Embraer A-29N Super Tucano

Acordo pode ser o grande destaque da agenda de negócios da viagem do presidente Lula à Europa; as aeronaves terão padrão Otan

O governo brasileiro deve anunciar, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Portugal, uma parceria para produção da aeronave da Embraer Super Tucano em solo português.

Fontes do governo afirmaram à CNN que este deve ser o grande destaque da agenda de negócios da viagem do presidente à Europa.

Um ponto importante do acordo é que as aeronaves serão produzidas dentro do padrão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) — a aliança militar que reúne potências do Ocidente. A ideia do governo é usar a parceria com Portugal como uma porta de entrada para a venda dos aviões ao restante da União Europeia e aos países da Otan.

O valor estimado de um Super Tucano é de US$ 3,5 milhões, portanto, o acordo tem potencial de movimentar bilhões de dólares. A aeronave que realiza fiscalização de florestas, espaços aéreos e treinamentos é um dos modelos mais exportados pela Embraer.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro da Silva, que também está em Lisboa, confirmou que o anúncio deve acontecer ao longo da viagem de Lula.

À CNN, fontes já haviam antecipado a intenção de elevar a cooperação para os cargueiros militares KC-390.

O Super Tucano — por ser uma aeronave menor e utilizada por forças militares aéreas — pode ampliar o potencial da cooperação entre os países no setor aeronáutico.

As parcerias devem ser anunciadas na segunda-feira (24), durante a visita de Lula à Ogma, subsidiária da Embraer em Portugal, que fica na cidade de Matosinhos, na região do Porto.

FONTE: CNN Brasil

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

O valor do avião está bem longe desse divulgado. A FAB pagou USD 6 milhões por cada um dos 99 adquiridos.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Estava pensando nisso. Acho que houve uma versão do A29 mais equipada que as aeronaves fornecidas para a FAB que chegaram a US$ 9 milhões, mas pode ter sido “conta de padaria” por incluir sobressalentes, treinamento, etc. De qualquer modo, US$ 3,5 milhões parece baixo, mesmo para um A29 pelado. Eu não lembro qual foi o valor pago por cada A29 produzido pela Sierra Nevada. De qualquer modo, esta notícia explica o lançamento do A29N na Laad semanas atrás. È uma boa notícia.

glasquis7

Os A 29 da FACh são mais equipados. Acho que os da FAC e os da EUs também.

Alecs

Devem ter dividido 40 milhões por 12 tomando como base a oferta brasileira ao Uruguai. Imprensa não especializada só fala abobrinha.

Santamariense

Oferta essa que não sei de onde a infodefensa tirou. Desde quando a FAB tem 12 células de A-29 sobrando?

DanielJr

Tem várias estocadas em Natal (eu acho). Estas que sempre estão a venda, tentaram vender para a Ucrânia antes do conflito, Portugal etc.

não sei o motivo de estarem estocadas, acho que o número de horas de voo foi diminuído e assim sobraram aeronaves.

Santamariense

Você está enganado. Não tem aeronaves estocadas em Natal. Se existirem algumas, o que duvido muito, é no PAMA/LS, Parque apoiador dos A-29.

Camargoer.

Olá D. Creio que possa ter existido interesse em comprar os A29 da FAB, ma são sei se já existiu interesse da FAB em vende-los, muito menos para a Ucrância.

Marcelo

O preço de um super tucano basico ( pe de boi ) igual da fab hoje gira em torno de 10 milhões de dolares,mais dependendo da avionica (recheio eletronico) embarcada e sensores pode chegar ate 25 milhoes de dolares a unidade igual as aeronaves fornecidas ao Afeganistão com as melhores avionicas e sensores !!!!

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Camargoer.

Estes número fazem mais sentido que os publicados na matéria.

carvalho2008

eu sempre trabalho com uma estimativa de 15 a 20 milhões

Renan

Se não pode com eles junte se a eles.
Melhor ganhar royalties do que não ganha nada.

Bora Brasil.

Vitor

Vamos seguir fabricando estrutura, trem de pouso, engenharia, e diversos equipamentos ainda serão fabricados aqui. Mantemos a linha e o know how e ganhamos com royalties e lucro. Golaço da Embraer assim como foi a parceria com Sierra Nevada para produção nos EUA.

Infelizmente o Brasil sofre com a desconfiança internacional, refletida pela política, casos de corrupção e incompetência, mas a Embraer é um dos polos de excelência que não deve nada a ninguém mundialmente.

Camargoer.

Olá Vitor, Quem sabe seja possível adaptar o paínel do F39 para o A29, já pensou?

Jadson Cabral

Um A-29 com com WAD, sensores ópticos de última geração, quem sabe um pouco mais pesado, com capacidade de levar mais armamento, armamentos mais inteligentes… um ST 2.0 ou algo assim. Já passou da hora da Embraer lançar um substituto, né? Quem sabe até canhões de 20mm numa versão maior da aeronave…

Camargoer.

Olá Jad. Pois é. Considerando que o A29 serve com avião de combate para a FAB nas fronteiras á oeste e que existe todo um aparato de radares e outras informações que podem ser usadas pelo A29, talvez uma eventual modernização dos A29 da FAB pudesse incorporar o WAD ou uma versão menor dele, desenvolvido para o F39 para ser equipado nos A29, o que seria inclusive um enorme ganho para o projeto da aeronave. Eu não sei dizer se existiria a necessidade de mudar os armamentos do A29. Há quem diga que os T27 também poderiam receber asas e… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“dos A29 da FAB pudesse incorporar o WAD ou uma versão menor dele”

Creio que nem precisa ser menor.

Santamariense

Pois é! E depois do que o inominável falou sobre a guerra da Ucrânia, ele vai lá para anunciar e oferecer um produto para a OTAN? Acho que precisam aumentar a dose de donepezila e memantina dele.

André Macedo

Deixa de drama, os países não são dramáticos como você.
Não é um comentário que vai fazer o mundo se virar contra o Brasil, o Zelensky até agradeceu antes e chamou o Lula pra visitar a Ucrânia.
A meu ver o Lula tem em mente o fortalecimento recente do BRICS que antes estava bem deixado de lado, mas isso não significa se alinhar com os russos na questão da Ucrânia.

Santamariense

Drama é o que o senil que está ocupando o Planalto está fazendo…mas, toca o barco. Não tô a fim de discutir no meio do feriado.

Wellington Góes

Uma coisa não tem nada a ver com outra… Não faltam países na OTAN que não gostam do que está rolando nessa guerra… Viram que somente alguns poucos da aliança é que estão ganhando, de fato, com o prolongamento desse conflito… Dá pra contar nos dedos de uma única mão.

Santamariense

Que seja… não torço contra o A-29, obviamente. Quero que venda muito. Mas, o que o senil tem falado ultimamente não ajuda nada.

Miguel Guimarães

Certo
Como em todas as guerras uns poucos estão ganhando muito de um lado(Ocidente) e doutro
(Rússia)
E ainda de outro
China

Underground

Não acredito que saia nada.
L foi para a China com objetivo de, entre outras coisas, fechar vendas de E-Jets. Saiu de lá sem sequer promessa.

Nilo

Meu caro aproveita e também  aumenta a dose de donepezila e memantina para o Biden, pois depois do que o inominável falou sobre a guerra da Ucrânia, anuncia pedido de US$ 500 milhões para Fundo Amazônia ao Congresso dos EUA rsrsrsrs

Santamariense

Biden não tem mais tratamento que resolva. Mas, vcs gostaram da grana, mesmo depois de toda falação que vcs contra o gagá da Casa Branca.

Vitor

Pelo que acompanho é isso, mas tem muito país europeu com orçamento/capacidade financeira bem baixo que não vai conseguir operar F-35. Isso abre portas para Gripen C/D/E, Rafale, Eurofighter e F-16 Atualizado pro “V”. O KC-390 entra forte como alternativa a C-130 no final da vida útil e se conquistar a encomenda da Rep Tcheca, Áustria, Holanda e Suécia vai ser um golaço. Talvez assim os Portugueses se sintam menos frustrados com a escolha, pois vi muitos falando que o KC-390 não presta e que Portugal precisava de A-400. A-400 é para países com cacife financeiro e participação protagonista na… Read more »

Henrique A

O A-29 entra no nicho de treinador em tempo de paz e aeronave de ataque em missões COIN; inclusive seriam excelentes no Moçambique contra os Jihadistas.

Mars

Rapaz.. seria então uma transferência da linha de produção para PT ou a abertura de uma nova linha? E sendo a segunda opção, será que a médio e longo prazo não ocorreria a transferência completa? Já estou até vendo o Sindicato esperneando com o Lula( só que não) e Embraer por estarem roubando postos de trabalho no Brasil. rs

Fabio Araujo

Isso vai ajudar a abrir o mercado europeu para o ST, excelente notícia!

arcanjo

O programa ALX previa a compra de 99 aeronaves da Embraer, sendo que o primeiro contrato para compra de 76 unidades custou US$ 285 milhões. O custo total do programa ALX foi orçado em US$ 420 milhões. Fonte: AERO Magazine Ano 7 – nº 80 – Janeiro 2001

Last edited 1 ano atrás by arcanjo
Allan Lemos

Esses aviões deveriam ser fabricados somente no Brasil.

Santamariense

Por que? Mesmo sendo montados lá, muita coisa vai ir daqui pra lá. E sendo montados na Europa, teoricamente aumentam as chances de vendas por lá (apesar do papagaio senil não ajudar muito, falando o que não deve).

Luiz Antonio

Falar o que não deve é padrão principalmente para presidentes e ex-presidentes da República do Brasil. Sem uma mísera exceção. Unico fato que situação é oposição mantém religiosamente. É Programa de Estado.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Antonio
Santamariense

Exatamente!!

Marcelo

O avião sera todo fabricado aqui, depois de pronto será enviado os kit para ser montado em Portugal !!!!
Quase todos os países hoje em dia pede uma contra partida do vendedor ai o vendedor oferece a contra partida para o comprador montar o produto .
É bom para o vendedor garantir a venda e excelente para o comprador justificar a compra perante sua população de altos valores $$$ !!!!

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
DanielJr

Tem vários que já foram montados nos EUA (sierra nevada). Se vender via FMS ou sob influência dos EUA pode esperar que serão montados lá. Pelo menos peças e serviços sairão daqui.

FernandoEMB

Uma correção… A Sierra Nevada não montou o SuperTucano. Quem montou o A-29 nos EUA foi a própria Embraer, na sua unidade de Jacksonville. Ok kits saíam do Brasil e iam para a Flórida em Jacksonville. Lá as aeronaves eram montadas testadas e pintadas. Eles eram entregues em voo para a Sierra Nevada, que então instalava os equipamentos de missão.

Wellington Góes

Enfim, com a gestão da EMBRAER de, nas últimas três décadas, tentar algum contrato com a USAF e através disso chegar na OTAN, que quase conseguiu vendê-la à BOEING, enfim estão buscando caminhos próprios para chegar no mesmo objetivo sem se vender, literalmente, aos EUA (nessas três décadas, a empresa conseguiu vencer algumas concorrências e mesmo assim nada)… Assim, a empresa tende a avançar com as próprias pernas e, quem sabe, além do A-29 e KC-390, podemos ver nascer outras aeronaves (especialmente com o realinhamento com a SAAB), como uma família ISR (AEW&C, RS e MP), com as plataformas E1… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Camargoer.

Olá W. Verdade. A Embraer ganhou algumas concorrências para fornecer aviões para a USAF, mas nenhuma deu certo. Se a Embraer dependesse da USAF já teria fechado.

Santamariense

“Se a Embraer dependesse da USAF já teria fechado.”

Nem era pra depender, mesmo. Já as divisões comercial e executiva da Embraer venderam, e vendem, muito nos EUA.

Wellington Góes

É né?! Tá çerto… Rsrs

Marco Moutinho

OGMA – Oficinas Gerais de Material Aeronáutico fica na cidade de Alverca, na região de Lisboa.

Ocidente em fúria

Embraer Portugal*

Carlos

OGMA empresa fundada em 1918, https://www.youtube.com/watch?v=RQb5utCn1OQ&t=52s, e que foi privatizada em 2004 e os dois terços foram adquiridos pela holding composta pela Embraer e pela EADS e em 2012 a Embraer compra a parte do capital da EADS ficando com dois terços do capital e a IDD-Industrias de Defesa fica com um terço do capital, como tal a Embraer só é dona de dois terço do capital e as OGMA – Industria Aeronáutica de Portugal S.A. e não mudou de nome desde então, além de fabricar outras aeronaves e manutenção de muitas outras sem serem da Embraer, durante dez anos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carlos
carvalho2008

O valor dele fica entre US$ 15 a 20 MM. Quem despreza o avião, não percebe o que os brigadeiros da europa e do mundo já perceberam…. Não dá para fazer guerra com 24 aviões de primeira linha….Chegados os tempos de Drones as pencas….que voam a 200km/h Helicopteros de ataque atuando pesadamente Caças de primeira linha que tem de voar rente ao solo para escapar da anti aerea…. E alguem ainda acha que o A29 não tem espaço absurdo de emprego neste cenario?!?! Olha a velocidade, a autonomia, o alcance e a carga dele….a eletronica….e principalmente e acima de tudo,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Camargoer.

Olá Carvalho. Acho difícil que a Embraer e a OGMA estejam dando um tiro no escuro. Para chegar a este ponto é que já existe muita coisa acertada. Lembro que o próprio T27 foi construído sob licença em diversos países e montado a partir de kits produzidos no Brasil em outro tantos. Sierra Neva tem sido bom para a Embraer. A OGMA tambem será.

Nilo

O Super Tucano evoluindo. A capacidade de combate burlando ou interferindo sistema de guerra eletrônica será decisiva criada pelo sistema de guerra eletrônica, como capacidade de navegação a baixa altitude com sistema capaz de identicar automaticamente pontos de referencia no terreno sem necessitar de GPS.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Camargoer.

Caro Roberto. Considerando que os franceses e suecos também são europeus, é preciso incluir o Rafale e o F39.