Pentágono diz que caça chinês realizou interceptação ‘insegura’ de jato espião da Força Aérea dos EUA
Em 21 de dezembro (horário padrão da China), um piloto de caça J-11 da Marinha do Exército Popular de Libertação (PLAN) realizou uma manobra insegura durante a interceptação de aeronave RC-135 da Força Aérea dos EUA, que estava legalmente realizando operações de rotina sobre o Mar da China Meridional no espaço aéreo internacional.
O piloto da PLAN realizou uma manobra insegura ao voar na frente e a 20 pés (6,1 metros) do nariz do RC-135, forçando o RC-135 a fazer manobras evasivas para evitar uma colisão.
A Força Conjunta Indo-Pacífico dos EUA é dedicada a uma região livre e aberta do Indo-Pacífico e continuará a voar, navegar e operar no mar e no espaço aéreo internacional com o devido respeito pela segurança de todas as embarcações e aeronaves sob o direito internacional. Esperamos que todos os países da região do Indo-Pacífico usem o espaço aéreo internacional com segurança e de acordo com a lei internacional.
FONTE: U.S. Indo-Pacific Command
O sujo falando do mal lavado.
“Aqui é a poderosa força aérea americana, que não consegue fazer um caça de 5ª geração voar sem defeitos, tentando espionar vocês, chineses. O que deseja chegando tão perto do meu avião?”
“Um pastel de flango e uma kill do intrometido.”
qual outra nação conseguiu fazer voar um quinta geração de verdade, com tudo aquilo que os caracteriza, sem problemas?Russos mal tem uma duzia de su 57 que nem colocaram pra rodar na ucrania por medo de abate e quanto aos chineses, ninguém sabe nada acerca de suas capacidades, exceto que não sao 5 geração puros…então…menos, beeeem menos…
O F-22 é o que?
Um avião caríssimo que não entregou o esperado e foi descontinuado.
Teve até uma vida relativamente curta.
Já foi publicado aqui link para uma reportagem sobre os problemas do F-22.
Foi descontinuado porque o inimigo não tinha nada à altura, então não havia mais necessidade de manter a linha de produção ativa.
Teve uma vida relativamente curta? O avião até hoje é o principal vetor de superioridade aérea da USAF, é tão importante que o Congresso proibiu a sua exportação.
Pare de falar essas asneiras.
Até hoje não me entra na cabeça o por que desses caras pararem com F-22. Um caça pronto que oferecia várias oportunidades de novas versões, inclusive uma down para exportação. Ali só pode ter sido coisa do lobby do setor de defesa que corre solto nos EUA.
Os problemas??!!!??
É ser caríssimo, mas o que é bom, é caro e o F-22 é sem dúvida ” o cara” para ganhar a superioridade aérea.
Estando o F-22 na área, os outros (inimigos) aterram.
ja foi esse tempo… seus avionicos são antiquados
São antigos, mas não atiquados. Tiveram atualizações constantes até a pouco tempo.
Claro, F-35, J-20, tem tecnologias novas e mais atuais.
F-22 “funciona” muito bem no hollywood…..
A matéria trata do método de interceptação feita pelos chineses e não da construção de caças de 5ª geração. Eu já vi várias interceptações americanas e nunca vi (até então) interceptação agressiva. Peço até que se alguém já viu mandar o link, por favor. Já em compensação aos chineses, a interceptação deles é dessa forma e nem preciso citar a dos russos aqui que é pior ainda. Então…
Ler um livro sobre interpretação de texto seria uma boa para você.
E sobre ironia também.
Abraço
”IRONIA”, aham. Tá.
Insinuou que avião americano de “5ª” geração que solta pecinha, o pessoal se dói.
Sabes porquê???
Porque é mentira, não confundas, soltar peçinha dos Chineses com o que se passa com os Norte-Americanos, pois os USA não aprenderam a fazer caças e outras coisas, com engenharia reversa e roubo de documentos das empresas Ocidentais.
Essa história de soltar pecinha, é exclusivamente de pessoas fã de Russia e China.
Gerações de aeronaves furtivas dos EUA : F-117, B-2, F-22, F-35, B-21 já saindo do forno e a próxima geração NGAD vindo aí … rsrs só rindo mesmo.
Isso sem mencionar obras de artes como o SR-71 que embora não fosse furtiva, já incorporava algumas soluções para reduzir
o seus rcs … O dia a que a RPC impressionar o mundo com tecnologias tão disruptivas e distantes da realidades dos seus adversários poderemos falar de paridade tecnológica .
Se for falar em tecnologias disruptivas, não dá para deixar de fora o XB-70 Valkyre, um bombardeiro nuclear estratégico que voava a mach 3 como velocidade de cruzeiro e que só não foi para produção por causa dos ICBMs.
Lembrando que o XB-70 Valkyre era um projeto de 1960.
Em que pese todo o esforço chinês, até agora ela não demonstrou nenhuma tecnologia realmente disruptiva que tenha nascido em solo Chinês. Até acredito que eles cheguem lá, mas não creio que isso aconteça daqui a 27 anos.
A tua torcida é válida, pode torcer a vontade. Mas, só para lembrar que ela não muda os fatos, e o fato é que o Xing Ling ainda não estão a altura dos Yankees. E sim, os EUA tem caça de quinta geração que voa e muito bem, o F22 te manda lembranças. Quanto ao f35, tem problemas sim, afinal é um produto inovador e com muita tecnologia nova, mas, é um avião formidável. De tão bom que é, os Xing Ling fizeram uma cópia dele kkkkkk
Eu acho que vocês são loucos ou ainda estão no nível básico de leitura em Português. O que vocês estão discutindo aqui: A é melhor que B assim como minha opinião é melhor que a sua e ponto final, toma essa! O que vocês deveriam estar discutindo: Avião ESPIÃO americano, longe de casa é interceptado de forma agressiva por caça chinês. Vamos agora a manchete oficial do lado chinês: US spy plane makes dangerous maneuvers against monitoring PLA airplane during close-in recon on China ”A video documenting the incident from the perspective of the Chinese J-11 fighter jet was attached… Read more »
Não consegue um, consegue ter várias centenas de F-35 a voar, sem grandes problemas, sendo actualmente o caça mais avançado que existe, isto não comparando com os Russos e Chinos, pois aí é ”o caça muito mais avançado, de longe, que existe” e assim será até á 6G.
Eu fico pensando… Se os EUA que já tem uma certa experiência com quinta geração está tendo problemas imagina china e Rússia que são marinheiros de primeira viagem …
Onde já se viu tamanha barbeiragem? Esse chinês tinha que voltar pra autoescola e treinar de novo baliza. Não se pode mais fazer uma missão de espionagem segura sem que apareçam esses motoristas de fim de semana para mostrar que sabem alguma coisa. Por acaso alguém anotou a placa do carro?
Pentágono ta igual o Atlético-MG, lançando nota de repúdio pra virar chacota?
Chacota???
Só tolos fazem chacota com pilotos altamente profissionais, que cumprem com a segurança e não um bando de irresponsáveis, que não sabem cumprir missões, com todo rigor de segurança e só pensando, em cumprir a missão com sucesso e profissionalismo e não fazendo gracinha para os espectadores.
EUA irão pagar um preço elevado devido sua arrogância irracional
Países como China, Rússia, Irã são milenares e não vão recuar, se os EUA querem ficar na frente vão ser atropelados
Morar no Irã não quer.
O Irã era uma democracia antes da Operação Ajax, orquestrada por americanos e britânicos.
Era, era …
Era uma vez …
Histórinhas da carochinha …
Kkkkk
Nem na Rússia e nem na China….
nem cuba e nem americas latinas
Eu não quero morar lá mesmo não. Eu sou brasileiro e vou morar no meu pais .
Nao sou traidor fujão que largo o pais pra morar em Miami num condominioN de cucarachas
o atual presidente estava morando na sela de uma cadeia em Curitiba.. só pra registro
Vou te explicar melhor esse atropelamento que você citou: seria como uma carreta carregada, viajando a 100 km/h, atropelar outra carreta carregada. Sobraria alguma duas carretas inteira?????????????
Eu acho que esse motorista não vai ter culhão para efetivar esse tal atropelamento kkkkkkkkkkkkkk
A China tentando novamente colocar um avião americano no solo para ver se consegue adquirir tecnologia.
Normalmente, os aviões americanos são colocados no solo sozinhos
Vem copiar o quê?
Tecnologia de ejeção?
Talvez não saiba, ou não lembre, mas um caça chinês, nessas mesmas circunstâncias e ações, colidiu com um EP3 americano, obrigando a aeronave a pouso forçado em uma base chinesa, com morte do piloto chinês.
Parece que não aprenderam nada.
Toda e qualquer interceptação de uma aeronave dos EUA eles classificam como não profissional
Eu heim, parece aquelas criança reclamona que os pais esqueceram de não mimar.
Interceptação, não ficar cruzando na frente dos aviões ou navios, a pouca distância, queres aprender interceptações profissionais???
Vê caças da Nato, a interceptar aviões Russos e Norte-Americanos os Chineses.
Os caras estão do outro lado do mundo, bem longe de casa, com um um avião espião, aí são interceptados de forma agressiva e dão chilique, que voem com escoltas então, aí podem revidar se necessário, de resto, como eu já disse, é só chilique.
exato!! começa a voar com escolta se está achando ruim… ai se o chines folgar trava a mira nele e vê no que vai dar!!
Coloque????
Só o teu.
Traduz aí, ficou meio estranho esse seu comentário em defesa dos EUA…
Voa com escoltas. Dá um lock com o radar neles só pra ativar o RWR do caça chinês. Estavam em espaços aéreo internacional; os chineses e russos fazem o mesmo.
Efeito psicológico Nancy Pelosi.
Só tem um jeito de curar, invadindo Taiwan.
Vai invadir? Não. Então teremos que ver o dragão de papel dar seus gritinhos até que eles se sintam novamente aquilo que acham que são e que, certamente não pode ser aquilo que achavam que eram ou outra enfermeira Nancy Pelosi vai ter que entregar mais uma dose do remédio
“Vai invadir? Não”
Olha, eu dizia que a Rússia não ia invadir a Ucrânia, e se invadisse, ela seria dividida entre Rússia e OTAN/EUA, errei nos dois casos…😂
Agora, talvez a China invada Taiwan no dia que os EUA reconhecerem Taiwan como um país livre e soberano, ou seja, só no dia de são nunca.
Caro Mauricio. Acho muito difícil comparar o conflito entre a Russia e a Ucrânia com a disputa entre Taiwas e China. De modo simplificado, a Russia fez uma avaliação correta do cenário pré-invasão. A Russia tinha maior poder militar e econômico. A Russia também tinha enormes reservas e a Europa era (continua) dependente do gás russo. Zelensky é um político fraco e Biden enfrentava uma forte oposição. Após a invasão, o cenário geopolítico mudou, pois Biden usou a guerra para se fortalecer internamente, as sanções econômicas anularam a vantagem econômica e o apoio militar da OTAN neutralizou a vantagem militar.… Read more »
Camargoer, eu não duvido de mais nada, e querendo ou não, a China é uma ditadura, é mais fácil manter a estabilidade interna, e pelo menos nos discursos, a China almeja sim invadir Taiwan, se um dia isso vai acontecer, só Deus sabe.
Ola Mauricio. Fermi dizia que tudo que é provável ocorrerá em algum momento. Ou simplificando, tudo que é possível é de algum modo provável. O que eu escrevi é que no atual cenário geopolítico, parece mais vantajoso para a China manter apenas a pressão em torno do discurso de “Uma única China” e aos EUA parece vantajoso criar um ambiente de “ameaça amarela”, contudo nenhum dos dois países teriam efetivo interesse de uma guerra. Sobre o futuro de Taiwan, são trẽs hipóteses. 1 A China reconhecer a independência de Taiwan. 2. Os dois países manterem o atual status geopolítico. 3.… Read more »
Zelensky é um político fraco?????
Olha então se fosse forte.
A maior surpresa dessa guerra, foi mesmo Zelensky ser um líder e político nato, como já não se pensava, que existisse.
Além do equívoco de ler Zelenski como um político fraco e sem apoio faltou pista os russos observar a cultura recente da Ucrânia. Filmes, livros e séries moldaram a opinião ucraniana sobre a Rússia, o passado foi lembrado e o terror que o regime esquerdo comunista implantou na Ucrania revivido em suas memórias, isso faz a moral do soldado muito mais forte para proteger a sua família, a determinação na luta é muito maior.
OTAN/EUA não dividem nada, pois não invadem países soberanos, para roubar terra desses países.
Não confundas, polícia com ladrão.
A Síria não está praticamente dividida entre EUA e Rússia? 🤷🏻♂️
O mesmo pode ser dito dos EUA reconhecer Taiwan oficialmente como independente, porque não fazem? Kkkkkkkkkkk vai dormir que teu mal é sono.
Esse J-11 parece que está com motores chineses, e eles devem tem muitos mísseis PL-8, o Python 3 deles, já que eles já tem o PL-10, mas eu vejo quase sempre o PL-8.
PL-15 é o guiado por radar?
Sim, mas esse da matéria provavelmente é um PL-12, eles também estão testando um outro míssil, chamado PL-17/20.
Na guerra das Malvinas, quando aqueles jatos ingleses entraram em nosso espaço aéreo, os interceptores da FAB realizaram manobras agressivas tb …. Invadiu o espaço aéreo, tem que botar para quebrar mesmo !
Mas nesse caso foi em espaço aéreo internacional, mas os americanos sabem muito bem como são as interceptações chinesas e russas, até mesmo em espaço aéreo internacional, reclamam por reclamar, afinal de contas, continuam na região e com aviões espiões e os chineses e russos não vão mudar a forma como interceptam. Já se invadir o espaço aéreo, aí sim a coisa muda de figura, a Turquia abateu o Su-24 russo, e uma vez, a China abateu um F-104 americano com um J-6, o Mig-19 chinês.
Tbm creio que se tem, neste tipo de situação, que botar o terror de modo que o intruso não queira voltar mais.
As manobras da FAB não foram agressivas.
Foram profissionais.
Se por a menos de 10 metros à frente de outra aeronave no ar é agressivo e nada profissional.
F5 nem viu o Vulcan, que veio seco pro pouso…
O bacana é que não vemos o resto do mundo chorar por conta de interceptações, os fiotinhos do titio Sam são muito dodói . Tipo esta geração q tudo vira vídeo de reclamação no Instagram. Trágico !!!
nem por isso… o problema é que poucos países tem capacidade de fazer algo do tipo… e acima de tudo coragem pra fazer…
Aproximação perfeita, sem firula e exibicionismo, total controle da situação, impecável, merece 10 pela técnica e profissionalismo, parabéns ao piloto Chinês e ao tripulante do avião Americano que fez uma gravação muito boa.
Imagina o mimimi que seria um legitimo avião espiao chinês voando nas fronteiras dos EUA… mas o contrário é “atitude antiprofissional” dos chineses
Lance normal, segue o jogo!
Chineses sendo Chineses. Mais uma interceptação perigosa sem necessidade.
Que perigo! Nossa!
Olá Colegas. Apenas para registro, o VC1 está em Boa Vista, fazendo uma escala. Daqui a pouco, quando entrar no espaço aéreo venezuelano, deixará de ser presidente.
Nunca imaginei que fosse ver um Presidente fugindo de suas responsabilidades com o rabo entre as pernas, mas eis que lá está.
E acho que ele continua sendo o Presidente até a posse do próximo, a menos que tenha renunciado.
Não esta fugindo, segundo ele é férias.
Ele está fugindo. Atitude de alguém sério e com espinha dorsal seria passar a faixa para o próximo.
Sim Leandro eu estava sendo irônico.
Caro Leandro. Será que ele tinha férias para serem gozadas? Essa coisa de férias de presidente é uma boa questão.
Olá Nilton. A CF88 não prevê férias para o presidente. Ele continua no exercício da presidência mesmo nos dias escolhidos para descanso, como nos recesso de fim de ano e feriados. Presidente não tira férias nem transmite o cargo. Não existe a figura do presidente em exercício.
Questão resolvida, Camargo. Bem, pelo menos amanhã estará tudo definido e espero que eventualmente as coisas voltem à normalidade. E olha que já sei que serei oposição à esse novo governo, mas faz parte de qualquer democracia.
Aproveito para desejar bom ano novo à você e seus familiares, meu caro.
Camargo estou sendo irônico
Já foi tarde
Acabou. Não é mais nada.
Espero que se voltar (o elemento a bordo, não o avião) seja pra responder por seus crimes e pagar por eles se considerado culpado.
Olá Fernando. Espero que a justiça seja feita independente a quem. Presunção de inocência, juiz natural, processo justo e correto. A gente já viu que justiçamento da errado.
Gera perplexidade o fato do sujeito ir para o exterior, passar férias em Orlando, utilizando recursos públicos até no último dia do seu mandato. Tudo isso sem coordenar a viagem com o Itamaraty. Coisa típicas de repúbliqueta … Seriedade, transparência e compromisso com o Estado brasileiro 0.
Caro Thiago. A situação é muito estranha. A CF88 diz que o presidente pode se ausentar do país por ate 15 dias sem autorização do Congresso mas em nenhum lugar menciona que ele pode tirar férias. A CF88 também não menciona nem a transferência de cargo nem a figura do presidente em exercício. Por outro lado, um dos crimes de responsabilidade é quando o presidente atenta contra a segurança interna do país.
Isso tem nome, mundo multipolar. Países quea ainda acreditam governar o mundo (EU A e OTAM) e outros que estão determinados a modificar esta ordem. Só espero que não dê uma grande merda….
Se isso aí é uma “Interceptação Insegura” acho melhor e mais prudente cancelarem o reabastecimento em vôo na USAF…
Você obviamente não pode estar falando sério, né?
O pior é que está.
Acredito que o manual de interceptação chinesa se misture com o de guerra psicológica sobre o oponente .
Não me parece não ser técnico , russos e chineses têm métodos similares de interceptação , talvez uma abordagem distinta da ocidental ….
É só um achismo mesmo , desculpem os doutos da área presentes .
Jogada normal, segue o jogo, o avião americano simulou. Aksjsksjsksjsk
Vídeo lançado pelo lado chinês
https://www.youtube.com/watch?v=-0YRaXrioI0
Olha. ….jogo normal de quem quer afastar bisbilhoteiros…independente de ser ou não área internacional…
sim é perigoso, sim existe o claro risco de colisão, sim ninguém pode dizer que se colidir foi um ataque armado, sim, estava na conta de quem deu a ordem, sim, está na mensagem de que ambos podem cair….”sem querer querendo…” com escolta ou sem esscolta, voltará a ocorrer… mas com certeza está na conta e no lucro chinês trocar um J11 por um RC 135….o piloto apenas cumpriu ordens…..
A mesma ladainha de sempre, fãs da China gritando, fã de americanos também…por mim quero mais é se explodam.
Sempre a mesma ladainha patética dos EUA; por acaso fazem fronteira com a China?
Mesma coisa nas regiões de contato com as fronteiras russas!
Que os países Soberanos sejam cada vez mais hostis com o regime dos EUA em suas fronteiras!
Soberanos, tipo Ucrânia.
Espaço aéreo internacional, é livre.
Os Chineses, não pescam em águas internacionais, ao largo da América Latina???!!!???
Dizem que chegam a pescar em águas nacionais de alguns países, mas eles podem, não é???
“Soberanos, tipo Ucrânia.”
Pode ser soberanos também tipo Iraque, Afeganistão, Síria, Líbia…
Os americanos podem dar chilique o quanto quiserem, mas chineses e russos vão continuar interceptando aeronaves americanas da mesma forma, ainda mais se for aeronave espiã, se não gostam, que vão para o twitter reclamar ou então, que se afastem dessas regiões, simples assim.
Os chineses divulgaram um vídeo gravado pelo J-11 e segundo os chineses foram os americanos que alteraram de rumo, Como os aviões estão no ar fica difícil saber só pelos vídeo quem esta mudando a rota, seria mais fácil ver isso numa tela onde mostrassem os posicionamentos dos aviões, mas olhando o vídeo chinês dá a impressão de ter sido o J-11 que foi na direção do avião americano!
https://youtu.be/XMQk7jKNZ6U
Os pilotos de caças da FAB, interceptaram, um vulcan inglês, em 1982 e tiraram ” tinta” do avião, Kkkkkkkkkk