Um sobrevoo para marcar a aposentadoria próxima do C-130 Hercules do serviço da RAF ocorreu hoje em todas as quatro nações do Reino Unido.

Detalhes da rota e horários planejados pelas três aeronaves podem ser encontrados no mapa abaixo e abrangem locais importantes para o serviço Hercules e o 47º Esquadrão.

O primeiro Hercules da RAF chegou ao Marshall’s de Cambridge em dezembro de 1966. Desde que entrou no serviço da RAF, originalmente com a Unidade de Conversão Operacional 242 na RAF Thorney Island, operou em todo o mundo em apoio às operações militares e humanitárias do Reino Unido.

A transição para a frota de 22 Atlas (A400) e outras aeronaves de mobilidade aérea está em andamento há algum tempo. O 47 Squadron e o Hercules continuarão a cumprir as operações de apoio aos objetivos de defesa do Reino Unido até 30 de junho de 2023.

A experiência adquirida operando o Hercules e sua ampla gama de recursos serão transferidas para outras plataformas em serviço da RAF. Isso inclui o pessoal de apoio terrestre (Engenheiros, Operações Aéreas e Profissões de Inteligência) que serão realocados para funções semelhantes na RAF.

FONTE: Royal Air Force

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Hank Voight

Uma decisão equivocada pois o A400 é absolutamente inadequado para uma série de missões exercidas hoje pelos Hércules como por exemplo infiltrar o SAS atrás de território inimigo.

Rinaldo Nery

E por que? Não entendi.

Camargoer.

A diferença de tamanho entre o C130 e o A400 ficou evidente na foto. Boa sorte para a RAF. O fato da RAF não adquirir novos C130 é curioso, mas 22 A400 é uma frota impresisonante.

Sensato

De fato. A planilha de custos também deve fazer por merecer o mesmo adjetivo rsrs

Alexandre Galante

Veremos no futuro a RAF voando o KC-390 🙂

Camargoer.

Pelo que apurei, os aviões da RAF são C130J adquiridos em 2000. Eles teriam agora 20 anos. Podem estar no osso ou talvez possam ser empregadas por mais algum tempo em outra força aérea. Contudo, dependendo da curva de custos do A400, talvez a RAF ainda busque o Kc390 no futuro.

Douglas Rodrigues

Eita, oq vc sabe que não sabemos?!

carvalho2008

hummmm….

Jagderv#44

=D

Carlos Pietro

AMÉM!!!!!!!!!!!!!!!

Nilton L Junior

Vai que você acerta.

Junior P.

Duvido muito. O kc390 tem partes “made in Argentina” 🤓

GFC_RJ

É verdade… A Argentina vai exercer veto!

Fernando "Nunão" De Martini

Veta quem pode, vende quem tem juízo…
😀

Camargoer.

compra quem tem prejuízo., riso

Luiz Trindade

Amém!

Willber Rodrigues

Provavelmente todos estão “no osso”, mas se eles forem pro “mercado de usados”, mesmo que pra canibalização, pode afetar as vendas do 390….
Ou não?

Filipe Prestes

Espero que a maioria desses C-130 estejam no osso e não sejam da versão J, por que em caso contrário, vão encher – ainda mais – o mercado com Hércules usados e estes podem ser uma pedra no sapato pro Millenium, vide o caso aqui da América do Sul mesmo.

Fernando "Nunão" De Martini

Os atuais são C-130J e C-130 J-30, com entrada em serviço em 1999. Os C-130H já haviam dado baixa em 2013. Ou seja, são C-130J que acumularam quase 25 anos de uso, em teoria podendo voar por outros tantos, como foi o caso dos C-130H da RAF, que acumularam 50 anos de serviço. Mas… parece que estão no “osso”, segundo a RAF: https://www.raf.mod.uk/aircraft/hercules-c130j/ Pelo descritivo acima, estão dando baixa com dez anos de antecedência por terem acumulado as horas de voo programadas para a frota muito mais cedo que o esperado, devido às grandes demandas das operações no Iraque e… Read more »

Filipe Prestes

Obrigado pelas informações, Nunão!

Ivan

Curiosamente a RAF – Royal Air Force foi o operador de lançamento do C-130J no exterior, com 14 aeronaves, sendo 1 C-130J e 13 C-130J-30s (aquele da fuselagem alongada).
.
Porém, em 22 de março de 2021, foi anunciado que o C-130J seria aposentado até 2023.
Estava no documento ‘Defence in a competitive age’:
https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/974661/CP411_-Defence_Command_Plan.pdf
.
São aeronaves muito úteis e, desconfio, ainda tem algum tempo de vida.
.
Os ingleses, provavelmente, estão buscando padronização em ativos mais modernos, como fizeram nos outros ramos de suas forças armadas.
.
Vamos ver…
.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

Welington S.

RAF voando o KC-390 no futuro é muito plausível principalmente se o projeto da L3Harris e EMBRAER no que se refere ao KC-390 Agile Tanker sair do papel, veremos diversas forças aéreas interessadas na aeronave, inclusive, os EUA.

Filipe Prestes

Não creio que a RAF abriria mão dos seus MRTT “da casa” pelos KCs não, ainda que fossem Made in US

Leandro Costa

Os KC-390 e A330 MRTT são categorias diferentes de aeronaves. Aliás, os tamanhos são bem diferentes.

Filipe Prestes

Sim, isso é notório mas se não me engano a RAF não usava seus Hércules para REVO

Leandro Costa

Não importa muito por dois motivos. A RAF pode precisar de algo mais próximo de um KC-390 para suas operações, como o André Sávio colocou, e também pode ser que precise expandir o número de aviões-tanque. Ambos devido à revigoração da OTAN.

São possibilidades ao invés de certezas, claro, mas ainda assim não se precisaria abrir mão de um para se obter o outro caso a necessidade batesse à porta.

André Sávio Craveiro Bueno

E, além do mais, no futuro, talvez, apenas talvez, queiram um C-390 e não um KC-390.

Leandro Costa

Talvez. Mas sou cético quanto à isso no momento. Mas torço para que aconteça, claro.

Daniel Ricardo Alves

Oba! Tomara que a Embraer ainda consiga vender aviões para os britânicos.

Fabio Araujo

Vai ficar caro e no futuro vão de C-130, C-390 ou de A-200M ( um A-400 menor e bimotor que estão planejando para 2030).

Santamariense

Interessante que mesmo a RAF sendo uma das maiores operadoras do C-130, começou a operar o modelo depois da FAB. Os primeiros 3 C-130 chegaram à FAB em 1964 e os da RAF chegaram em 1966 e entraram em serviço em 1967.

“The first Royal Air Force Hercules first flew in 1966 and entered service with 242 OCU, Royal Air Force Thorney Island, on 1 August 1967.” Simply planes.

Leandro Costa

A RAF na época, ainda tinha uma variedade de aeronaves de transporte desenvolvidas e produzidas localmente. Pode ser que eles esperaram que boa parte delas estivesse mais próximas de seus finais de vida para fazerem a conversão para o C-130.

Hank Voight

Na verdade a própria aquisição do C-130 veio em resposta ao cancelamento do AW 681

https://en.wikipedia.org/wiki/Armstrong_Whitworth_AW.681

O AW 681 foi uma das três vítimas da política assassina do governo trabalhista de Harold Wilson contra a indústria aerospacial militar do Reino Unido, as outras duas foram o P.1154 (um jato VTOL supersônico) e o famoso TSR.2

Santamariense

Sim, também penso que foi por isso.

André Sávio Craveiro Bueno

Bom, a RAF aposentou seus C-130 H em 2013, então deve tê-los recebido 30 ou 40 anos antes.

Known to the RAF as Hercules C.Mk 1 (the C-130K designation only came into regular use as a differentiator after the C-130J entered service), the first aircraft completed its maiden flight on October 19, 1966. The type entered service in 1967, but defence cuts in 1975 saw 13 Hercules aircraft withdrawn and two squadrons disbanded.

https://www.raf.mod.uk/aircraft/hercules-c130j/

Santamariense

Sim, os recebeu em 1966 com entrada em serviço em 1967. De 1967 à 2013 são 46 anos. No Brasil, os últimos C-130 devem ser desativados no ano que vem, o que significará 60 anos de operação do modelo na FAB.