, no entanto o espaço de manobra diminui na medida que vai estabelecendo acordos com inimigos, a Turquia pode ter seu pedido nos Briscs congelados, na Síria pode ter troco dos Russos e para completar o acordo de grãos cada vez mais com a possibilidade de não ser renovado.
Agora 40 caças é muito pouco pela relevância que a Turquia representa, poderia ter pedido Gripen rsrsrsrs.
Se não for F16 será Rafalle, e agora Washington DC, vai fazer o quê?!?! Tudo tem seu preço…
Até então eram só “Rusgas” com os Americanos, interesses coincidentes superam obstáculos…
Vai ser a versão cracked edition…
Pelo visto o Erdogangster se vendeu muito barato…
Difícil saber o que mais está em jogo. A Coréia do Sul comprou o F35 como nação cliente (não parceira do programa) e como contrapartida recebeu 15 tecnologias da Lockheed Martin para o seu programa KF21, fora o acordo para produzir a turbina F414 sob licença. Depois que a Turquia saiu do F35 e decidiu por desenvolver seu próprio caça stealth, muito provavelmente irá necessitar de transferência de tecnologia para completar o seu desenvolvimento… talvez receba algo como contrapartida pela compra do F16… claro estou especulando, pode ser que a razão do F16 seja só para cobrir o gap de… Read more »
O F-16 vende mais que qualquer outro caça no mundo, à exceção, ora vejam, do F-35!!! Tem um rei aqui no blog que deve estar se mordendo de tão decepcionado!