O turbofan de pós-combustão WS-15  que será usado nos caças furtivos Chengdu J-20 também está pronto para produção em massa

MELBOURNE, Austrália – A China concluiu o desenvolvimento de sua próxima geração de motores de aeronaves militares autóctones e iniciará a produção em massa assim que os problemas da cadeia de suprimentos com ligas avançadas forem resolvidos, de acordo com um alto funcionário de uma instalação local de pesquisa de materiais aeroespaciais.

Falando em uma cúpula de investimento em aviação em Tianjin, China, em 17 de março, Zhang Yong, líder de projeto do Instituto de Materiais Aeronáuticos de Pequim, disse à platéia que os gargalos de desenvolvimento dos turbofans WS-19 e WS-20, bem como um problema não identificado motor de próxima geração foram superados.

No entanto, acrescentou, os problemas da cadeia de suprimentos de materiais para a fabricação e entrega das ligas avançadas que serão usadas na produção dos motores ainda precisam ser resolvidos. O funcionário não especificou os problemas da cadeia de suprimentos.

WS-19
O Shenyang J-35 tem dois turbofans WS-19

O turbofan de pós-combustão WS-19 está em desenvolvimento para propulsar o Shenyang J-35, um caça a jato de última geração destinado a operar a partir do novo porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular da China.

O WS-20 é um motor turbofan alta razão de bypass que propulsará as aeronaves de transporte Xi’an Y-20 operadas pela Força Aérea do Exército de Libertação do Povo.

O Y-20 é atualmente propulsado pelo turbofan russo D-30KP, que também é usado pelos bombardeiros Xi’an H-6J/K/N de ambas as forças armadas.

Y-20 com os novos motores WS-20

Zhang também confirmou que o turbofan de pós-combustão WS-15 está pronto para produção em massa. O motor será usado para variantes posteriores dos caças furtivos Chengdu J-20 da PLAAF.

Espera-se que o WS-15, avaliado em 181 kilonewtons, forneça uma capacidade de supercruzeiro para o J-20, permitindo atingir velocidades supersônicas de cruzeiro sem o uso de seu pós-combustor, o que reduz o consumo de combustível.

Zhang também disse em sua apresentação que a China conseguiu “localização de 98%” para o motor WS-10C, que está propulsando os J-20 atualmente sendo entregues à PLAAF. Outras variantes do WS-10 equipam as frotas de caças Chengdu J-10, Shenyang J-11B e J-16 da China.

Ele não forneceu detalhes sobre os 2% restantes das peças, embora provavelmente esteja relacionado a componentes ou materiais que a China ainda obtém de fornecedores estrangeiros.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

E a China e Índia indo em frente, dependendo cada vez menos da indústria armamentista russa…

Rômulo

Pois é.
Estou imaginando as compras de Índia e China na Europa e EUA.

WSilva

A Índia na verdade depende pesadamente indústria armamentista russa.

Augusto

A Índia ainda está bem atrás dos russos em desenvolvimento de tecnologia aeronáutica. Mas com esses novos turbofans elevam as capacidades dos chineses a outro patamar, se conseguirem produzir em massa esses motores estarão se aproximando ainda mais das capacidades dos EUA e deixando os russos para trás.

RenanZ

É pessoal, os comentários sobre não terem uma “motorização orgânica” (fabricação local) vão caindo por terra.

E não adiantam ficar batendo na tecla de “solta pecinha” que isso não passa de inveja

Carlos Campos

eu batia muito nisso aqui, pq tinha uns emocionados que diziam que a China já tinha superado os EUA em tudo, Xings principalmente.

Rômulo

Prezado.
Arma de prateleira que diz que faz isso e aquilo não vence guerra.
Os exemplos para os americanos são muitos.

Carlos Campos

Rômulo eu sei disso, por isso apanho também dos american fanboys

glasquis7

É, atualmente não é assim mas teve uma época…

RenanZ

Sei bem, a República Federativa do Brasil e todo seu parque industrial e tecnológico (pelo menos nesse setor) estacionaram nesta mesma epoca, “deitado em Berço Esplêndido”, enquanto o resto do mundo continuou

Erivelton

Todo este parque tecnológico e industrial tecnicamente foi transferido para a China

Jefferson Ferreira

Em breve já estarão fazendo motores a jato no estado de arte… e não duvido que daqui alguns anos estarão fazendo processadores, chips e semi condutores tudo localmente sendo autossuficiente em várias cadeias.

Allan Lemos

Todo esse avanço é graças ao investimento estatal. Mas aqui os liberalóides ficam de mimimi toda vez que alguém sugere que deve haver esse tipo de ação em se tratando de áreas estratégicas.

O cliente da indústria de defesa é o Estado, então quem tem que investir nessa área é ele, não a iniciativa privada. A Turbomachine, por exemplo, não vai construir um motor nacional se o Estado não lhe der garantias de que irá comprá-lo e bancar o seu desenvolvimento.

Felipe M.

Concordo com a ressalva de que, na China, o investimento estatal é atrelado ao cumprimento de objetivos com escopo e prazo definido, com quase integral blindagem à mudanças de direção em razão de fatores políticos. No Brasil, João implementa o projeto X, em direção ao norte. 4 anos, José assume, com o projeto Y, em direção ao sul. As emendas parlamentares são um exemplo prático. Dezenas de bilhões, a cada orçamento anual, investidos de forma solta, sem nenhum tipo de “liga” entre os receptores dos investimentos. Já que houve a decisão quanto à participação legislativa na política pública, infelizmente avalizada… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe M.
Zorann

Perfeito

Carlos

De fato Felipe. Aqui não temos política de Estado. Política aqui é profissão.

Zorann

Não só graças ao investimento estatal. Apesar de lá ser uma economia “planificada”, o setor industrial é majoritariamente privado. É o setor industrial que demanda a pesquisa e há muita pesquisa privada na China (não sei o percentual, mas a pesquisa não é só estatal). No nosso caso, as compras do estado em material de defesa são tão poucas e tão sem continuidade/planejamento, que na maioria das vezes inviabiliza a produção. Com exceção de muito poucas, a maioria das indústrias de defesa do Brasil vivem mal das pernas ou quebram. Quando estas conseguem por um milagre um contrato, empresas estrangeiras… Read more »

Allan Lemos

Sem falar que as FAs mudam de prioridade como quem muda de roupa, já houve cortes nas encomendas do KC 390 e do Guarani. Não vou me surpreender se o Gripen(que conta com algumas tecnologias nacionais) for pelo mesmo caminho.

E realmente, a desindustrialização parece ser política de Estado por aqui.

Willber Rodrigues

Fato. Muitos reclamam ( com certa razão ) de cortes orçamentários em Defesa, mas o fato das próprias FA´s não terem foco em seus projetos, em modificar seus projetos a bel-prazer e, quando finalmente ficam prontos, comprarem apenas meia dúzia, é o principal motivo. O EB está a 40 anos desenvolvendo aquele ATGM. Será que isso se deveu a falta de grana no período, ou o próprio EB é que manteve esse programa em banho-maria porque não o colocava como prioridade, dando apenas troco de pão pro seu desenvolvimento? Será que, se esse ATGM ficasse 100% pronto hoje, o EB… Read more »

Filipe Prestes

Digo e repito que precisamos que o MD coordene todas as ações de compra de material e dotação, algo como o DGA francês. Mas aqui o MD é mero coadjuvante na política orçamentária para a defesa e o repasse, já que todo o orçamento vai do Tesouro diretamente para cada força, sem passar nenhum tipo de aval ou análise do MD de onde, como e quando gastar. Prova disso foi o programa H-X a desintegração total entre as forças em seus programas de mísseis, com a FAB com seu MICLA, EB e o MTC-300 e MB com o Mansup. Deveria… Read more »

Willber Rodrigues

FATO!!! Falta um MD de pulso firme pra obrigar os cmdts das 3 FA´s de fazerem projetos em comum. Podemos começar com: Uma escola de pilotos de heli´s pras 3 FA´s, pra aprenderem a pilotagem básica, e depois cada um segue pra sua Força, pra aprenderem o AVANÇADO´´. Obrigarem elas a parar com essa palhaçada de cada Força dar um nome pro Caracal. Obrigar a todos a ter um armamento e calibre em comum. Unificar a logística ao máximo. Ao fazerem comprar, obrigar a comprar produtos de uso comum pra mais de uma FA. E por aí vai… Enquanto o… Read more »

Marcos Silva

“O que impede que as 3 FA´s façam, por exemplo, um programa conjunto…”
As próprias forças armadas.

Augusto

As prioridades de nossas FAs são pagar benefícios para nossos oficiais generais e vultuosas aposentadorias para eles e seus parentes.

Carlos Campos

o problema aqui no brasil, é que falta incentivo fiscal para quem desenvolve tecnologia, deveria rever isso, e não mudar todo o sistema tributário como está agora.

Cristiano de Aquino Campos

De que adianta não cobrar imposto nenhum e eles continuarem a vender só meia dúzia para as nossas forças porquê o governo não tem dinheiro, e elas não conseguem quem finacie compras estrangeiras, pois é mais fácil um banco americano financia a compra de uma arma deles do quê uma nossa!

Augusto

Dinheiro tem, pode ter certeza que tem (somos um dos maiores coletores de impostos do mundo). O problema e a forma que ele é gasto.

Leandro Costa

O problema dos liberalóides é que eles esquecem uma palavra. O Estado deve ser do tamanho mínimo necessário. No caso do Brasil, esse tamanho é grande, justamente por ser necessário. É muito, mas muito maior do que eu acredito que seja necessário hoje, mas em certas áreas, e Defesa é certamente uma delas, temos que ser bem maiores, justamente para garantir o que você mencionou. Precisa investir e garantir que os produtos desenvolvidos aqui tenham comprador e garantir seu futuro desenvolvimento. Até mesmo para que possa atrair a iniciativa privada futuramente. Desconheço algum país com indústria bélica forte que tenha… Read more »

Andre

Não precisamos de 4 bancos estatais nem de que o estado seja responsável por jogos de azar ou por entregar cartas.

O problema do nosso estado é a ineficiência, não o tamanho. Ele é omisso em muitas áreas em que deveria atuar, como em segurança, enquanto temos uma burocracia estatal paralisante.

observador

Não precisamos de 4 bancos estatais, precisamos de 20 ou mais! A privatização dos bancos estatais nos anos 90 levou o brasil ao maior cartel bancário do mundo! Simplismente você paga mais de 400% de juros de cartão de crédito, isso é uma verdadeira aberração, sem falar em outros absurdos. Faça uma pesquisa bem rápida de financiamento habitacional nos bancos privados e depois faça na caixa para ver a diferença. Nos EUA a quantidade de bancos passam de 600, isto sim é um mercado com concorrência com disputas de preços. No Brasil, depois da privatização, ou melhor, da entrega de… Read more »

Andre

Nos EUA existem mais de 4mil bancos, todos privados, inclusive o banco central americano.

O que levou a concentração do mercado financeiro não foram as privatizações, foi a política petista dos primeiros mandatos do governo Lula. Veja quantos bancos tínhamos em 2001 e Veja quantos tínhamos em 2011.

A concentração do mercado privado em praticamente 3 bancos foi péssimo, mas não foi causada pelas privatizações. Nós faltam bancos privados e não estatais.

André Macedo

E ainda assim o governo de lá precisa salvar os bancos que usam o dinheiro dos “contribuintes” para operações arriscadas e especulação, como está acontecendo agora.
Os maiores bancos dos EUA (JP Morgan e Wells Fargo, por exemplo) perderam BILHÕES com a crise do SVB, você está muito iludido se acha que esse número de bancos privados significa menos cartelização.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Cristiano de Aquino Campos

Aí ficamos numa situação dificil, os banco privados que estão entre os maiores do mundo, não investem 1 centavo em pesquisa e desenvolvimento ou financiam vendas de armas nem para o nosso governo dirá para um estrangeiro, tipo países da África, América latina ou Ásia mais pobre. Aí faz o quê?

Andre

O problema nosso é a concentração do mercado financeiro que ocorreu nos anos 2000, mas qualquer investidor só vai investir naquilo que dá retorno. Os bancos investem fortemente na Embraer, por exemplo.

Rômulo

Tá bom.
Coloca seu dinheiro no SVB.
Um banco privado moderninho que empresta dinheiro para startups e unicórnios do Vale do Silício.
Aí, quando quebrar, o Governo garante.

Andre

Os EUA têm mas de 4000 bancos. É normal que fez ou outra um vá fazer m….

Se vc não quiser investimentos de risco, existem muitas opções lá.

Carlos Campos

muito necessário? ele não precisa ser gigante para atender 2 coisas básicas, educação e saúde por exemplo, se pagarmos o que é gasto nesses duas áreas, daria para privatizar tudo e dar plano de saúde para população e escolas e professores particulares em bairros, não precisa do peso inchado de milhares de secretárias de educação e saúde, dê dinheiro aos pobres, não aos ricos do funcionalismo brasileiro.

Faver

Claro… o vaucher de saúde proposto por você teria de ser de milhões, basta você precisar de cirurgias caras ou procedimento complicado. O sistema é assim, você paga consulta, mas quando é caro muitas vezes os médicos fazem e cobram do SUS… E se não tiver SUS? Pense na proposta, não vai ter dinheiro para pagar voucher de qualidade de saúde e educação para todos, muito menos conseguir locais de qualidade para serem tratados ou educados. O cara vai ter vaucher e só conseguir escola particular ruim, porque as boas são poucas, e o valor do vaucher não atinge. A… Read more »

Carlos Campos

sobre a saúde, o orçamento é enorme, somando União, Estados e Municípios, é possível, não é necessário ser milhões por pessoa, é necessário dar incentivos, hj já existem várias clínicas populares pelo brasil, os pobres não tão pobres assim recorrem a elas para exames simples e consultas com especialistas que nos SUS ia levar 2 ou 3 meses, com adm privada de hospitais e postos de saúde, não ia mais ter funcionário fantasma, ponto eletrônico forjado, não trabalhou não ganha, e todo tipo de atendimento seria oferecido, sem acréscimo na conta do cidadão… a Educação é a mais fácil, com… Read more »

ALISON

É muito “se” em tão poucas linhas…

Andre

Falta agora o estado chinês prover uma qualidade de vida equivalente aos 25 maiores idhs do mundo, todos estado liberais.

E cá entre nós, um país que tem acordo de livre comércio apenas com outros 3, que tem 4 bancos estatais, onde o estado entrega cargas, que está entre os com maior burocracia do mundo, está muito longe de poder ser chamado de liberal.

Agressor's

O pib ppc da China já ultrapassou os dos eua, a China também ultrapassou os estados unidos em registro de patentes científica. O pib ppc é uma medida econômica que contabiliza o pib a preços reais e custo de envio dentro de um país, já o pib nominal somente mede o pib em preços dolarizados…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Andre

Por isso eu disse que falta a China oferecer qualidade de vida a sua população. Pib já estão muito bem.

Rômulo

O dia que centenas de milhões de chineses tiverem o mesmo IDH que a Suécia, o Mundo acaba.
Agora, basta parar de comprar geladeiras Electrolux ou caminhões Volvo que o IDH da Suécia cai rapidinho.
A gente lê cada coisa……

Andre

Bora manter milhões de chineses em condições subhumanas para salvar o mundo. Sei….

A China já é o maior poluidor do mundo.

A gente lê cada coisa….

Fagundes

A única forma de os países subdesenvolvidos/emergentes terem um Idh 0.9 sem acabar com o mundo é através do desenvolvimento sustentavel( reciclar,reutilizar matéria prima etc) quem sabe até minerar asteroides e a lua no sistema solar, Elon Musk vai ganhar muito dinheiro.Mas isso resolve apenas parte do problema

Allan Lemos

A China cresceu muito em termos de IDH.

Andre

E ainda tem muito para crescer.

Maurício.

“Falta agora o estado chinês prover uma qualidade de vida equivalente aos 25 maiores idhs do mundo, todos estado liberais.”

Por que equivalente aos 25 maiores idh e
nãos ao top 10? Quem quer ser grande tem que pensar grande, né?😉

Andre

Pode ser tbm, mas visite qualquer um dos top 25 que vc verá a diferença de lá para cá.

Elson

Dinheiro dos contribuintes, provinciano sem cérebro. O estado não tem nada.

Carlos Campos

concordo que tenhamos investimento estatal na tecnologia, eu retiraria de outras áreas para bancar os gastos, só se for realmente interessante, no caso de turbinas é o essencial, são quase 40 por cento o preço de um avião no final das contas,

Alexandre Galante

Obrigado, Roberto!

Faver

Galante, uma dica off topic. Vi uma reportagem de que os países nórdicos vão unificar as operações das suas forças aéreas. Parece um bom tópico uma vez que 3 países usam o F-35 e só um o Gripen. Fica a dica.

Heitor

Baú baú gripen vai ser atropelado, eua sempre dando um jeito de destruir a indústria de aviação dos outros . Em falar nisso tem que ter reportagem aqui sobre a saga da boeing Brasil de deppenar o corpo de engenheira aeronáutica nacional. https://www.infomoney.com.br/carreira/acao-civil-publica-quer-limitar-boeing-a-contratar-apenas-21-engenheiros-por-ano-da-embraer/amp/

Marcos Silva

Depenar??? Se vc se forma em alguma profissão altamente especializado e essa m&rd@ de pais não te dá opções,ir traballhar num lugar sério e que te dá condições para crescer é um direito seu! Aqui no brasil nada é levado à sério,não se tem continuidade nos projetos,isso quando existe um. Então,se a Boeing,a Airbus,a China,ou sei lá quem,vem aqui e te faz uma proposta,vai ser feliz! Ou mudam as coisas aqui,e apoiam a indústria e os tranalhadores de alto nível,ou vamos continuar perdendo ótimos profissionais.

Marcos Silva

A noticia desse link é uma piada de mau gosto e somente faz o brasil passar atestado de incompetência em nível mundial.

Heitor

Depois do kc390 ainda a vender e projeto tem …ou tinha … Vamos fazer o que pagar salario em dólar no brasil, pra eles é sempre mais fácil. E só se comprometer a fazer que dinheiro a boeing tem de sobra .
Ah se os americanos tivessem essa liberdade poderiam trabalhar na China (especialmente os de chip e de área estratégica como os daqui da transferência de tecnologia do gripen) por preço de ouro e garanto que não faltariam os que iriam feliz falando mal da América

Last edited 1 ano atrás by Heitor
Heitor

E digo mais , garanto que quando a boeing conseguir matar na míngua a Embraer a maioria desses engenheiros fora alguns poucos senior aceitos no green card, vão perder o emprego. Vai ser a volta do velho Brasil onde se formava em engenharia e não conseguia emprego.

Last edited 1 ano atrás by Heitor
Andre

E os chineses seguem deixando os russos comendo poeira.

Se de um lado as notícias são de atrasos e entregas canceladas, do outro, apenas avanços.

Rômulo

Dezinho.
Estão deixando os EUA comendo poeira.

Andre

Da Lua, os EUA já tem avião 5gen com super Cruise, o que os chineses acabaram de conseguir, há mais de 10 anos. Fantasie menos.

Maurício.

É impressionante, lembro dos entendidos dizendo que o J-20 era só para consumo interno, que nunca ia levantar vôo, pois era de papelão, isopor e madeira, ou seja, não passava de uma maquete…rsrsrs.

Andre

Qual entendido dizia isso?

Carlos Campos

Muito interessante, um tempo atrás vi que a China estava tendo problemas para conseguir atingir a potência esperada, para se fazer isso a pás precisam ser de materiais nobres com ligas matálicas exóticas pelo que sei, e que o Japão sabe fazer cerâmicas capaz de suportar o calor interno, e que os EUA se apoiavam no Japão para essas cerâmicas nos motores do F22 por exemplo, a China tinha que encontrar o caminho sozinha, esses motores poderosos atingem mais 2000 ºC no interior capaz de derreter o interior, onde eu vi tudo isso era matéria chinesa, ,,,, em outra matéria… Read more »

Nilton L Junior

O que certamente colocara a China na perspectiva de ser uma nação com total capacidade de ter superioridade e supremacia aérea na região.

Sincero Brasileiro da Silva

E as piadinhas com os motores chineses prestes a evaporarem… kkk

max

A fonte e os detalhes técnicos do vídeo são os seguintes: (legendas em inglês)

https://youtu.be/0EW5nk4T4tk?t=662

PS, os 2% de peças pequenas estrangeiras não são peças importantes, se o fornecimento estrangeiro for interrompido, a China pode rapidamente torná-las internas.

Last edited 1 ano atrás by max