A visita aconteceu nessa quinta-feira (02/02), em Brasília (DF) e Anápolis (GO)

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, na manhã dessa quinta-feira (02/02), em Brasília (DF), a Comitiva da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) e Pilotos de Caça Veteranos.

O grupo de militares da reserva assistiu a uma sequência de três apresentações do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER): o programa de inovação estratégica; a introdução ao Planejamento Baseado em Capacidade (PBC) no Brasil; e o desenvolvimento do PBC e do Plano de Configuração de Força da Aviação de Caça.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, falou sobre a Aviação de Caça e seu compromisso com a área de defesa aérea brasileira. “Orgulhamo-nos em ter uma Aviação capaz de utilizar sua dignificante história para traçar rotas seguras, voltadas à superação dos desafios, e que tem, no reconhecimento do precioso valor da força, um legítimo instrumento para a paz social”, comentou.

Já na parte da tarde, a comitiva realizou uma visita à Base Aérea de Anápolis (BAAN), onde foi recebida pelo Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, e conduzida à sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar. O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto, ministrou um briefing sobre a aeronave F-39 Gripen, e, após a conversa, guiou os integrantes em visita às instalações inauguradas no último ano, incluindo o sistema de planejamento de missão e o simulador de voo.

Na ocasião, os envolvidos tiveram, ainda, a oportunidade de realizar uma visita a um dos caças F-39 Gripen, já em operação pelo Esquadrão.

Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno

O Comandante do 1º GDA falou sobre a importância em receber a Comitiva. “É uma honra podermos demonstrar diretamente, para tão seleto grupo, o nível de comprometimento e dedicação do nosso pessoal, a elevada capacidade técnica de nossas equipagens e a efetividade das ações em prol da operação do F-39 Gripen. Ele é o mais moderno e tecnológico vetor em atividade na Força Aérea Brasileira, e sua operação elevou o Brasil a um novo patamar no que tange à defesa aérea e à capacidade dissuasória do nosso país”, disse.

O Comandante da BAAN também expressou sua alegria como anfitrião da visita. “Receber o Comandante da Aeronáutica, os membros do Alto-Comando e os membros da ABRA-PC é motivo de muito orgulho para nossa Unidade, em especial por podermos apresentar uma visão prospectiva da nossa Base Aérea e atestar que seguimos incansáveis na busca pela excelência, cumprindo com afinco nossa missão”, concluiu.

Para o Presidente da ABRAC-PC, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, a visita foi muito importante para ver o que a FAB projeta para o futuro. “Estamos nesse evento hoje, onde o EMAER apresentou a FAB do futuro. O encontro nos trouxe um conhecimento muito grande, pudemos perceber o planejamento e sentimos uma confiança muito grande em um futuro mais brilhante para nossa Força”, comentou.

ABRA-PC

A ABRA-PC é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de caráter cultural, recreativo e social, e tem por finalidade estreitar os laços de união e solidariedade entre os Pilotos de Caça da Força Aérea Brasileira, em especial os da reserva e reformados, e entre esses e os demais formados em outras Forças Armadas, nacionais ou estrangeiras, buscando estimular e preservar as tradições e o espírito de corpo, bem como promover a interação entre os associados e a Força Aérea Brasileira.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Up The Irons

Não era pra terem sido entregues 2 Gripens em dezembro passado de acordo com o cronograma?
Alguma nova previsão?

Tutor

Tenho comigo que o Rafale ou o F-18 seriam melhores opções, mas, já que optaram por esse Gripen, é melhor que F-5 velho ou nada.
Agora, isso não me impede de achar esse avião inferior aos demais, é pequeno, parece anêmico frente aos concorrentes.

Joe

É o famoso Gripadinho. Mirradinho que só…

737-800RJ

Já postei isso antes, mas é sempre bom lembrar:

Gripen E – 15.2 metros de comprimento
F-16 – 15 metros
Typhoon – 16 metros
Rafale – 15 metros
Mirage 2000 – 14 metros
F-18 – 18 metros
F-35 – 15.6 metros
JF-17 – 14.3 metros
MIG 35 – 17 metros

Alguns dizem que tamanho não é documento, mas isso pouco importa. O importante é que estamos, digo, o Gripen E está na média!

Tutor

Comprimento sim, são parecidos. Mas, dê uma checada na capacidade de carga de cada um; o Gripen perde.

Jadson S. Cabral

Inferior ao F-18??? Uma aeronave de projeto dos anos 70 e que só foi sendo modernizada??? Uma aeronave que não tem o de mais moderno em termos de tecnologia e que ainda assim os EUA não nos daria acesso a quase nada nele? O Rafael tudo bem, está no páreo. É difícil dizer qual dois dois seria melhor e eu creio que a vantagem clara dele seja a maior capacidade de carga. Em termos de tecnologia embarcada, os dois devem estar no mesmo nível, com o Rafale sendo absurdamente mais caro que o Gripen. Portanto, se depois de tantos anos… Read more »

Tutor

F-18 Super-Hornet é dos anos 70??? Até onde eu li foi introduzido em 1999, e se trata de uma aeronave complemente diferente o F-18 Hornet, somente a aparência foi mantida. Em termos de tecnologia embarcada, segundo as publicações, de fato F-18, Rafale e Gripen tem recursos similares, estando no mesmo nível. A diferença está justamente no que você apontou, e no que eu escrevi no meu comentário, o tamanho, que resulta em uma capacidade de carga maior aos caças concorrentes. Então, se são “iguais” em praticamente tudo, mas, o caça francês e o norte-americano têm maior capacidade de carga, logo,… Read more »

109F-4

Cadê aquele equipamento (que tem algo a ver com detecção IR) que deveria já estar novos caças? Acho (só acho) que só vem se pagar mais.

Frederick

Acho muito tocante o TB Ref. Leite, brasileiro com maior número de horas no F-103 e o primeiro a completar mil horas na aeronave, ex-comandante da BAAN, estar ao lado do Cel. Leite, seu filho, também Jaguar e atual comandante da BAAN.

Fabrízio

Salvo engano, na entrega dos gripens dias atrás, as unidades foram o 03 e 04.

Nas imagens aparece o 02 também!!!

Novidades???? E o 01, já que o 00 será entregue por último (salvo engano)?

Santamariense

Os F-39 4101, 02, 03 e 04 estão todos na BAAN. Na cerimônia de recebimento, voaram o 03 e o 04, mas o 02 estava no hangar do GDA, em exposição estática. O 4101 chegou poucos dias depois, vindo da Embraer. Quanto ao 4100, é uma aeronave de pré-produção. Nos cronogramas de entrega, sempre aparecem as 36, alem dele (4100). Do 4101 em diante, são aeronaves de produção. Assim, acredito que o 4100 não será uma aeronave operacional. Não esqueça que a FAB confirmou o acréscimo de 4 aeronaves à encomenda original, elevando o 1° lote para 40 aeronaves.

Fabrízio

Muito obrigado!

Por mais seguidores na página como vc!

Santamariense

Valeu! Abraço.

Koprowski

Inclusive já deveriam estar com os emblemas do Esquadrão Jaguar.

Santamariense

Pois é! Falta o jaguar no alto da deriva.