Embraer assina MoUs para cooperação com a indústria aeroespacial da Coreia do Sul

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  • Principal objetivo é fortalecer a colaboração com parceiros sul-coreanos
  • Os memorandos têm como objetivo a criação de relacionamentos de longo prazo, para além do Programa LTA II

Seul, Coreia do Sul, 27 de outubro de 2022 – A Embraer anunciou hoje a assinatura de memorandos de entendimento com as empresas aeroespaciais ASTG (Aerospace Technology of Global), EMK (EM Korea Co.) e Kencoa Aerospace, da Coreia do Sul, com o objetivo de fortalecer a colaboração com os parceiros da indústria de defesa coreana para o futuro fornecimento de peças para o C-390 Millennium. A aeronave concorre no programa da Aeronave de Transporte de Grande Porte II (Large Transport Aircraft – LTA II), promovido pela Administração de Programas de Aquisição de Defesa (Defense Acquisition Program Administration – DAPA).

O potencial fornecimento de peças fabricadas na Coreia do Sul contribuirá para os requisitos de compensação do Programa LTA II. Os memorandos têm como objetivo criar relações comerciais de longo prazo entre as partes que se estenderão para além do Programa LTA II. As capacidades da indústria coreana também podem levá-la a participar de desenvolvimentos futuros nas plataformas existentes da Embraer, como o C-390 Millennium, bem como em projetos de novas aeronaves, veículos e sistemas.

“A Embraer está muito confiante nos benefícios mútuos a serem obtidos com esta parceria, criando assim um relacionamento sustentável e de longo prazo com os parceiros na Coreia do Sul”, disse Jackson Schneider, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Ao oferecer mais de 50 anos de experiência em aviação, tecnologia e inovação, buscamos estabelecer parcerias significativas na Coreia para a criação de novos negócios e soluções.”

O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento aéreo, o KC-390, são a nova geração de aeronaves multimissão de transporte militar que oferecem mobilidade e capacidade de carga incomparáveis, rápida reconfiguração, alta disponibilidade, conforto aprimorado, bem como gerenciamento otimizado de custos operacionais reduzidos ao longo de seu ciclo de vida, tudo em uma única plataforma.

Desde a primeira entrega à Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390 Millennium tem comprovado sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de KC-390 da FAB é composta por cinco unidades e já ultrapassou as sete mil horas de voo em operação, com uma taxa de 99% de conclusão de missão, demonstrando excelente disponibilidade e produtividade em sua categoria.

Em junho, o Ministério da Defesa da Holanda anunciou a seleção de uma frota composta por cinco aeronaves C-390 Millennium para substituir sua atual frota de C-130 Hercules. As Forças Armadas de Portugal e as Forças de Defesa da Hungria irão iniciar as operações com o KC-390 em 2023 e 2024, respectivamente. As frotas das três nações europeias serão configuradas para reabastecimento aéreo e serem totalmente compatíveis com as operações da OTAN.

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Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios nas áreas de Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Oseias

Essa parceria tem tudo para dar certo, os sulcoreanos tem necessidades e podem contribuir em muito com programas futuros. Boa jogada.

Willber Rodrigues

“Os memorandos têm como objetivo criar relações comerciais de longo prazo entre as partes que se estenderão para além do Programa LTA II.”

A Embraer estaria interessada em substituir os argentinos pelos sul-coreanos na cadeia de fornecimento de peças do 390, ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

Rafael Oliveira

Pode substituir os argentinos, os tchecos, os portugueses, os alemães, os ingleses, os brasileiros etc.
A aeronave KC-390 possui peças de diversos países, inclusive da Coreia do Sul (mesmo antes desse MOU).

Wellington Góes

Opa… Ótimas oportunidades à vista…

Robson Rocha

A ausência da KAI na parceria indica que a Embraer sul coreana pretende continuar seu projeto solo. Assim como não seria politicamente fácil no Brasil a FAB optar por um projeto estrangeiro em detrimento de outro da Embraer, o mesmo deve ocorrer lá na Coreia do Sul e talvez com até mais intensidade. Apesar das óbvias vantagens em se optar pelo C-390, não será algo fácil.

Ozires

SIm… mas nada foi fácil na vida da Embraer.

Rafael Oliveira

A KAI é fornecedora da Embraer há anos, inclusive fornece painéis para o KC-390. Talvez a razão de não ter assinado o MOU é porque já tem um MOU anterior com a Embraer.

Ramon

Já que ultimamente a Polônia está comprando tudo que é militar os sul coreanos estão produzindo bem que podiam apresentar pra eles um tal de KC-390 feito no Brasil, eu não acharia ruim caso comprasse uns 50 e os mesmos fossem produzidos aqui e montados na Coreia do Sul.

Matheus

Não precisa disso. A Embraer tem nome e tradição pra vender avião sozinha. E a Polônia no passado já manifestou interesse no C-390.

Palpiteiro

Sem contar que o LOT é um operador de longa data de Embraer

Adriano Madureira

“Na Polônia, a Embraer é vista com bons olhos. A principal companhia aérea do país, a LOT Polish Airlines, tem 39 jatos da Embraer em operação, inclusive utilizando dois deles para transporte VIP de autoridades. Com forte expansão da sua Força Aérea, podendo inclusive vir a adquirir caças F-35, a Polônia também ainda não conta com aeronaves de reabastecimento em voo próprias, uma lacuna que poderá ser preenchida com os KC-390”.

tsung

50 assim nao sei que capacidade de produção aguentaria

Dr. Mundico

Gratificante ver a Embraer abrindo fronteiras no Oriente e entrando na Otan pela porta da frente.

Matheus

Eu acho que as chances na Coreia do Sul são grandes. A Embraer segue a estratégia que levou a vitória na Holanda. Já imagino a ROKAF voando o C-390.

João Adaime

Mingau quente se come pelas bordas. A Embraer seguindo sempre em frente.
Fiquei com uma dúvida quanto ao texto. Diz que a Holanda selecionou o C-390 e que Portugal e Hungria operarão o KC-390.
Mais adiante informa que os aviões destas três nações europeias serão configurados para reabastecimento aéreo.
A dúvida: A Holanda vai de C-390 ou KC-390? A propósito, não se diz mais Holanda e sim Países Baixos.

Rui

Primeiramente não sei.

“Segundamente”..

“não se diz mais Holanda e sim Países Baixos.”
Vou continuar dizendo Holanda. Obrigado.

Last edited 2 anos atrás by Rui
João Adaime

Caro Rui
Eu também seguirei falando Holanda. Mas um texto jornalístico precisa ter exatidão.
Abraço

Ozires

No meu entendimento a Holanda ainda não comprou, mas sim selecionou a aeronave. Agora terão incío as negociações que devem culminar na celebração de um contrato de venda. Então acredito que a configuração ainda será pauta das negociações e que saberemos ao certo quando do contrato assinado.
AO que parece na seleção pediram o C-390 e não o KC390… mas vamos ver.

Carlos Campos

espero que a Coreia do Sul compre o KC390, pelos mesmos motivos que todos compram, manutenção mais barata, so tem um porém aí, os coreanos não são brasileiros no sentido que jogam fora o que aprendem, depois que prenderem a fazer cargueiros eles vão exportar também.

Ted

A coreia convidou a saab para ser socia no programa kfx, apos os norte americanos negarem aceso a tecnologias. Estas informacoes que a Embraer tem atraves do gripen NG, o que eles querem e roubar a saab usando o Brasil. Sacanagem pura.

Adriano Madureira

“Estas informacoes que a Embraer tem atraves do gripen NG, o que eles querem e roubar a saab usando o Brasil. Sacanagem pura”.

De onde você tirou essa informação?! Qual sua fonte? O vozes de minha cabeça?!

Adriano Madureira

E depois desse conflito na Ucrânia, alguns países estão indo as compras, incluindo a polônia, que recebeu o segundo dos cinco C-130H,e os poloneses tem uma frota de 16 aeronaves Hércules-E em seu inventário…

Os C-130Hs adquiridos pela Polônia foram fabricados em 1985 e desativados em 2017.
Desde então, eles foram armazenados nas instalações do 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (AMARG) em Tucson, Arizona. 

Em 2021,a Força Aérea Polonesa recebeu cinco aviões de transporte militar C-130E Hercules reformados em 2012.

https://defence24.com/5-new-hercules-airlifters-for-poland-first-delivery-this-year-commentary

Carlos Campos

capaz de ter uma cláusula em que esse avião poderá ser vendido para outros sem anuência do Brasil ou Embraer, de qualquer forma é joga da industria, temos que pegar o dinheiro e desenvolver mais nossas capacidade para que o KC390 seja superado em breve.

Maurício Veiga

Vai o KC 390 e vem os MBTs precisamos disso!!!

Adriano Madureira

Essa é uma parceria que sempre esperei acontecer, Brasil e Coréia do sul se relacionando no âmbito militar…

Temos muito a oferecer e a receber também.

Os sul coreanos tem produtos interessantes!

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