Testes exclusivos do sistema de oxigênio e anti-g colocam o Gripen F à prova em condições extremas
O desenvolvimento do Gripen F está em pleno andamento, tanto na Suécia quanto no Brasil. Na Saab, em Linköping, os sistemas da aeronave estão sendo testados até seus limites no Life Support rig, instalado em uma câmara de alta altitude. Tudo para entregar ao cliente a aeronave mais segura possível
Nesta fase de desenvolvimento do caça de dois lugares, os sistemas de oxigênio e anti-g estão sendo testados. O objetivo é identificar defeitos potenciais antes dos próximos testes de voo e verificar o funcionamento confiável e seguro do sistema, mesmo nas situações mais exigentes. Os testes asseguram que o sistema funcione em perfeitas condições para fornecer, entre outras coisas, ar respirável e proteção anti-gravidade para o piloto.
Os testes são realizados num sistema de testes denominado Life Support rig, no qual são utilizados manequins conectados a simuladores respiratórios e outros sistemas. O oxigênio e o sistema anti-g usados são os mesmos que na aeronave real.
O Life Support rig é similar a uma aeronave real e o mais próximo que se pode chegar sem integração total. Na prática, a Saab já está “voando” o Gripen F, mas ainda sem o caça.
“Mais uma vez estou impressionado com nossos talentosos engenheiros e a fantástica colaboração com nossos parceiros brasileiros, o Gripen F é muito importante para o programa e para nosso cliente”, diz Johan Segertoft, Head do Gripen Design.
O Life Support rig onde os testes são realizados foi inaugurado em 2018 para testar o Gripen E. Com o desenvolvimento do Gripen E em vias de ser concluído, este rig foi então modificado e desenvolvido para permitir também os testes atuais com o Gripen F.
Esta é a primeira vez que o Life Support rig é instalado na própria câmara de altitude da Saab, criando uma configuração única que permite aos engenheiros testar o sistema a uma altitude elevada simulada com pressão extremamente baixa.
“Em alguns casos, testamos situações que estão além do que é realmente possível fisicamente. Tudo para expor e levar o sistema até o limite. Forçamos o sistema com um envelope de voo simulado que, de outra forma, nunca encontraríamos na realidade, como por exemplo, uma perda total da pressão da cabine a uma altitude muito elevada”, conta Mattias Larsson, engenheiro de testes e responsável pelo rig.
Além dos testes do sistema de oxigênio e anti-g, o desenvolvimento do Gripen F está progredindo, de acordo com o planejado. O extenso trabalho de desenvolvimento da estrutura da aeronave conta com a participação da Embraer, Akaer e Saab. A entrega do Gripen F ao cliente brasileiro está prevista para 2025.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.
No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.
DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants
Achei sintomático o fato de se abrir mão da produção local do Gripen F. Não que isso fosse fundamental para a suposta curva de aprendizado que o seu projeto poderia trazer à Embraer. Além disso, seria interessante saber o que o Gripen F trás de diferencial em relação ao seu irmão mais velho, o Gripen D pois, em tese a Saab não precisaria da Embraer para projetá-lo.
Bacana!
Uma dúvida. Esse mesmo capacete é visto sendo usado pelos pilotos de Gripen no Brasil. Então podemos dizer que esse capacete já é o padrão que será usado pela FAB?
O capacete com mira acoplada adotado para os Gripen da FAB e da Suécia é o Targo, da Elbit, mas produzido sob licença pela AEL, de Porto Alegre, assim como HUD. Já o WAD foi desenvolvido pela AEL.
#ChoraDassaultRafale
Ué, o Gripen E/F tá vendendo bem, né?
O Rafale precisou de vários anos após entrar em serviço para “desencantar” e começar a vender. O mesmo pode ocorrer em relação ao Gripen E/F, que mal está entrando em serviço agora.
Rapaizi, achei que já tinham desistido do Gripen F.
E tá ai, caminhando.
Finalmente notícias do F. Para ser entregue em 2025, imagino que este ano teremos o primeiro voo, no mais tardar no início de 2024, não é? Essa pintura similar a do Mirage 2000 na segunda foto é linda! Melhor que o cinza de superioridade aérea. Por fim, num OFF-TOPIC que julguei interessante compartilhar, estava eu ontem assistindo o novo episódio de The Mandalorian, e (SPOILER) tivemos a participação de um esquadrão de caças X-Wing e Y-Wing da Nova República. O nome do esquadrão? ADELPHI… Gosto de pensar que a FAB tem o primeiro esquadrão canônico no universo Star Wars. Imagina… Read more »
Boa.kkk
OFF-TOPIC:
https://www.zona-militar.com/2023/03/31/la-fuerza-aerea-de-los-ee-uu-abandona-su-programa-de-misiles-hipersonicos-arrw/
Hermano…… esta envidia??? al contrario….. kkkk un ÉXITO terrible,… cada uno de estos Hermanos kkkkk tenemos GRIPEN KKKKK BRASIL !!!
Tudo muito bom, tudo muito bem.. Mas avião que é bom…
Pois é, a escolha do Gripen foi um erro. A SAAB não tem capacidade para fornecer esses aviões em um prazo razoável. Quando todos estiverem aqui, a frota já estará obsoleta.
A SAAB tem sim capacidade! Quem não tem capacidade nem vergonha na cara,é quem comprou. Simples assim. Parem de por a culpa no avião e na fabricante quando o cliente é um pé-sujo de segunda classe que não consegue manter os acordos firmados.
Ainda tenho dúvidas dos atrasos…
Qual o verdadeiro motivo?
Abraços
Eu acho que é falta de vontade de mudar as coisas. Porquê não é possível que nunca tenham percebido que da maneira que está sendo conduzida a instituição não está dando certo. É um cancelamento atrás de outro. É uma decisão errada atrás de outra. Entramos no projeto AMX pra aprender e “no futuro fazermos nossos caças!” A desculpa pra aquisição do Gripen é a mesma. Resumindo,gastamos muito e não aprendemos nada. Eram previstas 80 + aeronaves,mas houve cancelamentos. O avião nunca foi completado como o previsto. Nunca atingiu o objetivo previsto originalmente. O KC-390 é outra vítima da falta… Read more »
Fez um textão lacrador acima, defendendo a SAAB, cheio de afirmação e tal.. E agora emenda com um “Eu acho..”
Kkkkkk
Parabéns jovem..
Blá,blá,blá….como sempre.
Vc sabe tudo? Então,do fundo de sua infinita sabedoria,conta ai pra nós!
Como não aprendemos nada rapaz? Os aprendizados do AMX foram fundamentais para o desenvolvimento da família comercial que permitiu a Embraer ser a empresa que é hoje.
O TOT do AMX era com a intenção de fazermos CAÇAS!
NÃO CONSEGUIMOS!
Partimos pro Gripen com a mesma intenã de fazermos um caça brasileiro. Você acha mesmo que iremos conseguir???
Muita opinião e nenhuma informação.
O TOT do AMX não era para fazermos caças, assim como o TOT do Gripen não é para fazer caças.
Procure sustentar suas opiniões com um pouco de informação.
“TOT do Gripen não é para fazer caças….”
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkknkkkkkkkkkkkkkkknkkkk….
Diz aí,o Grande Sábio,qual a finalidade do TOT do Gripen então!
Áh,sim,é pra fabricarmos aviões comerciais…..
Só que não!
Pesquise sobre quais os pontos que a FAB listou como essenciais para a ToT. Aí, poderá ter uma ideia das intenções da FAB.
Filho, a Embraer é uma empresa privada com acionistas. Vai desenvolver do zero um caça pra vender pra quem? Show me the money!!!!!
A própria Suécia tem só 3 ou 4 do modelo E. Parece uma produção lenta mesmo, para suprir os dois países.
A produção lenta talvez se deva à dificuldades na integração dos aviônicos e sensores. O radar já está plenamente pronto? Ele está plenamente integrado com os computadores de missão? E os sistemas de EW e autodefesa estão todos prontos, plenamente funcionais e integrados? A tela WAD recebe e mostra ao piloto aquilo que precisa e quando precisa? O famoso IRST está integrado e plenamente funcional? Os mísseis Meteor e IRIS-T estão “conversando” com os sistemas do avião de maneira correta? Tudo isso está funcionando em conjunto, gerando a desejada e tão divulgada fusão de dados, como deveria desde o projeto?… Read more »
Trata-se de aeronave ainda em desenvolvimento. Então, normal… Veja como foi o desenvolvimento de outros caças, como Rafale, Typhoon, F-35… Muitos desses entram em serviço incompletos e/ou com capacidades limitadas, sendo retrofitados depois. Comparado a esses, o desenvolvimento do Gripen E está até indo rápido, considerando que a aeronave de prova de conceito (Gripen NG Demo, depois aeronave 39-7) voou em 2008 e o primeiro protótipo (39-8) voou em 2017. Apesar de parecido com os Gripen C/D, é sempre bom lembrar que o Gripen E/F é outra aeronave. Da mesma forma que o Super Tucano não é apenas um Tucano… Read more »
Amigo, você estava em qual planeta entre 2020 e 2022?
Quem disse que essa culpa é da Saab? Esqueceu que estamos no Brasil?
Vocês esquecem que tudo no mundo parou por 2 anos por causa pandemia. Então o cronograma tb mudou em 2 ou 3 anos, mas o importante é sempre reclamar!!
Bom saber que o projeto segue de vento em popa e a confirmação da previsão de entrega para 2025!
Bacana a notícia e espero ver em breve o Gripen F voando.
Dia da aviação de Caça esta chegando e espero que os 5 Gripen estejam presentes e quem sabe se receberemos mais 2-3 unidades.
Alguma noticia referente ao recebimento do KC-390 FAB2858 ? Circularam noticias que a aeronave teria recebido o FOC do IFI e que seria entregue a sexta unidade. Alguém sabe dizer ser o FAB 2852 também será entregue este ano ? (Esta unidade foi cedida a Embraer para substituir a certificação do programa após o acidente com o outro protótipo).
PT-ZNG deve ser repassado ao IPEV. E o PT-ZNJ ficar com a Embraer.
Acho que não funcionou.
Os pilotos estão cinzas.
Deve ser a rigidez por morte !
Kkkkkkkkkkk
Qual será próxima matéria ?
“Instalação do primeiro parafuso aeronáutico produzido pela SAAB no Brasil “?
Bem que a FAB nesses Gripen F, apesar de saber que devem também ser usados pra treinamento, mas não deixando o essencial de lado… comprar o AREXIS daquela versão Sueca, se estes venderem realmente!
Off…
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Pra quem quer saber da grana dos Trader da MB, basta garimpar:
https://portaldatransparencia.gov.br/pessoa-juridica/EX8616925
191 milhões de reais…e esse é o valor pago para a Marsh. Depois, o programa passou para a Elbit, não é? E os valores pagos para a companhia israelense será que estão incluídos aí? E quem irá reembolsar esses gastos ao tesouro nacional?
Cadê o TCU?
Pois é!!
Não vão colocar a mão num vespeiro desses e vai ficar como está e como sempre esteve. Infelizmente é um fato, as FAs (e o judiciário) são inimputáveis e um ralo de recursos.
dava para comprar vário Harpon para os A4M
concordo. tudo é uma questão de estratégia… vc pode ter os A4M baseados em terra, no litoral, para missões de ataque a navios.
e ao contrario de que muitos pensam, esses poucos A4 m que estão ai, podem dar muito caldo ainda , com a DENTADURA certa. armados com Harpon, vão morder feio.
A MB deu mais dinheiro para uma empresa americana modernizar de 4 aeronaves que nunca voaram, do que para a SIATT!
O Almirantado tá sorrindo de orelha a orelha. Eita programa que deu certo esse dos Trader!!!! $$$$
E o melhor de tudo é que: Dificilmente o TCU ou alguém´´ se interesse em investigar isso. Mesmo se, por um milagre divino, alguém´´ resolver investigar isso, é mais fácil o Brasil declarar guerra aos EUA do que um Almirante ser chamado a prestar esclarecimentos. Qualquer coisa, é so a MB fazer o de sempre: soltar notinha dizendo que o programa desses Trader´s seria necessário pra guardar nossa Amazônia Azul´´, mas como o gov. cortou recursos ( porque a culpa é sempre dos outros ), eles tiveram´´ que parar com esse programa, e que só podem fazer seu trabalho de… Read more »
Não podemos esquecer que devemos somar à esses 191 milhões de reais, outros 450 mil dólares, referentes à compra e transporte dos C-1 nos EUA, além de 56 capacetes de vôo (!?) e ainda visita técnica para verificar os S-2G do Uruguai.
https://www.naval.com.br/blog/2010/08/12/marinha-adquire-08-aeronaves-c-1a-trader/
que vergonha!
e eu prevejo…. todos ¨GROUND-eados¨ kkkk
Off topic:
A FAB está ensinando, parece que usaram um meteor para abater um balão hoje…
Um Gripen, caça que ainda não está 100% implementado na FAB, abatendo balão ( de quem ? ) com Meteor, que foi encomendado, mas ainda não chegou, e ainda não está implementado na FAB….
Não sei, Rick, parece falso…
Era 1o de abril…
Um caça gripen abateu um balão gigante próximo de Brasília hoje. Aguardando mais informações aqui no blog. Parece que usaram um míssil Meteor.
1° de Abril…. Acreditaram na matéria?
Pois é! O pessoal não para pra pensar um pouco antes de escrever. Gripen ainda não estão cumprindo missões de alerta. Não operam com armamentos ainda. O alerta é feito pelos F-5EM. Balão- alusão aos balões chineses abatidos nos EUA. A data de ontem, 1° de abril. Era só pensar um pouquinho…ou então, ler até o fim a matéria do Cavok sobre o “acontecimento” … que diz se tratar de uma pegadinha.
Exato não leram no final o famoso: é verdade esse bilete.
Mas é verdade, caro Luciano! Minhas fontes privilegiadas confirmaram que era um balão da agência secreta TBM (Turm of the Baloon Magical), e este estava acompanhado de um disco voador branco e cor-de-rosa, com um grande X na frente, creio ser da agencia soviética Шoo дa Шyшa (Shou dah ShuSha). #confia
A Turma do Balão Mágico com Fofão e tudo mais.
Fiz um comentário ontem alertando, mas não sei o motivo está bloqueado até agora.
Atenção aos desavisados: a história do Gripen abatendo balão c/ Meteor é um fake de 1º de Abril que o Cavok fez, quem ler até o final da matéria verá.
Olhem para o céu… https://www.reuters.com/lifestyle/science/private-chinese-firm-scores-first-with-liquid-propellant-rocket-launch-2023-04-02/
Se as variantes padrão estão vindo com muito choro, imagina uma variante mais cara e sofisticada… todo o comando da FAB vai ter que fazer penitência, pedir pra todos os santos e ajoelhar no milho pra vir.
Decisão mais do que racional de produzir o F na Suécia. Brasil e suas manias de complicar, gastar mais e receber menos… Recursos públicos sempre mal geridos pelos entes públicos.