Missão cumprida! FAB transporta pessoal e carga em ajuda humanitária à Turquia
Viagem, que durou mais de 12 horas sem parada, ajudou a transportar equipe de resgate e material emergencial de apoio à região
Missão cumprida! Quarenta e dois homens e mulheres de diversas capitais brasileiras desembarcaram na cidade de Ankara, capital da Turquia, às 4h da manhã desta sexta-feira (horário de Brasília). Um grupo composto por bombeiros militares, profissionais da saúde e da defesa civil decolou de Guarulhos, na manhã da quinta-feira (09/02), para levar esperança em forma de alimentos, equipamentos, cães farejadores e apoio operacional a quem mais precisa.
“É uma equipe de resgate, uma força tarefa brasileira, que envolve profissionais militares de três estados do Corpo de Bombeiros, de Oficiais médicos, e da Defesa Civil tanto do estado de São Paulo quanto do Governo Federal. Muitos desses profissionais já trabalharam em Brumadinho, em outras catástrofes em âmbito nacional e, também, em âmbito internacional, já foram pro Haiti, Moçambique e tudo se soma. Nossa expectativa é a melhor, a de poder ajudar as pessoas”, explicou o Coronel Carlos Alberto de Camargo Junior, que é Comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Além dos profissionais, que irão ajudar nas ações de busca e atendimento médico na região que foi abalada por terremotos de alta magnitude nos últimos dias, a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) também realizou o transporte de cerca de 10 toneladas de equipamentos, medicamentos, kits de emergência e cães farejadores, que irão ajudar nas buscas.
A viagem foi a primeira missão humanitária no exterior realizada pelo KC-30, durou cerca de 12 horas e foi marcada pelos ajustes finais no planejamento e pela expectativa dos profissionais que irão atuar no apoio humanitário.
“A expectativa é de que tenha bastante trabalho, e a gente fique nessa função relacionada à saúde, mas não somente a saúde relacionada ao trauma ou à situação das pessoas envolvidas, mas também à segurança da própria equipe brasileira que tá indo ajudar, de modo que a gente tenha uma equipe que possa dar segurança caso um de nós também se machuque”, contou a Capitão Médica Fabiana Maria Ajjar, da Polícia Militar de São Paulo.
Com o coração aberto, mas ao mesmo tempo apertado pela família que deixou no Brasil, o Subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas aos Desastres do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major Heitor Mendonça, destacou a importância da missão. “Os profissionais que estão aqui estão de coração aberto, fazendo um serviço muito importante e, com toda certeza, vão compreender isso, mas a saudade aperta quando a gente fica longe. E fazer um bom trabalho é mais uma forma da gente honrar tanto a nossa família, quanto o povo brasileiro, que merece ser representado à altura, a competência e a dignidade que o nosso país tem”, disse.
Planejamento concluído e expectativas compartilhadas no voo, a hora mais esperada chegou. O pouso no país europeu ocorreu com sucesso, mas com um único imprevisto. Inicialmente, a equipe de resgate iria para a cidade de Adana, mas devido ao alto fluxo no aeroporto, a aeronave da FAB teve o curso alterado e precisou pousar em Ankara. Marcando seis graus negativos, tanto a equipe de resgate quanto a carga desembarcaram e, de lá, seguiram, para seu destino final, visando ajudar quem mais precisa.
“Essa missão é extremamente importante, pois ela representa um grande esforço brasileiro, uma construção de sinergia, de sintonia entre o Governo Federal, os governos estaduais pra construir essa força humanitária do Brasil em apoio a essa situação tão crítica que a população da Turquia está passando. Nosso muito obrigada à Força Aérea Brasileira pela parceria e por possibilitar a chegada dessa equipe na região turca”, concluiu o Coordenador de Estudos Integrados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rafael Pereira Machado, que representou o governo federal na missão.
KC-30
O KC-30, designativo militar para o Airbus A330, é uma aeronave com peso máximo de 233 mil quilos e com velocidade máxima de 995 quilômetros por hora. Com envergadura de 60,03 metros e comprimento de 58,8 metros, sua carga útil é de 45 mil quilos.
O primeiro Airbus A330-200 foi incorporado com a matrícula FAB 2901 e será convertido em Multi Role Tanker Transport, o MRTT. Com isso, a FAB aumenta sua capacidade em ações estratégicas, como reabastecimento em voo, apoio logístico e ações humanitárias, sejam elas nacionais ou internacionais. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, a aeronave também poderá realizar Missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) para um grande número de pacientes.
O KC-30 é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Assim, a incorporação da aeronave à FAB resultará no restabelecimento da capacidade estratégica em prol da defesa do país e do apoio ao desenvolvimento nacional.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Incrivel , sempre achei essa aeronave imponente…
Por quê não mandaram os dois?
O presidente foi ao EUA com o outro KC-30.
Por quê não foi de A320?
Para gastar mais
Pior do que usar avião oficial para ir a Orlando gastando dinheiro público sem nenhuma utilidade além de fugir, não é.
Por que o inominável não foi de A320?? Afinal foi ele que comprou.
Olá Luis. Uma coisa intrigante. Acompanhei o vôo do VC1 em 30 de dezembro passado. Ainda que o avião tenha autonomia de mais de 8 mi km, podendo fazer uma viagem direta até Orlando sem escalas, o avião fez uma escala de quase duas horas em Boa Vista. Intrigante.
Em sua fuga o então presidente não quis sobrevoar território venezuelano mesmo sabendo que se o fizesse nada teria acontecido.
Caro F. Ainda assim, o pouso em Boa Vista é curioso… A distância entre Brasilia é Orlando são 6 mil km. Mesmo desviando em torno da Venezuela, o voo não seria superior a 7 mil km. O avião tem uma autonomia superior a 8 mil km. Intrigante.
Ninguém mais sobrevoa a Venezuela.
Até tem autônomia mas teria de decolar com combustível próximo ao máximo diminuindo o “payload” da aeronave, bem como comprometeria o desempenho da aeronave. Também o Governo Federal paga mais barato pelo combustível de aviação em razão de imunidade tributária e contrato da frota.
*A319ACJ
Muito provavelmente para poder ir sem escalas.
De fato o VC1 tem uma autonomia superior a 8 mil km, podendo fazer a viagem Brasilia – Washington sem escalas. Contudo, o VC1 está em manutenção programada, provavelmente na oficina da Latam em São Carlos, no interior de SP. Já o vi lá umas duas vezes quando visitava o Museu aeronáutico, antes da empresa fecha-lo.
Segundo o Estadão, o VC1 está em manutenção programada.
Sério?!?!?!
Pra quê? Um só já atende muito bem o trabalho.
Acho que você não leu as noticias!
pq 1 foi raptado pra taxi de político
Caro H. A frota da FAB deve atender as necessidades do Estado e da sociedade. Considerando que o VC1 está ou estava em revisão, havia três alternativas. 1 adiar a viagem. 2 fretar um avião comercial ou comprar passagens de uma companhia aérea ou 3. pedir uma carona em um avião da USAF. Novamente, considerando que a FAB tem dois KC30 disponíveis, por que ele a presidência teria que escolher outra alternativa ao invés de emprega-lo? Sobre a assistência humanitária, a FAB tem alguns KC390 novos que poderiam levar o material necessário para a região afetada mesmo tendo que fazer… Read more »
“Caro H. A frota da FAB deve atender as necessidades do Estado e da sociedade.”
tem avião presidencial pra isso… usa ele…
“ahh num pode pq ta na manutenção”
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh pelamor né… negocio ta ai voando há +10 anos sem travar as viagem e do nada brota uma manutenção… pega o avião da Gol (de preferência o MAX (aliais a Gol só tem 747, curioso isso)) ou novo avião la da AZUL…
necessidade do Lula né… pq aposto qualquer cosia com você que a sociedade não quer taxi de politico
Caro. H. Segundo o que foi publicado pelo Estadão, o VC1 estava em manutenção, ao que parece em S.Carlos na oficina da Latam, homologada para cuidar de aviões da Airbus. Então,o VC1 não estava disponível. O presidente poderia alugar um avião comercial, usar o VC2 que demandaria ao menos duas escalas ou usar o KC30 que estava disponível. Mas por que alguém iria fretar um avião comercial se a FAB tem um avião disponível, inclusive com configuração de assentos? A FAB comprou dois A330 da Azul por cerca de R$ 400 milhões (ou R$ 200 milhões cada). Lembro que o… Read more »
A FAB tem estado bastante ocupada. Vários KC390 no ar, em diferentes missões (Inclusive um indo pra Europa. Turquia?), e ambos KC-30 em missão. A missão da Turquia, em especial, demonstrou a absoluta necessidade desse tipo de aeronave na força. Espero que, assim que segurados os fundos para converter ambos os A330 em MRTT, a FAB adquira mais uma ou duas unidades.
Pelas nossas dimensões, e pretensões como país, deveríamos ter pelo menos 5 destes.
Exatamente o que eu havia comentado em outro post BK117. A eficiência operacional que a aviação de transporte da FAB demonstra é incrível. Essa “projeção” feita pela incursão dos dois KC-30, um para a Turquia e outro para os EUA, mostra a capacidade estratégica que a FAB hoje possui. Como você falou, penso que cabe mais um ou dois KC-30. Com certeza não podemos perder a oportunidade de converte-los ao padrão MRTT. No mais, vemos KC-390, Hércules, Bandeirante, Brasília, Amazonas e Grand Caravan diariamente pelo nosso imenso país. Quando pensamos em Força Aérea, muitas vezes pensamos apenas em caças, mas… Read more »
Verdade mesmo, a maioria pensa apenas em aviação de combate é claro que temos que evoluir, mas a aviação de transporte está dando um show.
Perfeito, caro Jefferson!
Esqueceu do C-130 no Chile ajudando no combate a incêndio.
Sempre disso isso. E mais,foi um enorme erro,uma burrada profissional,cancelar tantos KC-390 pra focar no Gripen. A aviação que realmente importa,e a mais operacional da FAB,é a de transporte. Sempre foi.
Dois já bastam, a FAB tem outras prioridades.
É mais fácil a presidência mandar instalar chuveiro, cama de casal e torneiras de ouro… Esperem e verão!
Pelo menos, elas ficarão lá para sempre.
Não serão saqueadas como foram as do Palácio do Planalto pela família anterior.
Até os espelhos dos interruptores eles levaram.
Haja voracidade!
Esse pessoal não foi capaz nem de cuidar das Emas e dos Peixes…🤦🏻♂️😂😂😂😂
Não é?
A mocinha dos cheques limpou até as moedas do lago.
Ou seja, além de cheques, descobrimos que ela trabalha com dinheiro vivo, PIX e boleto parcelado.
kkkkkkkkkk
Carpas dadas de presente pelo imperador japonês Hiroíto. Já as emas, tadinhas, deram resto de comida para elas. Confundiram emas com porcos.
“Pelo menos, elas ficarão lá para sempre.”
Será?? O inominável roubou até a caneta Mont Blanc com a qual assinou a posse!!! Uma caneta!!!
Quanto ao resto, que cobrem de quem roubou os bens que são públicos, mesmo que sejam espelhos de interruptores.
“Pelo menos, elas ficarão lá para sempre.”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ja começou a passassão de pano pra roubar um avião pra presidência… governo compra dois pra serem MRTT ai chega o dedos leve leva o avião embora e cara vem com “”Pelo menos ficarão lá para sempre.”
”
realmente, Haja voracidade em passar pano
Memória seletiva.
Segundo oficiais da FAB, ouvidos pelo jornal Estado de S.Paulo, a principal aeronave presidencial não estava disponível porque passa por “inspeção de rotina”. Cabe à Presidência requisitar os aviões à FAB, mas assessoria de Lula disse que o revezamento e as agendas de manutenção são decididos pelos militares.
Assim como as obras e enfeites encontradas no sítio de Atibaia. “É de um amigo…”. Memória seletiva.
Acho bem difícil, quando o Bozó tava na presidência eu acreditava que ele faria isso, mas no governo atual provavelmente eles vão utilizar o Aerolula mesmo
Caro D. A presidência tem um A319CJ, com autonomia de mais de 8 mi km, equipado com toda a estrutura de um gabinete presidencial. Além disso, tem outros dois E190. Já vi o VC1 pelo menos duas vezes na oficina da Latam em São Carlos. quando o museu ainda estava aberto. Geralmente, o VC2 é enviado antes do VC1 com a equipe diplomática e também serve de avião reserva. Pelo que o Estadão apurou, semana passada o VC1 estava em manutenção, pelo que entendi, regular. Como o KC30 manteve as poltronas da configuração comercial, ele pôde ser usado pela presidência… Read more »
Camargoe, defenda a compra de OUTROS a330 ou a340 pra Presidência… vai ficar menos feio que essa passassão de pano ai pra justificar o passeio do outro com aeronave que não foi comprada pra essa finalidade.
TODO MUNDO sabe que os A330 foram comprados pra ser mrtt pra FAB usar com os gripen ou com KC390 ou em ação humanitária (tipo a da Turquia ou aquela que o KC foi ha uns tempos)
ou defenda abertamente de uma vez que vc quer o A330 pra taxi da Presidência
Caro H. O VC1 estava ou está em revisão. O KC30 estava disponível inclusive com a configuração para transporte de passageiros instalada. Qual o problema em usa-lo? Aliás, nenhum dos dois KC30 ainda estão configurados para Revo. A FAB já teve um Boeing 707 que servia tanto para Revo quanto para viagens presidenciais. É muito mais barato eventualmente usar o KC30 para a presidência do que comprar um segundo avião que ficaria a maior parte do tempo estacionada. Sobre o KC30, acho que vocẽ poderia revisar os debates para saber minha opinião.
Precisamos de avião de carga militar com rampa para Guarani, centauro, tanque leve, helicópteros…. esta missão poderia ser cumprida com aviao civil alugado. Já que comprou tem que transformar em reabastecedor os dois e aumentar recebimento g ripens para ter alguma lógica. Hoje e mais um avião GTE. O kc390 reabastece, leva 2 guaranis, leva Black Hawks, solta carga para quedas, astros….. O que temos e um A330 civil pintado cores fab.
C-390 leva 2 guaranis???
Obrigado pela correcao, porem a ideia persiste c30 leva nenhum. Prioridade seria mais g ripens entregues e kc390 full operacional em quantidade razoável. Hj temos 3 g ripens (um e de teste) com previsão de mais 5 este ano e 4 kc com previsão entrega um este ano. Discuto prioridades na aquisição, não aplicação.
Se esses dois a330 não viessem, os recursos gastos com a sua aquisição são seriam convertidos mais Gripens e C-390, já que o orçamento para a compra era diferente.
Olá Jadson. Acredito que o problema seja outro. O Brasil assinou um contrato para a aquisição de 36 aviões F39 com financiamento de um banco sueco. Será preciso assinar um aditivo com a SAAB para aumentar o número de caças e também uma autorização do Senado para ampliar o financiamento para este aditivo. O fato o Brasil gastar mais ou menos em qualquer programa civil ou militar não tem impacto sobre as parcelas do financiamento sueco.
Alguma previsão de quando os dois aviões serão convertidos?
Ao invés da FAB ficar de pirraça com as outras forças por causa da aviação ligeira e leve, deveria focar em mais e melhores capacidade de transporte estratégico. Mais C-30 e, de repente, alguns C-17, ou Y-20, são bem mais importantes do que um punhado de Sherpas.
A FAB está de parabéns por mais essa missão.
O Brasil está voltando á civilização.
Essas missões SEMPRE foram realizadas pela FAB!!! Independente do lixo que estiver ocupando o Planalto, seja destro, canhoto ou de cima do muro. Ora, “voltando à civilização ‘… vê se te enxerga, chings.
‘Essas missões SEMPRE foram realizadas pela FAB!!!’
Os yanomamis estão esperando até agora a ajuda que o Governo anterior deveria mandar.
Inclusive as verbas que deveriam ser repassadas pela Ministra da goiabeira.
Conta outra, Flanker.
Não te faz de desentendido, kings. Missões humanitárias, de ressuprimento, de misericórdia, de lançamento de cargas, etc, são feitas pela FAB desde sempre, independente do governo. Não queira capitalizar para o inominável aquilo que não é exclusividade dele.
De resto, essa questão dos índios já virou moeda política. Atende eles para tudo que precisarem e pronto. O bolso não fez nada e os deixou à mercê dos garimpeiros e outros criminosos. Perfeito! Mas, usar isso agora como marketing político é rasteiro….porém, típico aos da tua espécie. Vai dormir, essa tua conversa mole não faz nem boi dormir.
Não é marketing político. Cumprir a lei e as suas atribuições é característica do bom governo, que se beneficia politicamente com isso. Com o mau governo é justamente o contrário, a ilegalidade gera o demérito político e até mesmo o ostrascismo. Nada vai apagar as atrocidades cometidas nos últimos 4 anos.
Claro que é marketing político…tu não vê porque não quer. Fizeram um circo enorme em torno da miséria e sofrimento dos indios. Fossem desinteressados em faturar politicamente, teriam drnunciado, tornado publico, acionado as autoridades competentes e atendido os indios. Isso seria o correto. Mas, agora só se fala disso nos noticiários. E o problema não é tornar público. Eu acho que era para escancarar e mostrar mesmo. Mas, mostra, dá publicidade e pronto. Mas, o tema virou manchete diária da imprensa. Óbvio que é faturar em cima da miséria alheia. “Nada vai apagar as atrocidades cometidas nos últimos 4 anos.”… Read more »
Há mais de 20 anos estão esperando. De todos os governos anteriores.
É mesmo? Quem foi que deu ousadia a garimpeiro e madeireiro ilegal, proibindo o IBAMA de destruir equipamentos encontrados dentro de reservas indigenas? Por que um avião da FAB levou vários garimpeiros para Brasília encontrar com o presidente? Quem foi que disse que o Brasil deveria ter feito como fizeram os EUA, que dezimaram seus nativos? Tá achando que esquecemos do “tem que aproveitar a imprensa ocupada com a covid e passar a boiada”?
Até a coitada da Síria sofreu com o terremoto, já não bastava os mais de 10 anos de guerra em seu país, que os países possam olhar e ajudar a Síria também, e não só a Turquia, que nesse momento, tem muito mais condições de infraestrutura e recursos que a Síria. No mais, parabéns para o Brasil e para a FAB.
OFF TOPIC
Um F-22 abateu hoje um objeto voador não identificado (possivelmente mais um balão?) no Canadá:
https://twitter.com/sentdefender/status/1624528529500127238
https://twitter.com/Faytuks/status/1624528129552273413
Esse já é o terceiro objeto voador abatido por um F-22 no espaço de uma semana, depois do balão chinês no passado sábado, e do objeto “cilíndrico e cinza-prateado” de ontem no nordeste do Alasca.
Off-topic: abateram outro ‘objeto não identificado’ no Canadá… Ainda não se sabe o que é
Que trapalhada os caras abatem um objeto que desconhecem a origem. 🤦
Caridade seletiva. Enviam rapidamente uma aeronave com ajuda para a Turquia e “esquecem” que ocorreu a mesma tragédia na Síria. Lembrando o jornalista Boris Casoy “Isso é uma vergonha!”
Exatamente, deveriam ter dividido as doações e deixado metade em pais e metade em outro.
E de quem é a culpa?
Lembro que o ditador Sírio não permitiu a ajuda da ONU durante vários dias.
Vc está dodoi da cabeça, filho.
A culpa é dos EUA que se meteram na região sem serem chamados e vão acabar sendo expulso, como são sempre, e ainda ficam criando sanções dificultando a ajuda por outros países.
Deles (americanos) que não se espere nada.
Daqui a pouco a culpa do terramoto também é dos EUA…
A culpa é do ditador Sírio que é apoiado pelos Russos e Iranianos, já que falou em quem se mete na região sem ser chamado.
Mas não espero que esteja muito indignado com o sofrimento destas pessoas ou que mude de discurso conforme as circunstâncias/lado…
Então quer dizer que uma criança soterrada não vai receber ajuda por causa do ‘Ditador’ sírio que os EUA querem derrubar e não conseguem?
Próprio dos americanos, afinal, já levaram à morte milhões de pessoas por guerras, fome e outras ‘maldades’.
Mas vai por mim.
Procure um tratamento psiquiátrico que vc não está normal, não.
Você recomendando tratamento psiquiátrico, para quem quer que seja, é surreal!!!!
Sim, muitos morreram porque o Ditador sanguinário impediu a entrada de ajuda humanitária da ONU. Da ONU e não dos EUA.
Fica aí todo excitado com as migalhas que a Rússia, e outros países desse calibre, enviam quando comparado com os outros países, e agora nega que isso aconteceu?
Porque será? Surpreendente não é, se lançam ataques químicos, impedir a entrada de ajuda humanitária é quase irrelevante.
Mais uma vez se percebe que não importa o ato mas quem pratica.
Não tem valores mas sim torcidas e a sua já perdeu há muito tempo…
Hcosta, tanto você como o kings estão errados, ele defendendo o Irã e tu os EUA, ambos estão na região sem serem chamados, não adianta tu acusar o Irã a passar a mão nos americanos, mas claro, vocês dois nunca vão ver Irã e EUA (sua política externa) como iguais…
Quem falou nos EUA? Estou a falar da ONU. E a criticar a recusa de ajuda humanitária. Acho que não percebeu a grande diferença entre nós os dois. Eu não questiono a presença do Irão. Mas há grandes diferenças na forma como o Irão e os EUA atuam. E, como sempre, acho que foram, e são, cometidos graves crimes contra a humanidade como a invasão do Iraque e os Colonatos Judaicos. Mas não olho só para um lado. Se forem os EUA a fazerem, então está tudo bem mas se for o outro lado a fazer o mesmo, já está… Read more »
O kings falou em EUA, e ele defende o Irã, aí tu defendeu os EUA quando escreveu isso: “já que falou em quem se mete na região sem ser chamado.” Ou seja, tu está certo quando afirma que ninguém chamou o Irã para a região, mas passa panos para os americanos, que também estão lá sem serem chamados! Dois erros não fazem um acerto. “O problema é quando querem simplificar a história, comparar o incomparável e colocar todas as culpas num só lado.” Tentar amenizar os erros de um lado dizendo que é “simplificar a história” é uma maneira de… Read more »
Suryak informa que, apesar das sanções, muitos países estão ajudando a Síria.
Inclusive, a Rússia mobilizou seu pessoal militar estacionado lá para ajudar nos resgates.
Outro exemplo foi a assistência que que o pessoal de Belarus está mandando.
Abaixo, comboio de ajuda levada pelo PMU iraquiano para a Síria.
https://twitter.com/i/status/1623603857883365378
“…a Rússia mobilizou seu pessoal militar estacionado lá para ajudar nos resgates.
Outro exemplo foi a assistência que que o pessoal de Belarus está mandando.
Abaixo, comboio de ajuda levada pelo PMU iraquiano para a Síria.”
Mas, isso é o mínimo que esses países tem que fazer!! Ora, por favor!!
Governo do canada confirma que abateu um ovni no seu espaço aéreo https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/11/canada-derrubou-objeto-voador-nao-identificado-proximo-ao-alaska-diz-primeiro-ministro.ghtml
E os yanomamis, vítimas de genocidio, alguma missão cumprida?
Todos dias desde que o novo governo assumiu e ordenou que assim o fosse. Todos os dias passa na tv e a própria fab divulga em suas mídias sociais
O Globo está publicando notícias de que um funcionário do IBAMA fez um sopão para eles (bendito seja) e disse que mutos deles nem conheciam legumes. Ao descobrir que ianomâmis não conheciam legumes, fiscal do Ibama monta cozinha improvisada: ‘primeira panela de sopa evaporou rápido’Pedro Emerich mostrou produtos como batata, cebola e repolho para os indígenas. A primeira panela de sopa evaporou rápido— conta Emerich, Apesar da dieta deles ser basicamente caça, pesca e mandioca, a intenção do fiscal foi de ajudar e contornar o gravíssimo problema de desnutrição dos indígenas Materiais como cigarros, bebidas e comidas enlatadas levadas pelos… Read more »
Esses aviões foram uma excelente aquisição da FAB, podiam ser mais dois tranquilamente, agrega muito poder de transporte estratégico à Força. Dois reabastedores e dois apenas para transporte, ainda mais agora que parece que a presidência viu os benefícios de um avião com mais capacidades de transporte e distância.
De fato. Para a visita aos EUA, O Lula deveria ter utilizado o VC-1 Esta é a função principal dele. O C-30 neste momento ainda é apenas um avião grande com poltronas, acredito que ele ainda não recebeu uma configuração VC ( Sala de reuniões de Estado Maior, Mesa de despacho, )
E nem precisa receber!! Não foram adquiridos pra isso. Pra essa função tem o VC-1.
Foi adquirido para isso também, já que essa configuração é uma das opções e é só mais um motivo para tê-lo adquirido
Talvez, TALVEZ tenha ocorrido alguma indisponibilidade no VC-1. Mas aí só sendo da FAB pra saber.
Olá Fernando. Segundo o que foi publicado na Revisa Oeste “Segundo oficiais da FAB, ouvidos pelo jornal Estado de S.Paulo, a principal aeronave presidencial não estava disponível porque passa por “inspeção de rotina”. Cabe à Presidência requisitar os aviões à FAB, mas assessoria de Lula disse que o revezamento e as agendas de manutenção são decididos pelos militares.”
Olá Fernando. Segundo o apurado pelo Estadão, o VC1 estã passando por manutenção regular.
Isso explica. O VC1 pode ir direto de Brasília a Washington. Já o acompanhei no FlightRadar indo direto a NY por ocasião da assembleia geral da ONU. Vale lembrar que ele é um A319 bombado, leva mais combustível que um A319 regular e voa mais leve também o que lhe dá um alcance bem maior do que um A319CEO de linha aérea. Pouco tempo eu li uma história no jornal que a Dilma estava querendo aproveitar uma liquidação queima de estoque da Boeing e comprar um 747-8 para ser o novo avião presidencial pois o VC1 não permite voo sem… Read more »
Olá FV. Durante o FX2, a Boeing fez um trabalho bem forte de lobby para que o Brasil escolhesse o F18, ainda que ela não tivesse a autorização do Congresso para dar acesso irrestrito ao código-fonte. Por exemplo, a Boeing contratou a ex-embaixadora dos EUA no Brasi, Donna Hrinak, para ser a presidente da Boeing do Brasil. Também teve muito boato entre os quais que a Boeing incluiria um 747 presidencial no pacote. Havia também muito boato dizendo que a Dilma anunciaria a compra do F18 em uma visita á Washington, que acabou desmarcada em virtude das denúncia de espionagem… Read more »
A FAB aos poucos vem evoluindo e se renovando, e na minha opinião é a melhor força atualmente.
Enquanto isso a MB…
Não era meio tarde? Tem equipe indo embora já. Espero que ajudem.
Transformar em MRTT vai ser uma baba de dinheiro. A embraer instalou os pode Cobham 912 no Kc-390, qual seria a “grande” dificuldade da própria embraer de instalar os Cobham 905 do MRTT ?
Te informa….Não é só instalar pods.
Que não eh só “plugar” está claro. Mas ela sabe o que deve fazer, pois já fez desde o início no Kc-390.
A Airbus tem todo o projeto, know-How para fazer essa conversão. Pra que a Embraer vai fazer isso, gastando tempo e dinheiro, para converter apenas duas aeronaves? Não tem lógica.
O KC-30 mostra a que veio (embora ainda não possa ser chamado de KC-30 pois não tem a função de reabastecedor, algo que só acontecerá quando convertido para MRTT – que espero que aconteça logo). A FAB possui 2, deveria procurar mais opções no mercado (pelo menos mais 2), lembramos que a mesma já operou 4 KC-137, um com as cores do GTE e usado pela presidência (aqui não cabe exclusividade a presidente A, B ou C). Há grande oferta desse tipo de aviões por um preço bem atraente, sem deixar de priorizar outros projetos da FAB, como o KC-390… Read more »
Pelo visto teremos apenas um KC-30, o outro vai virar VC-30 tal qual o sucatão.
Caro. O VC1 tem uma autonomia superior a 8 mil km, sendo que a distância entre Brasilia e Washington são 6,8 mil km. Outra vantagem do VC1 é o seu conforto, já que o KC30 tem uma configuração de poltronas de um avião comercial. O que apurei é que o VC1 está em período de manutenção programada, por isso a viagem para os EUA foi feita em um KC30. Um fato que deveria aguçar a curiosidade de todos é que na última viagem de Bolsonaro para a Flórida a bordo do VC1, ele fez uma escala de quase duas horas… Read more »
OFF:
Parece que a Grécia não vai de Millenium…
https://www.zona-militar.com/2023/02/12/grecia-negocia-con-italia-la-compra-de-hasta-seis-c-130j-super-hercules/
Eis a importância do KC-30 que é um transporte estratégico feito para levar muita carga e pessoal a grande distâncias, o KC-390 é outra categoria é um transporte tático e como tal o alcance de voo é bem menor o que obrigaria a fazer algumas paradas nesse deslocamento em sua categoria o KC-390 é um dos melhores mas cada um em sua função!
Alguém sabe como se deu a conversão operacional dos pilotos para o KC 30 ? Afinal foi curto o periodo entre a aquisição e a utilização .
No momento o KC-30 é só um A330 pintado com as cores da FAB. Essas aeronaves eram da Azul e a Azul forneceu o treinamento para os pilotos da FAB nas suas instalações em Campinas.
Foi bem rápido o treinamento então .
Se os pilotos da FAB que receberam treinamento já tinham voado com o ACJ 319 presidencial é bem rápido mesmo porque os Airbus são bastante padronizados desde o A318 até o A380.
Mas vale lembrar que esse treinamento começou quando os aviões foram vendidos, ou seja, enquanto eles estavam sendo revisados, reconfigurados e pintados as tripulações já estavam treinando nos simuladores da Azul e talvez até em outras aeronaves da companhia.
Não, nunca tinham voado AIRBUS.
Existe uma fila para fazer isso na Airbus da Espanha, estamos na fila aguardando a nossa vez e enquanto não chega a hora os aviões vão ficar sendo utilizados. Depois vai o primeiro e quando este retornar do upgrade o segundo vai!
Pode comprar mais dois, pois se em um dia já estavam usando dois ao mesmo tempo não ficou nenhum de reserva na base caso surgisse outra missão de urgência estratégia. Há um tem que estar pintado de verde amarelo e aposenta o. A-319
“Há um tem que estar pintado de verde amarelo e aposenta o. A-319”
Nem pensar!!! Que vendam o A319 e comprem outro pra função. KC-30 não é pra ficar transportando parasita.
O A-319 configurado como está e no estado que está, tem um ótimo valor de revenda no mercado VIP, se vender ele é possível adquirir outro A330.
Esse tipo de aeronave (para quem crítica) é necessária principalmente em situações onde se precisa deslocar um grande número de civis como no recente conflito entre Rússia e Ucrânia ou na Pandemia. Só se percebe a importância no momento da necessidade, todo país grande e populoso, principalmente, se tiver grande quantidade de cidadãos no exterior, eventualmente vai necessitar de um em momentos de evacuação ou ajuda humanitária, se a força aérea do país não dispuser, outro órgão nacional necessitará dispor de um, ou então, ficar à mercer de uma terceirização que pode não ser viável em momentos de crise, é… Read more »
O único trabalho dessa FAB desde que acabou a 2ªGM; transporte. Muito dinheiro investido para tão pouco retorno.
E quando se trata das cestas basicas para o povo yanomani, nossa excelentíssima força aérea não entregou nem metade! Eu me pergunto pq será rs