Rússia cancela MAKS 23, segundo agência britânica
A Inteligência do Reino Unido disse que o show aéreo MAKS foi cancelado devido a preocupações de segurança, além de temer danos à reputação muito realistas.
A Rússia decidiu cancelar discretamente o MAKS Air Show em 2023, que até a invasão da Ucrânia era um evento internacional significativo destinado principalmente a mostrar a indústria aeroespacial da Rússia.
Esta decisão foi tomada principalmente devido a preocupações legítimas de segurança, decorrentes de ataques recentes envolvendo veículos aéreos não tripulados na Rússia, que conseguiram contornar as medidas antiaéreas e antimísseis locais.
A notícia foi divulgada ontem pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.
Latest Defence Intelligence update on the situation in Ukraine – 2 July 2023.
Find out more about Defence Intelligence's use of language: https://t.co/Okgrw8EpKD
🇺🇦 #StandWithUkraine 🇺🇦 pic.twitter.com/Cx7q07BjNH
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) July 2, 2023
De acordo com a mensagem postada no Twitter, os organizadores provavelmente também estavam cientes do dano potencial à sua reputação se menos delegações internacionais comparecessem ao show.
O setor aeroespacial na Rússia enfrenta desafios consideráveis, incluindo sanções internacionais e escassez de profissionais altamente qualificados que estão sendo incentivados a integrar a própria milícia da agência espacial Roscosmos.
MAKS significa “International Aviation and Space Salon” em russo (Международный авиационно-космический салон). Desde 1992, serviu como plataforma para promover os avanços e conquistas dos setores aeroespacial civil e militar da Rússia. O evento acontece a cada dois anos perto de Moscou, no território do Aeroporto Internacional Zhukovsky.
Alguns comentaristas nas redes sociais brincaram que agora a Rússia perdeu a supremacia aérea em seu próprio território.
FONTE: Technology.org