Suécia e Brasil têm compromisso de longo prazo no projeto Gripen, diz representante do governo sueco
Adido de defesa sueco comentou sobre a cooperação entre os países envolvendo os caças Gripen e os aviões da Embraer
O jornalista Nelson Duhring, do site Defesa Net, publicou uma reportagem dizendo que a cooperação entre a Suécia e o Brasil envolvendo os caças Gripen e os aviões da Embraer está sendo prejudicada pela guerra da Ucrânia e pela entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Em entrevista à CNN, Lars Bergström, adido de Defesa sueco e Coronel da Força Aérea, afirmou não ser verdade.
“A Suécia e o Brasil têm um compromisso de longo prazo no projeto Gripen. Acabamos de iniciar a transição do Gripen para o Brasil e, na verdade, a Suécia terá o primeiro Gripen neste ano e estamos ansiosos para um compromisso de longo prazo entre nossos países neste projeto”, disse.
A mídia especializada apontou que o mesmo contexto também teria afetado os planos da Suécia de comprar o Super Tucano A-29, da Embraer, e o cargueiro multiuso KC-390.
Sobre isso, Bergström disse que o país não planeja comprar um avião de treinamento avançado no momento, mas que no futuro podem “buscar um avião de treinamento avançado como o Super Tucano”.
“No momento estamos conduzindo treinamento avançado para nossos pilotos no exterior, não na Suécia. Mas talvez no futuro poderemos buscar um avião de treinamento avançado como o Super Tucano. Quando falamos em transporte tático e aéreo, a Suécia está no processo de compra de novos aviões de transporte tático e, claro, o brasileiro KC 390 é uma das opções”, afirmou.
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo.
FONTE: CNN
Olá Colegas. De fato, o artigo (como foi sugerido por um colega aqui em outro post) é muito ruim e olha a consequência. Pelo menos o defesa.net ficou ganhou visibilidade. Espero que a CNN chame o Galante, Nunão ou Poggio na próxima vez.
Discordo.
O Adido sueco está fazendo o papel dele. O Brasil está sendo cozinhado.
O país da malandragem fez escola e vai provar do próprio veneno.
Exato!
Sem dúvidas.
Defesanet, eu lembro que era um dos melhores sites de defesa do Brasil, isso lá no início dos anos 2000, de lá pra cá, na minha opinião, caiu muito a qualidade, principalmente quando tenta falar sobre política.
Ola Maurício. Pois é. O problema nem é falar em política, porque a política e a geopolítica permeiam todo assunto de defesa. No caso da guerra da Ucrânia, por exemplo, há uma enorme confusão. Sobre política partidária, assim como futebol, é possível fazer boas análises mesmo elogiando o adversário e criticando o time do coração.
Eu acho que a capacidade de criticar o que quer que seja, mesmo o time do coração, é fundamental para qualquer debate sério mesmo. Existem coisas que precisam ser ditas.
Ainda temos muito o que aprender com a memória de Vicente Matheus hehehehehe
Vc sabe que criticar e amar “é uma faca de dois legumes…”
Já diria o poeta alvi-negro.
Pois é. Tanto o Vicente Matheus quanto o Paulo Maluf usavam 752 da Vulcabrás.
Eu concordo com você de novo, Maurício. Mas não acostuma não! Heheheheheh
Toda vez que recentemente passei por aquele site, fiquei me perguntando se eu deveria estar usando um chapéu de papel alumínio.
“Eu concordo com você de novo, Maurício. Mas não acostuma não! Heheheheheh”
Leandro, novamente tu concordando comigo? Não é possível, deve ter alguma coisa errada…😂 Mas falando sério, a qualidade do dito site caiu muito.
Eu fui um dos que concordou com pontos do dito artigo. E deve-se falar mesmo aquilo que pensa. Não é esse um dos papéis da imprensa? Dar a informação e também a opinião? O citado site tem muito mais abobrinhas do que coisa de fundamento. Teorias da conspiração são as preferidas. Mas, no artigo o que mais importa é levantar as hipóteses sobre a situação da politica internacional do Brasil, frouxa, dúbia e covarde, num mundo em temperatura alta, pré-ebulição. O Brasil acredita que essa política de se fazer de desentendido vai gerar algo de proveitoso? Os principais programas de… Read more »
Infelizmente, nos últimos governos existe essa desculpa de que dependemos dos fertilizantes Russos para o Agro, e da China para o comércio em geral, o que é fato. Mas o que está sendo feito para eliminar essa ameaça, e isso é uma ameaça, que é a dependência alegada de um único fornecedor para o sustentáculo da economia nacional? Vamos ficar na mão desse fornecedor eternamente? Existe a possibilidade de adquirirmos fertilizantes do Canadá à um preço superior. Isso poderia ser negociado, mas está sendo? Será que a visão de Mundo do governo, tanto do atual quanto do anterior, combinam com… Read more »
Exato, Leandro! É exatamente o que eu penso!
“Adotarmos uma posição equidistante ou neutra, NÃO significa sermos omissos em relação à conceitos de relações internacionais que nós sempre defendemos…”
Exato!! Ser neutro é tomar uma posição…não precisa ficar do lado de A ou B. Mas, tem que mostrar qual é a posição do país à comunidade internacional.
“Isso pode não gerar problemas, mas também pode. Aguardemos.”
Acho que não vai dar em nada, claro, enquanto o dinheiro estiver caindo para os europeus, é isso que importa.
Ah, então a sensação que eu tava tendo ao entrar lá não é invenção minha.
Uma pena essa queda absurda de qualidade. Virou site de política.
O DefesaNet não é um site de jornalismo. É um blog pessoal do During que caiu nas graças de certos nichos do público.
Blog desorganizado. Maioria das matérias é colagem de notas de imprensa de fabricantes. Quantidade absurda de erros de português. E uma tara por criar expressões idiomáticas sem sentido.
Anos atrás escreveu um texto sobre um voo de um B777 da British que teria ficado “supersônico” por causa de um vento de cauda. Loucura.
Bem. O DefesaNet acaba sendo um bom repositório de informações, ainda que as análises publicadas lá sejam ruins. Sobre política internacional, eu realmente prefiro a Revista Brasileira de Política Internacional, mantido pelo Scielo e com acesso gratuíto.
Ok.
E quando a Suécia vai mostrar reciprocidade e comprar uns KC-390 ?
Caro J. O contrato de aquisição dos F39E/F já prevê uma série de compensações. Segundo o Relatório de Gestão da FAB do ano passado, o programa FX2 tem contratos de compensação da ordem de US$ 9 bilhões, mais que o dobro do valor que o Brasil está pagando pela compra do primeiro lote, da ordem de US$ 4 bilhões. Lembre também que a Embraer está envolvida na fabricação de 15 aeronaves do primeiro lote e provavelmente com todas as aeronaves “E” do segundo lote. Seria ótimo se a Suécia comprar o KC390, mas isso vai acontecer por méritos da própria… Read more »
Mas talvez valha a pena dar uma “forcinha” para o KC-390 na compra de um segundo lote, não é mesmo? Afinal. é o que todo mundo faz. Ou, claro, podemos apenas cumprir o contrato que já foi fechado e comprar caças em outro lugar e diminuir o tamanho do abacaxi que está nas nossas mãos.
Olá Daniel. Eu concordo que o governo brasileiro possa de deva atuar para a venda do Kc390. Quando o programa Fx2 estava na fase de seleção, o Brasil recebeu visitas do presidente dos EUA, do presidente da França e do Rei da Suécia. Seria ótimo uma visita do presidente brasileiro á Suécia para um encontro com o Rei e a Rainha Silvia, cuja mãe é brasileira, incluindo uma visita na Saab. Contudo, este tipo de visita tem que ser acertada com calma pela diplomacia. É importante amarrar outros acordos, na área de ciência e tecnologia e outras áreas. Considerando o… Read more »
Sei não. Considerando as declarações mais recentes do PR, creio ser melhor mandar o ministro da defesa ou algum outro.
Pelo que lembro, o atual MD disse que condicionaria um eventual segundo lote a compra do C-390 pela Suécia, vamos ver se falavam sério ou é só o conhecido lêrolêro de político.
Ele não condicionou. Ele ia tentar negociar, mas felizmente não condicionou.
A chance da Suécia comprar KC-390, Super Tucano ou qualquer outro produto Embraer é de 0, 0000%. Anote o que eu disse e depois me cobre. NENHUM político europeu ou norte-americano cometerá o suicídio político de deixar de comprar produtos OTAN para comprar produtos de um país do BRICS. Está bem claro que o BRICS é o Novo Pacto de Varsóvia. Qualquer conversa em outro sentido não passa de CONVERSINHA do mesmo nível do papel ridículo que o Brasil está fazendo na ONU “pedindo investigação para saber o que aconteceu na represa que explodiu na Ucrânia”. Agora. Tem louco pra… Read more »
Então os Holandeses são doidos?
Os holandeses e o adido sueco estão na mesma situação.
A Holanda comprará KC-390 do mesmo jeito que a Suécia: só na cabeça de brasileiro louco.
O KC-390 está morto. Morreu.
Quem comprou comprou, quem não comprou não compra mais porque não terá escala.
Próximo País que comprar o KC-390 quero ler a tua postagem…
Segundo o Felipe Salles é provável que estes sejam, em ordem a Rep. Checa, Áustria e Egito. Inclusive o staff da EDS teria ficado put* com o Marcelo Damasceno por ter “vazado” sobre as conversações adiantadas com o Egito durante aquela audiência recente com alguns parlamentares.
Combinado.
Seria legal se o senhor fizesse o mesmo quando a Holanda ou outro país que se cogita comprar o KC-390 fizer o primeiro anúncio de cancelamento.
Me estranha o senhor, que é do metiê, achar que os países europeus e norte-americanos ainda não terem sacado qual é a do BRICS. Ainda mais na conjuntura geopolítica atual.
O Brasil está queimadasso.
Saímos da Segunda Guerra em uma posição moral equivalente ao da Austrália. Hoje, na boca miúda, somos vistos como pecinha de esforço de guerra anti EUA, anti Europa e anti OTAN.
Qual é a do BRICS?
Conta pra gente…
Hungria e Portugal mandam abraços.
A venda de Portugal, como já respondi, é uma realização de intenção assumida com a compra da OGMA pela Embraer no início do programa C-390, a 10 anos atrás, quando a guerra da Ucrânia não existia e o o brasileiro conseguia esconder dos gringos o antiamericanismo arraigado na alma de 70% do povo brasileiro.
A venda da Hungria foi uma coisa muito particular do Bolsonaro por conta do governo que existe lá. Uma venda pequena e feita antes do Brasil cair de vez na lista do SPC
Quando vejo Fernando EMB e Nery contradizendo seus argumentos, estes baseados puramente em crendices ideologicas suas.
…”Brasil cair de vez na lista do SPC”…..
…”Aproveita e de uma olhada na curva de preço das ações da Emb, da Cessna e da Bombardier
O prognóstico nunca é ufanista”…..
….”O Brasil selou um destino muito sombrio com o BRICS.””….
….”aliado extra-Otan foi um jeito educado de dizer….não …” … governo brasileiro só faltou…”.
Esta última por sinal uma perola de diagnóstico geopolitico.
Ainda a tempo de reavaliar rsrsrsrs
Três países da OTAN já compraram o KC 390, todos são doidos?
E quando o governo anterior se absteve contra a Ucrania na ONU e se encontrou com o Putin, ai era certo?
Prezado. Sem defender ou atacar ninguém mas não é uma equivalência válida. Sim, houve o fato mas o contexto e principalmente as declarações envolvendo os fatos foram bem diferentes.
Nada de diferente, se tem um ponto em que os dois governos tiveram posturas iguais, foi com relação a Ucrânia, sendo que o Governo anterior foi até mais radical, porque se absteve de uma votação na ONU e ainda foi até a Rússia se reunir com o Putin.
Enquanto que o atual governo votou contra a invasão da Russia na ONU e não se reuniu com o Putin!
Ah sim. De fato. Se encontrar com o Putin antes do início da guerra e se abster na votação é igualzinho a receber o Lavrov no Planalto, não contestar quando ele diz que as visões de Rússia e Brasil estão alinhadas, ignorar o Zelensky no G7 e ainda dar discursos atribuindo culpa da guerra a vários países, incluindo o invadido.
“NENHUM político europeu ou norte-americano cometerá o suicídio político de deixar de comprar produtos OTAN para comprar produtos de um país do BRICS.”
Pelo visto você não vem acompanhando quais países adquiriram ou vão adquirar o KC-390, não é mesmo?
Amiguinho, no mundo aeronáutico e, mais ainda, no mundo militar, o que mais tem é licitação ganha sendo cancelada. Todas as “vendas” de KC-390 para países europeus que não foram concretizadas serão canceladas. Não existe possibilidade política de países OTAN e aliados comprarem produtos Embraer. Inclusive produtos civis. A Embraer cada vez mais terá que se conformar com vendas para países periféricos e esquecer o mercado norte-americano e europeu. Esses dois mercados, que hoje representam pelo menos 90% da participação de mercado da Embraer, serão substituidos por Cesna e Bombardier (principalmente). O Brasil selou um destino muito sombrio com o… Read more »
Anotado… E serei mais um a esfregar a notícia na sua cara na próxima venda de aeronaves civis ou militares da Embraer para os EUA ou Europa!!!
E as aeronaves executivas não contam? Porque a poucos dias a Embraer fechou um contato bilionário de venda de jatos executivos para os EUA!!!!!
Isso. Aproveita e de uma olhada na curva de preço das ações da Emb, da Cessna e da Bombardier
O prognóstico nunca é ufanista, sinto muito.
Sugiro que continue acompanhando o preço das ações…
E não tem nada errado com o preço das ações.
Acabei de ver aqui na B3 – trajetória de alta desde Junho de 2022
O Brasil é aliado extra OTAN desde o governo Trump o que permite a indústria de defesa brasileira vender seus produtos aos membros da OTAN. Por mais que tanto Bolsonaro como Lula se mantiveram neutros na guerra da Ucrânia, não é de interesse dos EUA abandonar o Brasil e deixar que a China assuma o papel de grande aliado da América do Sul. A Embraer é brasileira mas depende de fornecedores ocidentais. O KC 390 usa motor e aviônica americana por exemplo… e a Holanda que é membro da Otan já decidiu pelo KC 390 como sua nova aeronave de… Read more »
Acho que você ainda não entendeu o significado de aliado extra-Otan.
E o Brasil sempre pode vender e, inclusive vendeu, seus produtos militares para países da Otan antes desse reconhecimento (Tucano, Xingu, etc).
De fato ele não entendeu.
Mas é sempre bom lembrar. No caso específico do Brasil o significado de aliado extra-Otan foi um jeito educado de dizer “queremos você fora porque você não é confiável” em uma época que o governo brasileiro só faltou comprar espaço na grade de programação de emissoras de TV gringa fazendo campanha para entrar para a OTAN.
O Brasil nunca será parte da OTAN, não é nem do interesse do Brasil ter que socorrer a Europa em caso de guerra visto o artigo 5 que diz que ataque a um país membro requer resposta de todos contra esse agressor externo. Nem Japão, Coréia do Sul, Israel ou Austrália são membros da Otan.
O Brasil realmente não é confiável como aliado, mas é do interesse dos EUA e Europa manter o Brasil mais próximo ao ocidente que do lado da China.
Caro. O Brasil foi o único país latino americano a enviar tropas para a Europa que combateram junto com o exército dos EUA contra a Alemanha nazista. Sediou a maior base aérea dos EUA no exterior durante a II Guerra. Fui um dos principais articuladores da fundação da ONU. Ainda assim, não foi convidado para integrar a OTAN porque é uma organização relacionada ao Atlântico Norte. Como assim é um aliado não confiável? O fato do país ter uma diplomacia independente, mesmo durante o regime militar, não pode ser tomado com grau de confiabilidade. Na verdade, tirando o período no… Read more »
Não foi um comentário negativo, quis dizer que o Brasil hoje almeja ser neutro e acho que um aliado faz tudo aquilo o que uma aliança exige dele e não vejo hoje o Brasil disposto a baixar a cabeça para nenhuma potência militar (e nem deve)… a exemplo da Austrália que faz tudo aquilo que os EUA e Reino Unido pedem, até por isso foi agraciada com a aliança AUKUS e com o programa de transferência de tecnologia nuclear para frota de submarinos de ataque SSN. O governo Bolsonaro solicitou aos EUA auxílio para terminar o programa do submarino nuclear… Read more »
Aliado extra Otan permite a Embraer ou outras empresas brasileiras venderem seus produtos às forças armadas americanas, além de poder participar de projetos conjuntos. Sem essa designação por exemplo, a Lockheed Martin não poderia ter auxiliado a Coréia do Sul no projeto Borame. Os EUA já compraram super tucanos pra força aérea afegã, mas indiretamente pela Sierra Nevada. Se por exemplo um dia houver interesse do JSOC em adiquirir uma aeronave de transporte nova pro braço aéreo, sem essa designação de aliado extra OTAN o KC390 nem poderia ser considerado. Do site do state departament Major Non-NATO Ally (MNNA) status… Read more »
“O Brasil é aliado extra OTAN desde o governo Trump o que permite a indústria de defesa brasileira vender seus produtos aos membros da OTAN”.
Apesar que para mim essa estrelinha na testa de “aliado extra otan” não quer dizer muita coisa…
Somente para alegrar tiete!
Realmente, não quer dizer muita coisa, depende de cada país aproveitar essa posição… o mais provavel é que com o Lula no poder (nada contra ele, comentando apenas baseado na ideologia que ele acredita) essa posição seja similar ao caso argentino e não aos exemplos de Japão, Israel, Coréia do Sul e Austrália… simplesmente porque a retórica antiamericana da esquerda latinoamericana é mais forte que qualquer senso de pragmatismo.
Rapaz, eu queria apenas dizer que concordo com vc 100%, o que é uma pena, para nós.
Viajou na batatinha com maionese…
Realmente tem louco para tudo. Como por exemplo, defender o alinhamento com EUA e demais países da OTAN que já questionaram várias vezes a nossa soberania sobre a Amazônia. A decisão soberana do Brasil é se manter neutra e ponto. Não cabe a OTAN, BRICS, ONU ou seja lá o que for escolher qual lado que os brasileiros ficarão em uma guerra que não nos diz respeito. Se o preço a ser pago pela nossa neutralidade é o alinhamento com a Rússia e a China, paciência. Talvez seja o momento do Brasil sair fora daquele acordo de não proliferação de… Read more »
Uma vez que o governo FHC assinou o acordo de não proliferação, sair dele levaria a uma série de catástrofes pro país a começar pelos mais diferentes tipos de embargos econômicos, o país seria tratado não muito diferente do Irã. Durante a crise nuclear nos anos 90 entre Índia e Paquistão, o que levou ambos a interromperem seus testes nucleares foi a ameaça da Europa e EUA de cortar todo investimento externo. O Brasil depende do dólar, por isso tem que ser pragmático e não por a economia do país em caos maior do que já está… ter uma bomba… Read more »
Caro Daniel. Durante anos, o Brasil não aderiu ao tratado de não-proliferação argumentando que todos os países deveriam banir as armas atômicas. Que não fazia sentido proibir outros países de terem armas nucleares e permitir que alguns poucos as tivessem. Era um argumento forte. Perceba que o Brasil já tinha aderido ao tratado que tornava a América Latina e Caribe uma região livre de armas nucleares e que a própria CF88 proíbe o país de desenvolver armas nucleares. Assim, mesmo fora do TNP, o Brasil não produziria armas nucleares. O Brasil participou da elaboração do tratado em 1968 e defendia… Read more »
Houve uma CPI logo depois da redemocratização que descobriu um programa secreto em que o Instituto de Estudos Avançados tinha dois desenhos já prontos para bomba de fissão… teve até aquela cena do Collor em 1990 na serra do cachimbo vedando os locais de teste, provavelmente a única coisa que fez certo no seu governo. https://www.globalsecurity.org/wmd/world/brazil/nuke-3.htm “Within Brazil’s Congress, a CPI looked into the Parallel Program. Members visited numerous facilities, including the Institute of Advanced Studies (Instituto de Estudos Avançados–IEAv) at the Aerospace Technical Center (Centro Técnico Aeroespacial–CTA) in São José dos Campos. They also interviewed key players in the… Read more »
Condicionar um 2° lote de Gripens pro Brasil a troco de imposição de que os suecos comprem 390 não beneficia a FAB. Ela perde a chance de negociar off-sets melhores pro Gripen,como mais facilidades pra manutenção do caça ao longo da sua vida útil, e Deus sabe quando a Suécia vai começar seu programa de compra de aviões de transporte. Se o 390 vencer na Suécia ( e eu torço que vença ), vai ser por mérito da aeronave. Claro, nada impede que se aproveite que os suecos são nossos “parças” nisso, pra chamar eles pra dar uma olhada melhor… Read more »
Esse DefesaNet é o mesmo que, anos atrás, fez uma matéria que foi desmentida pelo próprio “Big Boss” da FAB?
https://www.aereo.jor.br/2021/12/26/comandante-da-aeronautica-contesta-notas-publicadas-pelo-site-defesanet/
Ola Wiberl. Sim. O mesmo.
A embaixadora sueca no Brasil não fala português. Dado o aumento colossal dos negócios de defesa entre os dois países, seria apropriado a Suécia rever as habilidades mínimas de seus representantes. Imagine se, além do Gripen, o Brasil também optar pelo CV-90. Isso sem falar nas grandes marcas suecas presentes no mercado brasileiro: Electrolux, Scania, Tetra Pak, Ericcson, etc, etc, etc.
Caro Augusto. Eu tenho muito contato com o Consulado Geral do Japão, aqui em São Paulo. Conheci vários dos e das Cônsules que serviram aqui. Alguns falavam português perfeitamente. Outros falam um português carregado. Outros falavam francês e inglês mas não português. Então, não é problema não. Lembro de muitos embaixadores dos EUA que não falavam português nem espanhol.
No plural é sempre masculino, sempre “dos”, não precisa ser redundante.
Achei importante pontuar que o Consulado Geral do Japão em Sâo Paulo já teve Cônsules mulheres e homens, O serviço público japonês ainda é muito desigual nesta questão de gênero. È um assunto que sempre aparece quando eu converso com pesquisadoras no Japão. Por exemplo, há muita gente que confunde embaixadora com embaixatriz, que é a esposa do embaixador. O mais engraçado é que não existe uma expressão para o esposo ou esposa da embaixadora.
“O mais engraçado é que não existe uma expressão para o esposo ou esposa da embaixadora.”
Ora, ora.. Existe, é esposo(a) do(a) embaixador(a). rsrs
Agora falando sério, esse negócio de “todos e todas” é mais um herança, mais um dos tantos desserviços desse gov. maldito que retornou como um câncer..
Nem vou comentar a tal linguagem neutra..
Caro Renato. Dirigir-se aos homens e mulheres é uma questão de elegância e educação muito mais antiga que nossas idades juntas. Se você buscar discursos ou pronunciamentos de presidentes do Brasil, como Collor, Sarney e mesmo os presidentes militares, você encontrará saudações aos senhores e senhoras, aos brasileiros e brasileiras… Este tipo de coisas é uma herança de gerações anteriores as nossas. É uma muito mais uma questão de educação e gentileza.
Sim, isso eu sei obviamente.
Estava me referindo especificamente ao tal do “todos e todas” essa redundância horrorosa que virou moda impulsionada a partir do governo de uma “ex-presidentA”.
Olá Renato. Então, existem substantivos neutros como “estudante” o qual demanda um artigo para caracterizar o gênero. Outros substantivos precisam ser flexionados no gênero, como “aluno” e “aluna”. Alguns substantivos neutros podem ser flexionados, como “chefe e chefa”. É recomendado, por exemplo, que uma saudação seja feita “Senhores e Senhoras Chefes de Estado”, por exemplo. O termo “Chefa” costuma ser usado de modo pejorativo (e carregado de preconceito). A palavra “presidente” é um termo neutro. Assim pode ser usado como “a presidente” ou “o presidente”, mas assim como “chefe”, pode ser flexionado para “a presidenta”. Por exemplo, existem inúmeras referências… Read more »
Caro Camargoer, vc é elegante ao paradoxo. Quero crer q o fanatismo produz esse tipo de efeito. Imagino q seja algo semelhante a Martin Bormann dizendo a Hitler, no dia 29 de março, que “a vitória da Alemanha é inevitável”, cena magistralmente descrita por Joachim Fest em sua biografia de Hitler.
Longe de mim querer lhe dizer o q fazer, mas penso que certos temas, melhor não responder.
Olá Bitten. Obrigado pelas palavras gentis. Sabe que eu também gosto muito da biografia que o Ian Kershaw escreveu. Foi bom ler as duas. Ainda que existam coisas sem importância que podem ser ignoradas, tem outras que precisam ser esclarecidas, senão elas sempre voltam a aparecer feito assombração dos desenhos do ScoobyDoo.
Eu acho interessante isso. Não vejo problema também. Isso não significa que a pessoa não esteja preparada para exercer a função. Mas uma coisa que achei interessante na AMAN é que conheci três cadetes de terceiro ano de West Point, todos eles indo para ‘supply’ (matbel, logística) e todos os três fizeram um intensivão de quase dois anos de português para passarem seis meses na AMAN. Mas claro, eles tem que assistir as aulas em português, coisa que o consul não precisa fazer porque tem toda uma equipe para apoiar suas ações e decisões. Na verdade, não tem nada a… Read more »
Bem observado. Quando eu dava aulas de HNM (História Naval e Militar) na EN, sempre tínhamos um oficial de Marinha da US Navy lá, dando aulas de inglês. Geralmente criavam mais problemas que ajudavam. Em troca ia um brasileiro, q ficava tmb (acho q era 2 anos) d
(Desculpe, mas estou teclando no celular…) geralmente eram corvetas, e o brasileiro era mandado dar aulas de mecânica – diziam eles pq os brasileiros eram mto bons nisso. Qto a alunos, recebíamos centroamericanos e africanos, mas acho que as despesas deles eram pagas por seus governos. Tivemos quatro alunos americanos, do 4º ano deles, mas eram do equivalente deles ao Quadro da Armada.
Até onde eu sei pelo que me foi informado era de que realmente os governos dos paises de origem pagavam seu tempo de estudo em nossas academias.
A FAB manda um TenCel p USAFA. Ministra aulas de Português e de Relações Internacionais. A Maj Daniela Lins está indo p EAO (esqueci o nome), em Montgomery, AL, deles pra ser instrutora também.
Pois é. O Governo Japonês seleciona estudantes brasileiros para fazer graduação e pós-graduação no Japão todos os anos. Todos recebem seis meses de estudo de japonês antes de iniciar o período letivo.
Não creio que isso seja um fator tão relevante…..se o diplomata fala o idioma local, não deixa de ser um ponto positivo…..mas não a ponto de interferir no relacionamento de dois países. Será que o embaixador do Brasil na Suécia fala sueco?? Tanto faz….o relacionamento entre as duas nações é muito bom! Tenho certeza que o embaixador da Argentina em Londres fala muito bem inglês….mas nem por isso o relacionamento entre Argentina e o Reino Unido é dos melhores. Conhecí um diplomata aposentado……serviu em países tão diferentes como Hungria, Arábia Saudita e Grécia….não fala nenhum dos idiomas desses países, mas… Read more »
Olá Franz. Hoje, a representação brasileira em Estocolmo é chefia pela embaixadora Maria Luísa Escorel de Moraes. Ela serviu em vários países, inclusive na ONU. Não consegui confirmar se ela seria fluente em sueco. Talvez, depois de quase dois anos servindo lá, ela tenha aprendido. Conheço pessoas que aprender uma outra língua com grande facilidade. Eu tenho muita dificuldade.
Olhando o tempo que o Brasil costuma operar seus caças, esse “compromisso de longo prazo” se faz mais que necessário!
Seria muito estranho ver os suecos seguindo esta linha de pensamento que foi colocada, rsrsrsrs… . A Suécia não vai abrir mão do Gripen E. Mas realmente existe o burburinho do F-35A, que vem sendo discutido por lá. Só que é muito, mas muito papo, para pouca coisa concreta e muito menos oficial. . Gripen C/D, vai até 2035. Os Gripen E estão atrasados, mas vão começar a chegar, finalmente! . Com o ingresso na OTAN, tudo caminha para a manutenção do patamar de gastos de 2,00% de PIB em defesa. Dentro desta questão, o governo da Suécia aprovarou recentemente… Read more »
Narrativas por narrativas a Suécia poderia muito bem ficar só com o Gripen E até se decidir pelo próximo caça, que pode ser tanto um caça local como o FCAS, afinal de contas, OTAN e Rússia não vão entrar em guerra mesmo…Ou seja, se estão construindo uma narrativa para a FAB comprar o M-346, por outro lado estão construindo uma narrativa para a Suécia comprar o F-35, simples assim.
Lembrando que narrativas por narrativas a Venezuela não é uma ditadura e o ditador de lá é democrata e o Brasil está uma maravilha econômica e social.
Sim, narrativas são sempre narrativas, tem aquela que a Arábia Saudita não é uma ditadura, e o seu ditador é um democrata que não manda matar e esquartejar jornalista.
Quero ver o F35 atingir o índice de disponibilidade do Gripen, o “gorducho” vai passar vergonha…
São duas categorias diferentes de caças.
Não acredito que o F35 possa manter o índice de disponibilidade do Gripen e que é fundamental para a operacionalidade da Força Aérea Sueca, o “gorducho” vai passar vergonha…
Bardini, você ter citado a questão do F-35, na Suécia, me fez lembrar da LAAD, com altos militares da FAB no estande da Boeing vendo justamente o que? Sim, o F-35. Não sei, posso estar errado, mas algo me diz que haverá um aperto de mãos, no futuro, entre Suécia e Brasil, na questão do F-35. Como você bem disse nesse ponto: ”Mas, a questão dos caças, é Gripen E + F-35A… A SAAB manteria suas capacidades com Gripen E/F…” Já no caso da FAB (que pode ser uma loucura da minha cabeça pensar assim), seria o contrário. A FAB continuaria utilizando… Read more »
Mas o quê, na sua opinião, motivaria isso? A escolha pelo Gripen foi justamente porque era barato, sem chances da FAB querer operar um avião coma hora de voo tão cara e que ainda exige manutenção especializada no qual a FAB tem expertise zero. Claro, as tensões geopolíticas estão aumentando, o que justificaria mais investimentos na defesa se fôssemos um país preocupado com isso, mas na mesma LAAD que você citou, o ministro da defesa disse a jornalistas que não sabia a razão do mundo todo está se armando, com isso já dá para entender a mentalidade das pessoas que… Read more »
Triste, se for isso é um trabalho muito grande por uma aeronave tão medíocre em desempenho quanto comparada ao Gripen E como o FA-346.
tão medíocre que os pilotos suecos vão treinar no T 346A !! Ahahahahaaha
E os nossos vão treinar no A-29B e no F-39F.
O Brasil precisa de caças, mal temos defesa aérea, para FAB o caminho é o F-39 ou coisa melhor, FA-346 é um atraso.
Caro Bardini não há narrativa!! Ter o gripen não significa não precisar de um treinador avançado, aliás exatamente o contrário!
Você vai doar seu dinheiro para FAB comprar e operar esse treinador bombado e subsônico?
Caso contrário, sim, gastar nesse avião vai impactar outros projetos muito mais importantes.
Não há nada mais importante do que ter pilotos bem treinados e economizar dinheiro, quando você tem uma aeronave de 4ª geração de necessariamente ter um treinador adequado no auge da tarefa.
Quer um treinador??
Pelo menos aspire por um que possa fazer defesa aerea em caso de necessidade.
Não estamos no anos 60, não dá para reeditar a dupla Mirage III × Xavante, o F-39 tem que ser nosso Low.
Sabe o que é mais econômico ainda?
Se precisa tanto de um lift, mande os pilotos para escola internacional italiana, a gente só paga as horas de instrução e pronto.
Ter um bom brinquedo e depois não ter pilotos devidamente treinados e um desperdício de dinheiro além da defesa aérea. Toda força aérea sabe disso!! Digo isso de outra forma porque você finge não entender que o treinamento no Gripen é insustentável e não para o Brasil, mas para qualquer força aérea.
Hoje nossos caçadores na sua maioria voam um caça de 3 geração modernizado, e não usam um lift, e agora querem implantar a idade que o Gripen, um avião de geração 4++ precisa?
O Gripen é mais inteligente, mais fácil e dócil de voar por toda sua eletrônica, isso não faz sentido.
Precisamente porque já não estamos nos anos sessenta temos de formar pilotos em aeronaves complexas, a diferença entre uma força aérea forte e uma fraca é a formação, hoje mais do que nunca o factor humano continua a ser essencial talvez a sexta geração de aviões o piloto se torne secundário!
Avisa isso para a França e Espanha, que substituíram o jato Alpha Jet pelo turboélice PC-21 no treinamento e aperfeiç
… no treinamento e aperfeiçoamento de seus pilotos de caça. Eles saem do PC-21 e vão para Rafale, Mirage 2000, Typhoon e F-18.
Corrigindo: França substituiu o Alpha Jet e a Espanha o CASA C-101.
Pois é além do que, Força Aérea Sueca receberá em breve os novos treinadores de pilotos do Gripen:
https://www.cavok.com.br/forca-aerea-sueca-recebera-em-breve-os-novos-treinadores-de-pilotos-do-gripen/amp
Vocês estão fazendo uma salada de treinadores…
Pois é… Kk
correto Nunão, faço menção de treinador básico.
Erro meu.
você quer comparar o T 346A com uma aeronave turboélice???? no entanto, os pilotos espanhóis e franceses treinam no T 346 A. Comprar um turboélice suíço não tem nada a ver com tecnologia ou necessidade de uma força armada e uma questão de relações de poder e razões diplomáticas políticas entre paises europeus.
https://www.scramble.nl/military-news/new-italian-flight-training-school-at-sardinia
Se você soubesse para que serve um treinador, não falaria assim. Um treinador não precisa ser supersônico é inútil, transônico é suficiente são outros recursos que você tem que olhar e as tecnologias que você tem que ter.
Achei interessante o adido sueco ter se pronunciado publicamente e esclarecido a situação. É o que deve ser feito. Lembro-me quando um suposto “oficial” colombiano saiu falando sobre problemas no Gripen. As palavras têm poder, e respostas rápidas e precisas são necessárias para evitar efeitos colaterais indesejáveis. Publicações de opinião são importantes para promover discussões, mas deve-se ter cuidado para não acabar gerando desconfiança ou prejudicando cooperações estratégicas. Curiosamente, há cerca de duas semanas, a Asas publicou uma entrevista em vídeo com o comandante da FAB. Durante a entrevista, ele abordou tanto os futuros desenvolvimentos da caça quanto o polêmico… Read more »
Eurofighter, Rafale ….kk só esqueceram que são de países da OTAN
O globalismo ou imperialismo para alguns, jamais perde.
Qualquer governo que se opuser a sua agenda; seja este governo eleito democraticamente ou não. Será perseguido, prejudicado e destituído mais cedo ou mais tarde.
Vide o que fizeram com a França no caso dos submarinos australianos. Contrato assinado, vigente e deixaram os europeus com um prejuízo bilionário.
Atualmente a Ucrânia é o centro das suas atenções. Por isso o Brasil pagará muito caro na visão deles; por negar “ajuda” para a Ucrânia.
O sueco é mais um boneco de ventríloquo na mão de Washington e Londres.
Olá, Antunes, concordo com o que você fala, mas não entendi muito bem a relação entre o segundo e o terceiro parágrafo. Você quer dizer que os EUA “perseguiram” a Austrália em sua decisão dos submarinos? Esta situação (Três países ocidentais e ricos brigando entre si) é muito diferente daquela vivida por países em desenvolvimento e suas relações com países mais ricos.
Pra mim a linguagem corporal do adido é muito extranha, ele me parece muito descompromissado, não espoçou reação com a suposta FAKE, e no inico ele olha muito para o lado, indicando que está buscando o campo criativo da memória, logo está inventando. Verdade seja dita, desde 2013 quando assianamos o contrato, até agora só 6 aeronaves entregues! Muito extranho, não eximo nossas responsabilidades, mas o cliente somos nós, e não eles, e somos os unicos clientes. Se tem fumaça tem fogo e nesse caso, muito fogo.
Julgando a aparência de um militar, se seguir está logica podemos dizer que o comandante do EB esta infeliz no cargo.
Ele nem deveria responder já que não foi uma afirmação oficial do governo Brasileiro e muito menos da FAB, achei prestativo com o povo Brasileiro, com o contribuinte.
Ou um cara que não tem total domínio do inglês, que não é sua língua nativa, procurando por palavras e expressões. Isso ficou bem óbvio.
Olá Leandro. Também é preciso considerar o desconforte de ser entrevistado em rede nacional. Quem já deu entrevista sem receber um treinamento adequado costuma tremer.
Essa parceria precisa ser rompida logo. Não dá pra aceitar parceria com país que apoia ditadores e países que agridem países europeus.
Conversa mole dos suecos. Assim que todas as aeronaves desse primeiro (e talvez unico) lote forem entregues, eles Vão dar uma banana para o Brasil e fingir que não aconteceu nada e a Embraer que vai ter que se virar para mais caças. Segundo eles o KC 390 “…ser uma das opções…” é chutar o balde. O KC-390 deveria ser requisito e assunto encerrado.
Sugiro à Embraer estudar o futuro com a FAB é já pensarem seriamente em um projeto próprio com o conhecimento adquirido. Tempo para isso existe, mas passa.
Já está se delineando o projeto AMX, “o retorno”.
Bom as coisas andam estranhas, na verdade, o Brasil precisa pensar direito no tocante defesa nacional, procurar desenvolver mais e deixar as ideologias partidárias burras pra trás, adotar um pensamento estratégico militar industrial nacional e não em ” PARCEIROS” até porque não há amizades na geopolítica só interesses
“ … e, na verdade, a Suécia terá o primeiro Gripen neste ano …”
Trecho da matéria acima. Pelo que o militar sueco disse, a FA Sueca receberá o primeiro nesse ano.
Sim, o primeiro de série da encomenda deles, para a Força Aérea iniciar a implantação em esquadrão. O planejamento deles é outro, não têm a mesma pressa da FAB por terem o Gripen C/D ainda na metade da vida útil, aproximadamente. Os demais já recebidos foram para a FMV, que é a organização de armamento deles, e sob a FMV fazem a campanha de testes. As entregas para a Força Aérea Surca começam neste ano e a certificação de operação inicial, na primeira ala a ser equipada (a F7 de Satenas, se não me engano) será atingida só em 2025,… Read more »
Para a CNN, a Gripen é uma fabricante sueca de caças…
Pessoal, tudo balela e jogo que faz parte do jogo….não tem nada nem de um lado nem outro. A Suécia desenvolveu o F39 muito mais com requisitos brasileiros e outros mercados de exportação do que ela própria (airframe). Foi uma necessidade de alavancar seus modelos no mercado internacional. Ela já possuia o C/D que inclusive, recebe e poderá receber, o mesmo pacote eletronico do E/F…ela tem apenas que racionalizar o custo beneficio, que é logico e não tem a mesma pressa que a brasileira…. O Brasil selecionou e comprou o F39, indeependente da permuta do C-390 (que veio depois). Se… Read more »
Continuação: E sobre o Brasil, isto faz parte….e ja falei deznas de vezes…..temos o nosso preço….e nosso preço tem de ser absurdamente alto, alto…alto demais, e pendermos ao lado de quem menos nos atrapalhar e de forma clara….isto é o que deve manter o Brasil na neutralidade….tanto e tanto, que devem é nos pagar para ficar exatamente nesta neutralidade….e acreditem, todos tem medo dela ser quebrada…. Ganhamos mais na neutralidade e justamente por isto, ela tem um peso e um preço absurdo….e todos sabem disto. A Guerra da Ucrania não é Russa, ela já é mundial, entendam de uma vez… Read more »
Obviamente estamos vivendo um ponto de inflexão na balança de poder no mundo. Para o Brasil ter real soberania (ainda não tem) o domínio de certas tecnologias é fundamental. Pouco me interessa BRICS, OTAN ou qualquer outra sigla da moda. Mísseis balísticos, submarinos nucleares e cybersegurança. É disso que estou falando.
Experimente embargar o Brasil, Suécia… faça o teste, pra vc ver uma coisa!
#SlavaKatervina
Parabéns, caro Camargo. Cada macaco no seu galho. Lembro de um diplomata que, anos
Se não houver o pedido de um segundo lote, este compromisso não será tão longo assim! O pedido de mais Gripens por parte do Brasil, seria o ideal para os dois lados. Com as baixas dos F5M e dos A1, se faz mais do que necessário.
acho que o pedido sai, mas apesar da ansiedade, a verdade é que mesmo saindo nao vai alterar o cronograma atual….isto vai rolar ate o Brasil estiver la na casa das 18 a 24 unidades ja entregues….e pela cadencia, nao ficaria surpreso de que quando ocorra, ja seja num block II….
Ola Carvalho. Concordo. A assinatura de um segundo lote pouco afetaria o cronograma de entrega do primeiro lote, ainda que seja possível que sobrepor as entregas finais do primeiro lote com as entregas iniciais do segundo lote. Por exemplo, a previsão é que sejam entregues 9 aeronaves em 2025 e apenas 2 em 2026. Se o contrato for assinado ainda este ano, ou no início de 2024, seria possível entregar 4 ou 6 aeronaves do segundo lote do segundo semestre de 2026. O Gripen tem a vantagem de ser um sistema modular que pode receber upgrades constantes, por esta razão… Read more »
O engraçado é que mesmo com os questionamento do During, o DEFESANET ainda tem Banners pagos pela SAAB… Bom, o sucesso ou fracasso do programa Gripen só será bem avaliado daqui uns 30-40 anos. Eu não estarei aqui pra ver isso, mas posso imaginar o que irão dizer e o que o povo vai querer ouvir. Provavelmente o mesmo que falaram do AMX. Uns disseram que o AMX foi um erro, um desperdício, que teria sido mais vantagem comprar F-16, que o AMX não teve escala, que nos negaram acesso a armas, que não deixaram a gente vender pra outros… Read more »
Lembrando que na década de 80 a Embraer acusou a Saab de espionagem industrial durante a concorrência do Brasília x SF340!!! O mundo da voltas, it’s all business…
Ora, ora, ora . . . Parece que sem querer, caímos em uma armadilha. A escolha da Suécia foi aplaudida por muitos, inclusive por mim, justamente por ser um país neutro. Se os suecos não se comprometerem a adquirir os Gripens, não tem motivo nenhum para fazermos novas compras e o contrato precisa REALMENTE ser revisto. É engraçado como o Biden deu tanto apoio para a candidatura do atual presidente, um apoiador histórico de ditadores pró-Rússia e desprezou o único candidato que realmente era um aliado ideológico fiel dos americanos. O mundo realmente dá voltas . . . Se ocorrer,… Read more »
“Se os suecos não se comprometerem a adquirir os Gripens” Já se comprometeram, e faz tempo. O governo sueco tem contrato com a Saab para aquisição de 60 caças Gripen E, com parte deles já em diversos estágios de montagem final (há cerca de 30 células em produção na Suécia, entre caças destinados ao Brasil e à Suécia). Também há contratos assinados com diversos fornecedores mundiais (radares, motores) para os 60 caças suecos, além dos brasileiros. Basta dar uma busca aqui no site para ver com quem e os valores, tudo assinado pelo governo sueco e sua administração de defesa… Read more »
Procede a informação de que a única arma integrada ao Gripen E até o momento é o canhão?
E que o IRST ainda terá de ser certificado para os tópicos?
E que a certificação de armamento ar solo é anti navio somente daqui dez anos?
São compromissos de longo prazo, mas que podem ficar congelados enquanto o Brasil for conduzido por um anão diplomático.
A maioria das peças do avião são produzidos por países integrantes da OTAN e, o anão diplomático ataca abertamente o mundo ocidental, em defesa da China e Russia.
Sem peças made USA este avião não decola.
Caro. A sua leitura é equivocada. Nenhum país está sancionando o Brasil por não oferecer ajuda militar para a Ucrãncia. Aliás, o presidente irá visitar a França no fim de junho. Por que Macron receberia Lula se o país estivesse isolado diploimaticamente?
Tá na hora do Brasil partir pra um segundo vetor, só por segurança, não seria nada mal tentar a compra do Sukhoy SU-57, ficar dependendo só de um vetor e de um país que em breve será membro da OTAN é furada.
Su-35, ou talvez até o Su-30MKII mais em conta.
Não podemos colocar todos os ovos num mesmo cesto.
Caro. Ainda que eu goste muito dos Sukhoi, é preciso lembrar que ele foi desclassificado pela FAB no programa Fx2. Não faz sentido pensar que agora o Su35 viesse atender o que não atendia e que o F39NG está atendendo.
Entendo, prezado Camargoer. Penso mais para ter um vetor independente de um só fornecedor.
Olá Paulo. O principal fornecedor de aviẽos para a FAB continua sendo a Embraer. Aliás, espero que o substituto do Bandeirante seja ao menos fabricado sob licença no Brasil.
Caro Icarus. Não faz sentido. Perceba que os EUA, que possuem a mais poderosa força-aérea, tem se esforçado para aumentar a uniformização da sua aviação de caça. A França, que também possui uma força aérea bem estruturada também fez esta opção. Praticamente todas os países estão migrando para uma estrutura baseada em um modelo de caça multimissão. A exceção é a Índia.
OFF TOPIC
Nigeria. Ataque a base boko haram!
provavelmente foram empregados os Super tucanos
https://twitter.com/Sprinter99880/status/1668312115218710528
Alguma novidade quanto ao aditivo para mais 4 caças no primeiro lote do Gripen E/F ? E sobre o segundo lote ?
Olá. Até agora não encontrei nada diferente daquilo que a gente já sabia.. continua em negociação.