Operações de desminagem na região de Kiev encontram destroços de oito Hawker Hurricane
Os destroços de oito aviões de combate britânicos Hurricane da Segunda Guerra Mundial foram descobertos enterrados em uma floresta na região de Kiev.
Os aviões de combate foram descobertos durante as operações de desminagem, quando uma bomba não detonada que remonta à Segunda Guerra Mundial foi encontrada perto do local.
A Grã-Bretanha transferiu aeronaves para a União Soviética como parte do apoio militar à URSS, pago pelos Estados Unidos sob o acordo Lend-Lease.
Especialistas em aviação observam que esta é a primeira vez que restos de tantos caças foram descobertos na Ucrânia. “É muito raro encontrar esta aeronave na Ucrânia”, diz Oleksii Shtan, chefe da operação de escavação.
No total, a URSS recebeu cerca de 3.000 aeronaves britânicas por meio do empréstimo. A maioria foi destruída em combate ou posteriormente desmontada para peças.
“Os Hurricanes são um símbolo da assistência britânica durante os anos da Segunda Guerra Mundial, assim como apreciamos muito a assistência britânica hoje em dia”, diz Valerii Romanenko, chefe de pesquisa do Museu Nacional de Aviação da Ucrânia.
Dentro da legislação Lend-Lease, a URSS era obrigada a pagar por qualquer equipamento militar doado que permanecesse intacto após o fim das hostilidades.
Alguns deles foram deliberadamente quebrados e enterrados após a guerra, para que os soviéticos não tivessem que pagar aos Estados Unidos. Este foi o destino dos oito furacões encontrados enterrados.
Armas de bordo, aviônicos, estações de rádio, nós e agregados que poderiam ser úteis foram removidos dos caças. Depois disso, os aviões foram parcialmente desmontados e enterrados em um barranco.
De acordo com as informações disponíveis, existem apenas 14 caças Hurricane capazes de voar no mundo.
Os aviões descobertos na região de Kiev estão planejados para serem remontados e colocados em exibição.
FONTE: Militarnyi