Aeronave agrícola Ipanema 203 da Embraer mantém forte ritmo de vendas
- Empresa registrou crescimento de 38% nas vendas do primeiro trimestre
- Ipanema 203 estará entre os destaques da Agrishow, em Ribeirão Preto
Botucatu-SP, 28 de abril de 2023 – A divisão de aviação agrícola da Embraer realizou 33 vendas de aeronaves modelo Ipanema 203 no primeiro trimestre de 2023, mantendo a forte atividade comercial nesse segmento de negócio. O volume de transações foi 38% maior que o realizado no mesmo período do ano passado.
A expectativa da fabricante brasileira é encerrar o ano com um registro de vendas similar ou melhor que 2022, quando 66 aviões foram vendidos. Com o desempenho positivo deste início de ano e a carteira de pedidos acumulada nos últimos 12 meses, novas encomendas passam agora a entrar no planejamento de produção e entregas do próximo ano.
Até o fim de 2023, a expectativa é produzir e entregar 65 unidades ante 55 e 42 aeronaves agrícolas entregues em 2022 e 2021 respectivamente. Por característica da sazonalidade do setor, a maior parte das entregas ocorre no segundo semestre.
“São três anos consecutivos de crescimento no volume de aeronaves entregues, o que exalta a altíssima confiança que os nossos clientes e operadores têm no Ipanema 203. Ao combinar alta tecnologia e tradição, o Ipanema 203 se mantém como referência em termos de alta produtividade e baixo custo operacional”, destaca Sany Onofre, Gerente do Programa Ipanema da Embraer.
A aeronave Ipanema, a única do mercado certificada e produzida em série para voar com biocombustível (etanol), é fabricada na unidade da Embraer em Botucatu, interior de São Paulo, e estará entre os destaques da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola – que acontece entre os dias 1° e 5 de maio, em Ribeirão Preto.
Ícone tecnológico da agricultura brasileira com cinco décadas de operação, o Ipanema é uma ferramenta que evolui continuamente, atendendo aos mais rigorosos requisitos de segurança e eficiência. No ano passado, a série Ipanema atingiu a marca de 1.500 unidades produzidas e entregues, mantendo-se líder no mercado nacional, com 60% de participação.
Siga a Embraer no Twitter: @embraer
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.
Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.
A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Ótimo. Mas já passou da hora de lançar um avião novo. AirTractor e até mesmo Trush são bem superiores em capacidade e desempenho.
Meu palpite, é que este é o tipo de produto que é muito barato para estar na estrutura de custos da empresa, não justificando investimento em um produto novo. Como já existe e tudo para fazer o avião esta disponível e dá um lucro muito bom, continua fazendo. Quando não valer mais a pena para. Este nicho é uma boa opção para novos fabricantes. Como o agro é forte no Brasil, poderia ser mais interessante do que tentar entrar em outras categorias.
Não tenho conhecimento específico de aviação agrícola, mas entendo um pouquinho de vendas, trabalho há 35 anos na área, então minha visão é muito simples quem determina o que uma empresa deve produzir é o mercado consumidor. Se vc leu a matéria viu que estão cada vez vendendo mais Ipanemas e os pedidos que entrarem agora só poderão ser produzidos a partir de 2024, portanto a Embraer tem um produto adequado a boa parte do mercado e que já ocupa bem sua capacidade de produção. O fato de ter concorrentes com maior capacidade, não significa ter o produto ideal p/… Read more »
Nunca voei AirTractor, mas tenho dois amigos da Azul que os transladam, da fábrica no Texas para o Brasil, e me disseram que é horrível de comandos de vôo. O translado é uma tortura. Ipanema eu já voei.
Pra pulverizar agrotóxico em plantações, quanto mais simples e barato melhor. Além de ser um produto cuja manutenção encontra grande suporte técnico no Brasil.
Antes de criar um novo projeto, homologa-lo e produzi-lo em escala, a Embraer poderia fazer testes para a mesma aeronave com controle de modo remoto e também autônomo.
Já estão fazendo testes com uma versão elétrica da mesma.
Será que vale o investimento para mudar esse produto quando existem drones cada vez mais capazes para funções similares? Creio que se for pra investir em um projeto, deveria ser nessa direção.
Eu sempre quis saber de onde surgiu a genialidade de batizar avião agrícola de Ipanema e avião executivo de Xingu.
Certamente não surgiu das plantações de soja da praia de Ipanema.
Talvez tenha sido idéia da garota de Ipanema.
Simples, o Ipanema (assim como o Bandeirante) nasceu antes da ideia de dar nomes de tribos e temas indígenas a alguns dos aviões da Embraer (Tupi, Xavante, Xingu).
O nome não é homenagem à praia de Ipanema nem à musa de Tom e Vinicius. O avião obedeceu a especificações do Ministério da Agricultura e o nome homenageia a fazenda Ipanema, no estado de São Paulo, onde o ministério tinha instalações de pesquisas agrícolas.
Aliás, um lugar cheio de histórias ligadas à ciência e tecnologia, desde os primórdios da siderurgia brasileira até a área nuclear e conservação de florestas:
https://www.icmbio.gov.br/flonaipanema/quem-somos/historico-da-flona-de-ipanema.html
Caraca, tomei uma surra de informação.
Valeu!
A fazenda fica próxima à Sorocaba, e na Rua 7 de Setembro tem o Clube Ipanema.
Berço da Siderurgia Brasileira
A aviação agrícola, assim como outros segmentos, é dividida em categorias…
Tudo depende da área a ser pulverizada.
Áreas pequenas – pulverização é terrestre.
Áreas médias e grandes – Pulverizadores “pequenos” – Ex: Ipanema
Áreas grandes e muito grandes – Pulverizadores grandes – Ex: Air Tractor
Essa é a indicação para um uso mais eficiente.
Usar aeronave pequena em propriedade muito grande vai demandar muitos pousos, reabastimentos e decolagens.
Usar aeronave grande em área médias implica numa operação mais onerosa.
E claro que o preço das aeronaves é bem diferente…